QlikView faz Business Inteligence de um jeito fácil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

QlikView é software de Business Inteligence (BI) bastante inovador que utiliza uma tecnologia própria para análise de informações relacionais provindas de qualquer fonte de dados.

Com uma interface extremamente poderosa, é possível criar aplicações e relatórios com uma velocidade impressionante sem muito conhecimento técnico, utilizando apenas um pouco de conhecimento de bases de dados relacionais e do próprio aplicativo.

Eu não vou perder muito tempo neste artigo explicando sobre Business Inteligence e nem sobre características técnicas do software. Estas informações podem ser obtidas nestes locais:

Instalando o software

Primeiro você baixa o software e instala a versão Trial na sua máquina. Ela é válida para 15 dias de utilização não consecutivos, ou seja, se você utilizar ele hoje, conta como um dia. Neste dia pode utilizar quantas vezes quiser. Se voltar a usar somente semana que vem, conta como o segundo dia, podendo utilizar à vontade neste dia e assim por diante.

É rápido e fácil de instalar, aprender e usar. Você nem precisa fazer nada para ver a demonstração do software, basta abrir o próprios exemplos que vêm junto na instalação.

Visualizando exemplos

Ao executar o software, abrirão alguns exemplos para você pode visualizar alguns dos recursos e possibilidades.

TELA1.gif

 

 

 

É possível construir relatório bastante interativos e complexos:

TELA2.gif
TELA3.gif
TELA4.gif
TELA5.gif
TELA6.gif
TELA7.gif

 

 

 

Funcionamento básico

1. Script
O desenvolvimento com o QlikView começa pela programação de um script muito simples que faz a carga dos dados. Estes dados tanto podem ser um banco de dados normal (Oracle, Sql Server, Mysql, Access ou qualquer fonte de dados acessada por ODBC), quanto um arquivo .txt ou planilha Excel.

O programa faz o carregamento de todos estes dados em memória e salva num arquivo próprio. A partir daí, a fonte de origem é desnecessária, a não ser que você queira fazer novamente a carga dos dados. Para o desenvolvimento do script, basta saber um pouco de sintaxe de SQL. Também existem alguns wizards que fazem isso para você, caso não queira digitar nada. Você não precisa ser programador para desenvolver coisas simples no QlikView.

TELA8.gif

 

 

 

2. Nuvem de dados e diagrama relacional
Depois disso, você carrega as fontes para o programa e ele cria uma representação relacional de todas as fontes que você tenha especificado no script. Esta representação é chamada de Nuvem de Dados, seria equivalente aos Cubos OLAP de uma solução de BI tradicional, só que com todas as dimensões possíveis já especificadas. Lembrando que o QlikView não trabalha com o conceito de Cubos OLAP, isso é só uma analogia.

TELA9.gif

 

 

 

3 Interface gráfica
Á partir daí você pode utilizar a rica interface gráfica do software para desenhar o que desejar utilizando os dados previamente carregados.

Você simplesmente escolhe o controle que deseja:

TELA10.gif

 

 

 

Configura:

TELA11.gif

 

 

 

 

Resultado final:

TELA12.gif

 

 

 

Existem tabelas, listas, dropdowns, gráficos de barra, gráficos de linha, gráfico de dispersão, gráfico de pizza, botões, enfim, tudo o que você precisa para desenvolver uma interface bastante rica e funcional.

Documentação

Na pasta: C:Program FilesQlikViewDocumentacao existe uma manual de referência bastante completo e didático que você pode usar para estudos.

Um tutorial do software está disponível nesta pasta: C:Program FilesQlikViewTutorial, assim como exemplos.

Demonstração online

Veja a demonstração da versão online do produto,

Comunidade

Além do suporte por e-mail do distribuidor, você pode obter apoio da comunidade que desenvolve com o software. Lá você encontrará apoio para o desenvolvimento de interfaces mais sofisticadas e fazer o download de scripts e códigos fonte.

Prós e contras

Prós:

  • Custo baixo com relação à outras soluções similares de BI.
  • Facilidade de desenvolvimento.
  • Curva de aprendizado muito baixa. Não necessita de conhecimento técnico muito apurado.
  • Interface rica, flexível e poderosa.

Contras:

  • O custo fica elevado quando se pretende expandir a aplicação feita para outros usuários visualizarem. A licença é cobrada por usuário que visualiza tanto na versão web, quanto desktop.
  • A documentação é boa, no entanto, quando se precisa fazer interfaces mais sofisticadas, ela não ajuda muito.

Alternativas

Seguem as outras tecnologias utilizadas para a mesma finalidade:

Compare com as outras (se conseguir) e tire suas próprias conclusões.

Aplicações e conclusão final

Eu tenho tido contato com este software há aproximadamente cinco meses e a experiência tem sido fantástica. Estas são algumas das aplicações que ele tem nos ajudado bastante dentro da da empresa em que trabalho, atuante no segmento de internet:

  • Controle de timesheet de trabalhos. Monitoramento de gastos e metas de projetos.
  • Análise qualitativa de cadastros de clientes.
  • Análise de resultado de campanhas.
  • Analise de resultado de anúncios em diversas mídias.
  • Análise de resultado de vendas e comportamento de compra em portais de E-commerce.
  • Análise de conteúdo (Interesse do internauta pode determinado tido de conteúdo dentro de um portal)
  • Seleção de base para disparos de e-mail marketing baseado em inúmeros critérios (idade, sexo, preferência, localização, perfil de compra e etc.), tudo isso feito de forma praticamente instantânea.

Enfim, quando você começa a pensar no que pode ser feito com ele, começa a ter idéias que não se acabam mais. Basta investir um pouco de tempo que o retorno é garantido.

Bom trabalho. [Webinsider]

<strong>Marcelo Okano</strong> (okano@mandic.com.br) é Gerente de Tecnologia da Interativa | CDN.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. Boa tarde,
    Sem querer gerar polêmica aqui, mas o QlikView não é BI, é uma ferramenta de Data Discovery.As principais facilidades dessas ferramentas é a rápida geração de relatórios, gráficos e principalmente dashboards e análises visuais em memoria. muitas vezes as iniciativas de Data Discovery resultam em dados inconsistentes e imprecisos. A liberdade dada ao usuário permite também que crie várias bases de dados sem um processo de integração adequado.

  2. Caro Marcelo Capelo,

    Estou em um projeto, onde tenho que utilizar o QlikView para gerar conhecimento a partir de uma base de dados que está em SQL.
    Queria saber se vc não dispoe de algum tutorial de como fazer o script, estou lendo algumas coisas que encontro na internet mas até o momento não consegui entender com exatidão como farei para importar essa base para o programa.

    Se puder me dar uma luz eu lhe agradeço,
    Muito obrigado, e parabens pelo trabalho.

    Lucas

  3. Uma solução interessante que visualizei no mercado de BI é um solução Flex Decision desenvolvida pela Gci Informática de Curitiba sobre a plataforma do BI Qlikview, e mesma já traz visões prontas e validadas para diversas áreas de negócio obtendo um rápido retorno do investimento.
    O Qlikview é a mais completa solução de Business Inteligence do mercado e está empresa presta toda a consultoria especializada sobre a mesma.

    leia mais em : http://www.gci.com.br/Solucoes/Paginas/BI-Inteligencia-de-Negocio-qlikview-Business-Inteligence.aspx

    Eduardo J.
    http://www.gci.com.br

  4. Franciane,

    Desculpa a demora.

    O QlikView 9.0 possui um recurso onde vc. copia o objeto (gráfico ou tabela) do QlikView para qualquer ferramenta do Office e ele permanece ‘linkado’ com o próprio QlikView. Desta forma ele não fica como figura.

    Realizando nova carga no Aplicativo do QlikView, os objetos no PowerPoint, por exemplo, são atualizados.

    Maiores informações, entre em contato direto no meu e-mail.

    Atenciosamente,

    Marcelo Capelo
    Consultor QlikView
    marcelo.capelo@bitwing.com.br

  5. Olá Marcelo,

    estamos iniciando o uso do Qlik View na minha área para verificar se realmente vai dar certo, uma dificuldade que encontrei foi o fato de soemnte conseguir colocar os gráficos em powert ponint como figura. Os executivos da empres exigem que façamos os gráficos no próprio power point ou no excel e que seja inserido não como figura. Você sabe se existe algum jeito de fazermos isso?

    Agradeço pela atenção.
    Franciane

  6. Namaste,

    Como toda ferramenta de BI existe a necesside de se fazer uma carga à partir dos dados de origem. Essa carga é o que denominamos de ETL (Extract, Transformation e Load).
    Além disso, lembre-se que o BI ou DW é uma ferramenta para análise de informações e tomada de decisão e não para ser utilizado como relatórios de produção.
    Desta forma, não há como ter os dados realtime. Mas pode-se trabalhar em um tempo aceitável entre as cargas.
    Na Web, o Qlikview utiliza-se de um plugin proprietário que é instalado no browser, para visualizar o seu aplicativo.

    Qualquer informação adicional, entre em contato.

    Marcelo Capelo
    Consultor QlikView
    marcelo.capelo@bitwing.com.br

  7. Marcelo, procuro exatamente uma ferramenta dessas. Porém me diga uma coisa. Eu gostaria de que os relatórios fossem realtime. O QlikView tem essa capacidade, de liga-lo em uma base de dados e os dados no relatório irem mudando conforme a base muda?
    Uma outra pergunta, qual o formato que ele gera para visualizar na web?

    Obrigado e muito bom seu artigo

  8. André,

    O guia de referência em português, você encontra em http://ftp.qliktech.com/qvwebdownloads/Docs.asp para programadores avançados em VBScript que desejam fazer MACROS para incrementar as aplicações do QlikView, o melhor material é o APIGuide QV8.qvw que é instalado na pasta de documentação do próprio Qlikview.

    Qualquer informações adicionais entre em contato e marque uma visita.

    Marcelo Capelo
    Consultor QlikView
    marcelo.capelo@bitwing.com.br

  9. Olá Pessoal preciso do tutorial do QlikView
    em traduzido em português (Brasil)

    Alguem sabe se tem disponível e onde posso encontrar para baixar?

  10. Sim, Luis Carlos (comentário 6).

    Os links neste momento estão quebrados, mas estavam funcionando na época de publicação do artigo.

    Vamos tentar localizar ou descobrir os links certos, se foram trocados realmente.

    []s do

    Vicente Tardin

  11. Os links contidos no site (http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/04/12/qlikview-faz-business-inteligence-de-um-jeito-facil/), como por exemplo: Definição de Business Inteligence, Distribuidor no Brasil, Versões do produto, Download das diversas versões, estão com os links quebrados. Alguém sabe informar se o site parou de ser atualizado? Ou existe uma outra página web onde estão sendo colocados tais links?

    Obrigado.

    Luis CPL

  12. Sem dúvidas o QLIK chegou para revolucionar, somos usuários e representantes da QLIK na região sul, e é impressionante os resultados que a ferramenta trás. Muito fácil de criar as aplicações, muito mesmo, sem falar que não precisa de CUBOS, no primeiro momento não se entende, após mostrar como funciona, você mostra o potencial da ferramenta, é absurdamente a frente dos concorrentes. Alguém falou em Software livre, me perdoem, o tempo em desenvolvimento não compensa, o investimento no QLIK vale a pena!!! estamos muito contentes em representar esta ferramenta, se vc não conhece, baixe a DEMO e comprove.
    Após testar, opine sobre ela!!!!

  13. O QlikView é realmente uma ferramenta muito mais que um BI Tradicional, podemos utilizar os mais diversos conceitos de mercado como Seis Sigma, Lean, BSC, PDCA, SOX, Auditoria e etc … Além de seu uma ferramenta de Inteligência Competitiva. Já efetuei várias consultorias com o QlikView, e realmente em ferramentas de BI que levavamos 03 meses implementamos com o QlikView em apenas 02 dias, fora a redução de arquivos que continham 650 MB e com arquivos carregados no QlikView, ficaram em 3 MB, acreditem é de ficar pasmo, fora a performance de processamento em memória RAM, gráficos gerados em 0 a 10 segundos, com milhões de registros. Realmente cumprem o que promete Seeing is Beliveing e com poder da simplicidade.

  14. Digo que uma frase do artigo resume tudo: Compare com as outras (se conseguir) e tire suas próprias conclusões. Na realidade, não consegue. Existem muito mais prós do que contras ao escolher o QlikView. Se colocar na tecnologia Windows 64, fica difícil até começar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *