Propaganda se volta para os consumer insights

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A propaganda assumiu um papel de descobridora de novos movimentos culturais e tendências de comportamento e, mesmo, de formadora de novas tendências e movimentos.

As principais agências e marcas do mundo procuram estar antenados em tempo real, diuturnamente, com o que vai nas mentes e nos corações das mais diversas gerações dos mais diversos povos do planeta. A essa disciplina de se observar atentamente para onde caminha a humanidade deu-se o nome de Consumer Insights, algo como intuições, revelações sobre o consumidor.

Nesses dias acelerados, em que a comunicação tornou-se digital e o consumidor é a própria mídia, assumindo o seu papel de difusor, o Consumer Insights passou a ser um fator determinante no sucesso de campanhas de propaganda online e off-line em todo o mundo.

Regional e global

As tendências ocorrem na velocidade da internet e ao som de iPods e não podem mais ser ignoradas por nenhuma marca que queira se estabelecer ou mercado que se queira conquistar. E essas tendências, igualmente, não podem ser analisadas só de uma perspectiva regional ou só de uma perspectiva global, mas consideradas como resultado da integração desses dois pontos de vista.

A comunicação pertinente e eficaz de grandes marcas é feita a partir de informações colhidas por uma rede de informantes, caçadores de tendências e de novidades, nos principais centros de cultura e consumo do mundo. O objetivo é criar um banco de dados do futuro que já projeta sua sombra sobre o presente. Esses profissionais reunem informações aprofundadas sobre comportamento, cultura, intervenções urbanas, entre outras, para que uma marca possa evoluir e ser também promotora de novos comportamentos e debates.

O papel de uma agência hoje é levar a propaganda para o cotidiano e o cotidiano para a propaganda. Entender e não apenas monitorar os hábitos do consumidor é a base do sucesso das melhores ações que têm sido desenvolvidas.

Responsabilidade social na propaganda

E à propaganda hoje cabe também um papel quem sabe maior, fundamental, de responsabilidade social: o de compromisso com uma ?viralização? do bem, da dignidade, da solidariedade em escala também mundial. Com as novas tecnologias digitais, as campanhas de marketing viral podem alcançar hoje todo o planeta, incentivando a criação de um mundo melhor, de um mundo solidariamente globalizado.

Grandes marcas comprometidas com um mundo melhor são aquelas que vão ganhar os corações de todos. O público de todo o mundo me parece ávido por campanhas e debates que mobilizem questões ecológicas, de consumo consciente, de preservação de todos os seres, principalmente o ser humano, e de muitas outras questões e debates de que ainda nem desconfiamos. Mas que poderemos descobrir.

O Consumer Insights é uma nova e poderosa ferramenta de entendimento do mundo. [Webinsider]

.

Conde Roberto Guarniei (roberto.guarnieri@a1.com.br) é o Global Chairman do A1 Group.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *