– Vai dizer que você desgruda do computador?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

On. Bocejo. Musiquinha do Windows. Bom dia. MSN, Hotmail, Gmail, Gtalk, Orkut, Skype. Lá fora faz sol ou estaria chovendo? As marginais estariam livres? Por curiosidade (e por um certo sadismo em ver os outros sofrerem nos engarrafamentos), abro o UOL antes de abrir as janelas de casa. Acontecimentos principais do dia. Curiosidades. Buraco de metrô que desaba. Feliz por não precisar das ruas, das marginais, do metrô. Na segurança do meu lar. E em todos os lugares ao mesmo tempo.

Começo a trabalhar, sem noção de hora. Conversas paralelas, pesquisas, viajadas. Tudo online e a cores. Onde estava mesmo? Ah, naquele texto. Mas preciso de um link. Um do tipo hiper. Hiperperdida, novamente. Fome. Comida. Qualquer uma, às vezes. Hoje, pausa para cozinhar no capricho. Entre cebolas e refogados, uma conferida nos e-mails.

De frente para a tela, minha mesa do almoço. Meu cérebro se estilhaça em mil. Um para cada direção das milhares de informações. Sensação de frustração por perceber que há mais informações do que uma cabeça. Uma cabeça-grão num universo cyberinfinito. De que site vim, para que site vou?

Pelo menos a comida é proporcional ao tamanho do estômago. Pelos menos essa sensação de saciedade eu posso realizar. Mas a postura sentada não ajuda na digestão. Clicar fica complicado. O corpo me obriga a desgrudar da cadeira giratória.

Na posição deitada. 15 min. O suficiente para planejar as próximas linhas que vou escrever, os próximos e-mails que vou enviar e matutar como vou fazer para ganhar dinheiro na web. Já que viver longe dela é impossível, então ela vai ter que me sustentar.

Nunca havia me viciado antes em nada desse mundo que chamamos real. Mas agora, sou uma e-adicta. Com direito a crise de abstinência. Graças aos céus, nas minhas férias, fiquei hospedada em um lugar com conexão banda larga full-time.

A Quântica tem um conceito chamado ?emaranhado?. Onde todas as coisas estão interligadas, sem começo nem fim. Deve ser isso o que as pessoas chamam de Deus. De destino e tudo o mais que a religião tenta explicar. A internet não é o supra-sumo dessa concepção? Tudo está muito claro, pra mim, agora.

Por isso, se religião vem de religare, nunca fui tão praticante. Deve ser isso que os crentes chamam de ?ver a luz?. Eu vejo a luz no meu monitor todos os dias. E tenho vontade de ajoelhar. Agradecer por estar viva para vivenciar essa experiência. Estar conectada. Entrar em comunhão.

Não, não me convidem para um passeio, se ele durar mais do que algumas horas. Pois tenho a sensação de estar perdendo alguma coisa. Algum viral, algum blog novo, algum amigo do outro lado do oceano que tentou entrar em contato.

Está preocupado comigo, eu sei. Mas antes de me criticar faça uma auto-análise. Não seja o e-roto falando do e-esfarrapado. Prove-me através de fotos ou outras evidências que você passa a maior parte do seu dia longe de um personal computer.

Está chegando a noite e sinto-me culpada. Os passarinhos cantaram lá fora e eu não os ouvi, pois meus ouvidos estavam ocupados com o canto de um MP3.

Um cansaço fractal me abate. Antes da cama, uma tv, um telefonema, para dar sentido a esses objetos ultrapassados que moram comigo. Não quero deixá-los enciumados depois de tantos anos de serviços prestados.

Vou sonhar que cada click vale um cent. Off. [Webinsider]

.

<strong>Cristiana Soares</strong> é publicitária e escreve no <strong><a href="http://blogtalk-cristiana.blogspot.com/" rel="externo">Blog Talk</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

49 respostas

  1. Cris, as coisas nao estao interligadas. tire os href pra voce ver 🙂

    as ligacoes criamos nos. o sentido criamos nos. its all in your mind.

  2. Puxa!!!
    Que bom ler isso, assim não me sinto tão culpada, rsrsrsrsrs
    Todos reclamam das horas em que fico no pc, mas meus amigos virtuais também… engraçado o paradoxo. A sorte é que meu companheiro, também fanático – mas por livros – respeita meu espaço e meu tempo no mundo virtual.
    Aleluia, ainda existem homens bons !!! Me desculpem os outros !!! Sem querer ofendê-los.

  3. O texto é ótimo,congratulações !
    Uso o computador desde 88,os velhos 286,mas já havia tido contato com outros dinossauros ,antes dele.
    No início games e texto.Depois da In, se se destruísse tudo,nada me faltaria;e parafraseando a publicidade da antartica:uma ilha deserta,um garaná antartica ,um computador e naturalemente uma mulherzinha !
    u5JAT-SC

  4. Nossa!!! Isso parece ser minha autobiografia!!!!

    *estou emocionda*

    hehehe…. se minha mãe ler isso ela vai ficar enciumdada.. como alguém pode me conhecer tão bem… texto bom de ler…

  5. O Jardineiro é Jesus , e as arveres somos nozes…
    Para um batráquio falar isso deve ser estrogonoficamente sensível e inoxidável.
    Lídel de audiência seu artigo ein?

    Achem no youtube…..

    Que pena que a maioria se identificou com o artigo.

    Lamento por vcs..

    []s

  6. Texto excelente!!

    Confesso que as pessoas sentem-se encomodadas e me criticam diariamente pela minha constante relação com a internet euhue e, claro sentem-se rejeitadas pela sensação de rejeição diante dos pedidos qu não conseguem me tirar da frente do pc.

    Parabéns e Boa Noite

    http://ecls.wordpress.com/

    Érika Lopes admira o poder da comunicação =]

  7. Parabens, excelente texto…
    Na verdade sou exatamente igual, mas por poder trabalhar remotamente, escolhi um lugar muito tranquilo, a praia, onde alem de passar o dia conectado trabalhando, pelo menos vou a praia no final de tarde.

  8. Muito bem escrito, esse artigo. Mas creio que algo se perde com essa virtualização toda. Óbvio que sou o e-roto (achei ótimo o trocadilho!).
    Minha parceira também reclama das horas que passo diante do micro, e de como me maravilho – meu hobbie mais dispendioso (de tempo, de energia elétrica, de paciência da minha família e da minha coluna) é programar e estudar programação.
    Adoro a natureza, não sou tão e-adicto que não possa passar uma semana na serra, off-line.
    Mas acho que – em nome da sua saúde – uma hora um médico ou um outro psicólogo vai te dizer pra fazer isso também, ainda que seja outro e-roto…
    Você escreve divinamente.
    Um abraço

  9. Menina! Fiquei aliviado com o que acabei de ler, ao mesmo tempo frustrado. Tinha tudo para ser um grande conhecedor da TI. Fui um dos primeiros a ter contacto com o computador em Goiás. Depois fui levado por outros caminhos: De executivo em grandes empresas à empresário. Nunca dei-me por satisfeito pela a escolha que fiz. Sempre achei que tinha deixado para tràs a verdadeira vocação. Hoje com 52, me vejo querendo tirar o atrazo, é como um o discurso do JK. 40 anos em 4. Então, li o seu artigo e todos os comentários e só me deu força para eu processeguir. Nunca é tarde para recomeçar o sonho que não se concretizou. Em tempo – Depois que estou aprendendo e entendendo isto o tempo encurtou e não existem mais distâncias. Parabéns!

  10. Excelente artigo!
    Milhares de nós aqui, perdidos, finalmente nos encontramos e encontramos nosso espaço-tempo.

    Me definiu perfeitamente: do prazer de receber um email à dor de não ver o sol nascer e se pôr.

    Meus parabéns!

  11. Pertinente o texto! E muito bom…

    Parecia quase um espelho – com a exceção de cozinhar. E o tempo maior que fico longe do computador é quando vou para a casa da Dona Patroa.

    Mas, sinceramente, às vezes me pergunto se também não estou perdendo algo lá fora :p

  12. Workaholic..
    Não que eu me empolgue com virais, ou com blogs.. porque não passam de um grande amontoado de lixo..

    mas a internet é legal sim..

  13. AUEHUH EUEUAHEAEAe… muito bacana mesmo! Não há como negar isso tudo e realmente só quem é fanático pra admitir e se identificar com isso.

    Com essa onda de mobile, notebooks e tudo virando micro em relação ao macro de outrora no sentido de tamanho e exponencialmente contrário no sentido de facilida de uso, não duvido que isso se espalhe em breve até aos céticos.

    Simbora … e parabéns!

  14. The best seu texto, te conheci pelo Sérgio Blog 2.3, esses maravilhosos blogueiros brasileiros.Quando meu Banda Larga está por momentos fora do ar, sinto meio deprimido, a felicidade volta quando está de novo no ar. Parabéns pelo texto realista.

  15. Cristiana, não tenho mais idéia de como cheguei ao seu texto, mas agradeço a esse emanharado quântico por criar tais coincidências e relações. Vou fazer a minha parte, seu texto já está em meu blogsite com as devidas referências. Mas acho que ele pode virar um vídeo viral, basta selecionar imagens, pinçar as melhores frases, juntar tudo com alguma música de fundo e, então, colocar no YouTube. Posso até fazer isso, mas só depois de voltar de férias, sem notebook, numa pousada sem banda larga. Bom fevereiro.

  16. Tocou na ferida de muitos. Fiquei me sentindo meio culpado. Da cadeira a cafeteira, da cafeteira ao micro-ondas, do micro-ondas pro micro, é claro.

    Tenho que assinar novas revistas de papel (lembram???).

    Ótimo texto. Parabéns.

    Tô de saída, vou ler um livro no parque. Abraços para quem ta na frente do micro =)

  17. Vou dizer o que? vc está cada dia mais afiada! E descreveu meu dia-a-dia (e de muitos, com certeza) com perfeição! Lindo! Linda! parabéns! clap, clap, clap, clap!!

    beijos!!

  18. Cris,
    demais! Senti-me curada da minha angústia pela necessidade de escrever e escrever, horas e horas, á luz do PC. Só que eu tenho dois filhos, marido, trabalhos, casa… Já estamos em Zion!

  19. Cris…

    Esse texto tá demais…não me sinto mais só, pois achava que tinha algum problemas, ja que acordo todos os dias e antes mesmo de lavar o rosto ligo meu pc…enquanto ele vai ligando vou preparando meu café…e tomo o café em frente dele, já lendo as notícias das horas das minhas abstênicas horas de sono…rs

    Assim vai o dia todo …antes do banho…uma olhadinha…brinca com filho…da uma olhadinha…leva pra terapia…outra olhadinha…enquanto cozinha o almoço…outra olhadinha….termina um relatório…e lá vai clicar nas janelinhas…aproveita enquanto imprime uma planilha e escreve um scrap, um email, um post…hehehe

    Meu filho, não negando a sábia teoria de que as brincadeiras infantis imitam o mundo que cerca a criança, adora ficar ao meu lado brincando de teclar no seu tecladinho velho equanto eu teclo de verdade…e de vez em quando resmunda e me da aquele sorriso tipo brinquedo gostoso esse que vc me ensinou mamãe….rs

    Costumo dizer que é mais fácil me achar na internet que no celular, que volta e meia esqueço na bolsa, acaba a bateria e nem vejo…afinal, que é que precisa de celular num mundo tão imediatamente acessível?

  20. Oi Cris,

    Fico feliz que este vício tenha te abatido atualmente, pq acredito que as experiências diversas da sua vida deixaram seus textos assim, e-deliciosos. Confesso que vi meu dia, também passado no home-office, descrito aí. Parece coisa de louco mesmo. Risos!!!!! Mas é inevitável!!!! Ao menos vc sabe que se precisar de desintoxicação, vai ter muita companhia!

    Beijos

    Gabi

  21. Maravilha de texto Cris.

    Exata e bela descrição do nosso turbilhão diário.

    No meu caso tenho um filhote de 5 anos q me arranca da frente do lap pra me ensinar a jogar bola, a correr e andar de bicicleta! 😉

    beijão

  22. nossaa….

    como nao rir qndo se ve exatamente a nossa vida escrita assim.. tao clara e nua…..

    rsrsrs…excelente texto… é a vida q qm está com os dedos pregados nesse teclado cotidiano…

    ;p

  23. Cristiana, parabéns, é o melhor artigo (meio que, não-artigo) que já li no webinsider.
    Me identifiquei bastante com o que está ali, e você escreve muito bem.
    De novo, parabéns.
    E escreva mais.

  24. Muito legal o seu texto, Domenico de Massi já descrevia as novas possibilidades de se trabalhar em casa devido a evolução da tecnologia e da internet banda larga, em seu maravilho livro; O ÓCIO CRIATIVO. Recomendo, muito bom mesmo.

    P.S. Eu tb fico grudado no computador e cada dia mais acho que não é Deus que salva, e sim o conhecimento.

  25. Sensacional….!!

    A mistura do exagero com a realidade nua e crua deu gosto de ler. Comecei minha vida profissional como programador de web, na época do boom da internet, resolvi sair de perto dessa coisa de informática e fui trabalhar com marketing….tsc tsc, em vão…minha principal ferramenta de trabalho é um PC e estou trabalhando na indústria de TI.

    Não preciso tecer mais comentários se disser que minha TV é um monitor TFT de 19 e que fora o celular, minha ultima ligaçao foi através do MSN….

    Triste ou não, decidi voltar a programar nas horas vagas (vagas?) ou seja, aumentar um pouco minha lucratividade na frente do computador.
    []s
    Ed

  26. Fantástico e realista este texto!

    Aqui em casa, as crianças e a companheira de viagem já estão reclamando deste grude ao computador 🙂

    Realmente preciso viver um pouco mais o mundo real, mesmo que tenha alguma crise de abstinência!

    []´s

  27. Nossa!

    Eu acho que tenho esses mesmos sintomas. É só acordar e aqui estou conectado até a hora de ir dormir.

    Só fico desconectado quando vou para a faculdade, mas enquanto estou por perto desse PC, eu o alcanço e aqui permaneço todo o tempo.

    Se bem que, eu tenho muito mais horas fora, faculdade, igreja, amigos, etc.

    Mas estou a mesmo caminho de não sair daqui, afinal eu sempre estou tão atrasado com tudo que acontece online… Sempre dá para ler mais, fazer algo mais, conhecer e saber de alguma coisa mais.

    Legal esse seu artigo!
    Gostei…

    Bom, agora melhor eu me desconectar e ir dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *