Joomla!, opção de CMS que vem crescendo rápido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Antes de começarmos a falar do Joomla!, que é um gerenciador de conteúdo, convém fazer uma pequena introdução sobre o que vem a ser um CMS.

Do inglês Content Management Systems (ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), o CMS é uma ferramenta para publicar e gerenciar o conteúdo de websites, portais, intranets, extranets, blogs e comunidades.

É importante porque o conteúdo de sua iniciativa precisa ser modificado de forma rápida e segura, a partir de qualquer computador conectado à internet. Um sistema de gerenciamento de conteúdo é essencial para reduzir o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. É importante também que seja simples de usar.

Joomla! vem do Mambo

O recém chegado Joomla! (2005) é originado do Mambo, outro grande CMS que já teve sua época de glória. Após uma incompatibilidade de interesses e ideologias, alguns dos colaboradores do Mambo resolveram criar uma nova aplicação.

A popularidade do Joomla! vem crescendo rapidamente. Sua comunidade e equipe de apoio, composta por membros-chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e disposta a modernizar o software continuamente, deixando-o ainda mais completo.

Hoje o Joomla! é um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização, escrito em PHP com base de dados no MySQL, dois dos mais populares softwares de código aberto na internet.

O nome Joomla!, aparentemente esquisito, tem origem em uma palavra Swahili: ?Jumla?, que significa ?todos juntos?.

Conhecimento técnico necessário

O Joomla! elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimentos técnicos? Se a pergunta estava pairando no ar, a resposta é não.

Apesar de muito simples a instalação, customização e manutenção do Joomla!, algum conhecimento técnico é necessário. Tal conhecimento, porém, pode ser adquirido por qualquer pessoa disposta a estudar o assunto.

A instalação e criação de novos módulos devem ser feitas por um programador, mas existem módulos prontos que podem ser facilmente instalados e testados por um leigo. Existem templates gratuitos, mas para criar o seu próprio design será necessária a intervenção de um programador de interface e um designer.

O mais importante é que para a criação de conteúdo, não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento básico. Assim, finalmente, pessoas leigas (que serão os autores, editores e publicadores do Joomla) podem criar, editar e publicar páginas quando desejarem, sem necessitar de conhecimentos técnicos aprofundados em HTML e linguagens de programação. Esta é uma possibilidade que, convenhamos, há muito foi prometida, mas somente agora está começando a ser cumprida, graças aos CMS. E, à medida que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso acontece.

Principais características

  • Código aberto (Licença GPL)
  • Sistema simples de fluxo de aprovação
  • Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira)
  • Gerenciamento de banners
  • Sistema de publicação para o conteúdo
  • Sumário de conteúdo no formato RSS
  • Busca otimizada (qualquer palavra registrada)
  • Front-End já traduzido em várias línguas
  • Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes
  • Hierarquia para grupos de usuários
  • Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados)
  • Editor de conteúdo WYSIWYG
  • Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real)
  • Sistemas de índices de avaliação
  • Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções)

Principais funcionalidades já desenvolvidas

  • Sistema de envio de newsletter (com cadastro e sistema de envio pela própria ferramenta de administração)
  • Calendário de eventos
  • Catálogo de produtos
  • Álbum de fotos
  • Fórum
  • Blog
  • Sistema de notícias e artigos
  • Enquete com resultados em tempo real
  • Gerenciador eletrônico de documentos
  • Subníveis para o menu
  • Para qualquer página de conteúdo existe a possibilidade de imprimir, salvar a página em PDF e indicar a página (viral)
  • FAQ
  • Links
  • Catálogo de endereços

Estas são algumas das principais funcionalidades já disponíveis nas comunidades. Há muitas outras, pois são inúmeros os componentes para as mais diferentes necessidades. Você ainda pode criar o seu próprio componente. Lembre-se de colaborar e, se possível, disponibilizá-los para que outros possam utilizar.

Principais comunidades do Joomla! no mundo

Site Oficial
http://www.joomla.org

Brasil
http://www.joomlabrasil.org
http://www.joomla.com.br

Itália
http://www.joomlaitalia.com
http://www.joomla.it

Portugal
http://www.joomlapt.com

Espanha
http://www.joomlaspanish.org

O Joomla! é uma excelente opção para projetos com investimento não muito alto e que exijam constante monitoramento e manutenção. [Webinsider]

.

Rafael Cichini é CEO da Just Digital, especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, e presidente da Associação Drupal Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

29 respostas

  1. Valeu José luiz pela dica, visitei lá e entedi todos o processo de criação em alguns minutos. Sou apaxonado por Joomla, mas o SGWEB é fantástico, tem vários widgets… veja só o site que eu montei em apenas algumas horas: http://sucesso2.seusiteja.com.br/

    Aceita: FLASH no topo, existe ferramentas internas tipo NEWSLETTER é o que eu achei que me da uma possibilidade fantástica. Eles registram domínios e instalam o sistema pra vc, e vc pode cobrar quanto quiser de seus clientes.

    Gostei do slogan: Eles entram com a tecnologia e nós com a criatividade.

  2. Aprovada a sugestão anterior do José Luiz. Já estou utilizando o sistema deles e realmente é show.

    Vi também que eles estão preparando um tutorial em vídeo-flash, blz

  3. Aí vai uma dica. Desenvolvemos um plataforma em PHP que vc não precisa utilizar nenhuma linha de código se não quiser, mesmo assim poderá ter total liberdade para criar layout superprofissionais. Você poderá desenvolver site incríveis em apenas 24 horas. Comprove.www.editando.seusiteja.com.br

  4. Joomla foi a melhor coisa que aprendi em 2007, indicado por meu tio Alessandro, vendo minha necessidade em melhorar um site que mantenho, reduzi acredito em 80% as dificuldades em manté-lo, pois o fato de se ter componentes prontos de alta qualidade como galerias de imagens, sistemas de newsletter, e o melhor, atualizar meu site a qualquer hora em qualquer lugar com mínimo de conhecimento técnico.
    Muito Bom!

  5. @Walter 5º Comentário.
    Cara na época que o core do mambo se separou e formou o joomla, pra quem não sabe existia uma empresa que detinha todos os direitos do mambo, e o seu estava se tornando comercial (sim isto é verdade), por isso o core se desligou do mambo e formou o joomla.
    Mas fica de cada um a opção de usar o cms que quiser.

    @Harlley 7º Comentário.
    Cara não entendo o seu comentário, pq não escreve um artigo de drupal para ser comentado, o cara escreveu de joomla, acho que pra falarmos de joomla?? ou não??

    @rafael apocalypse 3º Comentário
    http://forum.joomla.org/index.php/topic,129810.0.html
    http://www.joomla.com.br/artigos-e-tutoriais/tutoriais/tutorial-para-templates.html
    Segue o que vc solicitou espero que ajude.

    E pra quem disse que o joomla não é acessivel, sim é verdade tem problemas quanto há isso, mas sabendo desenvolver seus templates vc consegue resultados muito bons, como a codificação deste template que indiquei para o Rafael.

  6. Rafael infelizmente ainda não temos módulos de tradução para o backend, como vc comentou nos comentários acima.
    A única versão que temos traduziada da versão atual do joomla, foi um membro da comunidade que fez a tradução, porém nós membros da comunidade não há utlizamos pois foram encontrados alguns bugs, por isso não a indicamos.

    Parabéns pelo artigo, foi coerente no que escreveu.

  7. A tradução para português Brasil você encontra no fórum do Joomla em Português.

    Não são oficiais mas são muito bem feitas e todos podem contribuir.

    Abraços

  8. Gostei muito da matéria!

    O que queria saber é se há tradução para este sistema em português (BR)?

    Pois pelo que pude ver ele está todo em inglês.

    Tentei me cadastrar no site da comunidade nacional mais não sei por que não estou conseguindo queria fazer esta pergunta para eles.

    Mas se alguém puder me ajudar fico agradeçido!

    Um abraço e parabèns novamente as matérias são sempre muito boas.

    Lenne

  9. Seu artigo surgiu em boa hora, estou enrrolando faz um tempo na escolha de um CMS para um projeto que estou criando, onde a idéia é utilizar banners como fonte de renda para manter o site.

    Puxo minha sardinha pro lado do WordPress, por ser webstandard e talz.. mas vou dar uma olhada mais com calma no Joomla e no Drupal, como comentaram acima.

    []s

  10. Ainda posso me julgar iniciante em CMS, baixei e experimentei diversos CMSs antes da escolha final. Optei pelo Joomla. Por que? Justamente por tudo o que foi mencionado no artigo, apenas discordo do Rafael onde menciona: Mambo tem tomado um rumo mais comercial. Isto não é verdade. Tenho acompanhado o novo Mambo, apenas por questão de liberdade de escolha, mas, o mais complicado é justamente no ponto que toca nas comunidades Mambo, a maioria, partiram para o Joomla, deixando o Mambo, completamente na mão os milhares de usuários. Acho muito dificil, o usuário Mambo que migrou para o Joomla, voltar à tras neste momento.
    Utilizo o Joomla no meu site, embora seja um site de conteúdo simples, com o tempo de aprendizado, posso incrementar o site sem problemas de scripts, bastanto para isto, publicar os modulos que estão desabilitados.
    Mas, acima de tudo, o fato de ser Software Livre, já é algo muito considerável, por que, nas minhas pesquisas por CMS, encontrei sistemas com alto valor de adquisição e uso.

  11. Olá amigos,
    Sempre utilizei o PHPNUKE e o velho PostNuke , e irei experimentar esse tal Joomla já não é a primeira vez que escuto esse nome muita gente anda comentando das funcionalidades dele e sobre sua interface de boa aceitação dos usuários.

    valeu pela dica!

  12. [Resp] Walter:

    Concordo que o Joomla ainda é muito parecido com
    o Mambo e tem suas falhas como qualquer aplicativo. A questão é que o Joomla é uma iniciativa nova que está disponível desde o ano passado apenas, hoje ele é bastante funcional apesar de suas limitações, mas com a rapidez que vem crescendo a comunidade no mundo todo, ele pode chegar a atender muitas exigências que nós esperamos, mas claro que isso leva um tempo e necessita da nossa contribuição. Atualmente se mostra crescente, tentando se modernizar e acompanhar a evolução da internet, mas amanhã isso pode estagnar e não atender as espectativas.

    Sobre concentrar esforços em apenas 1, essa é uma pergunta que também ficou na minha cabeça, mas como em um namoro ou casamento, as coisas podem tomar um outro rumo, a incompatibilidade de desejos e ideologias pode atrapalhar, aí vem a triste separação. O Mambo tem tomado um rumo mais comercial, enquanto o Joomla continua mantendo as origens Software Livre.

  13. Infelizmente estamos presenciando mais um triste episódio triste do pessoal da comunidade de software livre. Acompanhei por muito tempo uma briga parecida do pessoal do PHPNuke, quando alguns ?insatisfeitos que queriam apenas aparecer? tiveram a infelicidade de copiar e criar o PostNuke, desconcentrando esforços e levando o projeto à mediocridade.

    Para mim é gente querendo aparecer, pois o joonla não acrescenta muita coisa ao projeto mambo, não há nada de tão significativo que justifique a divisão.

    Quando houve a separação até fiquei curioso, pois acompanho o projeto mambo há bastante tempo e sei do sucesso que é, apesar de não concordar com várias coisas tbem, principalmente com relação à usabilidade da interface de apresentação

    Porque não concentrar esforços em apenas um, onde podemos ter ganhos mais significativos?

    A WEB 2.0 está ai, e não vi ainda nenhum movimento para que a interface evolua para isto.

  14. Ótimo artigo. Realmente, o Joomla! dá de dez à zero no Mambo. É interessante pois extendê-lo com temas, módulos e componentes é facílimo.

    Recomendo.

  15. Infelizmente o joomla, e idem pro mambo, não geram interfaces limpas de tabelas… o que para os designers é um grande problema, já que limita um pouco a criação de templates e gera html de forma incorreta.

    Realmente é uma execelente ferramenta e a comunidade percebeu essa falha e uma versão acessible começou a ser desenvolvida, o problema é que agora não existem templates para essa versão.

    Pergunto, encarecidamente, se alguém conhece algum tutorial ou desenvolveu um template pelo qual eu possa estudar/entender como funcionam os templates para o joomla, e quem sabe usá-lo tb?

    Abraço a todos

    RA

  16. Conheci o Joomla e foi amor ao primeiro click!
    Desculpe se estou exagerando em usar essa expressão mas é verdade já era usuário de outros CMS (PHPNuke, WordPress,Mambo). Mas hoje sou adepto ao Joomla… que considero o melhor entre todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *