Quem paga a conta da internet por minuto?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em março, o sistema brasileiro de telecomunicações sofrerá a mudança mais significativa desde a privatização em 1998. As ligações serão cobradas por minutos, não mais pela medição de pulsos que está em vigor. Um pulso é contado a cada quatro minutos. O usuário de internet discada ? a maioria, que não tem banda larga ? é quem vai sentir no bolso e pagar a conta.

A mudança da tarifação está em debate há bastante tempo, mas acentuou-se ano passado. Inúmeras reportagens nacionais, inclusive aqui mesmo no Webinsider (veja ao lado), demonstraram como a mudança beneficia apenas uma pequena parte da população, prejudicando todos os usuários de internet e, até mesmo, quem não tem computador ? mas gosta de conversar bastante ao telefone.

A cobrança por minutos começa com duas modalidades: a básica e a alternativa. A primeira tem franquia de 200 minutos por mês incluso no valor da assinatura mensal, indicada para quem usa pouco o telefone ou faz ligações rápidas. E a alternativa, com 400 minutos, indicada para quem faz ligação de longa duração, o que inclui internet. Em ambas as opções, o preço final sempre fica maior para o usuário, como já foi provado pelos institutos de defesa do consumidor e por analistas da indústria.

A conta é simples: o valor por minuto é menor do que o valor por pulso. Ocorre que o pulso atual conta quatro minutos. Na ponta do lápis, quatro minutos no valor novo sai mais caro do que o pulso no valor atual. Para se ter uma idéia, cálculos da Pro Teste mostram que uma ligação de sete minutos custará um adicional de até 127%. Ou seja, você irá pagar mais do que o dobro no plano básico. Ninguém duvida que a tarifação por pulsos é ultrapassada e falha. Contudo, a cobrança por minutos do jeito que será adotada no Brasil, é cruel.

Operadoras reclamam do prejuízo

Em uníssono, as teles garantem que estão gastando bilhões na transição e que ficarão no prejuízo. O cálculo feito por elas é simples de entender, também. Em um cenário ideal, a medição por minutos é mais objetiva, o consumidor poderia aprender a gastar menos se usasse o telefone menos, se falasse menos. Na vida real, porém, os números revelam uma realidade bem diferente.

A quantidade de usuários de internet cresce em um ritmo mais acelerado do que a adesão à banda larga, o que beneficia as operadoras. Em várias regiões do Brasil, como o Norte e Nordeste, não há nenhuma concorrência em serviços de banda larga e, por conseguinte, muita gente até gostaria de pagar por banda larga e não pode, porque a operadora não instala. Internet discada é e continuará sendo, por bastante tempo, o uso majoritário no Brasil.

Em entrevista recente à Folha de São Paulo, o presidente-executivo da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado) disse que “se houver uma escolha racional ao longo do tempo, vai haver perda de receita para as operadoras”.

Ocorre que, se tratando de internet nos dias de hoje, só existe duas escolhas racionais: ou você usa ou não usa.

Até junho, existe a previsão de as operadoras oferecerem a tarifa fixa para internet. A idéia inicial é de ofertar 600 minutos mensais (dez horas) por R$ 7,50. É pouco. Basta calcular o uso médio de uma hora por dia (que também é pouco) e ver quanto vai custar por mês. Em termos de Brasil, porém, a ladainha é conhecida: não há garantias que as operadoras resolvam oferecer o plano. Segundo a própria Abrafix comenta, as operadoras não farão campanha publicitária desse novo plano, pois o incentivo será atrelado aos computadores adquiridos pelo programa do governo do “PC Conectado”. O consumidor terá que ligar por conta própria e tentar mudar o plano para a tarifa fixa, isto é, quando e se ela estiver disponível.

Não duvide se: 1) o custo-fixo de R$ 7,50 demorar mais ? ou muito mais ? do que o previsto para começar; 2) os clientes reclamarem bastante por não conseguirem mudar o plano; 3) as operadoras continuarem reclamando, depois da conversão para minutos, que estão tendo prejuízo e que vão precisar aumentar a tarifa ou o valor da assinatura mensal.

As operadoras continuam a massacrar o consumidor e, ao mesmo tempo, os impostos continuam a massacrar todo o setor e não tem PAC que dê jeito nem em teoria. No setor de telecomunicações, o Brasil é um dos países com os impostos mais altos do mundo. E o retorno à sociedade é este que vemos agora. [Webinsider]

.

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. bem, caros colegas quem não chora não mama, esse dito popular é antigo. para reclamações faça primeiro contato com sua operadora, se ela não fizer a parte dela, que muitas vezes não faz, ligue para 0800332001, que é o número da ANATEL, que é responsável pela fiscalização das nossas telecomunicações ou incomunicações. em vários lugares de nosso grande país as prestadoras de serviço fazem uma pesquisa de vários fatores antes de implantar e oferecer o sistema. bom o que tenho para dizer que as nossas tarifas de telefonia são as muitas vezes uma das mais caras do mundo, para uso de quem liga muito é necessário assinar um plano de internet e assinar um discador por ip, a para quem muitas vezes só tem internet a longos 3km da rede então procure ver até onde o cabo do sinal chega e instale um bom roteador com uma antena externa sem barreiras vai ser possivel transmitir o sinal, bem é isso fiquem com DEUS.

  2. Á
    Vera Rennó
    Ouvidora
    NET Serviços de Comunicação S/A

    Rio de Janeiro, Rj 05 de agosto de 2007.

    Infelizmente não consigo acreditar em ouvidoria pois depois de vários e-mails e até hoje não receber nenhuma solução só posso acreditar que esta ouvidoria não passa de um engodo, se não vejamos:
    01) dia 26/06/07 primeiro e-mail sem nenhuma resposta;
    02) dia 01/07/07 segundo e-mail sem nenhuma resposta;
    03) não, não acho que não irei continuar fazendo tal relatório porque não irá adiantar nada mesmo, apenas relatarei a última que ocorreu no dia 03 de agosto de 2007, após ligar para o 40047777 da NET solicitar mais uma vez o cancelamento da TV por assinatura, foi aí que a atendente Fernanda muito educadamente me convenceu a não efetuar o cancelamento pois ela estava entrando em contato com setor técnico ficando programado que o setor técnico faria uma visita no dia 05/08/07 no período da tarde e sem falta eu estaria com sinal da TV funcionando, infelizmente o que acreditei que desta vez havia encontrado uma pessoa capacitada e responsável para resolver o problema ?gravíssimo? de um decodificador, mas o nariz de palhaço mais uma vez acendeu pois era tudo mentira, como outras que vem sendo a mim colocado e ao ligar para setor técnico ouvia as mesmas palhaçadas, sinto muito senhor, não podemos fazer nada senhor, a NET-RIO esta com problema para atender o assinante, etc… .

    Continuarei a fazer propaganda na Internet mostrando como funciona a NET, seus funcionários e sua ouvidoria que além de incapacitados para resolver os problemas dos assinantes só conseguem mesmo e fazer-nos de palhaços.

    Atenciosamente, agradeço pelo descaso com que vocês da NET vêm me tratando desde o inicio deste problema.

    Evanir Correa Grigorini
    Contrato 038-013051477

  3. Antes que tudo, quero fazer um elogio a uma pessoa, que se tornou muito especial, ao me atender, dizer que mantenha esse moço por muito tempo, há vários anos que sou cliente e nunca fui tão bem atendida, como alguns dias atras, espero que saibam valorizar um ótimo funcionário que essa empresa tão conceituada fez essa aquisição, pois é incrivel nesse dia quando liguei estava chorando, com tantos problemas, e até isso ele no final me fez sorrir, jamais esquecerei pelo excelente atendimento que ele me deu, nem tampouco o seu nome: D E N I L S O N, realmente todos que fazem essa empresa aceite meus parabéns e o
    parabenize também pois será bem merecido, gostaria muito que ele me atendesse outra vez pois, eu anotei o protocolo do atendimento: 82773841265 e mais dois códigos: 561976 e 82773841018, mas é muito díficil ser o mesmo atendente, pois ainda tem algumas dúvidas
    que gostaria de tira-las, se permitirem que ele me ligue, agradeço de coração, pois deve constar nos registros, que eu não iria pagar as taxas de bloqueio para celulares, nem ligações à cobrar,só que quando falei com um outro atendente, foi rigoroso e me disse que não só iria pagar essas taxas bem como em todas as faturas mensais.Gostaria que foi mais explicado essa parte!
    Voltando a falar do D E N I L S O N, espero que ele cresça muito, muito e muito, pois tem todo potencial e perfil dessa empresa que DEUS olhe por ele hoje, amanhã e sempre.
    Agradeço ao Denilson e toda equipe que, ora estão tendo essa oportunidade de executar suas tarefas juntos!
    Obrigada mesmo. Marli Nilce. (Maceió-Alagoas 82-3377.1669).

    OBS.: Se possível, mostrem prá ele esse e-mail, pois com certeza será de grande valia para o mesmo. ok?
    Esse e-mail merece uma cópia dessa mensagem: agemaria@contax.com.br

  4. E o que me respondem se estou há quase cinco(5) anos esperando que a BRASILTELECOM ou outra operadora me disponibilize uma linha de banda larga. A resposta sempre é a mesma, não há viabilidade técnica para seu endereço. Diversos vizinhos tbm estão solicitando e ninguém consegue.
    A GVT tbm não se interessa, está perdendo dinheiro, pq, inclusive alguns empresários se viram obrigados a instalar banda larga através de antena, mas para residência (casa), fica inviável, devido ao custo de instalação.
    Só me resta sentar e chorar como criança.

  5. Vou devolver minha linha telefonica para a Telemar, eles façam com ela o que bem entender. Parabens ao Senador, conseguiu piorar para nos quando defendeu as operadoras, valeu Costa.

  6. É só mais uma palhaçada do governo, mas fazer o que.. tudo o que fazemos é reclamar! A gente tinha que sair na rua arrebentando tudo! A começar pelo prédio da Telefônica.

  7. Um alternativa para quem está ná área de atuação da GVT é utilizar os seus planos, ela tem planos de minutos desde que entrou no mercado e pela internet você pode ver todas as ligações feitas do seu telefone, incluindo as locais e quanto está gastando em cada uma delas, e quanto à internet, nos finais de semana e de madrugada ela cobra um minuto, e se tiver estourado a franquia é cobrado acho que em torno de 0,10 adicional por ligação, acho que é um bom plano.

  8. Bom, não quero fazer propaganda, mas já fazendo:
    Eu tenho telefone fixo em casa da Brasiltelecom e mudei este mês de pulso para minutos.
    Optei por 400 minutos a R$ 37 e mais o Internet Toda Hora por R$ 29 para conectar quantas vezes e a qualquer hora e tempo. Porém, não desocupa a linha e só funciona usando o IG.
    Ou seja, o q eu pagava antes no plano Lig Mix era R$ 28 por 60 pulsos mensais equivalentes a +/- 240 minutos (ou mais p/quando eu falava pouco).
    O valor do minuto excedente é agora R$ 0,07 …
    Eu to feliz! (pelo menos, mais q antes, enquanto aguarto ter disponibilidade de banda larga na minha região)
    🙂

  9. O combo do Virtua é uma promoção pra uso de banda larga + tv à cabo + telefone (netFone). O netFone utiliza VoIP e as ligações de netFone para netFone não são cobradas (acho que só chamadas locais).

    Pagamos quando a ligação é realizada para linhas de outras operadoras, pois utiliza infraestrutura da embratel. Acho que quando ficar 100% VoIP ficará interessante.

    Enquanto isso vou usando o netFone, e se abusarem nos valores como faz a telefonica eu mudo denovo :D.

  10. Pois eh, isso é um verdadeiro absurdo.

    Vinicius Serpa disse uma coisa certa, mas imagine agora, aqui onde eu moro não tem este o plano combo da Virtua, eae? qual opção eu tenho?

    Bom, optei por usar o NetFone. :-/

    Thais tem razão, o povo não pode deixar isso continuar, não pode deixar as coisas se tornarem natural, é isso que o governo quer.

    Boa citação Lucas..rs

  11. Aqui a Telemar tem o plano [b]Pacote Internet Sem Limites[/b].

    Não lembro onde eu li, mas no contrato da Anatel diz que todas as operadoras são obrigados a ter um plano de acesso livre via dial-up para agregar o consumidor menos favorecidos (classe b e c)

  12. Este artigo na realidade é um grande alerta! Temos que migrar para o VoIP imediatamente, pois como consultor nesta área, sei que a migração massiva será imediata no Brasil como já está sendo nos países desenvolvidos. Realmente as operadoras estão querendo tirar o pouco do nosso couro para tentar ganhar enquanto a banda larga não evolui no Brasil, haja visto que a banda larga está nas mãos delas principalmente com a Telemar, através do Velox, então elas não tem muito interesse em expandir a banda larga. Mas nós temos que divulgar e praticar o VoIP, eu mesmo não uso telefone fixo desde julho de 2005. Uso celular VIVO plano empresa, e telefonia VoIP, aliás sou consultor nesta área porque vejo a necessidade de divulgar esta tecnologia para toda a classe média brasileira.Pois as grandes empresas já estão aderindo massicvamente.
    Parabéns pela bela matéria. Cabe a nós que enxergamos isto, e conseguimos ler nas entrelinhas, divulgar todo este abuso!
    Valeu!
    Geraldo
    ceduc@hotmail.com

  13. Bem a Telemar (OI), oferece planos chamados OI CONTA TOTAL..Exemplo o que uso é OI CONTA TOTAL 2 ..
    Voce tem liagações para fixo ilimitadas, banda larga (velox) e 200 minutos (para celular e interurbanos. caso voce não gaste os 200 minutos os minutos restantes são acumulados no mes seguinte).

    Preço: R$ 229,00 (bem caro ainda para Brasil)

    O problema pra quem conhece o suporte da telemar é horrivel.

    Mas se você gasta com telefone fixo e banda larga mais que R$ 229,00 … ai vale a pena, principalmente por ligações de fixo para fixo serem ilimitdas.

    Eu não sei se outras operadoras (Telefonica e BrTelecom oferecem algo parecido).

  14. Bom, infelizmente temos que viver nesse pais cheio de nazistas querendo arrancar o pouco de dinheiro que o povo brasileiro de classe baixa tem, se ja não bastasse os problemas economicos que o proprio pais sofre, ainda vem uns usurpadores como as empresas de telefonia querendo arrancar o pouco do nosso couro… mais o que podemos fazer? somos prisioneiros desse mundo cruel a qual nós mesmo alimentamos, geralmente com a nossa falta de informação ou não? o povo brasileiro reclama muito sobre isso mais ninguém age, ninguem vai atraz para tentar mudar e contornar a situação, além de reclamarem bastante ainda aderem ao sistema independente da sua atual situação… pois bem, só concluindo, eu acho que não adianta ninguem reclamar na teoria e não fazer nada na prática.. como o presidente da Abrafix disse,

    Ocorre que, se tratando de internet nos dias de hoje, só existe duas escolhas racionais: ou você usa ou não usa.

    pois bem, ele colocou a internet no meio pra abafar o caso e não chamar o pessoal de idiota, mais ele quis dizer o seguinte, ou você adere o novo sistema ou fica sem fazer ligações seus tontos !!

    Fica aqui o meu lamento para esse triste fim que está levando essas operadoras de telefonia…

    até a próxima matéria.. fui !!

  15. Há muitos muitos e muitos anos que na Europa e Estados Unidos existe o que eles chamam de tarifa plana. Você paga um valor fixo por mês e pode acessar a internet o quanto quiser, por um preço irrisório. Sem falar na tarifa plana total, onde você pode ligar para qualquer telefone fixo do país de forma ilimitada pagando só a mensalidade da linha.
    Mas está claro, enquanto nao nos unirmos e brigar, o governo vai fazer o que as grandes empresas querem, nao o que o povo quer. Ótimo exemplo com as entidades bancárias. Tá na hora de sair na rua e reclamar o nosso direito!

  16. Não esquecendo que a energia elétrica do Brasil também é uma das mais caras do mundo. Nosso custo de vida está altíssimo.

    Ponto do vista do consumidor final (no caso eu):

    Nesse ano resolvi fazer uma mudança um pouco radical. Cancelei o contrato com a telefonica de telefone fixo (que era assinado à uns 4 anos) e contratei o plano combo da virtua net.

    No fim das contas estou com telefone + banda larga + tv à cabo pelo mesmo valor que eu pagava somente pelo telefone da telefonica.

  17. Eu deixei de usar telefone fixo tem tempo.
    Assim como o Vinícios, recentemene eu instalei o net fone, e que também é cobrado por minutos, como uso pouco e no pacote vem: Telefone, TV e banda larga, eu consegui economizar quase 200 reais mensais do que era antes com Velox.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *