Para o designer de softwares educativos infantis

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O software educativo é um ambiente de aprendizagem que une as características de um jogo com as de um software.

O ensino, ao utilizar meios lúdicos, cria um ambiente gratificante para o desenvolvimento integral da criança. De acordo com Piaget, ?o jogo consiste em satisfazer o eu por meio de transformação do real em funções dos desejos? . Ou seja, tem como função assimilar a realidade.

Os jogos devem ser elaborados de acordo com a faixa etária do seu público alvo. Propiciam o desenvolvimento do raciocínio lógico de uma forma descontraída e são um excelente vínculo de difusão e treinamento de habilidades como coordenação motora, motivação, entusiasmo, concentração e destreza.

Os jogos educativos dispõem de grandes informações, representadas de maneiras diversas, através de imagens, texto, sons, filmes etc. Buscam diversão e entretenimento. ?O jogo aparece quando a criança abandona sua fase egocêntrica possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais? (segundo Jean Piaget).

Crianças com um grau maior de dificuldade podem aprender pelo benefício da descontração. Na maioria das vezes essa experiência positiva com softwares educativos faz com que a criança ou adolescente passe a melhorar suas notas e seu comportamento na escola. A interação com os colegas também influencia o processo de aprendizagem do aluno. Segundo Vygotsky: ?A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas?.

Hoje a escola tem um papel fundamental na socialização. Nela se dá o encontro entre a tradição de uma cultura e a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes. Para Vygotsky, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural.

Ferramenta de apoio

A utilização de jogos educativos na escola traz inúmeras vantagens; o aluno aprende brincando. Cabe aos professores saber aproveitar esta característica e fazer boa escolha e utilização de jogos como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

Os educadores necessitarão cada vez mais conhecer, dominar ou saber avaliar os produtos que o mercado oferece. Há uma grande demanda no mercado por novos programas, o que determina o crescimento da produção de softwares educativos. O software que se propõe ser educativo deve ser analisado e controlado pelo professor.

Aulas ministradas pelos professores através do uso de softwares educativos fazem com que o aluno por sua vez goste cada vez mais de participar, por iniciativa própria e não como uma obrigação. O design gráfico planejado e executado com clareza em caráter lúdico, de acordo com os princípios básicos teóricos educacionais, permite com que o aluno obtenha resultados imediatos de trabalho.

Isso não quer dizer que os softwares educativos venham substituir totalmente a lousa, giz, livros, aparatos experimentais, mapas, documentos etc., mas acredita-se que hoje os jogos estão mais adaptados ao mundo atual do que o modelo tradicional utilizado pela escola.

Poucas escolas aderem esse método de ensino. As escolas particulares, que possuem maiores recursos, podem utilizar os jogos como ferramentas de ensino, enquanto a maioria das escolas de órgãos públicos ainda não experimentou esse tipo de solução.

Bons jogos trabalham com representações virtuais de forma coerente. Transmitem entusiasmo, sentimento de exaltação e tensão ao usuário e despertam envolvimento emocional. Contribuem para a formação da criança fazendo com que haja respeito mútuo, obediência às regras, responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal. A criança aprende a agir, adquirindo mais iniciativa e autoconfiança.

Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir e sua curiosidade é estimulada. Ela adquire iniciativa e autoconfiança, o que favorece o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Piaget afirma que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Não se trata de uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar a energia das crianças, mas de meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:

?O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil?.

Crianças não-alfabetizadas de três a seis anos anos se orientam através do som obtido nas falas dos personagens e ícones demonstrativos. Portanto, para cada idade um tipo de linguagem deve ser transmitido, seguido da mesma essência. Para maior compreeensão, a construção e a elaboração de cada jogo devem ser planejadas e executadas com clareza.

Os designers de softwares educativos devem se preocupar em transmitir a criança ou adolescente um cenário que desperte curiosidade através de cores diversificadas, personagens animados e sons adequados a cada faixa etária, possibilitando a criança à realização de sonhos e fantasias, aliviando suas tensões, medo e ansiedade.

Apresente o manual

Na construção de um jogo é importante inserir um manual de fácil acesso, que contenha as instruções necessárias para a criança ou adolescente tirar dúvidas na hora do jogo. O manual inserido no jogo aumenta e diversifica a sua capacidade e valor como material pedagógico e faz com que a criança aprenda a jogar sozinha, sem precisar da ajuda de um adulto. O jogo é uma excelente oportunidade da fazer com que a criança ou adolescente desafie o computador e obtenha relações com as novas tecnologias.

Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: ?um real, já adquirido ou formado, determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa?.

A estória tem base nas atividades

O design dos softwares educativos é produzido em ambientes amigáveis e lúdicos, possuindo cores diversificadas e com recursos de multimídia, como animação, sons diversos e uma concepção de ser uma estória com base nas atividades em função da faixa etária que se destinam.

Uso de cores e texto

O uso das cores, a harmonia entre elas é muito importante para um bom desenvolvimento de um software educativo. O Designer deve usar nos cenários cores que possuam efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador. É necessário que o texto utilizado seja apresentado de forma legível. A má escolha do tipo de letra pode atrapalhar. Efeitos visuais (letras com texturas, transparências etc.), dificultam a leitura.

Segundo o psicólogo alemão Wundt as cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes parecem que avançam e que aproximam. As cores frias são calmantes, tranqüilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.

Nos dias de hoje, é impossível ficar diferente à importância das novas tecnologias. A educação pré-escolar tem alcançado um espaço importante no nosso sistema educativo. Os educadores não podem se alhear do seu papel na construção da sociedade pós-moderna e necessitarão, cada vez mais de avaliar ou dominar seus produtos que o mercado oferece. O design é um dos aspectos fundamentais para isso. Devemos sempre procurar soluções inovadoras. Valorizar e enriquecer o produto faz com que criemos uma empatia com o nosso público-alvo. [Webinsider]
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Referências bibliográficas:

PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas ? Problema Central do Desenvolvimento. Editora Zahar. Rio de Janeiro, RJ, 1976.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. SP, Martim Fontes, 1987.

VIGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martim Fontes, 1987.

PIAGET, J & Inhelder, B. (1974) Da lógica da criança à lógica do adolescente. Rio de Janeiro: Zahar.

FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. Ed. Ática, 3º edição, 1995.

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<strong>Luciane Oliveira</strong> (lucioliv@yahoo.com.br) é designer freelancer e especialista em Gestão do Design Gráfico.

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Mais lidas

13 respostas

  1. oi,tudo bem.na verdade peço uma sugestão de programa educativo para quarta série, para ser instalado na sala de informática. desde já agradeço.

  2. sou professor de matematica e realizo estudos na area da informatica na educação matematica, w gostaria de receber alguns tipo de softwares livres pra eu poder usar em sala de aula.

    aguardo urgentemente…

  3. SOU PSICOPEDAGOGA E PRESTO SERVIÇO A VÁRIAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA QUE ATENDE UM GRUPO EXPRESSIVO DE CRIANÇAS.MEU DESEJO É OBTER MATERIAL PARA ANÁLISE PEDAGÓGICO E PARA FUTURA
    AQUISIÇÃO.
    ATENCIOSAMENTE GEISE

  4. Olá gostaria de saber quais ferramentas livres posso utilizar para desenvolver softwares educativos, utilizo o sistema operacional linux e primo pelo software livre.

    Aguardo anciosa…

  5. Na verdade gostaria de saber quais ferramentas eu posso está utilizando para fazer um jogo educativo…
    No mais, no caso da interface… qual seria a melhor para desenvolver???/
    Preciso saber para solicitar na faculdade pois o meu projeto de final de curso e para desenvolver um jogo em matemática….
    Desde j´agradeço..
    estou no aguardo

  6. Olá estou precisando de uma ajuda. Quero uma idéia para montar um programa educativo para instalar em sala de informatica para crianças de 4 série. Por favor ficarei grato se puderem m ajudar. Obrigado.

  7. Estudei magistério e achei realmente interessante a aplicação que foi dado de grandes esudiosos da educação em relação aos jogos de softwares. Acredito que o desenvolvimento cognitivo infantil se dá através de atividades que proporcionam a diversão e o interesse, estimulando o aprendizado.
    Muito bem aplicado o estudo.

  8. O Designer que quiser produzir um software educacional de qualidade precisará trabalhar em parceria com o educador antenado em tecnologia na educação.

  9. mais games educativos daram lucros para as empressas!

    game educativo que deu lucro e
    Mario é um dos principais mascotes da Nintendo

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