Desenvolvimento de games para as massas

Nova Escola de Marketing
16 de agosto de 2006

Microsoft vai oferecer gratuitamente uma versão reduzida do XNA Game Studio, ferramenta que permite que o usuário interessado desenvolva seu próprio game. Objetivo é fortalecer o Xbox.

Com o recente anúncio da Microsoft de oferecer, gratuitamente, uma versão reduzida do XNA Game Studio, muita gente começa a se mexer de ansiedade na cadeira. De acordo com a empresa, a ferramenta poderá ser baixada a partir desta semana e vai servir para desenvolver seu próprio game – sem recursos de última geração – para rodar no PC e na plataforma online do Xbox, o console de jogos da Microsoft. Serão jogos mais simples, cujo fator diversão dependerá mais da criatividade do autor do que da tecnologia propriamente dita.

Nos anos 80 e durante a primeira metade da década seguinte, o sonho de todo guri fanático por fliperama era de trabalhar em revista de videogames ganhando a vida como ?piloto? de testes ? como se chamava a profissão na época. Em todo o Brasil, centenas de jovens mandavam cartas, análises e guias completos de estratégia, sonhando por um lugar ao sol em que poderiam passar o dia inteiro jogando as novidades que os outros só iriam conhecer meses depois.

Com o XNA Game Studio Express, esse icônico romantismo de criar seu próprio game sem dificuldades pode voltar à tona. Quem tem boa memória deve lembrar, ainda, do sucesso que os jogos em modo texto (da linha Zork / Zorkzero, por exemplo) faziam no início da popularização do PC, quando gráficos e cores ainda eram ficção científica para o usuário comum.

Um recente levantamento interno da Microsoft indicou que são os jogos online, esses mais simples e sem firulas cinematográficas, os responsáveis por quase metade dos compradores optarem pelo Xbox nos Estados Unidos. Pela internet, é onde você pode baixar e jogar clássicos como Street Fighter, Fantastic, Arkanoid, Donkey Kong, Double Dragon e vários outros que fizeram a cabeça e torraram as moedinhas dos marmanjos de hoje.

Segundo o comunicado da Microsoft, desenvolver os jogos será de graça, mas para realmente tentar se tornar conhecido na profissão, a taxa para ?converter? seu game criado no PC para Xbox e hospedar na plataforma online “Live” é de US$ 99 por ano, mas o game pode ser rodado no PC sem custos extras. O XNA Express, como o nome já diz, é a versão ?expressa? (light) do conjunto de ferramentas de desenvolvimento utilizado pela própria Microsoft na criação de jogos de última geração.

A aposta é arriscada. Na época de ouro do Playstation 1, por exemplo, a Sony tentou vender um kit de desenvolvimento para a plataforma, sem sucesso. Outras fabricantes, até agora, também não encontraram muito respaldo popular em iniciativas do gênero. [Webinsider]

.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

10 respostas para “Desenvolvimento de games para as massas”

  1. Vitor disse:

    Desde menino sempre gostei fui vicado em games, e graças a sta alegria q os games trazem meu sonho é e semper foi ser um criador de games, eu gostaria de criar jogos baseados em ideias que adqueri jogando, tenho varias idéia para jogos mas oq me falta é oportunidade mais jamais vou desistir. ataulmente uso software gratis como Blender 2.48b, software 3D , por mais dificiu q seja vou tentar vai ver q algum dia me torno um grande criador, tenho otimas ideias principalmente para MMO que sao minhas paixoes!

  2. Diego VR disse:

    Pois é depois que um jogo esteja feito para quem vender ou apresentar? será que teria alguem que entenda esse mercado para explicar! eu como todos, deveria de saber. sei que existe eventos de desenvolvimento de games e contatos e bom. mais tem como vender seu jogo depois de pronto?

  3. leandro koiti disse:

    bárbara e marcelo, para criar seu próprio jogo é necessário antes de mais nada, força de vontade, você realmente precisa querer criar seu jogo, se sua motivação for meramente a curiosidade e não o sonho de ter um jogo feito por você então eu não sugiro que vocês comecem!

    a partir disso, é bom que se tenha um mínimo de conhecimento de programação…
    pra quem vai começar sozinho, além de ter esse conhecimento em programação, vai ter que entender um pouco de alguns algoritmos básicos (como colisão, por exemplo) e, se quiser criar um ambiente gráfico divertido vai ter que saber brincar com imagens existentes ou criar suas próprias, a mesma coisa com o som…

    pra evitar tudo isso (exceto a programação) eu aconselho que peguem jogos existentes e comecem a brincar com eles, entendendo como fizeram, mudando linhas de código e vendo no que dá, acho que é uma ótima forma de aprender…

    pra quem quer começar, eu aconselho o XNA (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=12ADCD12-7A7B-4413-A0AF-FF87242A78DE&displaylang=en) por utilizar o C# como linguagem, que é uma linguagem muito semelhante ao C++ porém muito mais robusta permitindo que você não se proecupe com coisas de baixo nível.

    Os requisitos de sistema para o XNA são:
    – Processador Pentium com no mínimo 600mhz (recomendado 1ghz)*
    – Microsoft Windows*
    – No mínimo 192mb de ram (256 MB recomendado)*
    – .NET Framework 2.0 instalado
    – Visual C# Express Edition instalado
    *: são requisitos do visual c# mas que também se aplicam ao XNA, eu aconselho no mínimo um pentium com 1ghz e 512mb de memória
    []s

  4. marcelo disse:

    Gostaria de saber mais sobre ciação e desenvolvimento de games,Quais os programas preciso,e qual a configuração minima para meu Pc

  5. barbara disse:

    como eu posso fazer meu proprio jogo?

  6. Fabiano Ferreira disse:

    Infelizmente não temos como competir (ainda) com o pessoal lá de fora. Para produzirmos um game aceitável para os padrões deles, teríamos que montar uma boa estrutura, e todos nós sabemos que sai bem caro.

    Jogos homemade, com raaaaaras exceções, conseguem ter um acabamento legal e ganhar projeção.

    A iniciativa é boa, só basta saber se os resultados sairão a contento.

  7. Felipe disse:

    Se eu tivesse sorte em publicar meu game

    http://www.navexxx.com

  8. edy disse:

    eu acredito q idéias boas, sempre temos.

    uma equipe bem formada e remunerada (um padrinho que acredite no trabalho) pode sim, fazer um ótimo jogo com pouca tecnologia.

    veja bem, os velhos rpgs de mesa, onde toda a tecnologia que se dispõe são lápis, papéis e idéias.

    o meio de se fazer funcionar uma boa idéia, é apenas um meio.

  9. diegocsdesign disse:

    atualmente, um dos enorme problemas do entretenimento mundial, e isso inclui principalmente os games e o cinema, seria a falta de criatividade. buscar novidades tornou-se algo extremante difícil.

    sem recursos avançados, os games desenvolvidos pelo XNA buscam o fator criativo de seus usuários.
    o registro de jogos desenvolvidos pelo XNA permitirá a Microsoft acessar um enorme banco de dados de novas idéias para seus games.
    vale o ditado de que nada se cria, tudo se copia!

    vlews..

  10. edy disse:

    Me lembrei do velho rpg maker.. entre outros.

    Acredito q realmente é uma boa iniciativa. Mas 99 doletas ao ano!

    Putz! o cara tem q trabalhar pra comer! como ele ainda vai desenvolver um jogo e pagar 99 doletas pra tentar ficar rico??

    Ah, lembrei… aquelas 6 horas inúteis q temos a noite, heheehe…

    Bora cabada!

    ps.: o problema é q não dá pra ficar rico trabalhando! =P
    ao menos nos divertimos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *