Tag machine: novo recurso de tags no Flickr

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Recentemente foi disponibilizado pelo Flickr um novo recurso de classificação de fotos em seu sistema, para otimização de busca e relevância de conteúdo.

Foi lançado pela equipe de desenvolvedores do Yahoo! o sistema chamado tag machine implantado no Flickr.

E como funciona esse sistema? Resumidamente ele possibilita a inclusão de informações extras nas tags. Assim como uma API de uma linguagem de programação, há um sintaxe a ser seguida.

Esse novo sistema será composto por um ?namespace? (nome), um ?key? (chave) e um ?value? (valor), fomando a segunite seqüência: [namespace]:[key]=[value].

Um exemplo: vamos supor que você queira vender sua casa e disponibilize as fotos dela no Flickr. Você então usaria a definição selltag (algo como tag para vender) e a sintaxe seria:


	  selltagged
      sell:price=70,000.00
      sell:currancy=dollar
	  

Como podemos ver, formei expressões usando um namespace (sell), key (price) e value (70,000.00), indicando junto à minha foto tags padrões sobre informação de vendas. Podemos ir além, inserindo informações sobre localização, através de uma addresstag, para que pessoas procurem por casas próximas a uma localidade específica. Ficaria assim:


	  addresstagged
      address:street=Av. Leopoldo Silva
      address:postalcode=13456
	  

Essa prática também é chamada de Tag Tripla ou Triple Tag, devido ao seu conjunto de informações. Assim, com informações extras, a busca se torna mais otimizada e focada a um propósito específico, determinado por expressões relevantes ao conteúdo.

Veja esse exemplo aplicado por um usuário do Flickr, abaixo da lista de tags, no menu ?Show machine tags?. Será aberto a marcação de latitude (geo:lat=55.384767) e longitude (geo:log=1.614304) relacionada à imagem. Uma ferramenta que se utiliza é o Mappr, que é aplicado onde pode se navegar por um mapa, baseado em geotag nas fotos inseridas no Flickr.

A vantagem principal dessa marcação é o refinamento de buscas sobre tags e uma maior relevância e fidelidade na descrição, sendo apontado como um recurso para web semântica.

A aplicação dessas tags triplas estabelece um novo padrão de classificação, onde uma informação classificatória será inserida em um contexto de valores, permitindo a possibilidade de cruzamento de informações e buscas com expressões mais complexas em mecanismos de tags. [Webinsider]

.

Humberto Zanetti (profzanetti@gmail.com) é professor pela Anhanguera Educacional S.A., freelancer e pesquisador em arquitetura da informação, user interface e design de interação e mantém site e blog pessoais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Marco,

    Para que o usuário insira essas informações, sem dúvida essa tarefa deverá ser mascarada, por exempo, com a disponibilização de campos para serem preenchidos ao invés de formar um código. Ou até mesmo esse seu sistema automatizado. Seria problemas de interação com o usuário, que podem ser resolvidas futuramente.
    E na busca a complexidade se refere a ter um procedimento através de uma frase mais extensa como: Quero comprar um carro X pelo preço Y vendido na região Z, e não a complexidade na montagem dessas tags.

  2. buscas com expressões mais complexas em mecanismos de tags.

    É exatamente este o problema que eu vejo: complexidade.

    IMHO, num mundo ideal a máquina deveria interpretar as informações da imagem, fazer o usuário inserir essas expressões complexas não é um caminho fácil pra usuários não nerds. Quem vai lembrar qual é a expressão correta para vender coisas?

    Criar programas que façam isso sozinhos é um caminho, mas ainda assim a máquina deveria interpretar isso quando eu inserisse, na descrição da foto, a informação de venda com o preço, localização etc. O machine-tagging poderia ser automatizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *