C2C, o comércio eletrônico peer-to-peer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Conhecida pelo mundo da Internet como C2C, abreviação simplificada de ?Consumer to Consumer?, a transação online realizada entre pessoas físicas é uma espécie de ?terceira onda? do comércio eletrônico.

No início dos negócios na internet, predominaram as transações entre empresas; em um segundo momento, assistimos a um forte crescimento das transações entre a empresa e o consumidor, e agora começa a se destacar também o comércio eletrônico realizado diretamente entre pessoas físicas.

Essa ordem de evolução faz sentido se considerarmos que as empresas, por sua característica de inovação, estavam inicialmente mais preparadas para desbravar o novo ambiente de negócios. A partir do momento em que as pessoas físicas ganharam confiança na internet, começaram a transacionar com as empresas e também diretamente com outras pessoas.

É interessante lembrar que a economia tradicional também apresenta ambientes de negócios do tipo C2C, como é o caso do jornal Primeira Mão, que possibilita a compra e a venda de produtos por meio de anúncios. Também as vendas de porta em porta, como as promovidas por Avon, Natura e outras, caracterizam-se pela transação entre duas pessoas físicas, embora, nesse caso, exista uma empresa dando respaldo ao vendedor. Na internet, a grande líder do mercado C2C é a empresa Mercado Livre.

Como funciona o comércio eletrônico C2C?

Os negócios C2C são realizados por meio de uma plataforma eletrônica na internet e intermediados por uma empresa que oferece a infra-estrutura tecnológica e administrativa. Tanto o comprador quanto o vendedor devem estar cadastrados no sistema e podem ser avaliados por todos os membros da comunidade de negócios pela quantidade de transações que já realizaram e pelas notas que receberam em cada transação, numa espécie de ranking dos bons negociadores.

Outro mecanismo que oferece mais segurança aos usuários é o chamado ?mercado pago?, um sistema com o qual o Mercado Livre recebe o pagamento do comprador e o transfere ao vendedor, após a entrega normal da mercadoria.

Alguns dados sobre o e-commerce C2C, obtidos junto ao Mercado Livre, parecem indicar fortes tendências: apesar de o negócio ter sido iniciado no formato de leilão, atualmente, cerca de 90% das transações no Mercado Livre são realizadas a um preço fixo estabelecido pelo vendedor; além disso, 80% dos produtos oferecidos são novos, diferentemente do que ocorria no início, onde a regra era a comercialização de produtos usados; e, por fim, nota-se, cada vez mais, a presença também de pequenas empresas oferecendo seus produtos.

Razões para o sucesso do comércio eletrônico C2C

A realidade é que os negócios C2C caíram no gosto do brasileiro, assim como já ocorre em outros países, e os números apresentados pelo Mercado Livre, no Brasil, deixam isso muito claro.

Mensalmente, cerca de um milhão de transações são concretizadas na plataforma da empresa e, em 2005, as vendas superaram U$ 300 milhões, cerca de 10% das vendas B2C de bens de consumo online no Brasil. As principais razões para esse crescente sucesso do C2C são: a possibilidade de uma renda extra para quem vende e as ofertas a preços baixos para quem compra, fatores extremamente estimulantes em um país caracterizado cada vez mais por poucos empregos e baixa renda. [Webinsider]

<strong>Dailton Felipini</strong> (fale@abc-commerce.com.br) é professor de e-commerce e editor do site <a href="http://www.e-commerce.org.br/"rel="externo">E-commerce</strong></a>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Olá a todos, eu comecei a vender coisas usadas no Mercado Livre quando eu tinha 18 anos, hoje tenho 25 anos e vivo somente disso e com mais qualidade no trabalho pois faço o meu horario e os lucros são todos meus, aconselho a todos venderem pela internet pois dá para ganhar um dinheiro a mais na sua renda e aumentar a sua independencia pois aqui na minha cidade os salários são de R$ 600,00. Vendas e vendas, aumentando a clientela, ganhando cada vez mais confiança no site, sendo reconhecido e tudo mais, isso é o mercado livre, mas não pise na bola com nenhum cliente senão voce ta FERRADO!!!!! ele vai falar mal de voce e 1 qualificação negativa pode fazer com que clientes que iriam comprar o seu produto mudem de ideia. quem quiser visitar os meus produtos olhem aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_97248495
    e aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_28890249
    valeu a todos e boas vendas!!!

  2. Estou prestes a apresentar um trabalho sobre o assunto exposto. E as considerações foram de grande valia para mim.
    Creio que esta é uma nova estratégia de e-comerce, os mais variados empreendedores estão aderindo a esse tipo de mercado. C2C já está na cabeça das pessoas e não vai acabar nunca.
    Bem vindo senhores ao mundo virtual, não conheço você mas confio em você!!!

  3. Se ninguem comentou comento eu. Esse assunto é o legitimo nicho de mercado. Atravessar mercadorias é coisa antiga e coisa que sempre deu certo seja vender um navio por comissão ou um pacote de balas. devo lembrar que o c2c é aquele negócio do tipo eu não tenho um site para vender meu produto. Custa caro para fazer um o que é barato é vender com presença na web quem tem esta presença já montada? É para lá que vou. Creio que quem inventou o mercado livre observou aqueles vendedores de balas e chocolates que compra as mercadorias no atacado da esquina e vendem dentro do trasporte coletivo 30% a mais e ainda sai barato ou aquele cambista que ficou horas na fila para comprar ingressos de um jogo importante e vende-lo depois por outro preço. No cado do mercado livre é melhor ainda não vendeu é lucro igual porque quando o internauta digita nos sites de busca o produto desejado está lá o nome do mercado público. Mesmo que ele não venha se quer a comprar vamos adimitir é uma jogada boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *