A recriação do Webinsider: a segunda interface

12 de julho de 2006

Depois de completar seis anos com a mesma cara e o mesmo sistema gerenciador de conteúdo desenvolvido pré-xhtml, cuidamos de migrar para uma nova plataforma, com diversas melhorias.

O novo Webinsider está no ar. Meses atrás em conversas pessoais com o Vicente Tardin (editor e criador do Webinsider) a Webroom fez uma proposta de reformulação do site que se concretizou. O resultado final já está publicado e disponível ao leitor. Eu me envolvi diretamente no projeto repensando as adaptações e necessidades editoriais que o Vicente precisava, cuidei do design e da implementação do XHTML e do CSS e o Flávio Kaminisse cuidou da programação e de toda a migração e adaptações necessárias no WordPress. Eu preparei este texto para dar alguns detalhes dos bastidores de produção.

Estou muito satisfeito com o resultado final e considero um dos meus trabalhos mais gratificantes. Foram semanas e semanas pensando em cada detalhe da migração do velho Webinsider, que nunca havia sido refeito, que tinha um código inicial criado antes da existência do XHTML e que sofria benfeitorias eventuais. Esta é a segunda versão do Webinsider em 6 anos, refeita do zero. O WordPress foi uma escolha do Vicente que nos agradou e muito. Para quem não conhece, o WordPress é uma ferramenta de atualização de conteúdo para blogs gratuita e bastante popular.

Todas as novas funcionalidades e adaptações desde o início deveriam seguir cuidadosamente necessidades editoriais que o Webinsider sempre prezou em manter. Por isso que mudanças drásticas de conteúdo não foram feitas. Quando se pensa na migração de um site com muito conteúdo, que foi feito 6 anos atrás e que atrai milhares de pessoas todos os dias, vários detalhes devem ser considerados e alterações não podem ser feitas por empolgação. Essa cautela e cuidado justificou os quase 3 meses de desenvolvimento.

Uma implementação que vinha sendo pedida por vários leitores era a possibilidade de comentar as matérias. Agora os comentários do leitor por artigo podem esquentar e muito as discussõs nos textos mais polêmicos servindo de feedback direto para os colunistas e os outros escritores. Outra novidade interessante é que agora cada escritor possui uma “página” com a listagem em ordem de todos os artigos lá publicados. Isso permite aos leitores acompanhar todos os artigos de um autor independente da coluna em que ele foi publicado e sem muito esforço. Colocamos também as famosas “tags”, que foi outra escolha interessante que será melhor notada com o tempo a medida que novos artigos forem publicados. Com essas tags o usuário tem um acesso melhor e mais intuitivo a informação que lhe interessa. Os artigos mais antigos ainda serão reeditados um à um com o tempo para se adaptarem melhor ao novo formato editorial.

A usabilidade também foi toda revista. Desde a navegação até a ordem com que a informação aparece no código fonte. Implementei uma navegação mais intuitiva e que permite ao usuário se localizar dentro de uma seção em qualquer lugar, mesmo dentro de um artigo. A acessibilidade através de um código racional e com técnicas de SEO também foi observada. É possível navegar em todo o site facilmente mesmo desabilitando a folha de estilos.

A reformulação completa do HTML em algo que seguisse mais os padrões web foi observada religiosamente. Ou seja, procurei encontrar as soluções mais elegantes possíveis para receber o conteúdo de um banco de dados antigo. Os resultados foram muito satisfatórios, mais do que eu esperava no início. Mas em alguns trechos que deveria receber conteúdo vindo do banco de dados, é impossível fazer certas adaptações. Nestes casos escolhas quase que “morais” sempre são feitas de forma cuidadosa.

Agradeço o Vicente pela amizade e compreensão em todas as horas de trabalho gastas pelo Skype e ao meu fiel amigo e escudeiro Flávio Kaminisse por seguir todas as adaptações sugeridas e que pareciam ser o caminho mais longo e que acabou sendo o mais eficiente. Saúde e longa vida ao Webinsider!

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

71 respostas para “A recriação do Webinsider: a segunda interface”

  1. Guido Nietmann disse:

    Parabéns, atualização à altura. Sempre gostei da Webinsider e é bom ver que o site está evoluindo no mesmo ritmo das preciosas informações que publica diariamente. Sempre um prazer estar por aqui. Confesso que também senti um pouco de saudade do layout antigo (sou da turma de chatos que gostava do amarelão, e por outro lado, concordo com a amiga que disse que a barra do Uol tá se sobressaindo demais), mas o site em si melhorou 1000%.

    Amando ou só gostando do lay, sou assíduo aqui. Sempre um prazer visitá-los e lê-los.

  2. Rafael Marin Bortolotto disse:

    O site está muito bom.
    Gostei de ver as adaptações no WP e o layout que lembra o anterior.
    Gosto muito da combinação de cores do site.
    Parabéns WebRoom e WebInsider!

  3. Estou procurando implantar o Word Press no site que ajudo a manter. Vocês implantaram o WordPress MU, ou implementaram a versão normal?

    Ah, e parabéns pelo trabalho, ficou super acessível.

  4. Gustavo disse:

    Bom, se foi folks ou tax eu num sei!
    Mas que ficou beeeem melhor ficou!

    Só gostaria de ressaltar que o site não está se destacando tanto no quesito layout e design como o de outros sites bacanas da área de artigos e colunas.

    Acho que nestes aspectos, ele ainda pode melhorar.
    Se reparar bem. É um tema WordPress quase padrão!

  5. René disse:

    Buenas,

    É isso aí bicho-preguiça, seis anos para dar um passo!!! Brincadeira, tá muito bom e vamos para diante.
    Só invertam a ordem de apresentação desses comentários, senão o Matheus Zeuch será o Eterno nº 1! Com todo o respeito…

    []s

  6. Marcelo disse:

    Sou assinante na newsletter e leitor de webinsider a cerca de 5 anos. Bem, parabéns pelas implementações, principalmente no sistema e tudo mais… porém não gostei do design. Mas também é difícil, pois o antigo era genial.

    De repente é questão de costume, mas tá ae minha opinião.

    Abs!
    Marcelo

  7. Adriano disse:

    Muito bom o trabalho feito pela equipe por trás do sucesso do WEBINSIDER.

    Sugestão:Os comentários poderiam ser ordenados pela data de modo decrescente.

  8. Carlos disse:

    Oras…
    novamente, webdesigner é um bixo estranho mesmo (pra não dizer ignorante)…
    Parabéns, código limpo, mais semântico (importante para ledores de tela e ferramentas de busca)…..

    Mas a usabilidade continua capenga exatamente como a última interface….

    Aprendam, vocês estão querendo distinguir tableless x webstandards.. apenas para se exibirem falando que além de conhecimentos em tableles dominam os webstandards… e já to vendo daqui a dois anos vcs escrevendo…
    webstandards x usabilidade…

    São coisas diferentes, a dica do marco gomes é pertinente, aparecer 60 comentários junto com o artigo é irritante…

    Há, mas agora me lembrei q vc escreveu um código semântico, limpo, bláblá.. e isso te dá o direito de falar que melhorou a usabilidade do site… Faz uma pesquisa com os usuários, busca conhecê-los, e verifica realmente se a usabilidade melhorou…. Pra mim, infinitamente ela caiu muito… o scroll vertical está dando vertigem (devido aos comentários)…
    Não tem um elemento de navegação estilo breadcrumb pra eu me encontrar no site (onde estou, onde estava e pra onde posso ir.. lembra???)

    Finalizando..
    Webstandards != Usabilidade != Arquitetura de Informação != Tableless != Web2.0 x Ajax ….

  9. Jony Favaro disse:

    Parabens!!!! Ficou ótimo!!!

  10. Leve sem perder a identidade. Foi uma surpresa muito agradável deparar-me com a mudança. Acredito que o conteúdo ficou mais acessível e o destaque para os feeds muito relevante. O expediente acessível também ficou ótimo, além da oportunidade de comentar as matérias.
    Concordo com o Marco Gomes com relação à quantidade de comentários. Seria interessante que os usuários pudessem escolher visualizá-los ou não, principalmente pensando-se na impressão de matérias. Acredito também que a quantidade de destaques Leia Também e Mais Lidas pode ser repensada.
    No mais, perfeito!! Amei as interlações que foram feitas quando se acessa algum conteúdo. Não perdemos o foco durante a navegação.
    Grande abraço.

  11. Adorei o novo layout ! esta mto mais imcorpado e agora com essa possibilidade de comentar os posts! parabens para toda a equipe webinsider.

  12. Parabéns pelo novo Portal. Gostei muito!
    Sou apreciador do conteúdo do Webinsider a muito tempo e sempre fico ligado às atualizações.
    Só uma dúvida, por que não usar Zope/Plone para desenvolver o portal?

  13. olheiro disse:

    Olá Saulo,

    O Autor alterou o texto (o quarto parágrafo foi editado) depois de apontarmos a vacilada. Infelizmente ele não deixou claro que havia cometido tal lapso.

    O parágrafo original aparecia assim:
    Uma implementação que vinha sendo pedida por vários leitores era a possibilidade de comentar as matérias. Agora os comentários do leitor por artigo podem esquentar e muito as discussõs nos textos mais polêmicos servindo de feedback direto para os colunistas e os outros escritores. Outra novidade interessante é que agora cada escritor possui uma ?página? com a listagem em ordem de todos os artigos lá publicados. Isso permite aos leitores acompanhar todos os artigos de um autor independente da coluna em que ele foi publicado e sem muito esforço. Folksonomia na forma das famosas ?tags? foi outra escolha interessante que será melhor notada com o tempo a medida que novos artigos forem publicados. Com essas tags o usuário tem um acesso melhor e mais intuitivo a informação que lhe interessa. Os artigos mais antigos ainda serão reeditados um à um com o tempo para se adaptarem melhor ao novo formato editorial.

  14. Saulo Benigno disse:

    Parabens pessoal, finalmente comentários.

    Mas, comentaram do uso de Folksonomia.

    Onde o autor do texto falou disto ?
    digo, não achei no texto dele esta palavra…

  15. anderson disse:

    Por dentro o código deve estar ótimo, mas por fora o visual ficou chato, sem graça. Quero o amarelinho/laranjinha de volta. Layout fixo? Bah!

  16. Fábio disse:

    Parabéns pelo site, pois o conteúdo do site é muito bom.
    Concordo com o Daniel Amaral, o site novo melhorou em vários aspectos, porém acabou com a sua identidade. Acredito que isso aconteceu, em parte, para adaptar o site ao estilo Uol e em parte devido ao modismo do visual web 2.0 (http://flickr.com/photos/stabilo-boss/101793494/in/set-72057594060779001/), de gradientes, tranparências e cantos arredondados.
    Na minha opnião, erraram (e muito) ao modificar o logotipo, pois retiraram toda a sua essência.
    Acho que as modificações poderiam ser feitas, mas utilizando-se das características do site antigo (estilo pixelado e cores).

  17. Daniel de Amaral disse:

    A organização (AI) me pareceu melhor de fato. Cuidados com semântica, seo, etc. Show de bola. Fiquei apenas sentido em relação a layout/design. Como citaram acima, parece replicação do Revolução etc. Concordo também com o Michel Lentz, o amarelão caracterizava muito o Webinsider e ficou meio esquecido nessa nova versão. Acredito que isso se deva, ao que me parece num primeiro momento, pelo fato do Henrique se focar mais em tags/semantica/etc. e não vir de uma formação mais de design puro. De qualquer forma, mudança sempre é bom. Bola pra frente Webinsider.

  18. Andre disse:

    ae Henrique e Vicente: uma folha de estilo preparada pra impressão vai bem, já que estamos com a mão na massa.

    parabéns pela melhoria semântica e pelo esforço em envolver a comunidade.

    abraço.

  19. Fernando Aquino disse:

    Parabéns a todos os envolvidos por manterem acesa essa chama! =) Saúde!!!

  20. Cleber dos Santos Rodrigues (Banana) disse:

    Sou leitor assíduo. Achei excelente a mudança. Porém, com um feeling um pouco nostálgico, adoraria poder optar por acessar com as cores da versão anterior. Creio que por comporem uma combinação de atenção (amarelo/preto/branco), estimulava uma maior absorção do conteúdo.
    Enfim, parabéns aos profissionais responsáveis pela repaginação e continuem evoluindo.

  21. concordo plenamente com o ciccioni… e tb jah estava na hora de mudar… gostei mais desse, mas naum tanto… acho q em parte de layout poderia ser melhor…

    mas parabéns pelas mudanças… as coisas começam assim… 😉

  22. Ciro Feitosa disse:

    Ufa!

    Finalmente chegou uma versão melhorada do Webinsider. E foi como esperava: muito bom. Bom uso dos Web Standards, SEO, arquitetura de informação, etc. Parabéns a Henrique e toda a equipe envolvida.

    Vamos as sugestões. Concordo com o Cicconi no sentido de ativar a moderação de comentários, afinal este site recebe um número de pageviews e se deixar sem moderação, vai ser uma dor de cabeça mais tarde. Gostei das URLs, só retiraria o index.php daí, 🙂

    No mais, o código final ficou MUITO BOM! Meus parabéns novamente. Abraço!

  23. crítico disse:

    Tá loco heim? layout igual a nova versão do revolução etc., que falta de originalidade.

  24. Sugestão: Integração com o coComment.

  25. Fernanda disse:

    Puxa…deu para fazer tudo isso em wordpress? Tenho que aprender melhor esse sistema 🙂

    Foi uma decisão corajosa partir do zero. Pouca gente tem coragem de se decidir por isso e depois fica reclamando do legado.

    Gostei de poder comentar. Li todos os comentários e tenho que concordar que apesar de tudo, o que eu menos curti foi a escolha da cor. Não precisa ser aquele laranja-vivo, mas seria legal manter um pouco daquela paleta. Essa cor-terrinha-que-se-repete-se-degradamatou um pouco do site.

    No mais…vou navegando…

  26. Lucas Beskow disse:

    Depois de ler a matéria e todos comentários, fico feliz em perder este precioso tempo aqui no WEBINSIDER – aliás faço isso desde 2002 – pois o conteúdo continua o mesmo, sempre muito valioso para todos nós que dia após dia perdemos nosso tempo para, cada vez mais, aumentarmos nosso conhecimento graças a disposição de todos que aqui compartilham os seus.

    A idéia de se colocar o layout antigo disponível, em css, me chamou muita atenção e me fez pensar em pq não deixar o layout do webinsider um layout 2.0, ou seja, um concurso, tipo faça você mesmo onde todos poderão, criar, votar, comentar, criticar, esculhambar, sugerir, amar, odiar, divulgar, inspirar, mudar, adaptar e por fim ganhar.

    Gostou? então… Que os jogos comecem!

  27. Rodolfo disse:

    Muito bom mesmo
    Parabens

  28. Sandro Friedland disse:

    O webinsider agora é webstandards.
    Depois de 6 anos, a idéia do relayout era muito bem vinda!

    Só não entendi o marrom de fundo.
    Minha impressão é que o site, antes com um visual de personalidade forte, agora foi uolizado, padronizado e homogeneizado para fazer parte do portal.

    Entretanto, cores à parte, o novo visual parece bem organizado.

    São 6 anos de ótimo conteúdo, e esperamos os próximos seis, agora de fôlego novo. Vida longa ao webinsider.

  29. Jessé Rodrigues disse:

    Pessoal,
    Web Insider é fantástico! Visito o site todos os dias em busca de novidades e opiniões dos diversos gurus da web nacional. E não por aqui, o site não é minha página inicial mas simplesmente meu papel de parede. Não tem jeito mesmo, é só ligar a máquina e a primeira coisa que vejo são os destaques do site!

    Parabéns pelo ótimo trabalho! E o sucesso continua!

    Querem um dica para um artigo sobre interatividade? Visitem o site da rádio Ipanema FM de Porto Alegre e conheçam o MyPlayer. Um recurso disponibilizado pela rádio para os ouvintes programarem as músicas tocadas na madrugada. Mto bom! Vale a pena conferir! Vejam lá: http://www2.uol.com.br/ipanema/

    Valeu,

    Jessé Rodrigues

  30. Pessoal,
    Parabéns pelo site novo! Gostei muito das novidades! Até ganhei uma página aqui no Webinsider 😉

    Abraços,
    Marcelo
    http://webinsider.uol.com.br/index.php/author/marcelo_terca_nada

  31. Pedrão disse:

    Trabalhou tanto para ter esse visual de 3 colunas?
    Não é desmerecer o trabalho da equipe, mas que decepção a minha enquanto usuário e visitante.
    Será que o WordPress prende tanto assim a criatividade do designer/programador???
    Mas não irei jogar pedra sem mostrar um exemplo clean daquilo que poderiam ter feito aqui: http://www.lifehacker.com/.

    Abraços!

  32. Alex Rodrigues disse:

    Gostei bastante!

    Excelente trabalho. Só não curti muito a cor dos links (meio amarelo, meio dourado), achei que com o fundo branco, ele prejudica um pouco a leitura. Fora isso, show mesmo.

    Parabéns!

    []

  33. Iris F Duarte disse:

    pra quem quiser abri um topico na comunidade Diretores de Arte II no orkut para discurtirmos a mudança do webinsider 😉 http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6952280&tid=2475573779527636974&start=1 valew 😉

  34. renato cruz disse:

    Um brinde ao WI!

    Comentários são sempre bem vindos! Parabéns pela reformulação, a web brazuca precisa caminhar.

  35. Bruno Cristalli disse:

    Bom… Vou ter que criticar também.

    Concordo que a adoção dos padrões, semântica e essas coisas são essenciais pra quem quer se rotular web2.0, e já estavam na hora de serem implementadas por aqui.

    Parabéns, por esse importante passo.

    Porém, um pra frente, dois pra trás como dizem.

    O webinsider perdeu toda identidade. Não é por que é 2.0 que tem que ter tudo essa cara de blog… muda a corzinha, põe uns tonzinhos pastéis e pronto!!! fez-se o design do site.

    Ficou sem sal. Não tem um projeto gráfico. Coisa que no outro era consolidado.

  36. Parabéns a todos pela mudança!

    Vocês são literatura obrigatória para qualquer profissional.

    Abraços!

    Keep Rocking!

  37. Rodrigo Muniz disse:

    Ótimo trabalho, 3 meses de trabalho que valeram a pena. Acho que como cheguei tarde já falaram os principais pontos positivos e os negativos.
    O contraste do body e do wrap está devendo, talvez uma mudança de cor até seria melhor. Acho que houve um exagero no uso do pastel, mas o destaque mesmo é a possibilidade de comentar. Formulário bem-vindo demais!

  38. Gustavo Gawry disse:

    Achei que ficou bem bacana e a principal mudança está no fato de podermos comentar, o que ja deveria ter sido implementado a muito tempo. Só não entendi ( e nem gostei ) muito o porque aquela caixa cinza na logo do webinsider…

    Um Abraço!

  39. Thalis Valle disse:

    Com essa nova cara, acredito que o Webinsider fará com que muitos leitores (preguiçosos e chatos por design) que deixavam de visitar o site, agora se tornarão usuários fiéis.

    Acredito que o Webinsider se tornará fonte de informação na blogsfera, aumentando seu PageRank.

    Sucesso!

  40. Congratulações ao Henrique pela humildade de reconhecer a gafe e dar um update no texto.

  41. Webinsider faz parte do meu dia a dia, dos artigos e dicas surgem novas idéias, que aplico no meu próprio negócio.
    Sou apaixonado por web standards, construo pessoalmente minhas próprias aplicações, e os conceitos disponibilizados por este maravilhoso site, são de grande valia.
    Uma nova cara e melhorias na navegação eram necessárias, mesmo apesar do anterior já ser muito maduro, e muito a frente de seu tempo, não era eterno!
    O conceito deste site é evoluir, melhorar, superar, reconceituar o leitor, e ele devia a sí próprio este conceito.
    Parabéns pela nova plataforma, pela escolha de uso da fantástica ferramenta WordPress, escolhas maduras e trabalho novamente além de seu tempo.

  42. Fabio disse:

    Sei como é difícil e trabalhoso atualizar um site como o Webinsider!

    Gostei das melhorias de usabilidade e novos recursos como este que estou usando, bugs sempre ocorrem em mudanças e não devemos criticar tipo, ahahah… arruma esse erro ai que eu achei!. Afinal nós gostamos do Webinsider porque somos respeitados como usuários e visitamos novamente, novamente, novamente…

    Quanto ao design, acho que o site perdeu sua identidade, gostava mais com os icones estilo pixel-art que combinavam com a marca do site [Webinsider] que lembra uma tag de gerencidor de conteúdo.

    Abraços!

  43. Iris F Duarte disse:

    Estao de parabéns mas serei a unica chata a criticar algo – pq nao mantiveram a mesma id amarela no site,

    entrei no site levei um susto achei q nao estava no lugar certo até ver q o logo na tipologia foi mudado o q tb achei desnecessario..mas quem sou eu né….este bege ficou tao apagado o topo e a barra do uol chamam mais atenção que o resto (conteudo e menu) coisa q antes nao acontecia – enfim pra mim perdeu um pouco a VIDA mudando a cor assim desta maneira do layout, se mantivessem um tom surton do amarelo acampanhando a id minha surpresa nao ia ser tanta – mas o ser humano acostuma né fazer o q 😉

    mas meus parabéns vai a toda equipe que escreve os artigos que sao de altissima qualidade e isso sim é o que se destaca no site o resto sinceraente tem q ser repensado.

  44. Ricardo Saldanha disse:

    Vicente, meu amigo,

    Sei o quanto você almejava essas mudanças – parabéns! Show de bola!

    O Webinsider, que sempre foi referência pelo seu conteúdo, agora também o será pela AI, usabilidade e interface.

    O site merecia – e você, persistente e competente, também.

    []s,
    Saldanha

  45. Carlos Nepomuceno disse:

    Vicente, parabéns por este esforço…o webinsider é um exemplo vivo do que uma comunidade de autores, leitores e promotores pode fazer na rede.

    Toda a força para o webinsider 2.0!!

  46. Fellipe Cicconi disse:

    Gostei! Mudanças sempre são muito bem vindas quando a intenção é melhorar algo. No caso, já achava que o Webinsider necessitava há tempos de uma mudança radical na forma de lidar com os leitores… O layout, bah! Ficou interessante, mas eu também preferia o antigo.

    Pontos positivos:
    – Semântico (muito mais)
    – Obviamente standards
    – Bom uso do triozinho XHTML+CSS+JS (camadas)
    – Possibilidade de comentar (já era hora)
    – Organização renovada (excelente)
    – Destaque dos meios para assinar via RSS
    – Publicidade SEM atrapalhar a leitura (ótimo)

    Pontos que podem ser melhorados:

    – Cadê o uso de microformatos Henrique??? (vcardzinho já cairia MUITO bem)

    – Moderação dos comentários (será necessária daqui um tempo, vocês verão)

    – O olheiro falou com razão sobre Folksonomia. Tax e Folk são formas distintas de nomenclaturas. Por enquanto, considerarei Tax também. É bom alertar os usuários sobre isso, pois pode confundi-los sobre o REAL conceito e prejudicar a compreensão deste conhecimento (não é isso que queremos MESMO).

    – Oferecer uma folha de estilos que deixe a aparência do Webinsider idêntica ao que era antigamente. Eu e o Rafael Slonik iríamos apreciar bastante.

    – Eu já falei sobre microformatos?

    – Oferecer Feeds separado somente POR autor ou categoria. Pode ser que esse detalhe exista e tenha passado batido, mas de qualquer forma, neste caso, um destaque maior seria interessante.

    É isso ae, pe-pe-pessoal.

  47. Oswaldo disse:

    Ótimo, O site esta bem funcional, e alem de tudo bonito, mas mesmo em meu site, que não tem 1% das visitas do Webinsider, tive de moderar os comentários…

    Até lá, não alimentem os trolls…

  48. Manuel Bertelli disse:

    Parabéns! 😀

  49. Gustavo Moura disse:

    É um alívio poder comentar agora no Webinsider 😉

    Parabéns!

    []s

    Gustavo Moura

  50. Leonardo Ferreira disse:

    Pelo pouco tempo que conheço o WEBINSIDER, fiquei bastante realizado pela quantidade de informações sobre tecnologia, comunicação, criação, design e internet apresentados.

    Com sua maneira, não tutorial, mas didática e concisa de passar informações descritas e vividas pelos profissionais presentes, não demorou muito pra que eu usasse o CONTROL+D.

    Parabéns pelos anos ativos e pelas lições repassadas. Espero, assim como vocês, em alguns anos como profissional, crescer tanto quanto.

    Ah! Os meus olhos estão agradecendo pela saída do tom GEMA-BERRANTE que o site tinha ;-]

    aBraços.

  51. Marco Gomes disse:

    O Webinsider, por ser um site com muita visitação vai ter muitos comentários em cada artigo, isso pode gerar sérios problemas (além, é claro, dos flames já citados).

    Uma solução seria deixar os comentário ocultados (css + javascipt ou ajax), se o usuário quiser vê-los, ele manda expadir.

    O uso de ajax economizaria banda na carga inicial, mas impediria que navegadores com JavaScript desabilitado vissem as opiniões dos internautas.

    O uso de CSS + JavaScript vai fazer os usuários carregarem todo o conteúdo dos comentários mesmo que não os exiba, o que pode resultar em um desperdício de banda enorme.

    Não sei qual das duas soluções eu adotaria, mas com certeza não deixaria os trocentos comentários abertos… Uma página infinitamente longa é desagradável.

    E deu briga aí em cima, acredito que vai acontecer constantemente…

    O novo formato está bom, código razoavelmente limpo, semântico e layout lembrando o anterior, pra não assustar muito os usuários, porém, acredito que eu faria uma mudança mais radical.

    E não acho que o WordPress seja suficientemente robusto para um site deste tamanho, talvez Drupal fosse mais aconselhado, mas são escolhas pessoais, se a solução atual está atendendo, tudo certo.

  52. Luiz Gustav Aleagi Nunes disse:

    Conheci o Webinsider há pouco tempo mas depois de visitá-lo pela primeira vez e ler alguns de seus artigos, ele se tornou um site de visita obrigatória e diária.

    Os artigos sempre muito bem escritos e por pessoas que realmente entendem do assunto dão um ar de seriedade e credibilidade ao sítio.

    Agora com a brilhante alteração de visual, surgiu o que faltava: conteúdo e visual compatíveis.

    Parabéns e muito sucesso à todos que fazem o Webinsider um sítio de referência para muitos! @:D

  53. Ramon Bispo disse:

    Não gostava de visitar o webinsider por conta do seu layout. Não tinha nada de usual (encarem construtivamente). Confesso que esperei por muito tempo por uma renovação, porque estava perdendo conteúdo por conta de um layout que não era agradável aos olhos.

    Ainda com esse pensamento na cabeça, resolvi aparecer por aqui ontem… Olhei novamente o layout e pensei novamente naquilo que gostaria de ver por aqui. Mas… Como num passe de mágica… Voilá… Em um dia as coisas mudam, assim?? Hahahaha…

    Tô ficando bom em premonições…

    Se não fosse um artigo interessante que piscou no meu leitor RSS eu não apareceria por aqui…

    Ficou boa a nova estrutura, mas ainda sinto falta de algumas coisas.

    Parabéns ao pessoal que madrugou por esse projeto!

  54. Felipe Ranieri disse:

    Parabéns ao Henrique e ao Flávio pelas mudanças, o novo webinsider ficou muito bom.

    Abraços!

  55. Rafael Slonik disse:

    Eu gostava MUITO mais do Layout clássico.

    Este tirou aquele ar vanguardista, meio fraco, mas tinha.

    Qualidade 100%, mas poderiam ter lembrado um pouco mais o layout velho, poderiam mesmo….

  56. Walmar Andrade disse:

    Parabéns pelo novo Webinsider, agora com um código digno e, principalmente, com espaço para comentários 🙂

  57. Acidio Alan disse:

    Gostei bastante das mudanças, quase que radical =D

    Parabéns aos envolvidos…

    Sucesso ao Webinsider!

  58. olheiro disse:

    😀

    Da mesma forma como existem dúzias de maneiras pra se apontar uma (ou mais de uma, como é o caso) falhas, também existem dúzias de maneiras pra se receber uma crítica:

    – Com a razão;
    – Com a mais pura Fleuma;
    – Com critérios;
    – Com ausência de critérios;
    – Etc.

    Mas não acho que seja interessante desfocar dos pontos que foram colocados (Os errinhos bobos e os errinhos Crassos) pra ficar teorizando sobre A maneira mais politicamente correta de se apontar uma falha.

    Ainda há outros errinhos aqui e alí, mas deixa o pessoal consertar os que ja foram assinalados, antes de expor estas outras coisas.

    Ou certamente vai aparecer mais gente (cheia de Fleuma ou vazia de critérios, tanto faz) rotulando qualquer crítica ou apontamento como mero Flame.

  59. Rochester disse:

    Muito boa essa reformulação, gostei bastante.. valeu a pena fica 10 minutos a mais acordado para dar uma navegada no novo web insider… ^^

  60. Olá Edelmar, nao leve para o lado pessoal por favor, pra mim o feedback, mesmo em forma de deboche é mais do que válido, não tenho a intençao de pelar o saco de ninguem aqui ou tratar gente grande como bebê medindo palavras, acredito que o autor do artigo va saber filtrar a critica e que o site como um todo sairá ganhando se amanha ou depois tivermos folksonomia de verdade por aqui.

    Não sou e nem tenho a pretensão de ser dono da verdade, as referencias que vc pede estão linkadas no prórpio texto.

    Não havia flame até entao, e espero que os adendos polemicos, inflamatórios e fora do tema (como mendigar clique em banner por exemplo) nao venham a causar um de verdade.

    []s

  61. Edelmar disse:

    Existem duzias de maneiras de se apontar uma falha… algumas com deboxe, algumas não; algumas no posto de dono da verdade, algumas não; algumas com referências, outras não.

  62. olheiro disse:

    Flame?
    onde?

    Se publica um artigo com falhas, natural que elas sejam apontadas.

    Se publica um site com falhas, natural que elas sejam apontadas.

    Mas se toda vez que precisarem reconhecer falhas preferirem desfocar chamando de flames os apontamentos, certamente não entenderam absolutamente nada sobre a função de um formulário para comentários ao final de cada artigo.

  63. Edelmar disse:

    Já virou flames… nao precisou nem de 5 postos 😀

    cliquem nos banners cada vez que reclamam!!!

  64. olheiro disse:

    a) http://webinsider.com.br não leva ao site.

    b) Folksonomia onde? Ou não sabe do que fala, ou tá vendendo gato por lebre.

    Enquanto é o autor quem aplica as Tags, ainda é Taxonomia. A Tax só vira Folk quando a comunidade se encarrega de categorizar os conteúdos. Errinho crasso hein?

  65. BTW, tem um bug ai, Cidade e Atividade estao trocados.

    []s

  66. Opa, mais uma vez o Webinsider inovando. Parabéns pela caixa de comentários! Super prafrentex!

    Brincadeiras a parte, o autor se confundiu a respeito do que é Folksonomia, ou eu que nao achei o lugar pra nós folk participarmos da taxonomia por ser deveras burro e nao adaptado à nova interface do site??

  67. Matheus Zeuch disse:

    Meus parabéns para toda a equipe envolvida no trabalho de reformulação do site da Webinsider. Ficou muito bonito mesmo, bem profissional e agradável de navegar. Também gostei de poder agora postar os comentários dos artigos 😉
    Grande abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *