O PC vai encolher. Uma parte dele vai pra web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pelo andar da carruagem, podemos imaginar que modelo atual de computadores será modificado em muito pouco tempo. Em breve não precisarão de tanto espaço em disco e não vai fazer diferença se o sistema operacional é Mac OS, Windows ou Linux.

Como assim?

Muitos programas (e os arquivos criados com eles) serão baseados na web. Os aplicativos funcionarão através da internet ou diretamente no seu pendrive, como mostra o site PortableApps. Você vai precisar de menos software na sua máquina e o espaço do seu HD pode ser ocupado apenas com o sistema operacional (ou nem isso) e um navegador web, basicamente a idéia dos thin clients já existente desde os primórdios da internet.

Cada vez mais vamos ver softwares tornando-se serviços na internet. Programas baseados no PC começam a migrar para a web. Como exemplo podemos citar o editor de texto Writely, os editores de imagens PXN8 e Pixoh, o Gliffy para fazer fluxogramas, wireframes…

Os programas de e-mail online evoluiram muito com o exemplo do Gmail, do Google, que na semana passada lançou uma planilha na web, que pode ser editada em conjunto e ainda oferece chat dentro do dentro do documento. A planilha do Google não vai acabar com o Excel, mas reforça a idéia de que os aplicativos tipo Office não serão mais instalados a partir de um CD. Rodarão na web, impulsionados pela facilidade de edição compartilhada. Ponto para o trabalho em grupo, apoiado pelo chat e conversa por voz.

Ainda falta um tanto para que o software via browser se iguale ao software instalado na máquina. Obviamente esta máquina é dependente de conexão rápida e constante para usufruir o serviço, mas caminhamos para uma situação onde o sistema operacional e o software instalado vão ser coisas do passado.

A tendência é as redes sem fio se expandirem, a velocidade de conexão da banda aumentar e você começar a usar a internet sem fio pelo celular, handheld, notebook. Seus arquivos estarão na web e seu ipod conectará via wi-fi para acessar o servidor que contém as suas músicas ou vídeos.

Não precisaremos mais de 30 Gb em um ipod. Tudo estará baseado na web, e o PC, como conhecemos hoje, será uma caixa vazia.

A caixa vazia

Você pode testar agora um exemplo de armazenamento na web com os serviços do Box.net. Assim como o S3, da Amazon.com, o Box.net é um site onde você cria uma espécie de drive virtual, inicialmente com 1Gb de espaço livre para você poder guardar o que quiser. O serviço é gratuito.

O interessante é que, como ele dá suporte à tecnologia DAV, é possível adicioná-lo como uma unidade virtual no seu PC. Ou seja, como se fosse mais um HD, onde, por exemplo, no Windows Explorer, você poderia arrastar e soltar os seus arquivos para lá.

Estas facilidades fazem com que os nossos arquivos pessoais e de trabalho venham a migrar para a web, pois a vantagem de mantê-los organizados e acessíveis de qualquer máquina é muito forte. [Webinsider]

<strong>Eric Nascimento</strong> (eric.sn@gmail.com) integra a equipe web da <strong><a href="http://ww.universo.edu.br" rel="externo">Universidade Salgado Oliveira</a></strong>, onde atua na área de ensino à distância.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Eric, concordo plenamente!

    O mundo web irá (ou melhor ja estão) dominar grande parte das tecnologias digitais.

    É praticamente impossível falar de tecnologia para uso global sem acebilidades web.

    Em Dois anos(data do artigo), já tivemos grandes evoluções na web, Games 100% online com qualidade grafica aceitavel, pendrives cada vez maior permitindo rodar diretamente dele softwares, varios aplicativos desktops ja estão disponiveis para uso web… sem contar que todas as linguagens de programação ja tem no minimo um suporte web nativo ou importado, no momento esta em alta o .net!

    Parabens pelo Artigo!

    Maicon

  2. Esse conceito é antigo e nunca deu certo, sinceramente acho dificil dar certo agora. As máquinas vão sim, ter cada vez mais e mais espaço de HD.

  3. Esses sites que simulam programas, como os citados acima para mim não passam de modinha. Programas que funcionam na web são incrivelmente limitados, com processamento lento. É muito mais simples um programa funcionar localmente, com muito mais opções do que ser executado remotamente, e toda operação ter de ser transferida em uma conexão nem sempre rápida.

    O que deve acontecer daqui a algum tempo (e já acontece em programas feitos para linux) é a comunicação de um programa local com a internet facilmente. Você se loga dentro do programa instalado na sua máquina, o programa se comunica com a internet e faz tudo o que um programa online faria, sem se manter com uma linguagem client-site ruim e lenta que se chama javascript.

  4. Bem, eu também já estou ansioso para a evolução dos nossos aplicativos para a web, e ainda aposto todas as minhas fichas no Wi-max (ou algum sucessor hehehe) pois é esse sim o futuro da tecnologia, todos sendo clientes de um servidor de aplicativos (agora web). Mas concordo com o amigo aqui de cima, que manter um backup 100% de tudo o que temos em algo físico é importante, tanto quanto a desconfiança que teria desses servidores, agora tendo acesso a tudo o que temos de virtual.

  5. Olá pra todos..

    Acredito que muitos dos aplicativos que hoje utilizamos migrará para a Web. Mas acho que não será tudo tão simples assim.

    Você com certeza não pagará mais pela aquisição do software mas sim pela sua utilização. Quanto mais vc usar, e sua empresa utilizar, maior o custo, dentre outras coisas.

    Duvido que as grandes companhias deixarão suas informações confidenciais nas mãos de terceiros, pois nesse contexto web based não teremos mais a posse dos arquivos ficando assim tudo em um servidor web.

    E outra ninguém é louco de migrar 100% suas aplicações, principalmente de back office, para a web, pelo menos nesses 2 primeiros anos onde estamos engatinhando.
    Imagina uma indústria para de faturar pq caiu o link da internet..não tem cabimento certo?

    Acho que os famosos Planos B ainda salvarão o pescoço de muita gente.

    Sou um grande admirador da web..mas como estamos falando de Brasil, acredito que tudo se dará aos poucos..mas com certeza chegaremos lá..

    Ta aí o meu recado.

    Abraços à todos.

  6. Olá.

    Lí este documento e concordo plenamente. Talvez daí sairá uma solução prá quem, como eu, não tem dinheiro prá gastar, Á TODA HORA, com informática.
    Editores, Planilhas, Apresentações, Gerenciadores, etc,etc, na Web, serão uma mão na roda, até mesmo prá não se comprar máquinas muito turbinadas. A princípio precisará de uma boa RAM e uma conecção satisfatória prá se utilizar estes serviços. Eu, como sou maluco uso: Plaxo, 30Boxes, Google Calendar, Goowy, Writely, BoxNet (indicação sua), Flock, Netvibes, AirSet, etc, etc, etc. Mas já está chegando a hora de dar uma peneirada em alguns e utilizar os melhores.

    E até mesmo a pirataria pode diminuir com estes aplicativos, uma vez que os programas baseados nas máquinas, na maioria das vezes possuem recursos que não se utilizam nunca, o melhor exemplo é o Excel, que faz coisas do arco da velha, mas que só usamos de maneira quase sempre bem siples, necessária!!! Se o usuário for avançado ou se a profissão assim o exigir, terá que ter o melhor programa, mas se for para o uso cotidiano acho que será a solução.

    Muito legal seu texto!!!

    Uma abraço e até.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *