Programas que facilitam o trabalho de design

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Trabalho com design de internet há sete anos. Já participei de algumas equipes de desenvolvedores e conheci muita gente realmente boa no que faz e cada um sempre acrescentou alguma dica (ou sugestão) para que o trabalho do colega tivesse alguma evolução. Talvez seja esse o maior desafio para quem inicia a carreira nos tempos atuais, em meio a diversas técnicas e siglas como SEO, web standards, tableless, Ajax, web 2.0, etc.

Com o crescimento das comunidades virtuais, o designer iniciante tem o caminho facilitado até os segredos da profissão. Hoje é possível pular etapas no desenvolvimento profissional e rapidamente tornar-se um especialista. O grande problema é que são poucos os artigos que apontam soluções para as situações mais simples do dia-a-dia do designer, como por exemplo onde encontrar uma boa fonte de texto ou um banco de imagens gratuito.

Este artigo tem como objetivo expor algumas ferramentas realmente úteis para quem começa na profissão ou, quem sabe, até mesmo para designers mais ?rodados?. Apresento uma série de facilitadores de trabalho que, ao longo desses sete anos, tem me auxiliado no desenvolvimento web de forma significativa ou até corriqueira, mas o importante é que são sempre úteis.

Precisa de logo vetorizado?

Brands of the World. É uma espécie de diretório de logotipos vetorizados, a maioria em formato .eps, que auxilia muito na hora do desenvolvimento daquele projeto urgente.

Que fonte de texto é essa?

Um dos serviços mais úteis na vida de um designer. Quem nunca se deparou com aquele logotipo entregue pelo cliente em formato .jpg e que era necessário vetorizar? E mais, como fazer para descobrir qual fonte seria aquela ?

Entra em cena o Myfonts. Através dele podemos submeter uma parte da imagem e o sistema se encarrega de tentar descobrir qual é o tipo de fonte utilizado. Eu já utilizei seu serviço dezenas de vezes e – pode acreditar – em muitos momentos foi uma grata surpresa!

Onde encontrar a fonte de texto?

Da Font é certamente a primeira resposta. O site conta com milhares de fontes de texto grátis e, ainda por cima, tem um dos melhores sistemas de visualização de tipos. Vale a pena conferir, principalmente pela opção de colocar a palavra desejada e, em seguida, conferir sua exibição em diversas fontes diferentes, quase que instantaneamente.

Lorem Ipsun

Precisa de texto para compor seu design? Esse site, com certeza, é a solução. O Lorem Ipsum disponibiliza a quantidade de texto na medida do seu projeto.

Fotos grátis?

Que tal mais de 250 mil imagens em alta resolução, disponíveis para serem utilizadas na web, sem pagar royalties? Essa é a proposta do Stock.xchng, um site onde os usuários compartilham as suas fotos e, na maioria dos casos, com excelente qualidade.

Testar em vários navegadores?

Então conheça o Browser Shots, realmente uma ferramenta incrível. Ele se propõe a tirar screenshots do seu site, em diversos tipos de navegadores e plataformas, como por exemplo: Dillo 0.8, Epiphany 2.16, Firefox 2.0, Galeon 2.0 entre outros. Está em fase alpha, mas mesmo assim vale a pena dar uma olhada.

Em um próximo artigo, relaciono mais facilitadores de trabalho para nós designers. Por enquanto, vale a pena conferir estes. [Webinsider]

.

<strong>Rogério Favero</strong> (rogeriofavero@gmail.com) é designer e gerente de projetos e atua também em ações de webmarketing e usabilidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

50 respostas

  1. Adorei as dicas.Pois tenha mais experiência em design de produto.E agora vou trabalhar mais em Identidade Visual.Porém gostaria se possível uma tabela de preços destes trabalhos.Para me situar melhor no mercado.Tem como? Uma referência?
    Grata e um ótimo dia!

  2. Olá!…

    eu tenho 14 anos e estou fazendo técnico em Informática.
    eu estou com dificuldades como criar um ícone, por que não tenho algumas opções de programas, se alguém puder me manda algum programa, sites etc. entre em contato: samukarox_net@hotmail.com

  3. Ótimo artigo.

    Muitas vezes já passei por momentos o qual achei que meu projeto ia por água abaixo por não encontrar fontes e imagens em alta resolução.

    Já a questão dos brownsers eu ainda prefiro o bom e velho método de ir desenvolvendo e ajustando em casa brownser. Infelizmente isso é o que mais fode a nossa vida de designer e programador visual.

    Abraços.

  4. Apesar de não atuar na sua área, que brinco como hobby, achei as dicas excelentes e disponobilizadas em um texto limpo e sem tecnicismos.
    Quero dar a minha contribuição com um pequeno e gratuito programa que pode identificar qualquer mistura de cores numa foto, desenho etc. e fornecer os códigos dessa mesma cor.
    Basta me mandarem requisição pelo meu email que terei o maior prazer em enviar.
    Não vou colocar o endereço de email aqui, por motivos óbvios, assim peço que contatem o administrador do site, que tem por esse texto aqui, a minha permissão de fornecê-lo apenas aos interessados.

  5. Olá para todos

    Contemplo a matéria e todas as dicas deixadas aqui. Precisamos de idéias e sugestões para aplicarmos em nossos trabalhos, aproveito e deixo algumas dicas importantes.

    1 – Galeria de imagens em javascript que é um show, fácil de configurar e não pesa no desempenho do site, abaixo o link.

    http://smoothgallery.jondesign.net/showcase/gallery/

    2 – Para quem precisa trabalhar com imagens e pequenas janelas, esse script facilita o trabalho alem de ter um ótimo visual, vale conferir, veja o link abaixo.

    http://vikjavev.no/highslide/

    Espero que que a contribuição ajude.

  6. Obrigado pelos comentários e pelo apoio. Como é meu primeiro artigo fico muito satisfeito em saber que o conteúdo foi relevante.

    Em relação ao comentário do Flávio achei muito interessante, podemos utilizar este espaço para que todos possam contribuir com seus segredos.

    Sobre o sxc.hu ser pago, como sugere o Alexandre gostaria de dizer que talvez tenha ocorrido um engano por parte do nosso amigo. O serviço que cobra pelas fotos é o Stockxpert.com, (site que o sxc.hu relaciona no resultado da busca por fotos), estas fotos pagas são as que se localizam abaixo da frase: Premium results for party on Stockxpert.com. Se alguém souber de alguma informação relacionada a cobrança das fotos que estão fora da relação do Stockxpert, por favor pose aqui.

    Obrigado pessoal.

  7. Primeiramente quero agradecer pela reportagem muito boa, continue assim trazendo ótima reportagem por que através delas podemos ampliar e facilitar nosso desenvolvimento de projetos para web.

    Um grande abraço… continue assim…

  8. Excelente artigo, parabéns pela matéria.
    Nós estávamos realmente precisando de um kit de ferramentas poderoso e completo como este. Ele irá ajudar muito no rendimento de nossos serviços!

    Um forte abraço a toda equipe Webinsider!!

  9. Cara pra mim que não sou WebDesigner ,mas que por conta da nessecidade as vezes tenho que dar conta dessa função tbm , foi um achado pra mim esse artigo, so tenho a agradecer . Vlw Rogerio !

  10. Excelente artigo, parabéns pela iniciativa
    parabéns também ao thiago e gilberto jr por acrescentar mais um na lista.
    Seria interessante se todos indicassem algum, com certeza a comunidade ganharia. Conhecimento é a única coisa que quanto mais se divide, maior fica.
    Minha dica, é o http://www.seochat.com
    []s

  11. Muito bom o artigo, direto e simples.

    Alguns desses links eu conhecia, porém outros nem fazia idéia que existia.

    Só valeu.
    Jair

  12. Boa dicas, a garotada que tá iniciando certamente vai fazer bom uso.

    Só não concordo com o que foi dito sobre pular etapas. Pular etapas gera os famosos especialistas mal preparados. Embasamento é fundamental.

    Outro site de logomarcas é o http://www.logotypes.ru, com arquivos em formato AI.

  13. Cara bem legal seu artigo, vira e mexe tenho que fazer alguns sites, e o esquema das fontes é um grande problema, vou começar a testar o reconhecimento das fontes apartir das imagens.

    Obrigado.

    Abraços

  14. Muito bom cara. tava procurando alguns serviços desses faz tempo, com certeza vai ser muito util. Valeu pelo artigo, tá ROX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *