Bluetooth marketing já começou no Brasil

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Quem foi ao Salão do Automóvel pôde conhecer uma nova forma de comunicação usada por publicitários brasileiros, o bluetooth marketing.

Este novo formato é baseado em dispositivos inteligentes que enviam conteúdo para celulares que possuem conectividade bluetooth. Os aparelhos identificam pessoas que estejam em seu raio de alcance e cujos telefones estejam com o bluetooth ativado.

Após a identificação inicia-se a interação, com o pedido de permissão para envio de uma mensagem (identificada pela marca). Com o aceite (opt-in), estes dispositivos enviam o conteúdo para o consumidor: vídeos, áudios, jogos, aplicativos, imagens, etc.

No Salão do Automóvel vimos duas ações em curso. Em um estande detectamos dispositivos fixos e móveis enviando imagens para quem por lá passasse ou para pessoas em locais estratégicos do Salão. Em outro estande, da mesma forma, dispositivos fixos enviavam vídeo, imagem e um jogo.

O uso do bluetooth é inovador e os aparelhos móveis que enviam tais conteúdos contribuem ainda mais para isto. Como assim? Estes aparelhos podem ser ?vestidos? por promotores (funcionam com baterias), o que aumenta o alcance e a ?portabilidade? das promoções e campanhas. Desta forma a mensagem do anunciante pode chegar a locais inusitados, como uma praia, um show de rock ou as piscinas de um clube.

Se levarmos em conta que em alguns casos o público presente nesses eventos é extremamente segmentado, estamos diante de uma nova mídia, poderosa e eficiente para ações que geram experiência dos usuários com a marca do anunciante.

Este tipo de ação atrai a atenção pela modernidade, mas também pela promessa de eficácia. Ao ser baseado no local, permite ações fortemente contextuais, valendo-se também da permissão do usuário (que autorizou a marca a iniciar uma conversação).

Dicas importantes

Não basta a tecnologia atraente. É necessário entender a campanha e o melhor formato para obter os retornos positivos esperados. Detectamos algumas informações importantes pela análise de dados e resultados das ações:

  • O usuário deseja sempre ganhar alguma coisa e a comunicação deve ser feita visando informar isso ao público-alvo da campanha. Sem esta comunicação, o resultado pode ser menos eficiente. Lembramos que todo esse conteúdo é gratuito, já que com o uso do bluetooth nada disso passa pelas operadoras.
  • As pessoas ainda não têm a cultura de uso do bluetooth, diferente do que já acontece em outros países. Ou seja, a comunicação deve incentivar as pessoas a ligarem o seu bluetooth.
  • É preciso gerar experiência. O simples fato de receber um conteúdo não gera experiência necessariamente. É preciso surpreender, inovar, criar. Quando o usuário interage positivamente com a marca acontecem bons resultados na sua relação com seus produtos.

Essas ações seriam os primeiros passos da adoção da tecnologia e podem revolucionar algumas ações de marketing. Além disso, contribuem fortemente para o uso intenso do celular como ferramenta de marketing, assunto ainda empacado no país devido à proteção talvez excessiva das operadoras em relação aos usuários. [Webinsider]

.

<strong>Eduardo Lins</strong> (eduardo.henrique@comperantime.com) é gerente de inovação da <strong><a href="http://www.comperantime.com/" rel="externo">Compera nTime Yavox</strong></a> e apresenta treinamento junto ao <strong><a href="http://www.i-group.com.br" rel="externo">I-Group</strong></a>.

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38 respostas

  1. Olá,
    desejo saber uma marca boa de aparelho bluetooth com alcance a partir de 200metros.
    Estou com um projeto de arte e tecnologia no qual os conteúdos produzidos são enviados por GPS e por bluetooth. Porém na cidade não tem nenhuma empresa que faça o aluguel do aparelho. Por isto desejo saber uma marca de bluetooth para fazer uma cotação de preços e também para quando for alugar os serviço(de uma empresa de fora da minha cidade)eu ter a certeza de que o aparelho vai funcionar.
    Aguardo.

  2. Olá pessoal,

    O FreeBlue é um Software gratuito (freeware) para Bluetooth Marketing. Possui gerenciador para criação de campanhas e acompanhamento de execução.
    Não precisa de cadastro, não tem anúncios, etc.

    download: http://www.iscope.com.br

    []s

  3. Olá Paulo,

    Você perguntou como que se cobra isso. Nossa empresa cobra apenas a venda da licença, e mais nada. Não precisa locar, nem pagamento mensal apenas a licença. Que tem a partir de R$ 299,00 e não paga mais nada.
    Nosso software é em português e suporte no Brasil.

    Att

    Yalle Paixão
    http://www.brtecno.com

  4. Caro Eduardo,

    Muito bem discorrido sobre o tema.

    Nossa empresa já está no mercado oferecendo as mais diversas soluções em Mobile Marketing, entre estas, o Bluetooth marketing.
    Já estamos presentes em redes de shoppings, produtoras de eventos, grandes agências de publicidade e também no mercado corporativo, trazendo ótimos resultados em campanhas institucionais e de varejo.

    Entre em contato caso queira informações que complemente ou, de alguma forma, possa contribuir para os seus artigos.

    Forte abraço.

    Rodrigo

  5. Sim, de facto é uma tecnologia interessante. Em Portugal utilizam-se modulos, que diponiblizam a informação ao cliente imediata, tipo quantas pessoas foram localizadas e quantas estão a receber no momento, caso da solução da http://www.comunidata.com

    Espero que seja uma mais-valia aos media convencionais.

    Abc

  6. Esta notícia é do Final de 2006, e hj já podemos perceber como ela tem fundamentos!!! Estamos em um mercado que está em pleno vapor e com muuuuuuita lenha para queimar!!

    A Wage Mobile desenvolveu um jogo na qual as pessoas utilizam seus próprios celulares como controle remoto, e esta funcionando em uma loja da Vivo no Guarujá. Tem um vídeo em http://www.wagemobile.com.br

    Um exemplo de como podemos efetuar campanhas de marketing de forma inteligente e inovadora!

    Abracos,
    Bruno

  7. olá,
    Muito interessante esta nova forma de comunicação.

    Alguem sabe quantos usuário hoje tem bluetooth no Brasil?

    Estou promovendo um evento e gostaria de usar esta tecnologia.

    Quanto custa para o anunciante uma mensagem?

    Alguem tem dados e pesquisa de eficacia desta mídia no Brasil e no mundo? onde podemos obte-los?

    grande abraço!

  8. Olá

    e como é que se cobra isso do anunciante?!!
    é pela quantidade de mensagens que foram aceitas pelos usuarios de bluetooth?
    ou ele paga pela campanha e pronto?
    alguem tem ideia de valores, é algo acessivel?

    obrigado, muito legal este espaço de discussão!

  9. Camila, dá sim!

    Você consegue mensurar quantos downloads foram feitos, quantas recusas foram feitas, quantas pessoas estavam com o bluetooth ativado etc.

    Essas informações podem ser obtidas em real time, e a atualização de conteúdo nas máquinas de bluetooth também…

  10. Bom dia a todos.
    Somos One Market, empresa de tecnologia movel.
    Estamos de visita em Sao Paulo, apresentando aos brasileiros a tecnologia Bluetooth
    dentro do Marketing de Proximidade – NAO INVASIVO.
    Estamos estudando o mercado nacional e alguns textos sobre a materia.
    A Tecnologia Bluetooth vinculada ao marketing de proximidade nao invasivo tem, como todos ja sabem, o objetivo do envio de publicidade com e somente com a autorizacao do usuario, ja que estes estao cansados de ser massacrados com publicidades indesejadas.
    O nosso objetivo no Brasil e´conscientizar as agencias e empresas de plataformas
    celulares a usarem com responsabilidade esse novo meio de comunicacao, para que nao seja
    desgastado como todos os outros meios. Tambem conscientizar as agencias a usarem a
    publicidade móvel como um meio sano de comunicacao.
    Consideramos importante novas alternativas responsaveis de comunicacao, ja que a publicidade esta sendo cada vez mais viciada.
    Deixamos nosso email para quem deseja saber mais sobre Bluetooth na America Latina, trabalhamos com Chile, Argentina, Brasil e Miami.
    Atenciosamente
    Julia Lagoa
    Gerente Marketing
    Onemarket.cl

  11. Ola gostaria de saber mais informaçao sobre esta tecnologia e se for possivel pedir um orçamento para un evento qe vou esponer com minha empresa e se vcs vender o eqipamento, para qe eu possa fazer uma campanha constante da minha empresa na minha cidade.
    Muito Obrigado por a Atençao. Espero uma resposta.
    Rogers Cillo

  12. Ontem no evento Oktane no Autódromo do Rio de Janeiro a empresa Wage Mobile — http://wagemobile.com.br/bluetooth — fez uma ação de bluetooth marketing como essa, enviando wallpapers, ringtones e calendários dos próximos eventos para o telefone celular dos que alí passavam. Eles, contudo, disponibilizaram um recurso fantástico para quem não tem bluetooth: enviando um SMS para um número específico a gente recebia um Wap-push (isto é, um link) automaticamente no celular onde se podia fazer o download exatamente como se todos tivessem bluetooth. O bom é que eles não deixaram ningém de fora!

  13. Boa pastor!! rsrsss
    I LOVE BLUETOOTH!!
    muito bom isso, meu cel ainda não tem…
    mas a troca do aparelho está no topo da minha lista de prioridades de aquisições!!
    =]

  14. Tia Olga,
    O Capeta nós combatemos… por bluetooth ou infra-vermelho… é só depositar uma pequena taxa de mil reais na nossa conta em: Banco Bradesco – agência. nº 3060-0 e conta 19225-2

    Um abraço!

    Pastor Silas

  15. Marcelo, seus comentários são válidos e pertinentes. Mas a velocidade de mudança no mercado de mobilidade é muito intensa. Hoje 50% da população de usuários (que não é a mesma coisa que as quase 100M de conexões levam a entender) já faz uso recorrente do SMS. Há coisa de 01 ano, a câmera no celular era elitista. Hoje, a câmera já virou item básico – e não acessório – no celular. Da mesma forma, não é preciso esperar muito para o bluetooth virar padrão. E isso independe do interesse do usuário ou não, coisas de escala produtiva dos fabricantes.

    Tendo em vista que a velocidade de substituição no Brasil é de 18 meses (todo o mercado, pré e pós); que a proporção de aparelhos habilitados com bluetooth tb é crescente; e que há estágios de uso (o Brasil, de modo geral, está indo para o segundo estágio, que é a descoberta do SMS e serviços de valor agregado mais simples); podemos crer que o uso do bluetooth como mídia tem grande potencial.

    Não estou dizendo, agora, que será algo que abrangerá todos os 90M de usuários. Mas o uso do bluetooth permite atingir, de modo segmentado, personalizado, e inteligente! um público que, ao optar pela interação, estará realmente dizendo: eu quero conversar com sua marca.

    Se quiser fazer uma analogia, o uso do bluetooth – e pode estender para grande parte das novas ferramentas – são como o uso dos mísseis americanos de altíssima precisão. Vc vai direto ao seu alvo, obtendo alta eficiência com baixa dispersão (no caso, mísseis disparados de modo errôneo). Em comparação, a mídia de massa é como usar uma bomba nuclear para acertar um prédio.

    E, por fim, pode não ser para as massas agora – pela questão de possuir ou não bluetooth. Mas a oportunidade de receber vídeos, áudios, games, ringtones, etc. gratuitamente, está aí. E mais, no contexto correto. Não custa esperar. Afinal de contas, como era o celular do seu assistente de escritório há algum tempo? Não era, provavelmente.

  16. Marcelo, mídia de massa é outdoor. O marketing de proximidade utilizando o bluetooth, que também é marketing de permissão, é uma mídia emergente. A relação entre a mídia e o público está mudando, e esse novo canal oferece interatividade. O marketing de proximidade traz oportunidades de negócios para o mercado e esse canal não precisa ser massivo, e sim interativo, aproveitando a progressiva banalização do termo interativo, que é utilizado por diversas empresas que estão há décadas no mercado e não repensaram seu modelo de negócio, acompanhando a evolução da tecnologia e do consumidor que não é nada bobo.

  17. Bobby, como eu disse funciona bem em eventos.
    Mas vc dizer que Blue Tooth e viva voz são commodities…que país é esse? No meu, 80% dos pré-pagos não usam nem SMS, quanto mais tem $ para carro e viva voz. E, além disso, não sabem nem pronunciar Blue Tooth. Desculpe, mas não é para as massas.

  18. Marcelo, o fato de 80% dos aparelhos no mercado serem pré-pagos, não afeta esse novo canal. Independente de ser pré ou pós, o dispositivo pode ter o chip bluetooth que já virou commodity graças ao kit viva voz.
    Falo com experiência, pois realizamos uma ação em parceria com a McCann para a GM no salão do automóvel, e temos números consensualmente interessantes.

    Abs,

    Bobby

  19. Eduardo, 90 milhões de aparelhos, só que 80% é pré-pago. Vai precisar mudar muito o mercado para que 50% utilizem blue tooth.
    Sem dúvida o formato é legal para eventos, mas nao acredito que em um futuro próximo possa ser massificado, pois a privacidade é uma barreira muito grande.
    Abs, MS.

  20. Bom dia Eduardo,

    e como isso é recebido pelo cliente. O pessoal esta recebendo bem essa informação? Onde mais o pessoal tem usado esse tipo de Marketing?

  21. Fala Eduardo!
    Parabéns pelo artigo e pela iniciativa de desbravar o segmento.
    Entretanto, eu, como usuário, não concordo que haja super-proteção das operadoras. Quero continuar sendo protegido. É extremamente incômodo e denigridor da marca você ser bombardeado por marketing indesejável.
    Portanto, acho que esse é um ponto importante a ser discutido e deve ser bem trabalhado nesse mercado para não darem um tiro no pé. Mesmo o usuário tendo que aceitar o recebimento, só de ter que ver a requisição e ter que optar por aceitar ou não já pode ser de grande incômodo em algumas situações.
    Grande abraço e boa sorte!

  22. Essas novas estrategias de mkt nos faz pensar no que a massa pode gerar. Mkt viral. Imagine um usuario recebendo um toq de celular com o nome da sua empresa, ou uma imagem com seu logotipo, uma mensagem indicando um site e o melhor: indicando isso para seus colegas, ou todos que estao ao seu redor. Tenho visto varios programas que usufruem dessa tecnologia para transferir textos entre aparelhos, como um chat. Esse campo ainda pode ser muito explorado!

  23. Rafael, o usuário recebe uma mensagem perguntando se ele deseja receber o conteúdo. Se ele aceita ele recebe. Existem outras tecnologias em que o usuário deve incluir na identificação do seu dispositivo bluetooth uma palavra-chave. Só aí ele será atingido pelo conteúdo.
    No segundo exemplo o opt-in (aceite do usuário para receber) é mais reforçado já que exige uma interação maior.

    Ricardo, desculpe-me mas estamos falando de um mercado de 90 milhões de aparelhos onde em 2 anos cerca de 50% terão celulares bluetooth. Pelo contrário, estamos falando de algo extremamente democrático e acessível já que o usuário não paga nada pela mensagem/conteúdo.

    Eduardo (autor)

  24. Esse tipo de discussão tem um gosto amargo, elitista, quase sem sentido, levando em consideração a realidade do país em que vivemos.

    []s

  25. Agora é a vez do consumidor inteligente, ele, e somente ele pode alavancar mais rapidamente o uso continuo dessas tecnologias, ja disponiveis. O que presisa é o brasileiro ler mais, se informar mais sobre o que ocorre a sula volta, mais a grande maioria não estão muito interessado nisso, mas estão dispostos a pagar pelos grandes Serviços disponiveis. rsrsrsrs. Se eles soubessem que não custa muito… Por outro lado é bom para nós empreendedores, temos um vasto campo a explorar.

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