Aquisição da DoubleClick muda o modelo da mídia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google adquiriu a DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares em dinheiro, e agora terá uma base forte para os anúncios com banners e vídeos, além dos adwords. Com a DoubleClick, o Google leva junto a Performics, agência de search marketing que faz gestão de campanhas de links patrocinados, otimização de sites e possui um sistema de filiação.

A compra da Doubleclick, economicamente, significa muito mais do que a compra do YouTube.

Ao passo que a compra do YouTube foi de certa forma um movimento horizontal (comprando uma empresa que concorria na mesma altura de consumo que o Google), a compra da Doubleclick é um movimento de integração vertical.

Para os estrategistas, integração vertical é quando as empresas começam a sentir necessidade de ter um envolvimento maior nas empresas antes ou depois de si na cadeia produtiva.

Pensem por exemplo na indústria do petróleo ? todos os elos da cadeia possuem uma importância estratégica tão grande, que incentivam as empresas a atuarem em todos as partes do processo produtivo. É por isso que a Petrobras faz exploração, perfuração, extração, transporte, refino, petroquímica, distribuição e ponto de venda.

Estes movimentos geralmente acontecem na indústria de forma homogênea ? ou seja: é muito mais uma característica da indústria do que de uma empresa específica. Se isso for verdade, Microsoft, Yahoo, AOL e outros devem sentir necessidade de adquirir suas próprias empresas de adserving em breve.

A aposta na integração vertical é, portanto, um movimento muito audacioso por parte do Google. Será que ele vai redesenhar o modelo da indústria de mídia? [Webinsider]

.

Marcelo Marzola é presidente da Predicta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Grande Zola, vc estava lá: discutimos isso hoje na reunião do IAB, sem falar especificamente do Google – as empresas precisam definir se são agência, veículo ou fornecedor de tecnologia. Especialmente no mercado brasileiro, que impõe sérias limitações a esse formato híbrido ou de integração vertical, como vc bem coloca.

    Inclusive, em uma entrevista semana passada para a principal revista de negócios brasileira fui perguntado se o Google está virando um grande bureau de mídia. A minha resposta foi…bem, deve sair na próxima edição.
    🙂

    O Alexandre Kavinski, da HotList e colunista aqui do WI, fez um post bacana lá no Search Now sobre o que está sendo chamado de GoogleClick:
    http://idgnow.uol.com.br/internet/searchnow/archive/2007/04/18/por-que-o-google-comprou-a-doubleclick

    Quanto a aquisição da Perfomics, postei sobre isso também lá no Search Now, com alguns links interessantes:
    http://idgnow.uol.com.br/internet/searchnow/archive/2007/04/17/o-google-agora–dono-de-uma-agncia-de-sem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *