Curiosidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Curiosidade é uma das características mais comuns de quem desenvolve software. Se você é desenvolvedor, sabe do que estou falando.

Na hora do almoço o grupo se reune e os tópicos da conversa abordam praticamente tudo: como era a vida dos Mayas e Incas, como se faz cerveja em casa, como a Ajax está mudando a forma de desenvolver aplicações web, como o universo foi criado, política, economia, música. Não há tema que não desperte alguma frase do tipo ?falando nisso, li que??.

Esta característica na verdade é vital para quem atua na área de desenvolvimento de software.

Alguns anos atrás a informação era escassa e restava ao desenvolvedor usar de curiosidade e instinto para descobrir como aquele problema poderia ser resolvido ou como aquela API deveria ser usada.

As técnicas usadas eram variações de experiências adquiridas ao desmontar o velho rádio do pai. Abríamos o rádio e olhávamos todas aquelas peças, de ângulos diversos. Tentávamos adivinhar o que cada uma fazia, depois montávamos tudo de volta de tal forma que voltasse a funcionar. Foram os vários anos usando a curiosidade que descobrimos como as coisas funcionavam e mais comumente como deixavam de funcionar. Alguns carros a pilha que nunca mais foram os mesmos?

Hoje em dia já não há mais falta de informação, mas a abundância também prejudica. Há um grande número de frameworks e APIs disponíveis que resolvem o mesmo problema. Algumas vezes uma mesma API permite resolver ou executar alguma ação de diferentes formas e nem sempre há informação sobre qual é a melhor.

Nestes casos apelamos novamente para a curiosidade e principalmente o que aprendemos através dela. O curioso não escolhe a primeira solução que encontra, ele vai explorar várias possibilidades até achar a forma mais adequada de resolver o problema.

É a curiosidade que nos faz testar novas APIs, frameworks e design patterns só para ter mais opções quando aquele problema novo surgir.

Entretanto é muito importante ter um equilíbrio com a praticidade. Não é possível explorar todas as possibilidades de solução de um problema e testar, por exemplo, todos os frameworks de persistência disponíveis. Isso iria provavelmente resultar em projetos fora do prazo e custos maiores. É preciso controlar a curiosidade em detrimento do que é melhor para nossos clientes e parceiros. [Webinsider]

Handerson Ferreira Gomes (handerson.gomes@summa-tech.com) é consultor senior da Summa Technologies nos Estados Unidos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

11 respostas

  1. Ver o nosso comportamento em um artigo é interessante…

    bem, mas observar a questao de controlar essa curiosidade é muito importante…. principalmente uma vez q para a busca e pesquisa o infinito é o limite…..

    tem q dar uma freadinha.. se nao o bolso da empresa/patrao nao aguenta…..

    o negócio é: seja curioso.. mas com moderação…

  2. Acredito que a curiosidade aplica-se não somente aos desenvolvedores, mas para diversas áreas e profissões. Sem curiosidade, o indivíduo fica estático, não se desenvolve, não tem interesse em novas descobertas e novos caminhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *