Os melhores blogs brasileiros em tecnologia e web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Organizar de alguma maneira a vastidão de dados que inunda a internet não é tarefa fácil. Tanto isso é verdade que a todo momento estão sendo lançados filtros cada vez mais engenhosos para dar um pouco de ordem ao caos. Do Google ao Digg, cada um lista à sua maneira o que há de melhor na web dentro de critérios específicos, sempre tentando privilegiar a inteligência coletiva e o fator humano sobre a automatização mecânica.

Algumas vezes, entretanto, a opinião pessoal ainda consegue organizações mais lógicas. Se formos escolher quais são os melhores blogs do Brasil, por exemplo, podemos usar o critério da quantidade de links, como faz o rankings do Technorati. Isso leva à conclusão que o Interney.net é melhor do que o Blog do Noblat. Ora, isso faz tanto sentido quanto dizer que a Exame é melhor do que a Playboy. Ambas são revistas, contudo tratam de assuntos distintos.

Critérios

Para montar uma lista dos melhores blogs nacionais para o Webinsider, tivemos que adotar alguns critérios.

O primeiro é o escopo do blog. Se os leitores pedem ao Webinsider uma lista dos melhores blogs, há que se acreditar que eles desejam boas fontes relacionadas ao conteúdo deste site, ou seja, tecnologia focada em web.

O segundo critério é a quantidade. Quantos são os melhores blogs do Brasil em um universo de milhares? Cinco? Dez? Cem? Optamos pelo número dez, por ser um valor que parece funcionar bem para a mente humana, acostumada a numerações decimais.

O terceiro é a definição de blog. A lista comporta apenas blogs mantidos por um ou dois autores, cujos sites mantenham os artigos em ordem cronológica, ofereçam feeds e permitam comentários. Com isso ficam de fora sites com equipes gerando conteúdo, como o Meio Bit e similares.

O último critério é a subjetividade. Uma lista como essa reflete a opinião do autor. Como toda lista, ela inclui itens que você concorda que ela deva incluir e exclui outros que você discorda que estejam de fora.

Nesse ponto cabe uma dica, já sabendo da polêmica que toda lista causa: em vez de criticar, que tal aproveitar o espaço dos comentários para fazer a sua própria lista dos melhores blogs nacionais sobre tecnologia e web?

A lista

Dito isso, vamos aos eleitos, em ordem alfabética.

BrPoint, de Bruno Alves

Bruno Alves é um dos chamados probloggers brasileiros e conhece bem programação. No BrPoint (um dos diversos blogs para os quais ele escreve), é possível encontrar praticamente todos os dias informações interessantes sobre tecnologia e desenvolvimento.

BrunoTorres.net, de Bruno Torres

Bruno Torres possui um conhecimento imenso sobre desenvolvimento web e compartilha praticamente tudo com seus mais de 3.300 assinantes no blog. Embora tenha passado um período no ostracismo, voltou recentemente a blogar e compartilhar seus conhecimentos com os leitores.

Dia a Dia, Bit a Bit, de Silvio Meira

Cientista-chefe do C.e.s.a.r. e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Silvio Meira bloga principalmente sobre inovações tecnológicas e empreendedorismo na área de tecnologia.

A freqüência de posts não é tão intensa, já que ele também é professor do Centro de Informática da UFPE, palestrante, visionário, batuqueiro de maracatu e mais uma dúzia de apostos. A qualidade das idéias, no entanto, compensa a baixa freqüência com larga vantagem.

DWD:3, de Luli Radfaher

O blog DWD:3 foi criado a fim de ser um local de troca de idéias entre Luli Radfaher e seus leitores para a elaboração do livro Design/web/design:3. Não se sabe exatamente em que pé anda a proposta, já que o lançamento do livro era previsto para o final de 2006. O ponto positivo é que o blog continua funcionando, com posts preciosíssimos sobre criatividade, design e inovação.

Para quem não conhece, Luli é Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, onde também é professor. Passou por diversas agências e chegou a ser vice-presidente de conteúdo da Starmedia, em Nova Iorque. Se você acha que se trata de um engravatado executivo tradicional, deve urgentemente assistir a alguma palestra dele.

Interney.net, de Edney Souza

Edney Souza é o blogueiro que começou antes de todo mundo e hoje colhe os frutos de ter sido um visionário. Em 2001, enquanto todos achavam que blogs eram diários adolescentes, lá estava ele escrevendo sobre tecnologia e afins no Interney.net.

Hoje seu blog é um dos endereços mais conhecidos do Brasil, o que deu liberdade financeira ao autor para se dedicar somente ao que gosta: blogar sobre tecnologia, inventar adendos para a web e, mais recentemente, empresariar outros autores em um condomínio de blogs.

MarcoGomes.com, de Marco Gomes

Marco Gomes é um brasiliense de 20 anos que está nesta lista por ter incorporado com sucesso o estilo “do it yourself”, que muita gente fala mas não pratica, mesmo com todas as ferramentas à disposição.

Este jovem programador de interfaces passa algumas madrugadas em claro inventando aplicativos web como o Wallpapr, Got Stress e, principalmente, o Boo-box. Tudo é devidamente relatado no blog, que assim se torna uma boa fonte de inspiração para quem quer empreender na web.

Revolução Etc, de Henrique Costa Pereira

Não é à toa que o Revolução Etc possui mais de 2,8 mil assinantes de feeds. O blog de Henrique Costa Pereira traz posts sobre desenvolvimento web com a visão de quem está com a mão na massa, tanto na hora do emprego quanto no momento do lazer. Com isso os leitores têm acesso a dicas e opiniões sobre desenvolvimento web, com destaque para web standards, microformatos e usabilidade.

Usabilidoido, de Frederick van Amstel

O Usabilidoido tornou-se em pouco tempo referência nacional em usabilidade. O início do blog foi bastante intenso, com o público acompanhando a evolução de seu autor, Frederick van Amstel, que devorava tudo o que saía sobre usabilidade para web.

Com o tempo o Usabilidoido diversificou mais os assuntos e agora está se redirecionando para o design de interação. Percebe-se também que os artigos estão mais profundos e até certo ponto acadêmicos, reflexo do mestrado que está sendo cursado pelo autor.

Versão txt, de Fabio Seixas

No Versão txt saímos um pouco da parte técnica do desenvolvimento web para falarmos principalmente sobre empreendedorismo, através das palavras de Fábio Seixas, empresário do Camiseteria, uma startup de web 2.0 que aproveita a colaboração do público para criar estampas e vender camisas pela web.

Seixas, que se acostumou a compartilhar idéias e opiniões também em palestras, está freqüentemente postando sobre maneiras de aproveitar as possibilidades da web para fazer negócios.

Viu isso?, de Michel Lent Schwartzman

Michel Lent Schwartzman é proprietário de uma das maiores e melhores agências de comunicação interativa do Brasil, a 10 Minutos. Nem por isso ele deixa de estar presente onde a comunidade de desenvolvedores web está: no Flickr, no Orkut, no YouTube, nos podcasts, nas listas de discussão e, é claro, no seu próprio blog.

Ou seria o contrário? É por estar presente em todos essas lugares e acompanhar de perto o que há de mais recente em desenvolvimento web que o Michel é proprietário de uma das maiores e melhores agências de comunicação interativa do Brasil? Fica a dica para os empresários da área que lêem o Webinsider, mas ainda não lêem os blogs acima e nem se envolvem como poderiam com a comunidade web. [Webinsider]

.

Walmar Andrade (walmarandrade @wenetus.com) é jornalista com MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital, diretor-executivo da Wenetus Interactive e autor do blog FatorW.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

67 respostas

  1. Olá,

    A NEOTECH TELECOM irá iniciar um trabalho de incubadora de novos talentos, voltados para área de Tecnologia, Telecom, Software e Sistemas. Para isto quer contar com sugestões de qual o modelo seria mais interessante.

    Iremos oferecer para quem tiver alma empreendedora e uma boa idéia a desenvolver, local de trabalho com sua mesa, ramal, internet, secretária e almoço no local e possível ajuda financeira. Para entrar em contato envie seus dados e qual sua especialidade ou segmento para desenvolvimento@neotechtelecom.com.br.

    Teremos 02 (duas) vagas, ou sejam duas salas disponíveis que utilizaremos como piloto.

    Mandem suas sugestões de modelos que possamos trabalhar como incubadora.

    At.
    Neotech Telecom
    http://www.neotechtelecom.com.br

  2. Artigo muito bom, na verdade nem sei como cai nesta página já que eu estava procurando blogs sobre a Web, mas foi bom, já me informei sobre os melhores blog da Web, e discordo a opinião de alguns, eu acho que todos devem ter seu espaço na Web e tentar novas maneiras de compartilhar o que acham bom, a internet deve ser sem fronteiras, não é qualquer um que vai obter sucesso nesta jornada virtual porem temos sempre que tentar e inovar, se realmente nos esforçarmos podemos conquistar o que queremos.

  3. Vim parar aqui após fazer uma pesquisa sobre os melhores blogs de tecnologia. Vejo que há muito tempo não se posta comentários aqui. Não seria interessante efetuar nova pesquisa para este ano de 2010, haja que vista o surgimento de novos blogs de tecnologia, a exemplo de “O Gestor – TI & Gestão de Negócios”?
    Fica a dica.

  4. Bem, eu queria comentar o seguinte: na minha opinião você esqueceu de adicionar a esta lista o blog do Rodrigostole e garota sem fio e outros.

  5. Nossa seria muito bom se juntasse essa galera toda num um único endereço e criasse o BLOG de tecnologia, facilitaria o acesso de gente como eu que não tem tempo de conhecer nem acompanhar os citados, acabaria com esse horror do tal RSS – que ainda não assino – e ainda teria mais possibilidades de angariar poucos anunciantes fortes, ao invés de tres ou quatro como google, jacotei e sei lá mais quem que confunde completamente o leitor…não sei ás vezes onde está o post…sorry! sou mesmo uma leiga, mas adoro o conteúdo de quem já visitei e foi citado…muito, mas muito melhor, que jornais e sites referência de ti e informática que recebem anúncio da microsoft, dell, e por aí vai…parabéns!

  6. Gostei da lista, porém temos que admitir que é impossível classificarmos os 10 melhores blogs com a opinião de 1, 2 ou um grupo de especialistas.

    Estamos vivenciando a era da colaboratividade e, para formar uma lista mais adequada e justa, nada melhor que ouvir o que a Internet tem a nos dizer a respeito.

    Um concurso, um Digg ou algo do tipo weblogawards.org seria a melhor opção.

    Bem, esta é a minha opinião, provavelmente a melhor seria a junção de todas as nossas. 🙂

    []s

    GT1

  7. Aproveito a iniciativa para citar uma referência pessoal que é o br-linux.org – http://br-linux.org – criado pelo competente Augusto Campos.

    Atualmente no formato Blog, o br-linux é um dos mais competentes na área de Tecnologia, não só no mundo Linux, mas também, na comunidade do Software Livre em geral – no âmbito nacional e internacional.

    Já foi citado em uma reportagem dedicada da Revista IstoÉ e é um dos principais catalisadores da comunidade do Software Livre, o qual dá suporte a toda a comunidade: na divulgação de notícias, de artigos, de sites, pesquisas e muitas informações importantes dentro deste escopo.

    Apesar da ausência do br-linux, a lista reflete a competência de seus autores. Se possível, seria interessante a criação de uma listagem maior dividida por categorias.

    Jeferson M Colombero
    http://www.medialess.com.br

  8. Eu não vou fazer flame aqui. O Webinsider é um ambiente muito interessante pra ficarmos discutindo esse tipo de baixaria.

    E você esperava uma resposta mais inteligente é? Uma pena, sou um burraldo completo, tanto que não consigo aprender PHP nem sob porrada!

  9. Ho ho ho, eu esperava uma resposta mais inteligente, mas como temos apenas isto, vamos lá:

    Primeiro, eu não defini em momento algum que tecnologia é saber alguma linguagem server side.

    Segundo, não falei em momento algum que alguém tem que saber .NET pra ser respeitado.

    Terceiro, eu nem falei de Internet Explorer 6. O que isso tem a ver com o assunto? (nem falei sobre xiitismo).

    Quarto, é meus conceitos devem estar antiquados mesmo. Eu achava que para desenvolver para web deveriam ser unidas várias áreas, sendo uma delas a criação de IUs intuitivas e funcionais e uma boa programação serve-side. Realmente, desenvolver para Web é só IU.

    Obrigado Marco, você iluminou nossas mentes!

  10. Bem,

    gosto é de cada um e a web tem de tudo. Temos os antenadinhos temos os que realmente fazem alguma coisa, temos os estragadinhos que acham que são bons, e por ai vai. Agora que a web tem de tudo, isso tem, pra técnicos temos blogs como o codare? http://codare.net/ ? blog com dicas altamente técnicas de alguns dos melhores programadores brasileiros? Entre eles o alfredo kojima (mysql, window maker..) e dentro do site vc encontra os links pros blogs de grandes developers, e assim sucessivamente.

    Não vale a pena ficar criticando uma compilação como essa. é a visão do autor. e deve ser respeitada, por mais que eu tb não concorde com boa parte (salvo michel etc).

    outros pra mim são puro jabá, ou o efeito Russell beattie. Lembram dele? falava tanto, que conseguiu emprego no yahoo com o blog dele. Mas no fim, ele sumiu pq sabe que é uma fraude. Tive a chance de conversar com ele e ver que ele não passava de um post it das idéias que ele ouvia.

    BR

  11. Mark de Souza Costa, então tecnologia é saber escrever programas server-side, é isso? Minha definição de tecnologia é um pouco mais abrangente.

    Eu nunca aprendi a programar um linguagem para servidor, porém, consegui fazer aplicações até interessantes usando os programas server-side de terceiros, como Flickr API e Amazon API. Sinceramente, se você acha que pra respeitar alguém, este alguém precisa saber .Net, por favor, nunca me respeite, eu não quero saber .Net.

    E sim, o Internet Explorer 6 é a pior desgraça que já me aconteceu, é, com certeza, o problema que mais desperdiçou horas da minha vida. Seja ele da Microsoft ou da Adobe, ainda é ruim.

    Recomendo que você reveja um pouco seus conceitos, estão bem antiquados, a tecnologia é MUITO mais que .Net, Java, PHP ou RoR.

  12. Na boa, tira o WordPress da mão desses caras da lista e 97% deles nunca irão saber como fazer um blog.

    Ficar usando plataforminhas e editando um csszinho aqui e outro ali qualquer leitor da Info mais curioso consegue fazer.

    Nunca vejo um desses antenados em tecnologia web falando sobre ASP.NET, Python, Java, SGDBs ou outro qualquer pré-requisito para desenvolver para Web (desenvolver de verdade).

    O que vejo é um monte de caras falando de outros blogs, fazendo auto-promoção, colocando alguma referência para algum assunto totalmente geek ou falando mal da Microsoft (aliás, se tirasse a Microsoft de campo, muitos blogs acabariam porque não teriam mais assunto). Soma a isso um monte de puxa-saco inflando o ego do blogueiro e temos a grande lista de Os melhores blogs brasileiros em tecnologia e web.

    Francamente…

    Agora podem atacar puxa-sacos!!!!

  13. Em resposta ao 5° comentário, se um modelo de negócio fosse único e não pudesse ser adaptado, o Google simplesmente não existiria. Teriamos apenas um banco, uma empresa de ônibus, um MP3 player, um sistema operacional, um único browser e uma única marca de camisetas.

    Viva a diversidade.

    Não dá pra esquecer também que o Camiseteria com pouco mais de um ano de vida e sem investimento foi a marca que mais premiou o design nacional. Foram mais de R$ 50.000,00 distribuidos para designers que em outras grifes receberiam bem menos para permanecer no anonimato.

    A gente dorme tranquilo porque o Camiseteria é uma empresa de bom karma. Não estamos nessa vida pra chupar ninguém. Estamos aqui pra fazer o melhor pra trazer um produto de qualidade para o Brasil.

    Quem participa do projeto sabe o que isso significa.

    Abraços,

    Rodrigo David
    Camiseteria.com

  14. Boa lista. Conheço todos e assino a grande maioria.

    Como toda lista, sempre falta alguém, principalmente quando se tem mais de 70 feeds assinados – e olha que eu sou seleto – a maioria sobre o tema exposto.

    Aos que querem conhecer outros, procurem as redes Tecnologia Brasil, Comunidade Tableless e Rede Brasil no FeedBurner Networks. Tem muita coisa boa por lá.

    Abraço

  15. Bom, não cai nas graças do Walmar desta vez, hehehe, mas gostei da lista!

    Ao Marco Gomes: o cara do primeiro comentário não leu o livro Long Tail.

    Ao Allan: agradeço que tenha se lembrado de mim, hehehe!

    Abraços!

  16. Boa Pessoal!

    Ah vocês se esqueceram do site do O VELHO… não tem lá um design, mas o conteúdo é ótimo!!!

    Outro que você pode ler atraves de RSS

    Ele é meio caquético, mas são excelentes as indicações e os seus textos tem um sarcasmo…só sendo de um velinho…

    http://www.ovelho.com

  17. O sp, do primeiro comentário, disse que esse negócio de blogs não dá certo.

    Já não precisamos provar nada, já está óbvio que blogs dão voz ás pessoas, é como não admitir que a web mudou ou que o PT sacaneou… É tapar a visão e não querer enxergar.

  18. Olha eu aqui! Nossa! Fiquei surpreso com a citação, muito obrigado Walmar! Você devia ter ido ao BarCamp, foi feríssimo.

    E realmente, eu tento, sempre que possível, fazer ao invés de apenas falar.

  19. Acho que faltou alguém na lista.

    O TNow (www.tnow.com.br) é um dos sites que mais acesso hoje em dia. E é melhor do que muitos desses sites que você citou. Também senti falta do Digital Drops (www.digitaldrops.com.br), que eu também acesso sempre.

    Você botou uns sites ruins na lista. Acho que foi para fazer o jabá!

  20. Acho que faltou o grande trabalho realizado por Maurício Samy (http://www.maujor.com/ e http://www.maujor.com/blog/). Maurício Samy realiza um dos melhores e mais sérios trabalhos na internet brasileira através das suas contribuições na W3C e na tradução e criação de excelentes artigos e, ao contrário de muitos dos blogueiros postados aqui, ele nunca ficou preocupado em fazer auto-promoção e nem publicar coisas inúteis e com propósitos duvidosos.

    Parabéns pelo grande trabalho Maurício!

  21. É incrível como esses blogs, textos e por aí vai são totalmente descartáveis de nossas vidas, não necessitamos deles, vivemos bem sem os mesmos. Aposto que a maioria vai morrer em pouco tempo. E porquê? O comprometimento é frágil. Se não houver lucro ou o mínimo pra valer o esforço, a energia se esvai. Pra que ficar escrevendo para pessosas que também não tem comprometimento? Que podem te abandonar a qualquer momento? Há um equívoco em toda esta história sobre blogs. Os leitores querem a palavra mágica, querem encontrar o que o outros lêem e não entendem e assim faturar alguma coisa. É gente demais escrevendo de tudo pra gente demais lendo de tudo. Não pode dar certo.
    Sobre o que foi que escrevi mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *