Seu site é interativo? Até onde pode ser mais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você encontra um amigo na rua e começam a conversar. Todas as perguntas ou afirmações que ele faz pra você podem ser respondidas com base em um conjunto de alternativas pré-determinadas. Muitas vezes as alternativas não expressam sua real opinião sobre determinado assunto. Então, você percebe que não está interagindo, com seu amigo, da forma que gostaria.

É mais ou menos assim que você interage na internet. Essa é a uma definição que temos de interatividade no meio digital, pois esse meio não permite uma interação mútua ? como você gostaria.

Seria praticamente impossível prever todas as respostas que você poderia dar para determinadas questões de uma enquete, por exemplo. Por isso, as alternativas que são fornecidas a você são limitadas, o que faz com que você passe a ter uma interação reativa.

Diferentemente da interação mútua, a interação reativa trabalha com possíveis respostas, segundo o seu modelo mental, seu comportamento, suas possíveis reações e, com base nisso, as potenciais respostas para uma determinada questão.

Se analisarmos conceitualmente, nem as respostas pré-determinadas de uma enquete podem ser consideradas parte de uma interação. Isso porque interação pressupõe uma série de ações que só se formam com base nas próprias respostas entre as partes. Isto é, a resposta é apenas parte de uma interação ou de um comportamento.

Baseados nisso, podemos quantificar a interatividade pelo envolvimento das partes em um processo de comunicação. Em uma enquete certamente temos interação, mas de nível muito baixo, pois as partes não estão trocando informações como deveriam. Existe, inclusive, uma relação hierárquica e de submissão ? fatores já definidos pelo Piaget, que define a interatividade como conseqüência de um processo de colaboração.

Logo, podemos dizer que existe interatividade, não imediata, na Wikipedia – diferentemente de uma enquete.

Quando você está efetuando uma compra em algum site, a interatividade só existe a partir do momento que você finaliza o seu pedido. A partir desse instante, um funcionário se deslocará até o estoque para separar seus produtos ? de uma forma que você não pode prever.

Porém, a interação plena não se baseia no desencadeamento de uma ação desse nível, nem em uma troca de informações, mas em uma operação onde cada interagente faça efetivamente parte do sistema interativo. Tanto no estímulo de interação quanto nas respostas de cada ação.

Isso nos faz questionar até que ponto nossos sites, ambientes, aplicações, têm sido efetivamente interativos. Essa dúvida pode ser respondida ao analisarmos até que ponto a experiência do usuário afeta seu próprio comportamento, com base nas ações de outros usuários. E se estamos desenvolvendo ambientes que possibilitem isso.

Interagir não significa seduzir o usuário. Significa deixá-lo tornar parte de sua experiência e modificar o ambiente ao qual está presente, sem operações determinadas por um sistema. Você encontrou alguma similaridade com web 2.0? [Webinsider]

…………………………………………….

Referência bibliográfica:

PRIMO, Alex; Interação Mútua e Interação reativa: uma proposta de estudo. XXI Congresso da Intercom – Recife, PE, de 9 a 12 de setembro de 1998.

.

<strong>Renato Rosa</strong> (renatorosa@gmail.com) é arquiteto de informação do núcleo de jornalismo da <strong><a href="http://globo.com" rel="externo">Globo.com</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Realmente web 2.0 já está cansando!
    Parece até ser a salvação da web ou algo assim.

    sinto-me como se quisessem me fazer engolir W E B 2 . 0 goela a baixo.
    erghr e engasgo!

    concordo com os colegas, interatividade não é 2.0
    sou a favor do + conteúdo e – ação, gosto do faça por mim, obrigado!

  2. Nao aguento masi ouvir sobre web 2 😛

    ta ficando chato já…

    interatividade não é 2.0, interatividade existe desde os inicio dos tempos na web. mas agora q ela começou a expandir. Nao venha me dizer q ajax = interatividade, nem q ajax=web2 , pq o ajax já é bem velinho 😛

    sinceramente, não acho q interação em si tao importante, e sim o conteudo e a utilidade do meio. O resto é firula ;D

    []s

  3. Acredito que a web 2.0 nada tenha a ver com interatividade. web 2.0 é uma nova visão de desenvolvimento, um novo conceito de como as coisas podem funcionar de forma mais clara, objetiva, utilizando da melhor forma os recursos que temos em mãos. ( várias pessoas tem colaborado procurando entender o que é a web 2.0 – um título para um conceito desconhecido até então, ou de múltiplo conceitos : http://web2.0br.com.br/conceito-web20 )

    Dado o ponto de vista do Alex Primo em algumas de suas obras, podemos afirmar que a conexão da web 2.0 com a interatividade está diretamente conectada ao usuário como força produtiva atuante neste ambiente, classificada em níveis de acordo com sua capacidade de intervenção.

    discordam?

  4. Interessante esse termo interação reativa e essa diferenciação que fazes da interação mútua. Mas, numa análise simplista o clicar num link é uma interação mútua ou reativa?

    Tenho realmente o pé atrás com a expressão web2.0, pois significa querer dizer que até agora vivemos na 1.0? Ou na 0.8 beta ? Mas se todo tempo tivemos as ferramentas, apenas não as usamos.

    Concordo que devemos dar maior poder ao usuário, pois é para ele quem servimos conteúdo (seja lá qual for). Acho que além de modificar seu ambiente o usuário deve aprender, contestar e crescer neste ambiente(entenda por site, ou algum outro projeto que envolva fornecimento de conteúdo e conhecimento em quqlauwr escala).

    Bom o texto, discordo de algumas coisas e concordo com outras, acho que até fui interativo 😀

    []´s
    Israel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *