Folksonomia não é só o usuário colocar as tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Folcsonomia, ou folksonomia, ou folksonomy, é uma forma de classificar e organizar informações, usada principalmente em projetos web 2.0.

Por esse método, o próprio usuário classifica as informações de uma forma que julgue correta. O próprio usuário cria as ?tags? que achar conveniente para uma foto, um link, um post, um podcast ou qualquer outra informação que venha a ser classificada.

Qual é a vantagem de organizar tudo (ou uma parte da informação) dessa forma?

O usuário participa na classificação e na ?construção? do conteúdo, na ?construção? do próprio site, de uma forma que seja mais fácil para ele recuperar essa informação. (Mas será que é também para os outros usuários?.)

Um exemplo bom de comunidades geradas através da folksonomia é a do WordPress (quem tem um blog lá vai entender), onde há a opção de navegação por tags e você vê os posts que possuem a mesma categoria. Ou seja, você vai lendo sobre os assuntos com a mesma categoria que você mesmo usou. Eu mesmo já achei muitos blogs bons por essa ferramenta (quem usa WordPress e ainda não checou isso, recomendo que veja ;D.)

Há vários outros exemplos (muito) bem sucedidos que utilizam a folksonomia ao organizar as informações que os usuários adicionam, como Flickr, Delicious e technorati.

Se parece tão bom, então qual é o problema de utilizar somente a folksonomia e deixar os usuários classificarem tudo? Quando se deixa o usuário classificar, a interpretação pessoal dele pode ser diferente da de outras pessoas. Isso pode acontecer por vários motivos, como vocabulário diferente em algumas regiões, sinônimos ou simples erros de digitação.

A solução para isso (ao menos é o que eu e o Gawryacreditamos :D) é a tal da ?Folksonomia Controlada?, onde são apresentadas sugestões de tags, um dicionário de sinônimos ou corretor ortográfico, que sugere alguma alteração para uma palavra que seja mais utilizada.

O interessante da folksonomia é que esse método de classificação vai além de separar o conteúdo em ?categorias?; ele combina com a criação de comunidades (como no Flickr e WordPress), que compartilham os conteúdos, referenciam e dividem a informação? Segundo Clay Shirky, é tudo aquilo que combina com os princípios básicos da web. [Webinsider]

.

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. @Dora_ O tipo de texto que dá vergonha. Gente pega formação clássica de biblio, junta com outros conceitos e usa para escrever besteira.

  2. A idéia do artigo é boa, mas foi extremamente mal explorado e mal escrito. Cada tópico descrito na matéria poderia ter como fim a reflexão para diversos assunto adjacentes que ajudariam na compreensão e melhor esclarecimento do mesmo.

  3. Po, bem legal o artigo. Gostei do texto: breve, sucinto, direto…

    Lendo o penúltimo parágrafo lembrei de um recurso do del.icio.us que se assemelha a proposta da Folksonomia: qndo vms dar uma tag a um link, ele pode sugerir uma determinada tag (com base num banco de dados referentes ao mesmo url/link). Isso é um recurso que avalio bem bacana, primeiro pq economiza algum tempo de digitação: basta vc clicar na tag sugerida; por outro lado vc pode taguear de acordo com um raciocínio prévio.

    Não somente as pessoas pensam diferentes umas das outras: as próprias pessoas pensam diferente de si mesmas conforme o tempo! rs… As vzs o que eu classifico como X, depois, parando pra pensar melhor, se encaixa melhor com Y… é um raciocínio bem cambiante… rs 🙂

    Desta maneira o fluxo organizacional dos conteúdos funciona de uma maneira + otimizada, concluo…

    De qlqr forma, valeeu pelo texto Rochester! Parabéns!

  4. Felipe,

    valeu ^^

    acho q eu coloquei o exemplo do delicious no texto do meu blog, ou pelo menos pensei em colocar.. hehe…

    esse recurso que é a tal folcsonomia controlada, dar a opção ao usuário, mas sugerir algumas correções

    []s

  5. Cara, sempre tem esses sites de publico ultra especifico.. onde se junta pessoas que gostam da emsma coisa… e por mais que sejam poucas, o projeto, se bom, cresce..

    Folks = Povo

    O resto é vindo da taxonomia, que é outra forma de classificação (mas sem a interferância direta do usuário)

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *