Ser problogger é profissionalizar uma publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ganhar dinheiro com a internet é o sonho de muitos e a realidade de poucos, porém esta realidade está mudando. Uma das iniciativas mais comuns com este objetivo é a criação de conteúdo.

As ferramentas de apoio à criação na internet permitem que editores de conteúdo independentes criem e publiquem seus textos com baixo custo e grande dinamismo. A criação de conteúdo está se massificando e os blogs são os protagonistas desta mudança.

O ponto fraco desta iniciativa sempre foi a pouca capacidade do gerador de conteúdo de atrair anunciantes para seu site ou blog. Esse panorama está mudando devido à disseminação dos links patrocinados. Milhares de anunciantes veiculam seus anúncios de texto no Google e no Yahoo que por sua vez os disponibilizam para suas respectivas redes de conteúdo.

As redes de conteúdo Adsense do Google e Content Match do Yahoo permitem que os anúncios de links patrocinados sejam veiculados em qualquer site ou blog de conteúdo e cabe ao Google e ao Yahoo vender o anúncio, cobrar do anunciante e calcular o comissionamento que a rede de conteúdo receberá.

Para participar de uma destas redes de conteúdo é muito fácil, basta fazer um cadastro simples, onde nenhum depósito ou requisito mínimo é exigido.

A partir do momento que o site ou blog de conteúdo passa a utilizar o Google e o Yahoo como seu ?departamento comercial?, um dos maiores impecilhos para a profissionalização desta empreitada foi resolvido, considerando que a publicação tenha boa audiência e saiba exibir os anúncios em bom local nas páginas.

Inúmeros autores independentes passaram a gerar conteúdo, alguns de ótima qualidade, outros nem tanto, e a ganhar dinheiro com seu blog através do Adsense ou do Content Match.

Estes proprietários de blogs que se profissionalizaram são chamados ?probloggers?. Seu objetivo é gerar conteúdo de qualidade, receber visitas e monetizar sua operação através das redes de links patrocinados do Google ou do Yahoo.

Ainda há mais um elemento importante neste negócio. É a web 2.0. Diversos sites participativos, onde o usuário vota se o conteúdo é interessante ou não, passaram a ser um bom canal de divulgação aos probloggers já que eles podem gerar centenas de visitas a partir de um conteúdo realmente interessante. Cito como exemplo os sites Outrolado e o Rec6.

No Rec6 basta apontar o link; no Outrolado você pode colocar o seu próprio Adsense, que será exibido na página de seu artigo. Nesse caso convém escrever mais, pois só os artigos exibem o Adsense do autor e os posts com apenas links não.

Há também os parasitas

Um dos efeitos colaterais deste movimento de profissionalização é o milagre da proliferação do conteúdo. Gerar conteúdo de qualidade não é fácil e assim diversos probloggers copiam artigos interessantes de outros blogs e os divulgam no Outrolado e no Rec6 como se fossem seus. Mesmo citando a fonte do conteúdo, essa atitute é uma afronta, já que rouba do gerador de conteúdo a capacidade de receber visitas NO SEU site. São probloggers parasitas.

Apesar destes ?espertinhos? o movimento de probloggers tem crescido rapidamente e eu aposto na sua expansão e especialização. Resta saber qual o impacto que este movimento causará nas empresas tradicionais de geração de conteúdo.

Para se tornar um problogger

1. Crie seu blog no Blogger.
2. Desenvolva seu conteúdo.
3. Faça sua inscrição no Adsense.
4. Insira os códigos do Adsense no seu blog.
5. Divulgue cada artigo criado no Outrolado e no Rec6.
6. Boa sorte! [Webinsider]

.

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Para Maysa:

    Pois é, muitos vão tentar, porém só alguns vão conseguir. É a vida. Digamos que é a luta pela sobrevivência onde o Blog mais adaptado, que gerar melhor conteúdo e tráfego vai conseguir. É Darwin aplicado a blogosfera.

    Para Luciana:

    a) Indiquei o Blogger porque ele é mais fácil para o iniciante.

    b) O domínio próprio é uma dica ótima. Vale lembrar que existe agora o domínio com final .BLOG.BR, outra boa opção é o .COM

    Para registrar, visite: http://www.Nomer.com

    Obrigado pelos comentários !

  2. criar o blog no Blogger? Acho que o WordPress e o Typepad colocam qualquer outro no chinelo.
    Concordo com o Marco Gomes, a lista está simplificada. E faltou uma coisa super importante, que é hospedar seu blog em domínio próprio, e assim ter mais flexibilidade na adm da ferramenta.

  3. Olá!

    Olhando essa receita de bolo parece fácil. Mas não é. Para monetizar um site precisa-se de audiência. Não adianta meia dúzia de gatos pingados. Para conseguir audiência, só com conteúdo. Se for de qualidade, melhor ainda pq além de tudo ganha-se credibilidade.

    A maioria que abre um blog com a intenção de ganhar dinheiro… descobre 3 meses depois que só ganhou uns poucos trocados que são insuficientes para uma mísera refeição. Desistem.

    Certamente a distribuição de conteúdo ficou barata por isso todo mundo hoje tem um blog. Disso pra ganhar a vida é um passo gigantesco.

    Concordo com o Marco Gomes: é muito mais complexo.

    Abraços!

  4. Para Marco e Clovis:

    Se voces acham difícil a profissionalização da geração de conteúdo, imaginem antes da Internet !

    A profissionalização leva tempo e como todo empreendimento há riscos… porém AGORA existem ferramentas para geração, cópia (pois é), geração de receita e distribuição de conteúdo de forma massificada.

    O objetivo deste artigo é alertar sobre a existência deste modelo de negócios e, de forma humilde, ajudar no seu fomento.

    Para Jax:

    Disse tudo ! Obrigado por enriquecer o artigo.

    🙂

    Ricardo

  5. Não é tão facil virar pro-blogger assim. Mesmo gerando conteudo original (eu levo de 2 a 5 horas pesquisando e escrevendo) é dificil.

    Vejo vários outros sites sendo replicadores de noticias e pouquissimos deles estão realmente agregando conhecimento no que foi publicado. (aposto que eles conseguem um rendimento mto maior de seus anuncios ja que a periodicidade dos posts aumenta)

    Desejo a todos que querem tentar entrar nessa onda: Boa sorte.

  6. 1) Produza conteúdo de qualidade

    2) Tenha uma boa frequência de público alvo independente de que sejam fiéis ou paraquedistas.

    3) Mantendo bem os dois primeiros itens, ganhar dinheiro com adsense é consequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *