Quando a empresa não sabe o que fazer de seu site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A importância da internet para as empresas é indiscutível. Aquelas que desejam expandir seus negócios e se relacionar com clientes estão na web obrigatoriamente. Existe uma percepção de que a internet é a próxima ?fronteira” da competitividade.

É fundamental que a presença digital seja aperfeiçoada constantemente, pois o fato de simplesmente ?estar? na rede, não significa que uma empresa oferece o que deveria. A qualidade, o conteúdo e os serviços oferecidos são decisivos para os usuários.

Quando a internet começou a se popularizar, empresas de todos os setores da economia começaram a desenvolver sites institucionais para atender à nova demanda dos consumidores. E muitas ficaram com uma falsa sensação de que o problema havia sito resolvido: ?Estamos na internet!?.

Esse tipo de presença não é garantia de nada. Assim como existe o boca a boca entre consumidores insatisfeitos com uma loja ou restaurante, é comum encontrar pessoas que comentam a má qualidade de sites corporativos, principalmente entre as empresas prestadoras de serviços, cuja avaliação deveria ser muito mais favorável.

Ao desenvolver um projeto web, muitas companhias são impulsionadas mais pelo desejo de acompanhar a inovação tecnológica e também pelos movimentos da concorrência, do que por uma visão estratégica sobre como a internet pode melhorar seus processos e contribuir para a geração de novos negócios.

As dificuldades com a cultura e a estrutura organizacionais são os maiores entraves para uma percepção diferenciada sobre o meio digital, o que indica que as empresas nem sempre estão preparadas para a dinâmica existente na web.

As motivações para a presença na internet são variadas. Muitas empresas buscam o fortalecimento de sua imagem institucional, outras a utilizam como uma nova mídia para a melhoria da comunicação com clientes.

Infelizmente, é comum para diversas empresas encararem a presença na internet como uma obrigação corporativa e não um diferencial competitivo. O investimento digital deve ser considerado como peça fundamental na evolução dos negócios.

Menosprezar a importância da internet pode ser um erro estratégico, que jogará a empresa no limbo das companhias que deixam de ter importância digitalmente, cuja presença online não passa de um apanhado de textos e imagens sem valor para os usuários.

É preciso planejamento estratégico, investimento e acompanhamento constante, mas inevitavelmente, o retorno virá. As empresas que não perceberem isso agora correm o sério risco de perder mercado e prejudicar a percepção de seus clientes sobre sua imagem, principalmente entre o público jovem. [Webinsider]

.

<strong>Renato Mendes</strong> (renato@rajacomunicacao.com.br) é jornalista especializado em comunicação empresarial e sócio-diretor da <strong><a href="http://www.rajacomunicacao.com.br" rel="externo">Raja Comunicação</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. O tema abordado foi muito assertivo e atual, e é uma realidade a ser absorvida imediatamente por todas empresas e profissionais envolvidos neste mercado, como descrito neste parágrafo do artigo:

    É fundamental que a presença digital seja aperfeiçoada constantemente, pois o fato de simplesmente ?estar? na rede, não significa que uma empresa oferece o que deveria. A qualidade, o conteúdo e os serviços oferecidos são decisivos para os usuários.

    Ao autor, meus parabéns pelo ótimo artigo !

    Abraços,

  2. Infelizmente, é comum para diversas empresas encararem a presença na internet como uma obrigação corporativa e não um diferencial competitivo. O investimento digital deve ser considerado como peça fundamental na evolução dos negócios.

    O artigo está perfeito, mas nesse parágrafo foi tudo exatamente tudo que varios clientes pensam sobre a internet.

    Parabens pela matéria.

    gugateider

  3. Realmente concordo com você, as empresas hoje deveriam olhar a internet como um diferencial para sua empresa. Hoje as maiorias das empresas principalmente as pequenas e médias elas não consegue ver isso, mas como no texto de Renato Mendes diz ?As empresas que não perceberem isso agora correm o sério risco de perder mercado?.

    Isso ocorre principalmente no interior onde as culturas de alguns empresários estão ultrapassadas.

    Um abraço a todos

  4. As colocações sobre a temática, foram utilizadas com muita propriedade, pois é notório uma agitação no mercado emresarial, frente a necessidade de inserção no universo virtual corporativo, mas as considerações levantadas servirão de um alerta para os mais precipitados. PARABÉNS!

  5. A presença da sua empresa na Internet não é uma obrigação corporativa e nem tão pouco um diferencial competitivo.

    O investimento digital deve ser considerado como peça fundamental na evolução dos negócios.

    Perfeita colocação!

    Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *