A criação de identidade visual em etapas definidas

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Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma identidade visual é um processo complicado onde há diversos fatores envolvidos, como a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público, objetivos, foco, missão, etc.

Entende-se que o processo criativo é gerado com base nas experiência vividas, conceitos absorvidos e imagens vistas.

Temos um fator importante chamado de saturação informativa, que é a dificuldade na criação original e na diferenciação da identidade em torno de um mercado saturado. Há muitas identidades boas, ruins, diferentes, criativas. É preciso um cuidado especial para que a sua criação se diferencie das já existentes no mercado.

O papel do designer

A principal tarefa do designer baseia-se em definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando toda a “personalidade” da empresa em um símbolo.

Além do conhecimento, experiência, ousadia e criatividade, o designer precisa buscar informações em casos que apenas deram certo e principalmente em casos de sucesso. É sempre bom estudar o repertório da concorrência, entendendo a identidade e o processo de sua elaboração. É importante entender o mercado de atuação da empresa e, consequentemente, criar algo inovador e diferenciado da concorrência, o que traz destaque e visibilidade para a marca.

Paralelamente é preciso tomar cuidado com os vícios culturais, ou seja, aquelas recomendações de que se siga um determinado modelo conhecido, testado e aceito. Estes vícios podem gerar um bloqueio à criatividade.

Colocando a mão na massa

Depois de entender os conceitos, é hora de pôr a mão na massa. Comece através de rascunhos, em papel mesmo. Comece a esboçar. Faça o máximo de modelos que a criatividade permitir, sempre lembrando dos conceitos acima descritos.

Não descarte idéias, mesmo que a princípio, pareçam sem graça ou valor. Lembre-se que elementos de identificação como o nome, logotipo e símbolo são componentes duráveis na identidade e muitas vezes sofrem atualizações apenas quando há transformações na realidade da empresa ou em sua imagem pública.

Após os rascunhos, redesenhe aqueles que lhe despertarem mais interesse em alguma ferramenta vetorial (Corel Draw, Adobe Illustrator, etc). Acerte os detalhes necessários e vamos para a próxima fase do processo.

Definição das cores da identidade

A cor ocupa um lugar de destaque na criação, já que a simples mudança de um tom pode mudar a percepção do observador em relação à forma, distância, peso, volume, movimento, etc. Faça um estudo dos efeitos que a cor provoca, há muito material de referência na web.

Ao escolher as cores, observe também como será a sua aplicação em materiais impressos, como folders, banners, brindes, etc. Recomendo que use uma palheta de cores CMYK (semelhante a esses catálogos de tinta) e veja como ficaria a versão impressa para que não ocorram grandes distorções entre o real e virtual.

A quantidade de cores utilizadas deve ser minuciosamente analisada em função de custos de impressão de materiais com muitas cores. Outro ponto relevante é que se deve prever a aplicação da identidade de forma monocromática. É importante que a ausência das cores não prejudique a leitura da identidade. O ideal é trabalhar no máximo com duas, três cores.

Ergonomia na identidade

Após a escolha da cor, vamos testar a ergonomia da identidade. Faça aplicação sobre diversos fundos, faça reduções, aplique em materiais fictícios, imprima, converta para monocromático, marca d´água. Após os testes, verifique se há problemas de leitura. Caso ocorram, deve ser feito um re-estudo da ergonomia da sua identidade.

Entende-se por ergonomia o estudo da interação Homem – Meio no que faz referência à percepção visual, legibilidade, inteligibilidade das informações, interfaces e aplicação das cores. É possível aplicar a ergonomia na criação da identidade visual buscando compreender a usabilidade das cores, traços e formas, tornando a identidade aplicável a qualquer material, seja impresso ou eletrônico.

Finalizando a identidade

Após todos os acertos necessários em relação à cor, ergonomia e formas você está pronto para apresentar a seu cliente a identidade visual. Após o aceite do projeto, veja a possibilidade de criação de um manual de uso da identidade visual, evitando assim que seja feita alguma utilização incorreta da marca. Este tema será abordado em uma outra matéria! 🙂 [Webinsider]

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Flávio Levi (flavio@linkit-app.com) é especialista em marketing digital e fundador do Link.it, plataforma grátis que conecta pessoas ao conhecimento. Mais no Linkedin.

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39 respostas

  1. Li alguns comentários sobre clientes que não aprovaram trabalhos elaborados, mas que deixaram seus criadores com a pulga atrás da orelha; com aquela sensação de que eles mostrariam a algum layoutista (o cara q só sabe “bulir” num Corel da vida e que prostitui o mercado) pra adaptar aquela marca e cobrar mais barato.

    Minha sugestão é fazer como fazemos aqui na agência, depois de um “golpe” desses. Crie um papel timbrado próprio, mesmo se vc for um freela. Coloque lá sua marca com endereço e contatos e, na base da página, coloque sempre o seguinte texto:

    Este projeto é de autoria da(e) (seu nome ou da sua empresa) e não poderá ser reproduzido, total ou parcialmente – incidindo em plágio -, sem a devida autorização do autor, em conformidade com a LEI Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, de Proteção à Propriedade Intelectual e dos Direitos Autorais.

    Coloque-o pequeno, mas num corpo que dê pra ser notado (eu uso corpo 8 normalmente). Assim seu cliente vai pensar duas vezes antes de lhe passar a perna e vc estará documentando sua criação, de modo a usá-la como prova num possível processo.

  2. Muito bom essas dicas acabei desenvolvendo uma logo para uma perfumaria fiz um baita de um trabalho, não so a logo mas sim um manual de identidade visual usei as dicas do texto acima fiz demosntrações ficticias da marca e infelizmente o cliente não aprovou meu projeto e o meu maior medo é que ele ultilize a minha ideia pra outro design ultilizar e fazer mais barato vou dar um conselho sempre cobre antes de fazer seu trabalho para evitar estre tipo de coisa confiei plenamenrte no meu cliente e no final ele mudou de opnião

  3. Pingback: O logotipo, a marca, o consumidor e a liberdade de se reinventar | Ganha quem recebe, ganha quem indica!
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  6. achei bom mais devia até coloca mais coisas pra melhora mais gostei ta bem legal é facil de entender mais pra melhora e ter mais comentarios entam acrecente mais coisas…

  7. Adorei seu artigo, esta muito bem escrito e é de facil entendimento. Me ajudou muito da caeria de comunicação visual do curso de arquitetura.
    Parabens…

  8. Parabéns Flavio!
    Ótimo artigo, eu adorei!
    Estou começando meu TCC, e tudo o que você escreveu, é muito válido, etá me ajudando MUITO!
    BEIJAO!

  9. Excelente artigo Flávio. Cai como uma luva para o meu TCC. Estou falando sobre os desafios da criação de uma nova imagem corporativa para o público interno, por meio da identidade visual de uma organização, linkando o endomarketing com estratégia nos processos de comunicação interna.

    Se você tiver qualquer outro material que possa compartilhar comigo, eu agradeceria.

  10. Acredito que as empresas devem dar maior atenção a identidade visual, uma vez que não se corta cabelo com um dentista, nem se faz cirurgia cardíaca no salão de beleza, devia-se dar maior importância a identidade visual das empresas e contratar um profissional especializado para fazer este trabalho.
    Aqui na Paraíba, alguns empresários contratam para esta função, alguém que fez um cursinho de corew. Acho isso simplesmente ridículo.
    Acredito que nós, publicitários deveríamos dar maior ênfase a esta questão.

  11. Oi Flavio, parabens, gostei do que li. Não sou designer, pois não tenho nehum curso universitario, mas trabalho com comunicação visual a mais de vinte anos e o que conheço é através de muito ler e pesquisar e seus comentários foi um dos poucos que gostei e alias foi de muito bom aproveito, um abraço e vou aguarda o manual de identidade para conferir se se aprendi certo, rs,rs,rs,rs

  12. foii de grande ajuda o seu texto,cara!
    estou começando a cadeira dee Aplicativos Graficos, e percebo qee naum sera uma tarefa nada facil…mas eu sou existir e vou encontra o meu talento…
    Abraço!!

  13. Acho que faltou detalhar aspectos técnicos necessários à implantação do Manual. Após a criação e aprovação da Marca – junção de símbolo(desenho)+ logotipo (tipo), incluir detalhamento tais como: Elementos primários em cor, em monocromia/meio tom, a traço, fundos escuros/cor,elementos primários em outline, elementos primários com inclusão da atividade-fim, com inclusão de grafismo, padrão cromático, padrão tipográfico, campo de proteção das assinaturas, utilizações vetadas, reduções máximas, malhas de construção, elementos acessórios, aplicações em papelaria, outras aplicações, tudo isso bem detalhado para o cliente.

  14. cara achei legal o artigo .. muito importante na criação do logotipo é entregar junto o manual ..como foi citado acima .. cara a melhor coisa é entregar um manual completinho com umas 4 a 6 peças de identidades visual.. uma coisa bem profissional.. eu consegui isso só agora. ..a 2 anos ai criando identidades visuais e só agora to com um manual redondinho …

    que estievr interessador em visualizar pra dar sugestões e criticas são bem vindas .. peça pelo site http://www.quedesign.com.br ..

    abraço a todos e parabens pela materia ..vale a pena escrever uma só sobre finalização de manual de identidade visual ..

  15. Olá galera, e bom dia Flávio, gostaria de primeiramente parabenizar sobre o tema que abordou, muito interessante e realmente necessário, mais o cliente não quer saber do manual, acha isso um absurdo, e desvaloriza o trabalho do design, procurando qualquer boca de porco para desenhar algo que realmente lhe de custo e não fisão de marketing ou da marca.

    Quando apresento os conceitos as fases e o que é entregue ao cliente, todos acham marivilhosos, so rateam no preço, e pegam direto no manual (mais eh preciso disso…!!)

    Bom, agora já sei quando um cliente disser isso, passo esse link para ele dar uma olhada e ver a importância de uma marca bem sucedida.

    Obrigado Flávio e a todos os leitores.

    Até

  16. Concordo com os colegas, a identidade deve ser entregue com o manual. Porém, muitas vezes o cliente não entende desta forma e quer reduzir os custos do serviço, infelizmente… muito bom o artigo, parabéns!!!

  17. Flávio,

    Parabéns pela Matéria !! De uma forma resumida e objetiva você conseguiu transmitir a importância da Identidade Visual e os passos que irão garantir o sucesso da marca no mercado que a cada dia é mais competitivo. A criatividade em conjunto com o conhecimento técnico sempre será uma ótima dupla.

    Sucesso! Abraço !

  18. – Marcus: obrigado pelo apoio! Lembro que quando cursei design tive dificuldade em encontrar alguns materiais dissertativos interessantes. Agora que tenho alguma bagagem no assunto, decidi compartilhar para facilitar para aqueles que estão estudando identidades!

    – Shintani: fico grato com seu comentário! Sabe que são sempre bem vindos!

    – Edy e Guilherme: concordo com vocês, a identidade só deve ser entregue com o manual, para que não ocorram aplicações incorretas da identidade, perdendo assim a força e a imagem. O que eu quis dizer com a frase você está pronto para apresentar a seu cliente a identidade visual… é que antes de começar o manual, é interessante validar o logotipo para não ter o retrabalho de aplicação do mesmo em todo o restante do manual. EEm breve publicarei um conteúdo voltado para a elaboração do manual de identidade! Mas a idéia é essa mesmo, entregar a identidade com seu manual!

  19. o manual DEVE vir junto com a identidade visual, ou não seria uma verdadeira identidade se todos os seus comportamentos não estivessem previstos ou ao menos encaminhados. Há muitos livros interessantes sobre o assunto como os de Gilberto Strunck e Maria Luisa Peon.

  20. Flávio,
    Foi com muita satisfação e orgulho que li o artigo muito bem estruturado e de fácil entendimento.
    Congratulações!

  21. o manual da marca.. o bom e velho manual da marca.

    eu acredito que ele deva ser feito sempre. deve ser entregue junto com a identidade gráfica produzida.

    de nada valerá o melhor logotipo do mundo, se na hora de aplicar, os caras estragarem tudo.

    nós temos que embutir o manual da marca no valor e na produção. isso também faz parte do pacote identidade gráfica: a aplicação e regras de uso. mesmo que sejamos os únicos a trabalhar para aquela empresa, o manual serve sempre como referência! além de ser um material belíssimo, rs..

    abraços!

  22. Parabéns cara. Gostei do seu texto. Na faculdade estamos vendo uma cadeira de desenvolvimento de logotipos, e vou enviar seu textos para os meus colegas. Até mais.

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