The Office leva defeitos do mundo corporativo à TV

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma das grandes revelações entre as comédias em série na TV dos últimos anos é “The Office” ? cuja tradução em português seria “O Escritório”. Quem anda às voltas com o mundo corporativo com certeza irá reconhecer nos episódios inúmeras situações que são divertidas justamente porque nos são familiares.

Assuntos como liderança, competitividade no ambiente de trabalho, relacionamentos românticos entre colegas, downsizing, vigilância eletrônica e assédio sexual são tratados de forma extremamente hábil ? e absolutamente divertida ? nos 30 minutos de duração de cada episódio.

The Office começou como uma série britânica que fez tanto sucesso que acabou ganhando outras versões: americana, francesa, alemã e canadense. Chegou a ter uma tentativa de adaptação por uma emissora brasileira mas não foi adiante. Aqui falaremos apenas da versão americana que é tão boa ? senão melhor, sob certos aspectos ? que a versão original (este artigo na Wikipedia compara as versões americana e britânica).

A série americana é centrada na figura de Michael Scott (interpretado pelo ator Steve Carell, o mesmo ator que protagoniza a Comédia “O Virgem de 40 anos”), que é o gerente regional da filial de uma fictícia empresa distribuidora de papel.

A relativa falta das necessárias qualidades de liderança por parte de Michael ? somada à sua absoluta falta de tato ao lidar com as outras pessoas ? é responsável por uma série de situações que divertem os telespectadores e infernizam o dia-a-dia dos funcionários. Por exemplo, em um episódio memorável, Michael não gosta do presente que recebeu no Amigo Oculto da empresa e força as pessoas a trocarem de presente até que ele consiga um de que goste. Em outro episódio, ele passa a vigiar os e-mails dos funcionários, com as mais hilariantes conseqüências.

Os motivos pelos quais um indivíduo tão visivelmente inepto está ocupando um cargo de chefia vão sendo revelados no decorrer da série. Na verdade, Michael era, antes de ser o chefe da filial, o melhor vendedor da empresa: foi justamente por ser tão bom vendedor que a alta gerência resolveu promovê-lo a gerente regional. Este tipo de situação retratada na série pode se tornar real ? e sabemos que muitas vezes se torna ? quando a promoção a um cargo de gerência ou de liderança leva em conta apenas a capacidade técnica sem avaliar também as competências comportamentais necessárias ao cargo.

A meu ver, uma das grandes virtudes de The Office é justamente mostrar que, muitas vezes, este tipo de desajuste entre o comportamento e a função é muito mais um resultado dos mecanismos internos da própria organização do que um “defeito” da pessoa que foi promovida.

Isto fica perfeitamente indicado em um episódio, absolutamente engraçado, em que Michael é chamado à matriz da empresa em Nova York para uma reunião de gerentes regionais e percebemos, para nosso assombro e diversão, que todos os gerentes presentes na reunião têm exatamente o mesmo perfil do Michael ? o que não pode ser, de forma alguma, uma mera coincidência, mas antes uma falha no processo seletivo interno da empresa.

The Office é diversão garantida para todos aqueles que convivem com o mundo corporativo ou que já tiveram pelo menos um chefe na vida.

<strong>Tadeu Alvarenga</strong> (contato@tadeualvarenga.com) é consultor, <strong><a href="http://www.tadeualvarenga.com" rel="externo">palestrante</strong></a>, médico especializado em comportamento e sócio da Alves & Alvarenga Consultoria em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Concordo com a Cris. O original inglês é mil vezes melhor, mto mais sutil. E o Ricky Gervais é simplesmente impagável, já tive alguns chefes assim.

  2. Tadeu, adorei seu texto e as informações contidas nele. Há muito ouço um amigo jornalista falar desse seriado… só que ele (o seriado) passa em um canal voltado para o público masculino, então, como nunca vou lá, acabo não assistindo… Esqueço. Parece que passa no domingo à noite, não?

  3. Só discordo de uma coisa: a série inglesa é 300X melhor que a americana. É mais sutil e mais inteligente. Steve Carell é meio estriônico demais para o papel, na minha humilde opinião.

  4. Ainda não vi o seriado, mas pelo que li, me lembra as tiras do Dilbert! Deve ser bem engraçado mesmo… Essa maneira de pensar que um funcionário fazendo a empresa ganhar dinheiro num cargo X pode fazer a empresa ganhar mais num cargo X+1, sem levar em consideração outros fatores….

  5. Ví uns anúncios desse seriado na TV mas ainda não tinha parado para assistir, valeu a dica quero ver se começo a assistir.

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *