Como anunciar em comunidades sem fazer feio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A possibilidade e a conveniência da utilização do Orkut como mídia para publicidade é, sem dúvida, uma grande polêmica. Mas esta é uma discussão importante e vai muito além do Orkut.

Por ser o principal representante das ferramentas de comunidades virtuais no Brasil, o Orkut tem sido utilizado como sinônimo para uma nova realidade na internet, que vem mudando o modo com que utilizamos a rede. Porém, acreditar que o Orkut é a única evidência desta mudança me parece uma simplificação perigosa.

Voltando ao estouro da bolha

Para compreender este novo cenário, é preciso voltar um pouco no tempo, até 1999. Naquele ano, enquanto o mundo vivia os temores do bug do milênio, a internet especulativa, que oferecia milhões de dólares à iniciativas online e que consagrou as empresas pontocom, começava a sair de cena. No ano 2000 o valor das ações das pontocom despencou e afugentou da internet os investidores e especuladores. A bolha estourou.

Este episódio foi marcante para a internet e muitos analistas consideraram que a partir daquele momento o futuro era incerto. Sem os pesados investimentos parecia impossível que a web pudesse continuar a crescer.

Porém, mesmo sem a bolha, havia na internet um gigantesco contingente de usuários. Um grande número de pessoas conectadas e interessadas no desenvolvimento da rede. Na época poucos foram capazes de enxergar nos usuários, ou seja, nas pessoas, o futuro da internet.

Comunidades virtuais

O que fizeram então estes milhões de usuários depois que deixaram de ser disputados pelos grandes interesses comerciais? É a resposta a esta pergunta que gera as mudanças que vivemos intensamente hoje na internet e que afetam diretamente o modo de se fazer publicidade na rede.

Sem a corrida financeira e especulativa, os usuários puderam verdadeiramente utilizar a internet para um dos principais fins para o qual ela foi projetada. Estes milhões de usuários puderam efetivamente se conectar uns aos outros.

Colocar as pessoas em contato passou a ser o grande barato da internet. Se antes nos conectávamos à rede para buscar informações e serviços como bancos, correio eletrônico e lojas virtuais, hoje nosso primeiro objetivo na web é encontrar outras pessoas.

Hoje quando um usuário se conecta à internet e não encontra alguém online em seu software de mensagens instantâneas e não há novas mensagens em seu perfil no site de comunidades virtuais, ele logo perde o interesse e dificilmente permanecerá conectado por muito tempo.

Embora já existissem algumas iniciativas pré-bolha, foi só depois de seu estouro que os olhos da internet começaram a se voltar para as ferramentas de socialização e relacionamento. Depois que serviços e softwares como o Orkut, ICQ, MSN, Yahoo Messenger, Wikipedia, blogs, fotologs, vídeologs e podcasts se popularizaram, desenhou-se na internet um cenário completamente novo, ideal para a proliferação das comunidades virtuais.

Segundo a wikipedia, uma comunidade virtual ?se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual?. Ou seja, os usuários da internet estão cada vez mais unidos, organizados entre si e associados uns aos outros de acordo com interesses comuns.

Mas afinal, há lugar para publicidade nas comunidades virtuais?

Os membros de uma comunidade virtual, mesmo que não se conheçam pessoalmente e estejam distantes fisicamente, possuem uma intensa ligação social e freqüentemente agem corporativamente, auxiliando uns aos outros e sendo solícitos entre si. A coesão destes grupos faz com que seja prontamente repelida e condenada qualquer tentativa de invasão ou de repercussão de mensagens que não tenham relação com o foco da comunidade.

Este mecanismo social da internet representa uma ?faca de dois gumes? para as atividades promocionais. Ao mesmo tempo em que pode desencadear um processo de propagação viral, dando uma enorme visibilidade para uma mensagem, pode também iniciar um processo de resistência e repulsa à marca que tenta invadir o espaço virtual da comunidade.

É certo, portanto que, neste meio as técnicas convencionais de propaganda não funcionam. Banners invasivos e de produtos e serviços fora de contexto, spam e rich media são estratégias não bem vindas no meio das comunidades virtuais. Publicidade meramente persuasiva não surte efeito neste meio.

As comunidades virtuais têm pelo menos duas características fundamentais. A primeira é seu foco nos relacionamentos e a segunda é a união das pessoas em torno de interesses comuns. Portanto, a forma eficiente de atingir estas comunidades se dá pelo aproveitamento destas duas características.

Formar relacionamento é algo que vai muito além da propaganda persuasiva. Para atingir este objetivo, a empresa precisa se abrir de modo muito mais amplo ao diálogo com seus potenciais consumidores. Isso inclui ouvir e aceitar críticas, alterar processos e produtos para adequá-los aos interesses dos clientes e, acima de tudo, pensar em longo prazo.

Formar bons relacionamentos com os públicos de interesse é um trabalho árduo e deve ser contínuo, mas a longo prazo os resultados são garantidos. Clientes mais envolvidos com as questões da empresa são mais fiéis e se tornam verdadeiros defensores da marca. Muitas comunidades virtuais surgem da reunião de pessoas satisfeitas ou insatisfeitas com determinados produtos, marcas ou empresas. É importante atentar para o que acontece nestas comunidades e oferecer respostas que não soem como justificativas ou repreensão à liberdade de crítica.

Por outro lado, se a formação das comunidades se dá por afinidades e interesses em comum, é fundamental segmentar as mensagens de acordo com as características de cada comunidade. Para se comunicar com uma comunidade é preciso fazer parte dela. Isso significa que, se uma empresa tem interesse no público de uma determinada comunidade, é preciso primeiro se alinhar aos interesses deste público para conseguir ser aceita na comunidade e só então oferecer aos outros membros informações sobre a atuação da empresa.

Resumindo

As comunidades virtuais não foram feitas para serem bombardeadas por mensagens publicitárias indiscriminadamente, como fazem com nossos e-mails. O bom senso manda que se evite ao máximo a utilização delas para a prática publicitária. A grosso modo a atividade de relações públicas e o marketing de relacionamento são dispositivos muito mais apropriados neste cenário.
Não há como se comunicar com as comunidades sem fazer parte delas e não há como fazer parte delas se sua empresa, marca ou produto não representam real interesse para os demais membros. [Webinsider]

.

<strong>Sérgio Mari Jr</strong> (sergio@infonauta.com.br) é diretor de planejamento da <strong><a href="http://www.cedilha.com.br" rel="externo">Cedilha Comunicação e Design</a></strong> e professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras campus Londrina-PR.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. http://ifdcom.blogspot.com/ – aproveitando o topico votem no meu blog – rs – brincadeira 😉 parabéns pelo artigo – acho q divugar o trabalho no orkut ou mesmo um produto ou marca tem q ter criterios – é o mesmo q pisar em ovos…

    parabéns novamente pela materia achei tao boa q coloquei la na comunidade DAII no orkut pq vai gerar uma discussão boa…

    ah lembram do meu blog 😉 http://ifdcom.blogspot.com/ – pra quem não conhece de uma passadinha por lá , no IFDBlog são publicados matérias, artigos, conceitos e podcasts, que são encontrados pela net envolvendo as áreas de Publicidade, Design e Marketing . Desculpem qualquer coisa espero q gostem 😉

  2. O sucesso está na facilidade.

    O MSN dominou mesmo quando o ICQ era o melhor. As pessoas gostam de baixar e clicar 3x e funcionar.

    O orkut é extremamente simples também. Apesar de BAD DONUTS e spam as pessoas não se importam.

  3. Olá Manuel,

    O fato de que as pessoas não deixem de utilizar o Orkut pelo fato dele estar infestado de SPAMs não torna o artigo contraditório.

    O foco do artigo é outro. Pode ser que as pessoas continuem acessando comunidades com SPAM. Mas a questão colocada pelo Sérgio é a EFETIVIDADE DESSA PROPAGANDA. E eu concordo plenamente com ele: Quando vejo em uma comunidade uma propaganda indesejada (SPAM) a tendência é que eu desenvolva um sentimento negativo (nojo mesmo) em relação à empresa que fez aquela propaganda.

    Portanto, o que ele quis dizer não foi que as pessoas vão achar ruim do Orkut e se da empresa que teve a infeliz idéia de fazer SPAM…

  4. Sérgio, é verdade, acredito que o fórums não são o forte do Orkut. De qualquer modo eu também recebia spam por e-mail de pessoas que enviavam para membros dos grupos até ao dia em que desliguei os avisos. Já o spam nos scrapbooks é frequente e não tem como evitar, a não ser apagando depois.

    Seja como for, acho exagerada a sua alegação de que os usuários não admitem publicidade nos sites de relacionamento.

    Veja por exemplo o caso do MySpace. Segundo o MySpace tem muito mais audiência que o Orkut e está cheio de publicidade. E nem sequer são apenas anúncios de texto como AdSense. A maior parte do que tenho visto são anúncios gráficos sem qualquer integração estética com as páginas do site.

    Conclusão, o sucesso de sites de relacionamento não tem nada a ver com o fato de ter muita ou pouca publicidade.

  5. Oi Manuel,
    Olha só, muito obrigado por sua colocação. O objetivo era mesmo levantar o debate.
    Só gostaria de colocar um complemento aqui.
    O Orkut tem uma particularidade quanto as comunidades virtuais. Nele, é muito comum as pessoas adicionarem comunidades a seu perfil sem no entando fazer parte da comunidade efetivamente. Muitas comunidades existem apenas para que seus membros as exibam para seus amigos. E isso gera uma distorção, pois nesses comunidades o fórum é o que menos importa e o moderador praticamente não tem qualquer atuação. Ou seja, nenhum dos membros está realmente interessado em controlar o que se posta.

  6. Me desculpe mas o seu artigo me parece contraditório.

    Se existe site de relacionamento popular em que os forums das comunidades vivem infestados de spam, esse site é o Orkut.

    Encontro frequentemente em muitas comunidades, mensagens tipo Créditos celular grátis, Encontros Sexuais, etc…

    Infelizmente os métodos de filtragem que o Orkut fornece aos moderadores, não funcionam, a menos que se aprove os usuários nas comunidades um a um.

    Aliás, nisto o Orkut é muito precário. O Yahoo Groups oferece muito melhores recursos de filtragem e moderação.

    No entanto, isso não tem impedido a popularidade do Orkut.

    Se as pessoas toleram aquele tipo de mensagens e continuam a acessar as comunidades, me parece que as pessoas se importariam ainda menos que apareçam anúncios que têm a ver com os tópicos das comunidades, tipo AdSense.

    Se você tivesse dito que você em particular se importaria que aparecessem anúncios no Orkut ou em qualquer site de relacionamento, acharia mais aceitável, pois seria apenas um desejo seu. Daí até generalizar que grande parte dos usuários se importaria, vai uma grande distância.

    Portanto, a sua recomendação de evitar ao máximo anúncios nos sites de relacionamento só faz sentido para sites que não queiram se rentabilizar. Mas aí voltariamos ao tempo da bolha da Internet.

    O Google só não rentabiliza o Orkut com anúncios porque não precisa. A grande parte dos sites de relacionamento que tenho visto põem anúncios AdSense, até aqueles que têm serviços pagos, como o Linked-In.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *