A revenda é o consultor de TI das pequenas empresas

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O mercado brasileiro de tecnologia está com suas atenções voltadas às pequenas e médias empresas. Afinal, são 5 milhões de micro empreendimentos existentes no país. Uma pesquisa apontou recentemente que deste total, cerca de 100 mil empresas são compradores potenciais de soluções de tecnologia.

Mas, é certo que essas empresas não têm verba para manter um consultor de TI, por causa de sua pequena estrutura. Muitas vezes, este papel é cumprido por um parente ou conhecido do proprietário.

Para quem não tem conhecimento de informática ou não tenha alguém próximo que possa dar este suporte, a compra relacionada à tecnologia acaba se tornando muito mais complicada e gera questionamentos. Como um empresário sem informação alguma sobre tecnologia pode avaliar qual máquina tem o processador, capacidade de memória, disco rígido ou mesmo acessórios adequados à necessidade do seu negócio?

Por esse fator, a falta de informação, as pequenas empresas muitas vezes fazem compras equivocadas, que ao invés de gerarem aumento de produtividade e lucro, acabam se tornando um desperdício de investimento, seja pela aquisição de equipamentos que não atendem as necessidades da empresa ou mesmo de computadores muito acima das suas necessidades e portanto de maior custo. Mas há uma saída para evitar isso.

Quando uma empresa adquire um equipamento de tecnologia, na maioria das vezes, ela o faz através de alguma revenda especializada. Esta revenda oferece também o serviço de pré-venda, configuração da infra-estrutura e manutenção.

Este canal é um agente fundamental, ele representa o fabricante no cliente e faz o papel de uma consultoria em tecnologia para as pequenas e médias empresas com atendimento especializado e focado no local. A revenda orienta o comprador não somente quanto à configuração mais adequada de um equipamento para sua necessidade, como também instalação, atualização da infra-estrutura e outros itens relacionados a este tema.

Além disso, a revenda acaba provendo segurança de compra ao usuário, uma vez que ele pode contar com uma consultoria gratuita de tecnologia e também como orientação sobre procedimentos de segurança, assistência técnica e em muitas vezes pronta entrega para necessidades mais urgentes que podem surgir.

Sendo assim, cabe aos fabricantes orientar os clientes na compra dos produtos de tecnologia, independente do seu tamanho ou volume de compra, indicando a eles o melhor caminho para a aquisição desses produtos. No caso das pequenas e médias empresas este caminho é a revenda. [Webinsider]

<strong>Rodrigo Borges</strong> (rodrigo.borges@hp.com) é gerente de marketing do grupo de computação pessoal da <strong><a href="http://welcome.hp.com/country/br/pt/welcome.html" rel="externo">HP Brasil</a></strong>.

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7 respostas

  1. Trabalho como consultora para pequenas e médias empresas quem tiver interesse favor entrar em contato para uma avaliação.

    E-mail:servdigteste@gmail.com

  2. É complicado ser imparcial enquanto revenda. Como alguns colegas colocaram, você vive de vender aquela marca, então muitas vezes as reais necessidades do cliente são deixadas de lado para que a consultoria então venda seus produtos. É fato que os clientes de empresas menores necessitam de apoio especializado em TI, mas acredito que esse apoio deve ser imparcial e focado no negócio e não orientado a marca/fabricante.

  3. Sinceramente? A Revenda não é imparcial e na maioria das vezes está buscando realizar a melhor venda (é disso que ela sobrevive – pensar o contrário é negligenciar o instinto de sobrevivência). Outro fato, bem colocado pelo Alencar, é que a revenda não está preparada para tratar as questões de negócio, ao que a aquisição de tecnologia está totalmente atrelada. Entendo que o que foi colocado no artigo acontece no mercado, mas não considero sadio.

  4. Acredito fortemente que a revenda pode orientar às pequenas e médias empresas na aquisição hora de adquirir tecnologia para o seu negócio. É importante ressaltar também que uma parceria entre associações e revendas facilita muito o acesso dos empresários às revendas e vice-versa.

  5. Tambem acredito que as revendas podem suprir esta opcao do consultor e ainda mais, trazer para si a responsabilidade e a confiabilidade de clientes que se tornarao constantes clientes, por confiarem na indicacao e selecao de produtos diversos.
    Pensando nisto tambem divulgamos em nosso site o espaco para que clientes possam utilizar nossos produtos por um tempo de avaliacao e poder escolher sua real necessidade ou procura.

  6. Acredito que a Revenda possa substituir parcialmente o consultor de T.I. Afinal quando falamos em T.I. não falamos apenas em computadores e softwares isoladamente, falamos princpalmente na forma como eles estão sendo utilizados e como estes juntanmente com outros recursos, podem aumentar o potencial da empresa, fidelizar clientes , otimizar recursos, aumentar seu leque de atuação, etc. É necessário um levantamento cauteloso e uma orientação objetiva pra que as pequenas e médias empresas possam desfrutar da tecnologia que possuem ou pretendem adquirir. Sabemos que não é uma tarefa fácil convencer os responsáveis nas pequenas e médias empresas a contratar os serviços de consultoria de T.I, mas os resultados para aqueles que acreditam e investem nos serviços geralmente são muito satisfatórios.

  7. Os executivos de Mercados ja estão se posicionando para este trabalho espetacular, a conquista de todo o mercado. isso é muito emocionante, e melhor ainda juntar alguns bilhões por ajudar nessa organização. Deus é Maravilhoso, dono de todo o ouro e de toda a prata.

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