[ Carreira ]

Vestibular de informática: que curso escolher?

17 de junho de 2006, 11:40

Na hora de prestar vestibular, o interessado em informática enfrenta o dilema de conjugar trabalho e estudo e a dificuldade para escolher o curso certo. Reportagem da Folha de Pernambuco.

Por Paulo Rebêlo (reportagem)

Várias instituições particulares de ensino estão abrindo ou já abriram inscrições para o processo seletivo e, nesta hora, a dúvida recorrente é sobre a variedade de nomes e cursos na área de tecnologia da informação.

Em determinadas situações, cursos parecidos são oferecidos com nomes diferentes e, na hora da inscrição, é comum se perder. Vale a pena ficar atento às necessidades individuais e, principalmente, sobre a possibilidade de fazer cursos técnicos para agilizar a entrada no mercado de trabalho ? para que, após quatro ou cinco anos de estudos, você não saia da faculdade frustrado.

Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Administração e Sistemas, Suporte e Desenvolvimento de Hardware, CTDS, CTRA? são apenas algumas das definições e siglas de cursos técnicos e superiores relacionados à informática. Para quem tem aptidão a computador e quer se dedicar, o primeiro ?bug? pode aparecer justamente em uma escolha errada do curso na hora do vestibular. É preciso identificar o seu perfil e saber concretamente a quem os cursos se destinam.

Por ser uma área sempre dinâmica e com grande procura, a informática tem um diferencial bem interessante: a oferta de inúmeros cursos técnicos de qualidade, ou seja, não são cursos superiores (diploma de 3º grau), mas ao mesmo tempo requerem empenho e dedicação dos alunos. Em determinadas situações, o curso técnico em informática pode até abrir as portas do mercado de um jeito mais rápido do que o estudo tradicional na universidade.

De acordo com os profissionais da área e de ensino consultados pela Folha de Pernambuco, a crescente dificuldade em ingressar em uma universidade de renome também serve como reforço para o aumento da procura pelos cursos técnicos. E em alguns casos, o aluno pode sair do curso técnico direto para um curso superior, recebendo dois diplomas no final dos estudos e podendo exercer atividades qualificadas antes mesmo de completar os tradicionais quatro ou cinco anos de aulas.

Teoria e prática: o eterno dilema

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos mais premiados do Brasil, oferece duas graduações diferentes ? Engenharia da Computação e Bacharelado em Ciência da Computação

Apesar de a diferença de tempo para se formar entre os dois cursos ser de apenas seis meses, a coordenadora Edna Barros explica que o aluno precisa entender o tipo de perfil que deseja seguir na carreira. ?O bacharelado em Ciência da Computação tem duração de quatro anos e meio, capacita o aluno a desenvolver sistemas (software), aprender metodologia e técnicas para diferentes áreas como banco de dados, inteligência artificial, computação gráfica e interface homem-máquina. Na engenharia, com duração de cinco anos, ele não irá apenas desenvolver sistemas, mexe muito com hardware e comunicação. Ou seja, é uma formação mais eletrônica, com conhecimento básico em software?, enumera Edna.

O bacharelado em Ciência da Computação também é oferecido na Unicap, com o diferencial de que é possível cursar à noite, situação que não ocorre na UFPE, um dos principais motivos de crítica de alunos e empregadores.

O técnico Max Arruda Diniz é aluno do último período noturno do curso de Sistemas da Informação na Universo e, quando fez vestibular, não pensou duas vezes em optar por uma instituição particular. ?Ninguém questiona a qualidade do curso na Federal, a gente sabe que é ótimo, mas não dá para comparar as opções para quem já tem emprego ou quem quer se empregar. Os cursos noturnos são a única a alternativa, não é todo mundo que pode ficar estudando pela manhã ou tarde. Sem contar que várias faculdades particulares possuem, no quadro de professores, vários que também ensinam na UFPE?, pondera Diniz, que acredita haver um nicho de mercado para cada curso e cada tipo de perfil, a exemplo do colega Leonardo Viana.

Semelhanças. A graduação em Sistemas da Informação é outra opção que confunde os futuros alunos de informática por causa da nomenclatura, diferente das tradicionais Unicap e UFPE. O diretor de pesquisas e pós-graduação da Universo, Mêuser Valença, explica que a Sociedade Brasileira de Computação recomendou às instituições convencionar os cursos superiores com duração de quatro anos como Sistemas de Informação. ?É uma recomendação, as instituições é que escolhem se devem seguir. Antes, tínhamos também o de Análise de Sistemas, hoje juntamos tudo. O nosso enfoque é a engenharia de software, programação/desenvolvimento e sistemas inteligentes?, destaca Mêuser, que também é professor na UFPE.

Na Faculdade Maurício de Nassau, a confusão é ainda maior porque Sistemas da Informação é ofertada em duas vertentes: vinculada ao curso de Administração e de forma independente. O assessor da superintendência da instituição, Cláudio Vasconcelos, diz que o curso vinculado à Administração emite ?o diploma de Administrador com linha de formação em Sistemas da Informação, mas não é tão técnico e específico quanto a graduação independente?. Na Faculdade Boa Viagem (FBV), a oferta é em Ciência da Computação, quatro anos e meio. O coordenador do curso, Lauro César Filho, garante que o foco é para o mercado de trabalho. ?As universidades tradicionais não conseguem mudar a grade curricular de forma rápida, mas aqui a gente já começou com uma grade específica para atender às demandas das empresas?, garante Lauro.

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo

Edimar Santos é o outro exemplo da necessidade de estudar enquanto mantém um emprego. ?Interessei-me pela área de informática e quero trabalhar fazendo atendimento em domicílio ou um estágio em empresa de hardware, mas ainda não decidi se farei o curso superior quando terminar o técnico?, pondera. A coordenadora Edna Barros, da UFPE, defende o sistema de dedicação exclusiva. ?O foco do nosso curso é este, achamos que após um dia inteiro de trabalho e para cursar à noite, o aluno não terá o rendimento adequado?, explica.

Edna lembra que a universidade oferece bolsas de iniciação científica e vários projetos desenvolvidos pelo CIn em parceria com empresas. ?Mesmo assim, nosso plano aqui no CIn é abrir o curso de Sistemas da Informação com duração de quatro anos e, talvez, à noite?, antecipa Edna, frisando que ainda não há maiores detalhes sobre previsão de abertura e grade curricular, pois tudo está sendo estudado. Lauro César, coordenador na FBV, reforça que apesar de o curso da instituição ser Ciência da Computação, ?todos os alunos podem se certificar em técnico em Java após um ano e meio na graduação, pois uma de nossas principais metas é inserir o aluno no mercado logo?.

Cursos técnicos são mais curtos

As ofertas de cursos se multiplicam a cada ano. Uma das opções para quem se considera vocacionado na informática são os cursos técnicos, uma espécie de ?abre-portas? para o mercado de trabalho. Em geral, esses cursos tem duração menor – de um a dois anos – e mensalidades reduzidas.

Na Unibratec, que é dedicada exclusivamente a cursos de informática, a procura pelos cursos técnicos supera em muito a dos dois cursos superiores.

O diretor-superintendente da instituição, David Stephen, relaciona diretamente a demanda das empresas com a procura pelos cursos técnicos. ?Há uma cegueira muito grande das instituições de ensino sobre o setor de tecnologia. A grande dificuldade do Brasil, e justamente a principal demanda, é de formar técnicos, não teóricos. A resposta disso tudo é muito simples: empregabilidade. As pessoas conseguem de fato entrar no mercado de trabalho como técnicos, depois fazem a opção de seguir um curso superior ou não. Hoje em dia, tem muita gente se formando na graduação superior e ficando a ver navios, desempregado?, opina Stephen, com a autoridade de quem gerencia o maior campus de informática de todo o País.

Estudante do último período de computação na Unicap e trabalhando no Cesar, Mariana Cervino acredita que a faculdade é essencial para a titulação do aluno, mas para o mercado de trabalho, a realidade é que os cursos técnicos resolvem de imediato. ?Aprendi muita coisa [no curso técnico] que nunca vi na faculdade, essas questões de natureza mais prática, de soluções de problemas?, esclarece Mariana, que está ingressando em uma pós-graduação em Engenharia de Software. [Webinsider] com Folha de Pernambuco.

Avalie o artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 1.33 out of 5)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

Paulo Rebêlo (about.me/rebelo) é diretor da Paradox Zero.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [Formação profissional]

Deixe um Comentário

Abrir Formulário









Comentários

62 comentário(s)


[ 1º ]
cassiana

Data : 28/02/2012 às 21:37
Cidade: nova cruz
Atividade: estudante

Tenho 17 anos, estou terminando o ensino médio, quero fazer faculdade de informatica, porem ainda estou com duvida para que curso optar.
Tem como você me mandar os cursos que abrange essa área....
Espero ansiosamente a sua resposta.

[ 2º ]
jayne Leydianne

Data : 24/06/2011 às 09:05
Cidade:
Atividade:

Oi tenho 16 anos e estou no 3º ano do ensino médio, e gosto muito de informática, queria saber alguns cursos na área de infomatica...

[ 3º ]
Amanda Kataryna

Data : 29/04/2011 às 13:43
Cidade:
Atividade:

Eu tenho 17 ano e quero fazer uma faculdade de informatica mas não sei em qual area ainda.
Tem como você me mandar as areas que tem de informatica?



Obrigada'

[ 4º ]
claudinei

Data : 17/04/2011 às 23:21
Cidade:
Atividade:

estou terminando o ensino médio, e estou fazendo um curso técnico de informática, Operador de computador! gostaria de fazer uma faculdade na área da informática:EX ser um profersor ensinar word, windows, excel, power pointe.etc
me de um coselho sem mais obrigado.

[ 5º ]
Ana Paula

Data : 12/04/2011 às 17:45
Cidade:
Atividade:

Estou terminando meu ensino médio e pretendo fazer um curso superior em informatica, gostaria de uma explicação sobre os cursos disponiveis para ver em qual me identifico. Aguardo resposta.

[ 6º ]
Mirelly

Data : 02/01/2010 às 11:27
Cidade:
Atividade:

Gostaria de saber o que diferencia cada area da informatica uma da outra.Pois quero me aperfeiçoar na area mas não sei a diferença entre elas.
Agradeço desde já.

[ 7º ]
rogerio vieira

Data : 20/08/2009 às 13:30
Cidade:
Atividade:

Estou em duvida nos curso de analise desenvolvimento sistema e tecnologia da informação-gestão em t.i.
Pois pretendo seguir em ramificações da area de segurança publica ou privada

Data : 13/03/2009 às 01:42
Cidade:
Atividade:

Tenho 21 anos, terminei o ensino médio e estou tentando fazer o vestibular mais queria saber que se não passa e não querer mais fazer vestibular será se vou ter uma chance de ter um emprego na área de informatica, tenho curso de montagem e manutenção de microcomputadores, quero fica nessa área é muito bom.

[ 9º ]
poll

Data : 16/02/2009 às 21:37
Cidade:
Atividade:

òla amigos eu queria tirar uma duvida queria cursar c.c mais na minha cidade não está disponivel ainda só sera liberado ano q vem mais queria saber em uma city de mt. q tenha esse c.c

Data : 02/09/2008 às 09:37
Cidade:
Atividade:

Bom; Eu tenho 20 Anos e tenho 2 anos que trabalho com informatica, a 10 meses sou instrutor de minha propria escola, estou pretendendo prestar vestibular no fim do ano mas tenho duvidas em que parte da informatica. Estou entre Licenciatura e Tecnico em Redes. Penso em licencialura por ja ser professor, mas tambem penso que se um dia as coisas nao for bem por eu trabalhar em uma cidade do interior o curso de tecnico em redes de computação fara bem para que eu possa encaixar em uma empreza. Gostaria de umas sujestões e informações destes e de mais alguns que você possa mim indicar..

Agradeço a ajuda!!!!!!!!!!!!

[ 11º ]
Deivison

Data : 08/08/2008 às 12:15
Cidade:
Atividade:

Tenho 17 anos e estou acabando o ensino médio.Me enteressei na área de informática e queria saber um pouco mais sobre essa área.Queria saber a diferença dos cursos dessa área, como e onde exercé-los e como é o mercado de trabalho de cada um.
Espero a resposta na medida do possível e quanto antes melhor.Desde já agradeço...

[ 12º ]
rodrigo

Data : 06/08/2008 às 12:56
Cidade:
Atividade:

eu tenho 18 anos e sou Professor de informatica
eu querro fase linguagen da computação. mas naum sei nada sobre faculdade, tipo vestibular pos- graduação e faldade.. gostaria que me explicasem o que faser para comesar a faculdade em 2009.
mandem um e-mail
para: rodrigo.siqueira1989@bol.com.br

[ 13º ]
Deklyê

Data : 07/07/2008 às 11:00
Cidade:
Atividade:

Tenho 17 anos,termino o ensino médio esse ano e gostaria de seguir uma carreira na área de informática, mas ainda estou com dúvidas de qual curso fazer. Gostaria de receber algumas dicas de como escolher o curso certo e que se adequaria ao meu perfil.Obrigado!

Data : 28/06/2008 às 18:47
Cidade:
Atividade:

Tenho 17 anos, teminei o ensino médio ano passado e gostaria de ingressar na carreira de informatica, mas não sei qual qual curso escolher.Gostaria de receber informações de cada curso para ver com qual me endentifico mais.
Obrigado.

Data : 13/06/2008 às 13:53
Cidade:
Atividade:

eu já estou no segundo ano e estou em duvida em qual curso escolher, só sei que quero um que seja no ramo de saúde.

Data : 01/04/2008 às 16:50
Cidade:
Atividade:

Terminei o 3º ano passado!!!!
E sou louca pra fazer informatica!!!!
Mais nao sei a area exata que eu quero!!!!
Se puder me enviar as areas que tem !!!???Fico grada!!!

Data : 02/03/2008 às 14:11
Cidade:
Atividade:

tenho 19 anos, estou terminando o 3º ano, quero fazer faculdade no ramo de informatica, mas gostaria de uma materia explicando um pouco de cada curso para eu escolher o que mais me atrai. obrigada?

[ 18º ]
Paulecy

Data : 16/02/2008 às 16:38
Cidade:
Atividade:

Tenhu 18 anos me amarro em informática.
Só que não tenhu muita experiencia.
Quero engressar em um ramo da informatica.
Q tenhha a ver comigo.
então vc poderia me dizer assim cada um dos
ramos da informática.
e me dar algumas dicas.
por favor!
preciso dessa resposta Falooou.
obrigado pela atenção!
abraço
aguadando resposta....

[ 19º ]
Erivonaldo

Data : 14/02/2008 às 18:11
Cidade:
Atividade:

Bom ainda estou estudando,mas gostaira de saber de alguns cursos na área de informática,pra com qual deles me intentifico mais.Obrigado!

[ 20º ]
Guilherme

Data : 22/01/2008 às 19:16
Cidade:
Atividade:

Tenho 16 anos e vou para o 3º do esino médio e não tenho muita experiência na área de informática, mas gostaria de entrar nesse ramo.
Eu lhe pergunto em quais cursos ou o que eu poderia fazer para aprender mais sobre informática,ou seja, que cursos eu posso fazer, os mais importantes e algumas dicas de faculdades para mim.

Muito obrigado pela atenção e por favor, preciso muito de sua resposta ^^

se puder me responda por um e-mail

até mais!

[ 21º ]
ChaleJuma Momade

Data : 03/01/2008 às 10:00
Cidade:
Atividade:

Oi,chamo-me Chalito e estou a terminar o nivel medio no curso de construcao em edificio.Pensei em concorre no curso de Historia politaca e gestao publica mas nao estou satisfeito.Gostaria de receber informacoes sobre outros cursos.

[ 22º ]
Sara

Data : 23/11/2007 às 12:47
Cidade:
Atividade:

Oi tenho 17 anos, estou teminando o ensino médio e gostaria de ingressar na carreira de informatica, mas não sei qual qual curso escolher.Gostaria de receber informações de cada curso para ver com qual me endentifico mais.
Estou esperando a sua resposta.Obrigada!!!

Data : 09/10/2007 às 20:27
Cidade:
Atividade:

Olá, meu nome é Paulo e tenho 17 anos,estou no Ensino médio e quando terminar eu quero fazer faculdade de informática. Quero algumas dicas sobre esse curso,e explicando quais são as principais materias e os assuntos delas que caem no vestibular. Estou esperando a sua resposta. Valeu!

[ 24º ]
sabrina arrais

Data : 01/10/2007 às 01:09
Cidade:
Atividade:

tenho 22 anos e resovi fazer vestibula e queria muito q fosse informatica pois é uma area q gosto muito!
tanto na parte de internet quanto na parte de fotos ai a questão não sei q curso que eu devo procura pois quero uma area q não seja enjoativa e q me agrade adoro Photoshop e nuka fiz nenhum tipo de curso de informatica nei digitação td q apredi ate agora foi na curiosidade e quero fazer vestibula de informatica por acaso vcs poderião me ajuda a decidir q curso seguir!
:D

Data : 16/09/2007 às 09:04
Cidade:
Atividade:

pretendo fazer faculdade de informática mas, estou em duvida ainda em q curso fazer, quero algumas dicas sobre alguns cursos, pra poder escolher o certo sem ficar com duvidas.
Obrigada...

[ 26º ]
Juliano Pardo

Data : 28/08/2007 às 17:38
Cidade:
Atividade:

quero fazer faculdade no ramo de informatica, mas gostaria de uma materia explicando um pouco de cada curso para eu escolher o que mais me atrai, obrigado....

[ 27º ]
Ana Júlia

Data : 24/08/2007 às 08:33
Cidade:
Atividade:

Eu tenho apenas 12 anos, e Já penso em que cursos farei, mas não sei exatamente do que gosto e quero, Gostaria muito que me mandassem um e-mail com todos os cursos possíveis, escrevendo um pouco de cada, para me ajudar a escolher, porque num sabia que escolher o que ser seria tão dificiL o.O

Obrigada viu =)
um beiiJoo!

[ 28º ]
Leonardo Bezerra

Data : 08/08/2007 às 16:29
Cidade:
Atividade:

Tenho muita vontade de trabalhar com informatica;principalmente com progamas e criação de programas.Existe algum curso técnico nessa área?o ,o mercado de trabalho é amplo?Aguardo ansioso.

[ 29º ]
marcos

Data : 01/08/2007 às 00:09
Cidade:
Atividade:

estou meio confuso pq to fazendo administração mas parece q não me interesso.01/08/07 trancarei minha matricula para tentar cursar informatica alguem poderia me dizer se deve desistir da adiministração ow não me ajudem...........
mandem informações sobre o curso de informatica para mim tirar umas duvidas

[ 30º ]
Paulo Alexandre

Data : 26/06/2007 às 18:23
Cidade:
Atividade:

quero fazer faculdade no ramo de informatica, mas gostaria de uma materia explicando um pouco de cada curso para eu escolher o que mais me atrai,de preferencia no ramos de programas de informatica e gostaria de saber se dentro dos cursos de informatica se tem matematica,
porque não gostaria de fazer um algo que tenha muita matematica.

[ 31º ]
Diego cesar

Data : 19/06/2007 às 09:13
Cidade:
Atividade:

estou cursando curso tecnico de desevolvimento de sistema para web (web dsaner) mais materia que mais chamou minha atenção foi rede de computadores qual cursos ten um foco para esta area poreria tirar esta duvida
obriga

[ 32º ]
MELISA

Data : 04/06/2007 às 16:31
Cidade:
Atividade:

eu quero fazer esse curso

[ 33º ]
Morgana

Data : 26/04/2007 às 23:26
Cidade:
Atividade:

Oi...

Meu nome é Morgana,tenho 19 anos.Irei prestar faculdade e estou c/ algumas dúvidas.Adoro Informática,computador e tudo relacionado a ele.Mas 1° não gosto de matemática e gostaria de saber se neste curso a prioridade é encaixada nesta matéria.

[ 34º ]
Janete

Data : 04/04/2007 às 23:08
Cidade:
Atividade:

Bom, sou uma aluna de primeiro ano do Ensino Médio e tenho alguns meses ainda para decidir fazer ou não um curso técnico de informática. Sem saber exatamente qual curso escolher, gostária de saber se um técnico de informática me ajudaria caso o meu curso superior seja na área de web design :) obrigada

[ 35º ]
albert tavares

Data : 26/03/2007 às 11:18
Cidade:
Atividade:

PESSOAL POR FAVOR, SE ALGUEM TIVER ALGUM MATERIAL FALNADO SOBRE TECNICO EM INFORMÁTICA MANDA PRO MEU EMAIL POR FAVOR. VLWWWWWWWWWWWW!!!! ELEPHYTROPOULLOS_1983@HOTAMIL.COM

[ 36º ]
mayllon

Data : 09/03/2007 às 15:20
Cidade:
Atividade:

Bem, eu gostaria d saber qais são as federais com melhores aprimoramentos de apreendizado em informática e em computação q fassa diferença no mercado de trabalho.

[ 37º ]
Paula Larama

Data : 08/03/2007 às 16:34
Cidade:
Atividade:

meu nome é Paula Larama, tenho 16 e estou terminando meu ensino medio esse ano, gostaria de receber algumas dicas dos cursos de informatica, só para ver se realmente me enquadro em algum...pois ano eu ja pretendo fazer uma faculdade...

[ 38º ]
Jorge Junior

Data : 20/02/2007 às 15:36
Cidade:
Atividade:

Pois é amigos, precisamos de um guia parecido com este que o Elvio de Pelotas fez lá em cima. Nem no Guia do Estudante a gente encontra um detalhamento de todas as possibilidades em cursos superiores na área de TI! Gostaria também de ver uma matéria sobre os cursos superiores tecnológicos (não técnicos) nesta área de TI, desses que duram cerca de 2 anos. Essa me parece uma boa opção para quem quer um nível superior e deseja ingressar rapidamente no mercado, fazendo um curso mais prático e objetivo.

[ 39º ]
Lorena

Data : 03/02/2007 às 12:41
Cidade:
Atividade:

tenho 16, e estou no terceiro ano do ensino medio. Gosto da area de informatica e pretendo fazer vestibular pra ciência da computação, só que nao sei se é isso mesmo que eu quero por nao saber direito como que é o curso, gostaria de saber qual a materia que preciso estudar mais e como é o curso em geral...

[ 40º ]
werde

Data : 03/02/2007 às 09:42
Cidade:
Atividade:

queria ter um aprendisado melho pra disenvouver mais meus istudo ficar por dentro das coisas que passa na internete.e principalmente aprender mais.

[ 41º ]
Evandro LAU

Data : 02/02/2007 às 09:34
Cidade:
Atividade:

Olá, gostaria de saber qual o curso superior que mais pega programação e segurança de sistema. Obrigado!!!

[ 42º ]
Irene Schneider

Data : 19/01/2007 às 10:47
Cidade:
Atividade:

Meu filho adora computador gostaria de escalher uma faculdade mas não sei

[ 43º ]
laércio

Data : 20/12/2006 às 14:05
Cidade:
Atividade:

Eu sou um estudante de são fancisco estou cursando o primeiro ano do ensino médio estou querendo num futuro bem próximo fazer um curso de tecnico em informatica pra mim acho que eu tenho facilidade com a informática.
Mas na minha idade é muito dificil conceguir um curso mas vou lutar pelos meus sonhos sei que vai ser dificil mas tenho um sonho e vou realiza.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ 44º ]
RENAN

Data : 28/11/2006 às 09:57
Cidade:
Atividade:

OI EU GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS!!! EU TO EM DUVIDAS NO CURSO DE SISTEMA DE INFOR OU CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO . O MERCADO HOJE EM DIA QUAL DESSA DUAS OPÇÃO E A MENHO ? E QUAL BASE SALARIAL DOS DOIS CURSOS EM RECIFE ? OBG ASS: RENAN

Data : 22/11/2006 às 23:24
Cidade:
Atividade:

Eu tenho 18 anos, e estou terminando o ensino médio.
Eu gostaria de algumas dicas de como é cada curso, qual tem um mercado maior, e que tenha maior facilidade a ter sucesso.
Obrigado pela atenção.

Data : 20/11/2006 às 13:17
Cidade:
Atividade:

Oi, tenho 18 anos e terminei o ensino médio o ano passado com 17, gostaria de receber informações sobre alguns dos cursos mais interessantes nessa area de informatica para saber com qual me identifico mais.

[ 47º ]
pedro sebastiao

Data : 08/11/2006 às 05:15
Cidade:
Atividade:

Gostaria saber, o que difere Engenharia de Sistema da de Gestão.

estou quase em fase de me decidir e então estou bastante confuso.

qual dos ramos oferece maior facilidade de emprego?

muito obrigado

Data : 09/10/2006 às 21:35
Cidade:
Atividade:

oi eu gostaria de saber se o curso de sistema de informação na area de informática abre bastante oportunidades de emprego e quais mestrados eu poderia cursar nesta area obrigado!!!

Data : 02/10/2006 às 18:02
Cidade:
Atividade:

oi,comecei um curso de montagem e manutencao mais redes,e possiviel depois do curso concluido comecar a trabalhar na area,pois ainda pretendo fazer o tecnico em redes.gostaria de saber tbem se a profissao vai ser regulamentada,pois ouvi um boato. desde ja agradeco

[ 50º ]
Cristiane F.

Data : 29/09/2006 às 11:13
Cidade:
Atividade:

Tenho 20 anos estou terminando a 3ª série do Ensino Médio este ano e quero fazer vestibular exatamente na área de informática mas sei que é um curso muito extenso e abrange vários estudos, gostária de saber mais a respeito desta área, adorei a matéria, Abriu minha mente a respeito do curso que quero fazer mais ainda ficaram dúvidas...

Data : 18/09/2006 às 11:57
Cidade:
Atividade:

Tenho 17 anos, estou teminando o ensino médio e gostaria de ingressar na carreira de informatica, mas não sei qual qual curso escolher.Gostaria de receber informações de cada corso para ver com qual me endentifico mais.
Obrigado.

[ 52º ]
Thiago Francisco

Data : 18/09/2006 às 09:29
Cidade:
Atividade:

Olá, tenho 19 anos, e fiz 1 semestrwe e meio de ciencias da comp. mas tive que trancar, isso devido a grandes dificuldades, entre ela um mau ensino medio que gerou muita dificuldade em acompanhar a parte matematica do curso, que por sinal basicamente esta em todas as materias e durante todo o curso... devido a naum me desenvolver bem nesa parte e naum possuir computador na no semestre passado , eu perdi a bolsa que havia ganho, tenho a pretençao de volta a estudar o ano que vem novamente mas agora naum sei mas q curso fazer pois gosto muito da area q lida com graficos,jogos,i.a .... mas naum sou um bom matematico... naum sei o farei gostaria tb de uma explanação em relaçao as areas da info. se alguem puder me ajudar fico extremamnte grato... ah em relaçao ao que o Elvio sitou , leiam pois ele deixou bem claro de forma resumida o q cada curso oferece...

[ 53º ]
Everton

Data : 09/09/2006 às 21:31
Cidade:
Atividade:

oi, tenho 18 anos e queria saber como esta o mercado de trabalho na area de engenharia da computação
Obrigado pela atenção!

[ 54º ]
HUMBERTO SILVA

Data : 01/09/2006 às 11:04
Cidade:
Atividade:

OI, TRABALHO HÁ 9 ANOS COM INFORMÁTICA, SEMPRE EM DIVERSAS ÁREAS DESDE DA MANUTENÇÃO ATÉ PROGRAMAÇÃO JÁ REVIREI, TO QUERENDO FAZER FACULDADE EM UM CURSO DE INFORMATICA NAO DECIDI AINDA, POREM NÃO TEM FACULDADE NA MINHA CIDADE E O CURSO QUE QUERO SO TEM À 180 KM DAQUI.
TAMBEM GOSTARIA DE UMA MATERIA QUE EXPLICASSE TODOS OS CURSOS NA AREA DE INFORMATICA.
CASO VOCES COLOQUEM VOU AGRADECER.
OBRIGADO PELO ESPAÇO.

[ 55º ]
Cassio

Data : 23/08/2006 às 16:16
Cidade:
Atividade:

Mais uma coisa....
ótima matéria!!!
aguardo resposta
obrigado!!!

[ 56º ]
Cassio

Data : 23/08/2006 às 16:13
Cidade:
Atividade:

tenho 19 anos, ja conclui o ens. médio, tbm quero fazer faculdade no ramo de informatica, e tbm gostaria de uma materia explicando um pouco de cada curso para eu escolher o que mais me atrai,de preferencia no ramo de webdesign , rede , de informatica. obrigada?

[ 57º ]
Elvio

Data : 21/08/2006 às 17:21
Cidade:
Atividade:

A maioria das pessoas que não tem contato com um curso superior confunde muito estas áreas. Faço ciência da computação e várias vezes me perguntavam se no curso ensinavam a formatar um computador ou configurar um scanner. Se você quer trabalhar com manutenção de computadores, faça um técnico em informática. Se você quer desenvolver hardware eou trabalhar com microeletrônica faça Engenharia de software. Se você quer desenvolver softwares( e nessa categoria não entra programa de cadastro, contabilidade e programas para folha de pagamento ou video locadora ) científicos, tais como sistemas de análise de imagens, sistemas que utiliza IA para tomada de decisões, compiladores, etc, faça ciência da computação. Se você quizer trabalhar com softwares comerciais o mais indicado é sistema de informação. Mais uma coisa, se você quizer garantir emprego em algum curso destes, ao meu ver, não adianta só ser formado. Tanto como engenharia como ciência da computação garantem muitos empregos, desde que você tenha também um mestrado e se possível um doutorado. Tendo algum desses já é um grande passo para você tanto seguir uma carreira de professor universitário quanto para trabalhar em centros de pesquiza ou até mesmo montar uma empresa e criar um bom produto. Tudo isso que eu escrevi foi baseado em minha consepção, logo, não é nada que possa ser levado ao pé da letra.

[ 58º ]
amanda

Data : 21/08/2006 às 11:59
Cidade:
Atividade:

eu tenho 18 anos, minha duvida eh se eu fizer cursos tecnicos em informatica e nao fizer faculdade vou te oportunidades de emprego??
agradecida.

Data : 15/08/2006 às 11:38
Cidade:
Atividade:

Tenho 20 anos estou terminando o ensino médio
e não sei ainda pra quer prestar vestibular
gosto muito de informatica,alguma coisa que tem a ver com computador,gostaria de saber se dentro dos cursos de informatica se tem matematica,
porque não gostaria de fazer um algo que tenha muita matematica.

[ 60º ]
jaime martrins

Data : 04/08/2006 às 13:05
Cidade:
Atividade:

meu nome é jaime neto, tenho 17 anos e tow terminando meu ensino medio esse ano, gostaria de receber algumas dicas para eu saber escolher melhor o curso em informatica, só para ver se realmente me enquadro nos devidos cursos...

aguardo resposta...

Data : 21/07/2006 às 17:40
Cidade:
Atividade:

Já trabalhei com criação e agora estou no atendimento de uma outra gráfica. Preciso iniciar minha faculdade em 2007.1 - devido a já está com 20 anos e necessitar da especialização superior. O mercado q busco já é óbvio, pois trabalho como já falei neste mundo da informática há 3 anos. Apenas preciso de mais informações sobre em que área atua cada um dos cursos fornecidos pelas faculdades pernambucanas.

Agradecida.

[ 62º ]
Camila Storto

Data : 18/07/2006 às 09:48
Cidade:
Atividade:

tenho 16 anos, estou terminando o 3º ano, quero fazer faculdade no ramo de informatica, mas gostaria de uma materia explicando um pouco de cada curso para eu escolher o que mais me atrai,de preferencia no ramos de programas de informatica. obrigada...