Gestão de Serviços em TI e o mundo dos negócios

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Como tirar o máximo de proveito da TI para sustentar e impulsionar os negócios da organização?

O mercado aponta que a resposta para esta questão está na gestão de serviços de TI, ou seja, na implantação de processos e práticas que proporcionem serviços de TI mais eficazes e eficientes.

Muitos modelos têm sido utilizados para tal; todos eles, porém, com a preocupação de alinhar TI e negócios e com a característica comum de se basearem na utilização de indicadores que deverão ser sistematicamente reavaliados para aferição dos resultados obtidos e definição de metas que permitam a melhoria contínua dos processos.

O próprio Balanced Score Card (BSC), modelo consagrado para planejamento e controle empresarial desenvolvido por Kaplan e Norton, já tem sido aplicado à Tecnologia da Informação. O BSC-TI, como é conhecido, derivado e adaptado do BSC original, utiliza conceitos similares com o intuito de otimizar a contribuição da TI para a consecução das metas empresariais. O BSC-TI propõe que a área e processos de TI sejam avaliados sobre quatro diferentes perspectivas. As três primeiras são as de ?orientação para o usuário?, ?excelência operacional? e ?orientação futura? que se preocupam respectivamente com o nível de satisfação do usuário, a eficiência e efetividade dos processos de TI e o planejamento de ações para futuras demandas.

A última, ?contribuição para o negócio?, é o elo entre os planejamentos da empresa e da área de TI e permitirá a identificação mais clara do real valor da utilização de tecnologia para organização e dos benefícios resultantes de investimentos efetuados.

Outros frameworks bastante utilizados para a gestão de serviço em TI, somente para citar mais alguns, são o COBIT e o ITIL.

O Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) lançado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) é um padrão para gerenciamento que também integra práticas de TI aos requerimentos do negócio. Distribui os processos de TI em quatro dimensões ou domínios – Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Delivery e Suporte e Monitoramento – definindo para cada processo, seus objetivos, indicadores de resultado e performance e fatores críticos para o sucesso na implementação. O ponto forte desse modelo, que nasceu pela necessidade de auditoria em procedimentos, é prover mecanismos que facilitam medir e controlar processos de TI.

Já o ITIL, Information Technology Infrastructure Library, tem maior foco em questões relacionadas à infra-estrutura, operação e produção de TI. Este framework foi desenvolvido para o Governo do Reino Unido pelo Computing and Telecommunications Agency (CCTA) e descreve as melhores práticas de TI para um conjunto de 10 processos que tratam do Suporte a Serviços (foco na excelência operacional das atividades diárias de TI e satisfação do cliente) e Entrega de Serviços (relacionados ao planejamento e melhora de serviços). Tais processos, ao serem implementados de maneira integrada, garantem a execução das atividades de TI de uma forma mais disciplinada, controlada e ágil, aumentando a produtividade e possibilitando muitas vezes a redução dos custos com a eliminação de tarefas redundantes.

O cardápio é variado e a sopa de letras também.

Mas o que queremos enfatizar neste artigo é como a tecnologia de informação tem se tornado cada vez mais um elemento fundamental para o sucesso das organizações e o quanto o gerenciamento de serviços em TI tem contribuído neste sentido. A multiplicidade de modelos disponíveis atesta a necessidade e importância de gerenciar a tecnologia de informação de forma mais profissional, utilizando métodos padronizados de eficiência reconhecidamente comprovada e principalmente pautados pelas necessidades estratégicas das organizações.

A Gestão de Serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio ? TI e negócios. Ao favorecer a comunicação entre esses dois mundos e fornecer retornos mensuráveis sobre o resultado de suas operações, a gestão de serviços em TI coloca a tecnologia da informação não mais como foco de despesas da organização e sim como sua parceira fundamental para agregar valor ao negócio. [Webinsider]

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Patricia de Aquino Mendes (paquino.mendes@gmail.com) trabalha na coordenação do Programa de Gestão de Serviços de TI na Dataprev, Rio de Janeiro. Certificada em ITIL Service Management, coordena o Grupo de Estudos ITIL-RJ.

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8 respostas

  1. Estou no último semestre de GTI e estou fazendo a disciplina de GSTI, este artigo me ajudou muito, parabéns pela matéria.

  2. Boa tarde !

    Patrícia.. Seu material é de extrema importância nos dias atuais… sem TI ninguém sobrevive mais… É de fundamental importância que os processos de toda e qualquer organização trabalham com Gestão dos Serviços de TI.

    Favor ..Não esqueça de ler seu e-mail… remetente ..sergio@cca.ufpb.br

  3. Boa Tarde Patricia

    Muito bom este artigo escrito por você, além de ser um tema muito interessante, pois sabemos que a TI esta presente em todos os processos empresariais, além de ser uma grande diferencial competitivo as organizações. A TI também esta presente em metodologias que antes eram apenas administrativas, e hoje necessitam da TI para melhoria continua, como é o caso do CRM, SCM, BSC entre outros.

    Obrigado

  4. As minhas saudações.
    sou angolano e estudante de Gestão de Empresa. estou a escrever a tese com o tema “Gestão de linha de produtos´´ e aqui em angola temos muita carencia de livros por isso, gostaria de pedir se fosse possivel, enviar-me algum material resumido que eu possa trabalhar nele.

  5. Eu Homero gostaria de aprender mais com voce a respeito da ti tecnologia da informação que é um produto de integra importância na vida de um futuro Engenheiro da produção. Estou cursando o3ª ano na Faculdade Radial de curitiba pr, e vejo a importãncia da ti para a melhoria de processos em qualquer organização.

  6. Olá Patricia,

    parabéns pelo artigo. Acredito que são materiais de ótima qualidade como esses que ajudam os diversos profissionais de TI espalhados pelo Brasil a entenderem o que realmente é TI. E principalmente o papel da Gestão nos dias atuais.

    Eu também sou certificado ITIL e já trabalhei com Gestão de Serviços mas hoje sou Gerente de Projetos Jr. na área de desenvolvimento. Eu gostaria de saber um pouco mais sobre o BSC-TI pois é novidade para mim. Você tem bons materiais a respeito? (É incrível essa mutabilidade. Estou acabando de colecionar meus artigos de BSC e já surgem novas letrinhas. rsrsrs)

    Abraços.

    Victor Pêgo.

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