Você está sendo googado. Sorria e aceite.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sorria. Você está sendo googado. Apesar de não morar em condomínio de luxo, não estar num elevador e em nenhuma loja de conveniência, essa foi a sensação que tive quando coloquei meu nome entre aspas no Google.

Rodeada por várias homônimas que jamais pensei existirem, minha vida ali, num Google aberto. Para quem nunca buscou fama nem popularidade a qualquer custo, isso soa muito estranho. Tudo acontece à nossa revelia.

Uma vez conformada com os novos tempos, minha preocupação foi descobrir quem eram aquelas homônimas, possíveis queimadoras-de-filme. Alívio ao checar que nenhuma delas era procurada pela Interpol.

Encontrei boas surpresas também: logo na primeira página, link para o meu blog, textos que escrevi para o Webinsider e até uns prêmios que ganhei como redatora publicitária no ?Colunistas Paraná?, na época em que morei em Curitiba. Já nem lembrava mais desses feitos, pois não havia guardado registro a respeito.

Voltei a ficar assustada quando descobri que os sites de busca agora também rastreiam comentários! Sim, aqueles comentários que você faz despretensiosamente em blogs e sites alheios. Alguns deles inflamados, no calor de alguma polêmica.

Deu medão. Até porque aquela opinião que você tinha há um ano pode ter mudado. Ufa! Não encontrei nenhum palavrão.

Ai, ai, ai, meu Google do céu!

Concluí que, daqui em diante, minha vida não será só minha e de meia-dúzia de amigos. Sou uma pessoa pública. Não ache graça. Pois você também é. A não ser que vá morar numa tribo no meio do nada. Mas não dou seis meses para a internet chegar lá. Ou você se entediar e voltar antes disso.

E se você é do tipo que gosta de separar vida pessoal de vida profissional, esqueça. Eu também gostava. Resolvi relaxar e até linká-las entre si. Adiantando-me a qualquer site de busca ou profissional de RH.

Aconselho tomar cuidado com algumas escolhas de comunidades do Orkut. Tipo ?Se não lembro é porque não fiz?.

Em contrapartida, se estamos ficando mais ?famosos?, os famosos estão ficando mais anônimos.

Prevejo que, num futuro próximo, as celebridades se extinguirão junto com 50% dos animais do planeta. Pensemos. As celebridades só são celebridades, porque vivem em exposição nos meios de comunicação verticalizados (principalmente na TV). Elas se mostram e nós as vemos. Só nos restando acompanhar suas vidas passivamente, com um arroubo de tietagem aqui outro lá.

Porém, com a internet cada vez mais popular somada à TV digital (onde a interação será maior) e por fim a convergência das mídias, celebridades serão diluídas em um grande caldo de informações, interesses e pessoas. A única celebridade que restará será a própria internet.

Ah! E o Google. Que de site de busca passará a entidade onipresente. Aquele que tudo sabe. Aquele que tudo vê. [Webinsider]

.

<strong>Cristiana Soares</strong> é publicitária e escreve no <strong><a href="http://blogtalk-cristiana.blogspot.com/" rel="externo">Blog Talk</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. Cristiana, irônicamente não consigo encontrar vc no Facebook, nem acessar seu blog. rs

    preciso conversar com vc sobre a possibilidade de vc liberar seu texto para ser utilizado em um trabalho com a rede pública de ensino do RJ.

    Por favor, entre em contato comigo em professorayasmin@gmail.com

    Fraternalmente,

    Yasmin.

  2. É verdade, agora só meia duzia de amigos para postar.
    Acho que ficou muita baderna.
    Você encontra um grande numero de tranqueira e poucas coisas úteis.
    Valeu

  3. Alexandre, sensacional esse site! Acredita que encontrei lá um site que eu mantinha e que já está fora do ar (desde dezembro de 2005)? É claro que com algumas mudanças de caracteres, cores de fundo etc… mas está lá. Bom saber disso, pois assim podemos ter provas daquilo que existiu um dia. E é claro isso tem o lado bom e o lado ruim da coisa. No meu caso, achei bom. Vou sugerir essa pauta para o Vicente (editor aqui no Webinsider)

    Sisi, morri de rir com o seu comentário. Desculpe, mana, mas vc está encrencada. Heheheh. Brincadeira. Não sei em relação aos comentários. Mas já pensou em escrever para o provedor do seu antigo blog pedindo para tirá-lo do ar definitivamente? Faça uma operação limpeza e entre em contato com os blogs e sites onde deixou esses comentários queimadores de filme. Não custa tentar. Ou então relaxe e assuma. Todo mundo já foi adolescente um dia. Ainda bem que no tempo da minha adolescência ainda não havia internet como ela é hoje.

    Ricardo, tem razão. Repare que eu até coloquei a palavra famosos entre aspas. O termo pessoa pública é mais apropriado e até usei essa expressão no texto.

    Jessé, vc acaba de dar uma boa dica. Lá no Rio existe um negócio chamado teste da praia, que é quando um rapaz conhece uma garota na noite e no dia seguinte a convida para ir à praia com a intenção de conhecê-la melhor. Bem, agora temos o teste do Google tb!! Hahahahaha! Muito bom.

  4. cristina,

    otimo artigo! Eu mesmo jah usei o google para conhecer melhor algumas minas q conheci na noite…hehehe….realmente, nem sempre elas flam a verdade…uahua…

    e de forma semelhante eh q conhecemos profissionais, ou naum, do mercado em q atuamos. gerenciar o nosso proprio conteudo eh um habito a ser adquirido por tds nox!

    thx,
    jesse rodrigues 😉

  5. Cara Cristiana:

    Parabéns pelo artigo ! Só não concordo que estamos mais famosos… estamos mais encontráveis e com menos privacidade, isso sim. O fato de termos zilhões de entradas no Google não nos torna famosos, visto que essas entradas não são pesquisadas se não somos… famosos.

    O que faz a pessoa famosa não é o Google.

    O Google permite encontrar aquilo que já estamos procurando, mas por que procurar algo que não se conhece a existência ?

  6. Hum nem me fale, agora vc imagina eu que tenho um nome totalmente diferente, nem digito mais ele nos meus recados, como esse agora, pq eu nem preciso digitar tudo, apenas o meu primeiro nome e pronto, lá está toda minha ficha criminal, pior de tudo que muitas coisas eu não tenho como apagar, como alguns recados em alguns blogs, e até meu próprio blog onde só tem babosagens de uma adolescente agora mais madura e arrependida de ter se exposto tanto a net. Pior de tudo é que o servido do tal blog não desativa e nem eu consigo mais logar… Ai fumou!!!!!

  7. Falando em rastro, vcs já viram este site:

    http://web.archive.org/collections/web.html

    ?
    Se vc é webmaster e tem um site a pelo menos 1 ano, entre lá e digite o endereço dele e depois clique em Take me back
    Aparecerá umas datas, clique nos links.

    Se vc nunca fez um site, coloque endereços de sites conhecidos mercadolivre, uol e outros.
    Veja como eram no início de sua criação.

    Esse assunto dá um tema para outro texto!

  8. Fábio, não sei se é assim tão instantâneo… heheh… Depois me conta o tempo que levou para o seu comentário chegar até o Google. Se bem que pelo Webinsider não demora muito não.

    Armando, sabe que eu tb já encontrei uma pessoa sumida, com endereço comercial, telefone e tudo mais? Agora é só cobrar a dívida…

  9. Paulo, eu tb nunca publiquei dados pessoais. Acho que essa é regra básica de segurança na internet, né?

    Com certeza Cristina

    Alguém aí já esperimentou digitar o nome completo naqueles sites de busca de telefone ? O da Telemar é o via102.com.br. Na verdade não sei se é apenas da Telemá.

    Com o nome completo a pessoa descobre o endereço.

    Falando nisso, tinha me esquecido de solicitar a retirada do meu nome da lista telefônica.

    E vi agora no google que tem 3 sites aonde tem meu nome completo. Brpay, Superdownloads e Baixaki, hehehe.

    Nesses tempos de falso seqüestros não é nenhuma paranóia ter essa preocupação, hehehe. Mesmo só atendendo telefonemas de contatos da agenda.

  10. Cristiane

    Veja que interessante estava atras de um contador que fez um mal serviço e sumiu do mapa, porem nada como o mestre em busca Google, digitei o nome completo dele e foi melhor que a interpol pois estavam lá Nome, CRC, Celular, Endereço residencial e comercial …

    Esta é uma das vantagens do google encontrar tudo, porem imagino que pode ser utilizado para outros fins…

    Abraço e parabéns pelo artigo ..

  11. Eu sinceramente até escrevi um bom texto, concordando com você Cris.
    Mas ao passo em que estava escrevendo comecei a me sentir dentro do Google. Logo em seguida me imaginei também no Yahoo… etc…
    Olha, vou só falar: Parabéns pelo texto!! E vou correndo no google para ver se meu nome aparece junto com esse comentário lá. :S

  12. Obrigada, Rafael.

    Pois é. Aí é que eu tenho minhas dúvidas. O que o Google sabe a meu respeito que todo mundo já não sabe (vide texo acima)? Apenas meu nome completo e meu IP. A menos que eu tenha algum problema com a lei (o que não é o meu caso), com o que devo me preocupar?

    Quando digo celebridade, no texto, estou querendo dizer celebridade como conhecemos hoje. Megafamosos. Mas vc tem razão. Essas celebridades passageiras sempre existirão. Eu acho.

  13. Cristiana,

    Meus parabéns pelo artigo.

    Realmente, a realidade é sinistra. O google sabe mais de mim que meus próprios pais, parodiando o Alexandre Fugita do Techbits. E é verdade.

    Agora, não creio que as celebridades acabarão, porque tem público para acompanhar a vida delas, vide sucesso do BBB.

    Abraços

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  14. Gabriela, eu não li o livro, então me corrija se estiver errada, mas eu acho que há uma grande diferença entre o Google e o Grande Irmão.

    O Google não tem a intenção de nos controlar (será que estou sendo ingênua?). Pelo contrário. Quem faz o Google somos nós. Ele apenas nos reflete. Não?

    Paulo, eu tb nunca publiquei dados pessoais. Acho que essa é regra básica de segurança na internet, né?

  15. Semana retrasada digitei meu nick no google e fiquei impressionado. Há alguns anos atrás só trazia mesmo sites que eu tinha, hoje trás meu rastro na net.

    Ainda bem que sempre tomei cuidado para não digitar dados pessoais como nome de esposa, filha, telefone, etc.

  16. Quem é afinal o Grande Irmão? Risos!!!! Todo mundo vai poder criar o seu próprio Big Brother (com muito mais do que 15 minutos de fama) e se fazer celebridade sem FAZER nada? Que ruim e que bom. As portas estão escancaradas mesmo para algo novo. Mas bom mesmo é que vc se animou a explorar o assunto do ponto de vista comportamental. Sempre um prazer te ler!

    Só me resta recomendar aos leitores as ferramentas para tentar gerenciar um pouco o uso do santo nome, para que ele não fale contra o dono. Sei que vc já experimentou e gostou. Para quem não conhece: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/02/17/buscas-encontram-resultados-que-falam-mal-de-voce/

    Um abraço

    Gabi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *