Gerenciar o seu tempo é uma questão de disciplina

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Administrar o tempo para dar conta da imensidão de tarefas e do frenesi causado por demandas de naturezas variadas, com prazo fixado geralmente para “ontem”… Quem não vive situações assim?

Uma boa orientação indicará a adoção das regras de planejamento: defina as tarefas para o período escolhido, fixe os prazos para concluí-las, estabeleça o modo como serão executadas… e mãos à obra. Não se esqueça de fazer o acompanhamento para o devido controle.

Assim como nas incumbências institucionais, o planejamento e a organização na esfera pessoal são indispensáveis. Adote-se as mesmas regras acima descritas, inserindo o atendimento das demandas do estômago (nada de almoçar sanduíche na sala de trabalho), da saúde (nem pensar em desmarcar pela enésima vez aquele médico), etc, etc, etc. Atenção: trate as exceções como exceção; não permita que elas se tornem a regra.

A prática

Tudo planejado, sem maiores dificuldades, mas os resultados almejados não se concretizam. Onde erramos? O que faltou ser previsto?

A execução esbarrou em alguma coisa. Ou em alguém? Sim. Esbarrou naquele alguém a quem cabia executar e para quem, aliás em parceria com ele mesmo, tudo foi cuidadosamente planejado.

Ineficiência? Descompromisso? Nem sempre. O que ocorre é um fato também não raro de incapacidade de se manter no caminho traçado, mesmo com a previsão de possíveis desvios.

Essa incapacidade é gerada pela falta de disciplina, uma virtude natural e espontânea, que se traduz na ordem e na harmonia das ações. Se não há o traço da virtude, é preciso desenvolver a competência.

O exercício da disciplina pressupõe o máximo de esforço do indivíduo no serviço de auto-aprimoramento, o que deverá receber o auxílio da capacitação, a partir de um plano de desenvolvimento individual.

Organização e desapego

Outra barreira que se apresenta é a incapacidade de organização, desde a administração do espaço de trabalho até a priorização de tarefas.

As mesas de trabalhos são regidas pelos fantasmas denominados “eu posso precisar um dia …”, permanecendo entulhadas de papéis (anotações inservíveis, cópias de cópias já arquivadas, bilhetes, cartões de visitas de quem nem mais é lembrado) e de apostilas não mais consultadas, causando inconfessável desconforto mental.

É preciso adotar (e exercitar) o desapego.

Os fantasmas serão substituídos pela crença e constatação de que há uma infinidade de fontes e de recursos para se obter ou armazenar aquelas “preciosas” informações.

Pode parecer caso de um passado bem distante, mas, creia, ele existe e causa sofrimento.

As teorias administrativas se moldam às necessidades de cada tempo. A prática caberá sempre ao ser humano cuja natureza, por si só, encerra deficiências a serem identificadas, consideradas e superadas pelo esforço pessoal e intransferível de aprimoramento. [Webinsider]

<strong>Mércia Sander</strong> (melsanderbh@yahoo.com.br) é administradora de empresas e funcionária pública.

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19 respostas

  1. Mércia,

    Seu artigo ficou ótimo. Adorei o recado e o tom em que ele foi dado. Concordo com você, se não há o traço da virtude, é preciso desenvolver a competência…
    Vou tentar me lembrar dessa frase todos os dias.
    Parabéns!

  2. Excelente artigo! E, lendo sobre desapego, e também considerando um fator importante na questão da organização do tempo, recordei-me do delegar! Normalmente acreditamo-nos indispensáveis, retendo não só informações como também ações, que, uma vez delegadas a outrem, podem representar maior produtividade, melhor organização!

    Obrigada pelo bom exercício de pensar!

  3. Parabéns Mércia, o texto realmente foi muito bem elaborado e digno de imprimir e ler todo dia pela manhã… hehehe…
    É pra ver se conseguimos aplicar tudo isso porque, concordar rs… ja concordamos!
    O danado do hábito de não se organizar neste tempo que está cada vez mais ausente, requer muita disciplina.
    DISCIPLINA, DISCIPLINA DISCIPLINA… Já ouví isso antes?!? rs… Há muito tempo!!!

  4. Podemos começar a Organização e o desapego fazendo uma limpeza no desktop(sobre a mesa)do micro. Não é por coincidêcia que esta area se chama desktop.

    Um Abraço e até mais

  5. Realmente a organização é fundamental em nossas vidas. Sem ela somos capazes de nos atrapalharmos com atividades banais. É incrível como a partir do momento em que nos damos conta de como é mais fácil viver organizadamente as atividades que realizamos e o nosso desenvolvimento fluem mais naturalmente… O desapego, à tanta papelada que juntamos, principalmente, não é nada mais, em minha opinião, que uma forma de organização.
    Boa matéria Mécia. Parabéns!!!

  6. Olá, Igo !
    Obrigada por seu comentário.
    Penso que desapego tem a ver com os valores e princípios que adotamos para nossa vida e que se refletem no nosso comportamento, tanto nas relações pessoais como nas de trabalho.
    A questão não se resume ao fato de guardarmos coisas,papéis,livros,informações. Claro que temos nossas fontes confiáveis, estudos já elaborados, arquivos prá lá de úteis, etc. O problema é o acúmulo, e não admitirmos a hipótese de nos desfazermos de coisas, mesmo reconhecendo que não está sendo útil há muito tempo. É quando juntamos o desnecessário, ocupando espaços, criando um ambiente pesado. Também ocorre no campo mental
    quando não compartilhamos informações ou conhecimento.
    Observo tal comportamento e percebo nele, em alguns casos, a fonte da desorganização, da irritabilidade, da agitação da pessoa e, por consequência, da baixa produtividade. É preciso maior soltura, é preciso libertar.
    O tema é extenso, mas espero ter esclarecido sob o ponto de vista mencionado no texto.

    Receba meu abraço fraterno.

  7. Realmente o tempo é algo que se deve planejar, ele jamais volta. O que nos dá ânimo é saber que há tempo para todas as reformas! Muito Obrigado!
    Essa é minha amiga!

  8. Mércia,

    parabéns pela matéria. É isso aí disciplina, organização e muita paciência para realizarmos tudo a contento.

    Abraços,

    Cristina

  9. Mércia,

    Administrar o tempo está mesmo relacionado com rever atitudes. Quando nos organizados nos vemos capazes de realizar muito mais atividades do que nos supúnhamos capazes, além de experimentarmos uma agradável sensação de dever cumprido.
    Obrigada por nos lembrar o que por vezes negligenciamos.

    Caroline Marques

  10. Adorei suas colocações, para nós empresários que temos que conciliar vida pessoal e profissional, se não planejarmos o nosso tempo com eficiêcia e eficácia não damos conta do recado. Muito boa a matéria. Esta de parabéns !!!

  11. Muito bom o texto Mércia Sander. Parabens.
    Realmente, concordo com tudo o que você disse e essa é a mais pura realidade a grande maioria dos profissionais.

    O trecho As mesas de trabalhos são regidas pelos fantasmas denominados ?eu posso precisar um dia ?? haha Hilário rsrs, mais é verdade hehe.

    Abração!
    Parabens mais uma vez.

  12. Sempre enfrento sérios problemas ao tentar me organizar, por causa da quantidade de informações e tarefas que tenho que administrar no meu dia-a-dia… primeiramente tentei anotar tudo pra não esquecer de nada, e depois comprei um palmtop simples que foi uma bênção. mas a questão da disciplina é fundamental mesmo, porque não adianta anotar e organizar tudo se vc não tem capacidade de fazer oq está planejado.

    muito interessante esse artigo… só não entendi muito bem essa questão do desapego. eu nunca me desfaço das informações que obtenho. por exemplo, sempre deixo as minhas pastas da faculdade num lugar específico, mesmo que não use, saber que está lá e que posso consultar a qualquer hora é importante para mim. não acho legal me desfazer das coisas velhas, encontrar um bom lugar pra elas me parece uma boa opção.

  13. Excelente artigo!

    Disciplina e organização resolvem boa parte de nossos problemas. É saber usar o tempo de forma inteligente e produtiva. Certamente um ótimo exercício que só depende da boa vontade de cada um.

    Abraço!

  14. As teorias administrativas se moldam às necessidades de cada tempo.

    Perfeito. E tem gente que fica bitolada em teorias e regrinhas de 20 anos atrás. Affff.

  15. Muito bom o texto, quando se fala em organização, esse assunto sempre toca e não importa quem.

    As vezes é difícil comecar isso, mas depois de um certo tempo praticando nós podemos ver a diferença.

    😉 Abraços!

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