Como lidar com a briga qualidade versus prazo

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Quem trabalha na área de TI, projetos web e marketing ligado a projetos de tecnologia enfrenta sempre o desafio de equacionar qualidade e tempo na execução de seus trabalhos.

Esta preocupação é uma dificuldade que a maioria das agências digitais enfrenta hoje em seus projetos.

Grande parte do problema ocorre porque a maior parte das empresas (os clientes) ainda não sabe o que fazer na internet e estão na web quase como uma obrigação e não como um diferencial.

Outro ponto é a herança deixada pelas agências de propaganda tradicionais, cujo modelo de negócio não se encaixa para a internet.

Se por um lado não podemos esquecer das contas do final do mês, por outro, a qualidade é o que vai garantir o sucesso contínuo do negócio e consequentemente do nosso trabalho.

Então como manter a qualidade do trabalho quando o cliente o quer ?para ontem??

Cabe aos profissionais competentes e sérios o papel de mostrar ao cliente a importância do planejamento em projetos web, seja esse um projeto pequeno e simples ou um enorme e completo projeto web.

Analisando nossa tarefa hoje em dia, podemos dizer que estamos em um processo de catequização, batalhando para mostrar ao mercado que a qualidade é fundamental. E, como em todo processo de ensino ou de mudança de cultura, é necessário ter paciência, ser flexível e ter persistência.

Algumas dicas

Briefing e análise de requisitos: Um bom projeto tem que ter um bom briefing e muitas vezes um briefing bem feito é o responsável pelo sucesso do projeto.

Prazo e cronograma de trabalho: Após ter o briefing em mão, defina um cronograma de trabalho e seja firme em relação ao prazo. Nunca prometa o que não irá poder cumprir.

Documentação: Documente o que é feito e conversado com o cliente. Você não vai querer ouvir ?- Mas eu disse isso? ou ?- Eu não pedi isso.?

Paciência e flexibilidade: Seja paciente e flexível. Identifique em que ponto da curva de aprendizado o seu cliente está e faça as adaptações necessárias em sua metodologia de trabalho para adequar ao cliente sem perder o foco.

Metodologia: Para finalizar, crie a sua metodologia. Estude tudo o que existe hoje no mercado para gestão de projetos e qualidade e adapte para a sua empresa e sua equipe o que há de útil nessa teoria.

Ao observar estes pontos, temos já uma boa base para lutar pela qualidade. [Webinsider]

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<strong>Rafael Stein</strong> (rstein@estrategia1.com.br) é sócio da <strong><a href="http://www.estrategia1.com.br" rel="externo">Estratégia 1</a></strong>.

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11 respostas

  1. Eu achei o texto realmente muito bom. Acho que é importante ter sempre alguém pra lembrar dos nossos verdadeiros caminhos. Poprtanto, meus parabéns pelo artigo!
    Abraço!

  2. Muito bom! Parabéns pelo artigo! Seu artigo foi motivo de discordia entre dois funcionários da empresa. Sempre um brigando com o outro para ATENDIMENTO X CRIAÇÃO.

    Novamente, parabéns!

    bjs, paty

  3. Impressionante como os artigos publicados no Webinsider estão cada vez mais inúteis.

    Escrever uma coisa que todo mundo já sabe é facil.

    Desenvolver uma proposta diferente sim, é mais complicado.

    Esse artigo é a mesma coisa que eu chegar eu falar: Como nadar numa piscina olímpica e ser campeão?

    E desenvolvo esse tema da seguinte forma: Bom, primeiro vc se posiciona, depois salta na piscina e bata pernas e braços o melhor que você puder. Assim terá grandes chances de ser um campeão.

    Num parece obvio demais? É como esse artigo.

    Um abraço. Espero ter colaborado para um melhor desenvolvimento dos temas propostos.

  4. Olá Pessoal,

    Concordo plenamente com a Priscila Oliveira e Ricardo Santos, esses assuntos devem ser re-tratados em tempos e tempos, pois sempre alguém pode estar tendo novas idéias e relembrando aos esquecidos os antigos valores.

    É isso aê, continuem escrevendo, é fundamental para o crescimento de todos, um abraço!

  5. Creio que o ideal seja achar um ponto de equilíbrio entre o prazo e a qualidade, de forma que você consiga entregar no prazo e com qualidade.

    Hoje nos deixamos levar pelas exigências do mercado, que é muito exigente e pouco informado.

    É fundamental que nas negociações haja um responsável técnico que saiba medir corretamente o tempo de cada tarefa. Não adianta alguém do comercial dizer e cobrar 12 horas por uma tarefa que leva realmente 20 horas. Normalmente este é o ponto inicial que irá comprometer o resto do projeto em seu prazo e qualidade.

  6. Ao iniciar a leitura desse artigo havia entendido que daria dicas de como tratar projetos urgentes. Os passos citados são fáceis de serem seguidos quando o projeto tem mais prazo. É claro que DEVEMOS seguir ao máximo esses passos independentes do projeto, mas a briga do prazo X qualidade continua. Conseguir entregar em 3 dias um projeto que deveria sair em 8 achando que os dois terão a mesma qualidade é complicado…

  7. Quem diria se todos seguissem isso né?
    Mas quando o dinheiro está em evidência, acho que 99% nem lembram de metade disso aí..
    uma grande pena.

  8. Novidade mas poucos praticam… temos que sempre bater nessa tecla do planejamento e tirar a idéia de que somente projetos grandes merecem esse tipo de cuidado. Projetos que parecem pequenos e inofensivos podem virar bicho-papão se não tiverem o mínimo de planejamento!

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