Mercado de TI tem várias faces e oportunidades

Nova Escola de Marketing
17 de junho de 2006

Profissionais de informática estão acostumados com mudanças muito rápidas de tecnologia e conceitos. Treinamento, automação e desenvolvimento são áreas fortes. Com visão gerencial, melhor ainda.

O mercado de tecnologia da informação tem como principal característica sua velocidade de mutação, relacionadas aos equipamentos utilizados, às metodologias ou até mesmo às previsões mercadológicas.

Com essas alterações, o profissional que trabalha no segmento de TI tem que se preocupar muito mais com a parte de relacionamento pessoal. Entender o negócio do cliente é essencial para ter visão global e propor soluções coerentes e corretas e aumentar a demanda de serviços. Conhecer a viabilidade financeira de cada projeto também se torna muito importante na hora de montar um portfólio.

Treinamento. O treinamento em TI é uma outra face desse mercado. Nesse segmento, existe uma grande oferta em certificações e cursos e carência em cursos específicos para gestão em TI que visem complementar a visão de negócio e especialização dos técnicos da área.

Embora muito importante, as empresas costumam investir apenas 6% do seu orçamento de TI em treinamento, sendo que mais da metade desse recurso vai para treinamento técnico dos funcionários, ao invés de treinamentos gerenciais.

Para se construir um bom profissional de TI é necessário mais do que conhecimentos técnicos. Ferramentas de gestão como o COBIT, ITIL, PMI, SAS 40, ISO 19977 e CMM permitem ao profissional da área uma visão mais estratégica do negócio, que pode auxiliar não apenas no trabalho e seu cumprimento, mas também no relacionamento com o cliente.

Automação é uma outra área que tem ganhado bastante espaço no mercado de TI. Os maiores clientes e os principais resultados do segmento estão no setor bancário e comercial. Os maiores investimentos foram focados em redução de custos e velocidade da informação. Devido a fusões ocorridas nos segmentos desses clientes, a concorrência também aumentou bastante. Com esses fatores à mostra, os novos projetos realizados pelas empresas se baseiam em ROI (retorno de investimento) e aumento de satisfação dos clientes.

Profissionais que trabalham nesse segmento devem se esforçar bastante para conhecer a fundo seu negócio. O estudo de aplicabilidade de TI nos processos das empresas, sejam internos ou externos, só são viáveis se o profissional tiver um grande conhecimento sobre a área. Neste segmento, o treinamento é fundamental para atingir bons resultados.

Desenvolvimento de softwares tem lugar garantido no mercado de TI, pois as empresas precisam se manter atualizadas e operando com grande eficiência, inteligência e personalidade. Os últimos cinco anos foram de prosperidade graças ao boom da internet. Os ERPs evoluíram e e amadureceram. Softwares de busca e softwares de business intelligence são fundamentais para as empresas, que procuram diferencial competitivo e estratégico.

Segurança da informação é um segmento onde os processos e as estratégias são um pouco diferentes dos demais do mercado de TI devido a algumas particularidades. Trata-se de um mercado em formação, com grande campo para expansão. A segurança da informação no Brasil está estimada em U$ 300 milhões, com uma possível taxa de crescimento de 15% nos próximos três anos. Uma necessidade do mercado brasileiro é ter maior acesso às novas informações e tecnologias lançadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Um maior conhecimento por parte dos profissionais de TI nessa área seria de grande ajuda, pois esse mercado vem crescendo nos últimos anos e amplia sua carteira de clientes principalmente nos setores ligados ao governo, às telecomunicações e ao mercado financeiro.

Outro fator relevante desse mercado é a formação de preços competitivos, fator que dá vantagens a empresas com o capital 100% brasileiro (não só no mercado brasileiro, mas também no exterior), capazes de fazer preços menores do que os oferecidos pelas multinacionais.

As empresas que estiverem aptas a dar respostas rápidas ao mercado, por meio de um trabalho integrado com o cliente e uma visão gerencial estratégica personalizada, têm boas perspectivas.

É preciso alcançar dinamismo e variedade nos serviços prestados e ser capaz de oferecer ao cliente o ciclo completo do desenvolvimento, desde a especificação até a produção, visando a orientação para projetos. Para alcançar esse objetivo, o profissional deve ser autodidata, curioso, criativo, flexível, ter uma visão mercadológica bastante aguçada, além de gostar de trabalhar em grupo. [Webinsider]

Texto escrito em parceria com o publicitário Sérgio Carvalho

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

5 respostas para “Mercado de TI tem várias faces e oportunidades”

  1. Diego Carlos disse:

    Estou cada vez mais apreensivo com este mercado, apesar de gostar bastante de tecnologia. Este mercado é promissor para qualquer pessoa que esteja disposto a dedicar bastante aos estudos, pois este mercado não é para gente desenformada, toda hora há algo de novo surgindo para melhorar a vida das pessoas que utilizão esta ferramenta incrível.
    Obrigado Estve Jobwis, pela sua brilhante idéia.

  2. Joel Lacerda disse:

    Sou Programador Web com especialização em Desenvolvimento / Servidores / Redes / Engenharia de Hosts… enfim, o mercado TI.

    Também sou Chefe de Gestão da INPROTEC Group. (Grupo Tecnologico de Informação, Programação e Tecnologia).

    O texto está realmente muito bom, o Mercado TI tem se evoluido muito rapidamente. Hoje muitas empresas possuem ou terceirizam setores de especialização em desenvolvimento graduativo para softwares com implementação na intra ou internet.

    Podemos dizer que as faces deste mercado promissor, tem uma semelhança reprodutora, onde a evolução abre novos rumos para novas áreas e profissionais, porém, a falta de profissionais competentes, não tem surtido muito efeito na evolução deste mercado em algumas regiões do Brasil.

    Como a matéria diz, e um mercado que evolui muito rapidamente, porém, seus profissinais obrigatoriamente devem ser, d certa forma, auto-didatas, e sempre aprimorarem seus conhecimentos com certa responsabilidade. Grandes poderes exigem grandes responsabilidades, e o Mercado de TI e um grande poder em desenvolvimento.

  3. Brilhante o texto.
    A importância da prontidão do desenvolvedor e sua sensbilidade para com o mercado são o equilíbrio de qualquer profissional de TI, sem eles a produção acaba sendo absolutamente desconexa!

  4. Carlos Vidal disse:

    …Para completar, claro de forma resumida, como também a angustiante de lutar para encontrar estes caminhos e soluções, precisamos achar um meio, mesmo que árduo, e não com argumento e sensibilização temporária, fazer o mercado sentir a importância das relações da interação e interpretação da informação com formação de valores, humanos, econômicos, culturais e por ai a fora… observe-se no dia-dia quanta riqueza vai por água abaixo, não espere ser aproveitado ou percebido, faça acontecer, preferível ser doido com identidade, que um genérico dado estatístico…

  5. Carlos Vidal disse:

    matéria… Mercado de TI tem várias faces e oportunidades…

    É preciso alcançar dinamismo e variedade nos serviços prestados e ser capaz de oferecer ao cliente o ciclo completo do desenvolvimento…

    Aqui vai meu comentário… e vejo que muito sprofissionais da área TI… estão deixando de trabalhar a mudança de comportamento do mercado, não adianta tecnol… sem mudança interna de concepção e ação ! não é radical mas é vazio esperar que a tecnol… irá trazer os resultados que tantos esperam… só $$$ caixa é temporário, logo o sistema de desgasta, e bons projetos vão pra´gaveta ou esquecimento e pior com justificativas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *