O que você vai ser quando crescer? Designer!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os designers serão a nova engrenagem da economia, é a tese de Daniel Pink, autor de livro sobre os “novos trabalhadores independentes”.

Em discurso de apresentação de um evento da How Magazine (Follow your heart), o autor de Free Agent Nation, nomeia três forças de mercado que conduzem a uma valorização do design: a abundância de produtos despejados no mercado, a automação e o crescimento da Ásia.

Estas forças trazem condições onde o design poderá fazer a diferença para o sucesso de iniciativas comerciais.

A oferta de produtos

São dezenas de marcas para cada tipo de produto de consumo imaginável. Como diferenciar um produto? Com design. Chave importantíssima no processo. Não é um item somente estético. Deve transmitir estilo de vida. Passar uma mensagem. Ter atitude. As pessoas querem inovação, beleza e utilidade para seu consumo. Querem se sentir bem em relação ao que foi adquirido. Quem proporciona isso? O designer.

Fale para o seu filho ser designer

No artigo, Daniel Pink diz que devemos incentivar nossos filhos a serem designers. Isso porque acredita que essa divina profissão será altamente requisitada, respeitada (concordo) e não será terceirizada, como está acontecendo com a maioria de outras profissões nos EUA.

O artigo nos faz sentir orgulho desta condição, a de ser um designer. Não somente agora, com a declaração do Daniel, mas de lembrar que temos um talento especial, que aliado à técnica, estudo e experiência nos transforma em seres especiais. Tanto que até nos rotulam de esquisitos, diferentes ou distantes, mas é por que temos uma visão diferente do mundo. Somos seres holísticos. Queiram ou não.

Estes fatores nos motivam a criar coisas espetaculares. Coisas para serem tocadas. Serem vistas. Coisas que se transformam. Existe algo mais recompensador de que ver algo que você criou ser admirado por dezenas, centenas ou até por milhares?

Ver as pessoas escolherem aquele produto que você projetou, que estava na prateleira entre outros. Ou ver as pessoas segurarem um folder, ou um flyer que você desenhou e ainda levar pra casa! Ou ainda, as pessoas marcarem nos favoritos um site que você desenhou. É muito bom! Somos apaixonados por nossa profissão.

O dinheiro, claro, é importante. Temos altos e baixos, mas não ?largamos o osso?. O trabalho e o resultado são superiores a tudo. Trabalhamos amando o que fazemos. Podemos passar horas e horas sem ver o tempo passar. Remete um pouco a quando éramos crianças e escolhíamos que lápis ou tinta guache usar. Tesouras, colas e giz de cera. E fazíamos o que dava na cabeça. É a fase mais criativa de nossa existência segundo os cientistas. Não é à toa que repetimos esses atos da infância, quando a criatividade e a inspiração estão no máximo.

Temos poder de mudar o mundo. Todas as pessoas, também, se quisessem. Mas convenhamos, temos o poder da comunicação em nossas mãos. Podemos influenciar desde uma simples compra ou fazer a população abraçar uma causa.

Preparem-se para a nova economia. O mundo nos aguarda.

Claudio Martins é designer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

34 respostas

  1. Engraçado como se ferem algumas pessoas falando de ego, o que sabem do que estão falando, ou que não existe futuro no design. Engraçado como não entendem o design ou não entederam o autor. São amarguras? Ou frustações?

    Textos como esses são incentivadores da profissão meus amigos. E toda profissão tem seus recalques, recalcados ou aqueles que simplesmente não se deram bem na profissão. Meu ponto de vista. Cada um tem o seu. Concordo plenamente com o autor. Todo mundo pode mudar o que quiser, e vejo mal em ter orgulho disso. Ou da tua cria. Pensem nisso!

  2. Olha,muto vejo promessas “futuro do design”,blá blá blá.Olha,eu não vi nada disso na profissão até agora,o desrespeito é grande,você vai se sentir uma merda na vida,e o quete impulsiona?que em algum dia no futuro,quando o Brasil aprender que uma bunda não é o centro do universo,e que o mundo é grande,aí vocÊ em sua megalomanice vai poder ser respeitado(ou não).Quando vocÊ for comprar pãozinho na padaria,diga que um dia sua profissão vai ser o sustentáculo da economia e aí você pode pagar.Ah,pelo amor de deus.Até lá,passar bem
    Ps:conheço sim a área,e sei do que falo.

  3. Meus caros, Design é uma profissão do futuro, sim! Extremamente respeitável naquilo que se propõe a fazer. O que fica de importante desse artigo para mim, é que trabalhamos com a felicidade, a satisfação das pessoas. Concordo com o autor que temos uma visão holística. No entanto, acho que nossa obrigação não é fazer Design para ser admirado, isso seria um segundo objetivo. Devemos fazer Design para ser ÚTIL! E admirados pela satisfação que causa àquele que está usufruindo. Não temos o poder de mudar o mundo, temos o poder de facilitar e tornar mais feliz a vida das pessoas nesse mundo cada vez mais consumista! Se a felicidade está ligada ao consumismo, que seja! Da nossa obrigação também faz parte tornar esse consumismo o menos prejudicial para nossos usuários. Sem entrar em detalhes, claro, pois isso vocês supostamente aprenderam no ensino superior e no(s) complemento(s) deste.

    Aproveitando a deixa, lembremos que também na atividade de Design, é fundamental o conhecimento adquirido através do ensino superior, e (sinto muito informar) ainda assim, não é suficiente. Até a criatividade pode ser desenvolvida, existem várias técnicas para isso, técnicas estas que aprendemos na universidade…

    É necessário muito mais que dom, curso de Photoshop ou Corel Draw para exercer esta profissão. E para quem reclama tanto do suposto alter ego do autor, lembre-se de Thomas Edison quando disse que o resultado é fruto de 99% de transpiração e 1% de inspiração. Não se comparem a Le Corbusier, Da Vinci, Newton, entre outros, estes são raras exceções. Quem domina são as regras! Então, levante-se do computador, pare de copiar o que você pesquisa e vá estudar de verdade!

  4. Olha, ao ler essa materia não me surpreendi, o q movimenta e da impacto desde as cidades mais pequenas somos nós design, e com certeza meu filho será ou terá a mesma profissão do Pai: Design Gráfico. Abraços

  5. Concordo plenamente com o Felipe Alexandre, também aprendi assim na net e sozinho, sinceramente nunca tirei uma dúvida em relação a design pessoalmente com alguém, agradeço a diversas pessoas e sites como este que ajudam indiretamente os futuros design.
    No entanto creio que o design possui a mesma filosofia do hacker, que é sempre se aprimorar. Nunca deixe de estudar, jamais coloque barreiras no seu caminho, tudo bem que a condição financeira influência, mas não totalmente. Não tenha desculpas, de um passo após o outro e quando olhar para trás irá perceber que aprendeu-se muito, e que nem você esperaria tamanha evoluçã.

  6. sem palavras.
    tou começando no ramo.
    tipo um autodidata, curioso e procurando.

    sem palavras pra o artigo.
    muito bom e incetivador.

    parabens.

  7. concordo com o autor da matéria, para comprovarem o enorme futuro que a profissão de designer tem pela frente leiam o magnífico livro O Ócio Criativo do sociólogo italiano Domenico De Masi. Ele aborda o assunto com uma maior profundidade. E se você quiser fazer a conexão com o mercado/economia atual pode ler o livro A Sociedade Pós-Industrial, do mesmo autor.
    Bom em relação aos outros comentários, se você quer estudar design tem que fazer uma faculdade. Por mais ampla que seja a internet ela não te forcene experiências que vc só pode vivenciar em uma sala de aula, como modelagem, desenho à mão, etc, etc…
    Programas de computador são apenas ferramentas. O que vale são as idéias. São idéias que venderão no futuro e não produtos. Minha dica vai para você procurar faculdades de design com ampla formação: isto é: que você depois de formado seja reconhecido e possa exercer as funções de designer gráfico, industrial (ou de produto), e de interiores. (web designer faz parte do gráfico, ok? e arquiteto ou diretor de arte não são designers). [ponto final mesmo…]

    visitem meu blog: http://www.enjoydesign.blogspot.com

  8. Nossa !!!
    Amei a matéria, diz realmente o que vemos em nosso dia a dia, eu fazi tudo isso quando pequena, comercei a desenhar nos meus 5 anos de idade e fui criando, gastando todfos os lápis diferentes que eu ganhava, sempre fui curiosa, e considerada um pouco diferente nas minhas idéias, nunca abandonei o desenho, nem o designer, cresci resolvi fazer publicidade, hj sou da criação e considerada louca por causa das idéias, agente viaja de verdade, essa profissão é tudo que eu pedi a Deus, vendo as pessoas admiraem iseu trabalho e dizerem: Nossa desde pequenininha que ela gastava os lápis e hoje está na profissão certa, amo meu trabalho. ´emuioot bom ver as pessoas reconhecendo seu trabalho de longe, ligarem pra você para elogiar e criticar, saber os conceitos, como criou, questionar, enfim é uma profissão que dá o que falar caomunicar é tudo, se as pessoas bem soubessem haveria comunicação em qualquer profissão.
    Está de parabéns com a matéria, adoraria ver seus trabalhos.

  9. Olá Boa tarde, tenho 17 anos e estou no 3º ano do ensino médio, faço curso no senac de Santo André de técnico em informática, porque gosto mutio da area da informatica, e nesse curso vou ter um pouco de website, tenho vontade dde ser webdesigner, pois gosto da informatica e designer acho muito legal, gosto bastante dessas coisas de ter criatividade e tudo mais…
    Logo que temrinar a escola no fim desse ano, também vou terminar o curso, então pretendo ja entrar na faculdade.mais antes queria ter umas informações de outras areas legais na informatica, também saber um pouco mais de design
    Gosto dessa area e pretendo ser uma das profissionais nesta aréa.
    Conto com a ate~ção de vocês.
    Tchau.

    Paulinha

  10. Não sou uma designer, ainda, li o texto e … que coisa linda,é exatamente como me sinto em relação a profissão

  11. Olha até hoje só vi UM designer de verdade, o resto era um bando que só copiava, usava receitinhas prontas e se achava o máximo!

    Os mais estúpidos são os que se auto-intitulam Web-Designers. Ô raça desgraçada.

  12. Excelente texto Claudio! Muito motivador!
    Sugiro em uma proxima matéria você comentar sobre a diferença entre publicitario x designer x engenharia/arquitetura e falar também sobre as ferramentas do designer (engenheiro não é aquele que mexe em calculadora HP, assim como designer não é aquele que mexe em photoshop e 3D Studio Max), como vi confundirem em alguns post acima.
    Mais uma vez: obrigado pelo texto!! []s

  13. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ego

    Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. O ego, diz Freud, é um pobre coitado, estando reprimido entre três escravidões: os desejos insaciáveis do id, a severidade repressiva do superego, e os perigos do mundo exterior. Por esse motivo, a forma fundamental da existência para o ego é a angústia. Se se submeter ao id, torna-se imoral e destrutivo; se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Cabe ao ego encontrar caminhos para a angústia existencial. Estamos entre o limite do prazer(que não conhece limites) e o princípio da realidade (que nos impõem limites externos e internos).

    Para Jung, o Ego é um complexo; o ?complexo do ego?. Diz ele, sobre o Ego: ?É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. Todos temos uma certa idéia de já termos existido, quer dizer, de nossa vida em épocas passadas; todos acumulamos uma longa série de recordações. Esses dois fatores são os principais componentes do ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos.

    O Ego em sua função básica à natureza humana é a consciência da sobrevivência, é o limite da consciência entre o instinto de doar-se a uma causa ou a uma verdade rígida (Superego)e o da própria sobrevivência humana como indivíduo. É importante salientar que a função do EGO é ignorada e portanto este tantas vezes é utilizado de forma exacerbada, errônea e inconsequente, mas que é acima de tudo uma função na composição mental do indivíduo.
    ———————————-
    nunca vi um comentário ser apagado aqui no webinsider. já aconteceu comigo, de quando eu publicar, o comentário foi perdido.

    acredito ter sido pela demora q tive em enviar.
    ———————————-
    e antes que vocês se esqueçam: Design é muito mais do que saber usar algumas ferramentas bonitinhas: Tem muita teoria por trás e, principalmente, muito suor.
    ———————————-
    cuidado ae galera. esse tal de EGO, quado muito inflado, pode causar sérios problemas!

    lembrem-se dos nossos amigos(?) publicitários, que outrora, foram os profissionais da profissão glamour.

  14. Cada paragrafo deste texto é verdade.
    Tenho 22 anos sou formado em web, escolhi ser designer pelo fato de usar a imaginação e criatividade.
    Curto muito oque eu faço e acho que estou no caminho certo.

    se você gostaria de ser um designer corra atras.

  15. Primeiramente ao Ronaldo Pereira:
    Ronaldo, é justamente nessas horas que temos o dever de sentir orgulho de sermos brasileiros. Porque? Por que se perdermos o orgulho perderemos a vontade de tentar mudar essas e outras coisas erradas em nosso pais. Nem tudo é como queremos, mas se cruzarmos os braços estaremos deixando espaço para que mais coisas deem errado.

    Sobre o artigo:
    Apesar de ler bastante os artigos deste site, nunca comentei nenhum deles. Mas este eu gostaria de fazer alguns comentários.

    Acho realmente legal que as pessoas estão valorizando o design cada vez mais, é o reconhecimento de uma profissão, isso é muito importante para nós e para todos!

    Mas o que me preocupa é esse deslumbre todo sobre nossa profissão.
    Sei que somos apaixonados pelo que fazemos, que passamos horas e horas sem nem mesmo perceber o tempo passar, sei que aprendemos a defender nossa profissão com unhas e dentes afim do reconhecimento merecido. Até aqui perfeito, DEVEMOS defende-la com tudo o que podemos, mas NUNCA coloca-la num altar.

    O design é uma profissão, independentemente se hoje esta valorizada devido ao mercado atual.

    Imagine se os arquitetos, engenheiros, dentistas, enfermeiros e tantas outras profissões resolvessem achar que cada uma fosse a profissão do mundo, a melhor? Não preciso dizer o que aconteceria…

    Acho também, não, tenho certeza, que nós designers não deveríamos nos preocupar em aplausos as nossas criações quando um cliente ou qualquer outra pessoa aprecia o nosso trabalho. Nosso foco não deveria ser esse, deveria ser a responsabilidade e dever de desenhar um produto que se adeque as necessidades das pessoas. Se elas vão aplaudir ou levarem seu produto para casa, satisfeitos com o que encontraram, é só uma concequencia natural, afinal estamos sendo pagos para isso.

    É claro que o reconhecimento ou admiração do seu trabalho faz muito bem pro ego de cada um, mas é justamente isso que devemos manter equilibrado, pra estar sempre focado nas pessoas e suas necessidades e não nos seus aplausos.

    Acho realmente que o design tem a capacidade de mudar o mundo, mas não para o mundo mudar e olhar os designers como seres mitológicos.

    Respeito cada um de vocês, mesmo os que não concordam comigo, mas é minha opinião mais sincera.

    Abraços!

  16. Longe de mim querer proclamar uma definição sobre o que é design e o que faz o designer, mas se for isso aí que o Cláudio Martins tá falando, acho que estilista de bolo de noiva!

  17. POR FAVOR LEIAM
    —————

    Pena que não seja muito respeitado hoje no país, mas afinal de contas, em um país em que nem a democracia é levada a sério, quem dirá uma profissão teoricemente nova.

    Aproveitando a deixa, ao ver o que se passou no Rio de Janeiro, com a criança sendo arrastada por 7 km amarrada a um carro, eu vi o quanto nosso país tá indo pro brejo.

    Acho que cabe a nós, profissionais da comunicação tentar ajudar de alguma forma a passar uma mensagem tão importante: A de que o país não pode mais continuar como está.

    Eu me sinto indignado hoje, e honestamente, com vergonha de ser brasileiro, por ver como somos feitos de trouxas, e o quanto nosso orgulho está sendo trucidado na mão da péssima administração que se encontra o país, e simplesmente não fazemos nada..

    E tudo o que a mídia, e as empresas pensam em divulgar, é Carnaval, Big Brother, e outras porcarias por aí.

    Acho que se aplicássemos um pouco dos nossos esforços em mostrar que a coisa tem solução desde que venha partindo da gente, do povo, o país ainda pode ter solução.

    Enquanto minha profissão não servir pra eu causar um pouco de mudança no ambiente em que eu vivo, ela vai ser só mais uma enfrenagem que faz parte dessa grande máquina quebrada, chamada mundo.

    Se somos tão diferentes, tão à frente do nosso tempo, acho que deveríamos usar nosso talento de comunicar, nosso talento de tocar diversas pessoas de diversos perfis, a enxergarem que a coisa tá insustentável.

    Agora, enquanto minha profissão só servir pra fazer mais dinheiro e poder circular nas mãos de empresários gananciosos que só querem saber de vender a porcaria dos seus produtos cheios de plástico, energia radioativa e conservantes, então não sinto muito orgulho da minha prosissão não.. ela só é mais uma aí perdida nesse mundo e nesse país corrompido.

    Prefiro intervir, ao ser cúmplice de tudo isso.

    Abs.

  18. Design não é glamour. Glamour depende so super-alter-ego do profissional. E isso em qualquer profissão. Designer é trabalho. É coisa séria. Design por enquanto em nosso país é sofrido. Concorrido. É cliente que não paga. É serviço que não apareçe. Só para quem ama mesmo. E na onda de ser designer, como disse um outro, vão embora um monte que fica na praia.

  19. por favor, olha o exemplo que estão dando, gente .. apesar de não concordar muito com o artigo, reconheço que finalmente estão investindo mais em design . acho que o mais importante, até mesmo para os que vão começar agora, é lutar contra o mito do designer-glamour .. apesar de sentir certa paixão pelo que faço, é bom manter na cabeça que é só um trabalho, pô .

  20. Achei interessante o texto apesar de um tanto passado..

    Este papo de design é bom, design é demais, seja designer.. Conheço um monte.. uns que sobrevivem.. outros que ganham pouco, outros que fazem o que podem e pouquíssimos que ganham um salário, digamos, digno.

    E como a onda agora é ser designer, se você for raciocinar pensando na lei de oferta e procura……
    Boa sorte pra vocês.

    O futuro é ser criativo, já diz um colega designer aqui do meu lado..

    ps: Esse lance de viva o mercado fechado, viva a concorrência.. viva a miséria e a desigualdade social.. bandeirinha hein?

  21. Ana:
    Não sinto vergonha do que escrevo. Pois penso antes de escrever. Não uso palavra chulas(puta…etc), claro.
    Vergonha devia ter você, em se expressar dessa forma em um site conceituado de alto envolvimento profissional.

    Agora me responde:
    Quem falou em gênio? Só estou valorizando minha profissão, em vez de reclamar dela, como muitos fazem por aí. Estou comentando um artigo de um americano que estava inspirado, vendo as evoluções econômicas que estão acontecendo no mundo. Não falei que o designer era a solução do mundo. Mas que é essencial hoje é! Lembre-se Picasso se achava um gênio. Sem comparações,obvio.
    Viva o mercado fechado. A concorrência. Assim só ficarão os melhores.Viva a diferença!

  22. Meu Deus, eu tenho medo desse tipo de ode a si mesmo. Você não sente vergonha de se vangloriar desta forma, o negócio é muito mais embaixo que parece. O que se vê hoje, é um mercado fechado, seletíssimo, cheio de putas baratas e megalomaníacos, egocêntricos como você, se vê uns talento maravilhos desperdiçados também, mas o primeiro indício de que um gênio é um gênio, é que ele não se preocupa em se proclamar gênio.

  23. Caro Vitor:
    Vá em frente. Siga seus sonhos. Hoje existem milhões de pessoas infelizes no mundo, porque fazem o que não gosta. Seja determinado e você não vai se arrepender. Nossa profissão exige dedicação, amor e disciplina. Antigamente os orgulhos dos pais eram que os filhos fossem advogado, médico e engenheiro. Hoje existe até faculdade para ser gourmet. Existe um enorme preconceito incubido em nossas mentes. Afinal temos que colocar o arroz e feijão no prato. A preocupação da sua mãe é super normal. Mostre para ela casos de sucesso. Mostre para ela como é necessário o designer hoje em dia. Aposto que ela vai te compreender.

    Colega Breno:
    Vi seu texto e acho que você não viu o meu. Você fala sobre premissas básicas de ser um webdesigner. Eu falo como é bom ser um designer. Não estou dando pistas técnicas. Falo sobre a magia de fazer DESIGN. Falo sobre a necessidade de se ter um designer. De se contratar um. E lembre-se de uma música da década de 80: Denis o que você quer ser o quando crescer.Por favor, leia antes de comentar.

  24. Vitor, Fábio e quem mais possa interessar!

    É isso ai pessoas, não desistam, se é o que vocês querem, vão atrás e FAÇAM acontecer, independente de quem disser q vc consegue ou não.

    Tem um livro bom pra vocês que estão começando, chama-se O valor do Design, é da editora SENAC e ADG Brasil. Eu recomendo, não pela parte só da técnica, mas sim porque ele trabalha muito bem a parte conceitual sobre design, mercado, o que é ser design, trabalho com outros profissionais, etc!

    Mas é isso ai! Estudem estudem estudem e nunca achem que é tarde d+ para aprender e revolucionar!

    Grande abraço à todos!
    F#
    obs: inaugurei um blog, depois passem lá pra discutirmos os temas relacionados a design!

  25. Fábio,

    Adorei ver a força que você deu a este jovem que quer ser designer. Se isso tivesse acontecido comigo certamente eu já teria concluído o curso de Desenho Industrial a muito tempo.
    Sofri o mesmo mal, só depois de ter entrado em uma outra carreira é que vi que o meu negócio era criação. As frases que eu ouvia eram desenho não dá futuro a ninguém,Isso não tem mercado, profissão de verdade é médico, engenheiro e professor…
    Mas hoje estou trilhando o meu caminho e recuperando o tempo perdido!

    Abraços!

    Laurilene

  26. Olá

    Acabei de ler sua matéria e concordo com cada palavra!

    Quando comecei a trabalhar com photoshop, vi que era uma coisa que realmente me chamava atenção, pois com tantas ferramentas na mão, era impossível não demonstrar um pouco de criatividade.

    Hoje (estou com 20 anos), ainda não tenho uma faculdade, mas me aprofundei como pude em photoshop, flash entre outras ferramentas, aprendi tudo na net, e me considero um bom designer. Quero dizer com isso que, a mente de um deisgner é aberta, fazendo assim com que ele aprenda cada vez mais e mais, trazendo sempre inovação para o mundo em que vivemos. Seja com artes pra sites, ou mesmo um simples retoque final em uma arte ja pronta, o designer tem o poder de mudar tudo e agradar a todos!

    Vitor:

    Cara, vai em frente, não quero servir de mal exemplo, mas quando minha mãe queria me colocar pra trabalhar com meu pai (ele é camelô), eu saia e ia estudar, ou na maioria das vezes estava na frente do computador!
    Com certeza aprendi muita coisa com eles, fiquei muito tempo desempregado, mas sempre falava pra minha mãe que um dia eu trabalharia com o que gosto! Este ano eu presto vestibular para Publicidade e Propaganda, e estou trabalhando com Webmaster em uma empresa muito legal, tudo graças ao meu empenho, portanto cara, se empenhe, se ela acha que não é um mercado legal ser designer, mostre o contrário a ela, e mesmo assim se ela não gostar, siga seu sonho, isso é muito importante!!!

    Um site legal cheio de conteúdo é o http://www.imasters.com.br , que tráz, além de conteúdo de photoshop, flash, fireworks, também conteúdos variados para maior aprendizado em várias áreas!
    Recomendo os artigos do Fábio Lody, ele é colunista do iMasters.

    Um grande abraço!

  27. Vitor,

    O talento (dependendo do ponto de vista) pode ser inato ou construído com muito trabalho. A técnica é algo que desenvolvemos com o passar dos projetos.

    Para adquirir a técnica, simplesmente estude – mas o que? Vá ao cinema, veja TV, use e abuse da web (vá além do orkut e msn), ande na rua e etc., mas tente olhar tudo com outros olhos. Olhos críticos. Tente imaginar o que você faria de diferente. É assim que nós fazemos, nos indagamos sobre o mundo.

    Aí você me diz: tudo isso que você disse não tem nada haver com técnica! Claro que tem, porque a MAIOR FERRAMENTA DO DESIGNER É A SUA PRÓPRIA MENTE. Esse nosso super lapiseira é alimentada com cultura (o famoso repertório) tão necessário para se executar o ofício do desenhador.

    Tudo isso parece um pouco solto, mas quando você entra em uma faculdade de design, as peças se unem e a técnica surge por uma necessidade de concluir aquilo que você projetou.

    Resumindo tudo, consuma cultura, faça uma faculdade, faça estágio, aproveite cada momento desse início de carreira, que com certeza sua mãe irá perceber que você fez a escolha certa.

    Abraços,

    .faso

  28. Caro Claudio Martins, eu trabalho com Designer, e sou um dos colunistas do site Código Laranja. Coloquei uma matéria sobre este mesmo assunto em SETEMBRO de 2007.

    O título da sua matéria é exatamente o mesmo título que o da que eu fiz ha 6 meses atrás e pode ser conferido em: http://www.codigolaranja.com.br/?p=206

  29. Após ler esse artigo eu acabei enviando a matéria para minha mãe. O porque disso é que eu (16 anos, 3º anos ensino médio) disse para ela que queria fazer faculdade de designer gráfico e ela disse Mas isso não tem mercado de trabalho..
    Ok, agora ela sabe que terá mercado de trabalho sim!

    Na matéria diz sobre talento e técnica, agora, eu com esse desejo de ser designer posso ter até talento(espero) mas técnica eu não possuo muita. Ai que entra um dilema Ser ou não ser um desinger?, Como conseguir essas técnicas para designer?.
    Ai que eu pesso uma ajuda pro pessoal para me passarem uns sites,livros para que eu possa me aprofundar e que eu possa seguir uma carreira de Designer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *