Flash no celular no Brasil está longe, mas nem tanto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Flash Lite, a versão compacta do Flash Player para execução de conteúdo Flash em dispositivos móveis, acaba de dar um grande passo rumo à popularização entre os usuários de telefonia móvel.

A Adobe, proprietária da plataforma Flash, anunciou um acordo com a Qualcommm, empresa responsável pelo sistema de distribuição de conteúdo mobile Brew, tecnologia proprietária da Qualcomm para distribuição de conteúdo em dispositivos móveis.

O anúncio oficial foi durante a Brew Conference, realizada no início deste mês nos Estados Unidos, e prevê o lançamento do Flash Lite 2.1, uma extensão da plataforma Brew que permitirá a execução de conteúdo Flash em dispositivos específicos.

Brew, uma nova plataforma para conteúdo Flash

A maior vantagem da nova versão do Flash Lite é a produção de conteúdo compatível com aparelhos Brew e também da S60, antiga série 60. Apenas ajustes mínimos são necessários, o que confirma o caráter multiplataforma desta tecnologia mobile emergente.

O Flash Lite já é popular na Ásia há anos, principalmente no Japão, por meio NTT DoCoMo. Agora tem grandes chances de conquitar espaço no Ocidente, desta vez com o apoio do sistema de distribuição de conteúdo e de cobrança do Brew, que já gerou cerca de 700 milhões de dólares em todo o mundo desde o seu lançamento.

A Adobe já possui acordo semelhante com a Verizon, uma das operadoras líderes em telefonia móvel no mercado norte-americano, com mais de 50 milhões de usuários.

O sistema funcionará da seguinte maneira: ao adquirir qualquer tipo de conteúdo Flash Lite (wallpapers, ringtones, jogos, aplicações etc.), o usuário terá o player do Flash Lite instalado automaticamente no dispositivo “over-the-air” por meio do Brew (e será debitado).

No início de julho a Adobe inicia seu programa beta para o Flash Lite 2.1, onde os inscritos irão testar o novo plug-in do Flash 8 destinado à produção de conteúdo Flash Lite para Brew.

A boa notícia é que não será necessário ser obrigatoriamente um autenticado Brew para desenvolver nesta nova plataforma, uma vez que empresas previamente autorizadas, publishers e agregadores trabalham em conjunto com desenvolvedores Flash Lite para distribuição de conteúdo.

A previsão é que até o final de 2006 já estejam disponíveis nas lojas celulares com suporte ao Flash Lite 2.1 na América do Norte. [Webinsider]

Luciano Ayres é engenheiro de software, pós-graduando em Marketing pela FGV e co-fundador da i2 Mobile Solutions. Mantém o #OrangeBlog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Fui comprar um (algum) celular com suporte ao Flash. Não tinha nenhum. Achei engraçado os vendedores confundirem com o flash da câmera fotografica embutida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *