Deixe o Office 2007 com cara de 2003 em um clique

07 de maio de 2007

Chateado com a nova interface? Não consegue encontrar aquele comando que sempre esteve ali e agora desapareceu? O atalho no teclado não funciona mais? Seus problemas acabaram.

Os donos de cursinhos de informática não vão gostar da notícia. Com um simples plugin, que requer apenas um clique ? para ativar o recurso ? é possível transformar a peculiar interface do Office 2007 em algo bem familiar, trazendo de volta os menus (Arquivo, Editar, Inserir…) e os ícones tradicionais que fizeram a história dos aplicativos Office desde que se inventou o conceito de janelas no PC.

A empresa chinesa Addintools criou um pequeno software chamado Classic Menu for Office 2007 que é uma verdadeira jóia. Com apenas 2 Mb e sem consumir recursos do computador, funciona sem firulas nas instalações do Office 2007 e lhe mostra os menus que a Microsoft escondeu, sem opção de retorno, nos aplicativos Word, Excel e Powerpoint.

Apesar de discursos sobre segurança e funcionalidades, a principal novidade do Office 2007 é mesmo a interface completamente diferente, sem menus, mas com ícones gigantes e uma barra de atalhos que, supostamente, proporcionam acesso rápido às funções que você mais usa. Acontece que a barra precisa ser configurada e cada usuário pode gostar de um jeito diferente.

Ao instalar o plugin no Office 2007, você não perde a interface nova. Ou seja, é possível unir o melhor de dois mundos. Os menus são adicionais à interface, é possível até mesmo escondê-los com um clique. Como também é possível usar os dois ambientes de forma simultânea, já que o próprio menu pode ser adicionado à lista da sua barra de atalhos no Word, por exemplo. Veja como fica:

Lista de menus no Office 2007

O software Classic Menu for Office 2007 pode ser baixado gratuitamente e testado por 15 dias. Após o período, a taxa de registro é de US$ 29 e pode ser pago via Paypal. É o tipo de investimento que não se perde para quem tem no Office a principal ferramenta de trabalho e não quer usar o Office 2003 por um motivo ou outro. Também é possível comprar versões individuais (apenas para o Word ou Excel ou Powerpoint) por US$ 15.

O plugin funciona em Windows XP, Server 2003 e Vista, com o Office 2007 em inglês, francês e alemão. Não testamos com o Office 2007 em português porque não temos a versão brasileira do pacote (nem mil reais para comprar), mas quem quiser testar pode usar o espaço de comentários no final desta matéria para contar o que aconteceu. O plugin funciona independente do idioma do Windows, então é possível instalar no Windows em português com o Office 2007 em inglês. Sob sua própria responsabilidade, claro.

Faça o download do teste aqui. É o que estamos usando no momento e, se houvesse um categoria “Os melhores softwares na opinião do Webinsider”, hoje este ficaria no topo do ranking em produtividade e funcionalidade.

Office 2007: vale a pena?

Nos Estados Unidos, multiplicam-se o número de empresas que estão desinstalando o Office 2007 e voltando para a versão anterior, devido à dificuldade notória de funcionários com a interface. No Brasil, não temos dados concretos sobre a situação, mas apenas os releases da Microsoft para a imprensa sobre o “recorde de vendas” do Vista e do Office em escala mundial.

Supostamente, a nova interface ? nas palavras dos executivos e programadores Microsoft ? torna a vida mais fácil para o usuário, desde que ele se adapte à esta realidade. Em fóruns na internet, é comum ver gente desinstalando o Office 2007 por causa da interface e, ao mesmo tempo, gente dizendo que aprendeu a se adaptar e até aprendeu a gostar da nova usabilidade depois de um mês. Fica a critério de cada um, como sempre.

O grande mistério, até hoje não respondido, é por que a Microsoft não permite o uso de menus como opcional no Office 2007? No início, muitos programadores acharam que a tal da mudança fosse de verdade e que, de fato, o novo código do Office tivesse sido otimizado para a nova interface.

O plugin agora disponível apenas revela o que se desconfiava nos bastidores: todas as antigas funções e menus continuam lá, apenas estão escondidos e o usuário ? que paga mil reais pelo pacote ? não pode usar o aplicativo do jeito que gostaria.

Menus para Office 2007

O Office 2007 não é para qualquer um. É preciso uma máquina potente para não perder a paciência com os dois principais aplicativos: Word e Outlook. Sobretudo este último, a diferença em performance é notável desde o primeiro uso quando comparado com o Outlook 2003, enquanto no Word, apesar de mais pesado, algumas pequenas mudanças de usabilidade são bem-vindas e facilitam a vida de quem vive de escrever/editar textos.

No Outlook 2007, há bugs notórios e documentados pela própria Microsoft na época do lançamento, uma mudança radical (e problemática) no jeito que o software interpreta HTML, algo que fez várias empresas adotarem o Office 2007 sem o Outlook, mantendo a versão 2003, já que é possível ter dois Words instalados, mas não dois Outlooks. Por que? Só a Microsoft sabe.

Para ler uma análise sobre as novidades e ter noção das exigências do Office 2007, leia esta reportagem completa no UOL.

Dicas de performance – O ideal é ter 1 GB de RAM para usar o Office 2007 com performance similar ao Office 2003. Se você gosta tanto do Office 2007 a ponto de instalá-lo em um computador com 512 Mb de RAM, há duas dicas interessantes para ganhar em performance, aparentemente simples, mas que fazem diferença.

Abra as opções do Word , desmarque a opção de “live preview” (visualização em tempo real) e, na parte de correção e gramática, desmarque o “contextual spelling” (correção contextual). São dois recursos que comem bastante memória. A visualização em tempo real é uma das boas novidades do novo Office. Não ajuda quem escreve muitos textos, mas ajuda quem precisa editar textos diversos e com diferentes formatações. E a correção contextual não vale tanto a pena assim, mas há quem goste.

Ou você pode simplesmente esquecer tudo isso, apagar o seu Office pirata e baixar a nova versão do Open Office que é gratuito e também eficiente. [Webinsider]

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

21 respostas para “Deixe o Office 2007 com cara de 2003 em um clique”

  1. celso disse:

    Concordo com o pessoal aí!A gente não é obrigado a fazer um curso de Ofice toda vez que sai uma versão nova. Até porque esses cursos só ensinam o basicão, é ralando no uso da ferramenta que a gente fica craque! Agora, ter que aprender o local onde se encontra a mesma ferramenta que a gente já conhece é palhaçada. Pô,eu na versão que usei por 4 anos monto uma planilha e a configuro em menos de um minuto. Nas versões superiores ao XP eu levo pelo menos 20 só para achar onde estão as opções disso e daquilo. Isso quando a ferramenta ainda possui o mesmo nome e apenas está em lugar diferente. E quando até a ferramenta que faz a mesma coisa de antes mudou de nome? A gente quando vai fazer uma reciclagem de conhecimentos aprende só as coisas novas e não reaprende tudo de novo desde os mínimos detalhes.

  2. robson rodrigues disse:

    o office 2007 só é melhor que o 2010, que por sua vez é o pior de todos! o classico 2003 tem uma interface muito simples onde desfrutamos dos recursos do aplicativo com um número bem menor de cliques.

  3. Lucy Ling disse:

    Eu ODIEI o novo office! Tem q dar 500 cliques pra usar as ferramentas poxa! E fora q se perde um tempo precioso procurando onde está o que. Eles deveriam ter a descência de colocar uma opção para exibir o menu clássico dos programas antigos, e não obrigar a gente a usar essa porcaria.

  4. Polaco disse:

    existe o ribboncustomizer que funciona de graça e eu testei no office 2007 em portuges soh tem o inconveniente que o nome dos menus aparece em ingles (tipo file (arquivo), edit (editar), table (tabela), etc….)

  5. André António Tunguica disse:

    quero que me enviem só o microsoft offici 2007

  6. Ricardo disse:

    A microsoft passa 10 anos para bola uma atualizacao ou versao de um software, e depois lanca o mesmo pra dificultar a vida dos usuariops que ja estao acostumado com a versao antiga. eles ainda nao entenderam que os usuarios nao passaram dez anos estudadndo com a equipe deles.

  7. DINART RANNIERI disse:

    Todos falam o office 2007 é fáci de usar rsrsrsrsrs, ele pode ser excelente melhor performance e mais ferramentas agora fácil uma ova existe botões ferramentas do do 2003 que nem achamos no 2007 talvés por não sabermos explorar então meus caros amigos que adianta a praticidade da coisa se temos que apreender tudo de novo…

    Sinto muito é minha opinião, coisas prática do office 2003 sabiamos onde fica e vamos direto no 2007 temos que garimpar e nem achamos por ser tão complexo.

  8. […] de 2010. Assim, você mesmo pode conferir as últimas novidades e comparar as mudanças com o atual Office 2007. Na versão de testes, ainda são […]

  9. joyce serra delfino disse:

    Na minha opiniaão eo oficce 2007 é muito complicado e deveria dar aulas gratuitas de como usa-ló

  10. Luiz Augusto disse:

    Achei o Outlook 2007 uma droga pois quando preciso disparar um email marketing interno muito longo ele achata a imagem e não consigo resolver isso no 2003 não tinha esse problema

  11. LUIZ AQUINO disse:

    Gostei muito do office 2007, mas entretanto fica desejar nos relatórios do access para publicar com o word e o excel. Não sei se foi difícil para eu achar. A verdade é que não encontrei a facilidade de publicar o relatório para o excel que podemos manipular em planilha.
    Grato
    Aquino

  12. Bruno disse:

    Eu nao achei nada

  13. Gilberto disse:

    Embora eu esteja gostasndo do office 2007 ainda estou indeciso entre o 2003 e 2007 as opiniões estão muito divididas, uma coisa é verdade o ser humano é muito resistente as mudanças, tem medo, preguiça, ou simplismente não quer sair da zona de conforto.
    O layout ficou muito bom, mas o que esta pegando é esse negócio da incompatibilidade com o Office 2003, todos tem razão quando reclama. Eu fico na torcida pelo desenvolvedores de software que estão conseguindo se igualar e criar soluções melhores que a MS, qdo a MS resolver dar atenção e ouvir seu consumidores será tarde outros estarão melhores que ela.

    Parabéns pelo post Paulo!

  14. Braulio disse:

    Se a interface fosse o único problema, estava bom. Mas até agora não encontrei no Word 2007 como se insere o caminho do arquivo no documento e nem como se faz uma entrada de autotexto, o que antes era bem fácil de achar.

  15. Maurício disse:

    Eu uso o Office 2007 á vários meses e ele é muito fácil de usar. Eu não vou baixar um programa que tem os menus, atalhos e etc. Com diz o texto não sabem se o programa funciona no Office em português (o meu é em português). E também não presisa ter 1GB de RAM pra ter o Office, o meu tem 256MB e funciona perfeitamente o Word, Excel e Power Point com todas as opções marcadas. O novo Office tem vários recursos novos e é idiota (desculpe as palavras) a pessoa que voltou ao Office 2003 porque não gostou da interface do 2007.

  16. Benedito dos Santos disse:

    Tenho um problema com o outlook 2007, quando recebo e-mail com gifs naimados, ele não passa, fica parado, já consultei várias pessoas e ninguém conseguiu me ajudar. Se alguém puder me dar uma dica agradeço.

  17. João Inácio disse:

    É simples resolver isso. Se você não curte Microsoft simplesmente não use. Queria eu poder ter um produto tão bom usado por 90% das pessoas e faturar por isso. 😉 É o capitalismo!

  18. Luiz disse:

    Ótima ferramenta, assim os usuários ficam menos estressados com as mudanças.
    A ferramenta poderia modificar automaticamente a extensão padrão para evitar problemas de incompatibilidade, aí sim, ele seria perfeito.(Será que é pedir muito?!)
    Particularmente gostei do novo arranjo…
    Microsoft é isso, reaprender, reaprender, reapre…

    Parabéns pelo post Paulo!

  19. Fábio disse:

    Eu só tenho pena dos funcionários que tem problemas com a nova interface, a dona Zefa do almoxarifado não se acha no offici novo!.

    Eu só tenho pena dos que não gostam, eu achei bem legal o novo office.

    Tinha funções que eu nem sabia que existiam que descobri com o novo office.

  20. Ramon Bispo disse:

    Muito boa dica! 😛

    Mas eu acho a interface do Office 2007 fantástica do jeito que está. Tudo sempre à mão! 🙂

    Acho q o problema das pessoas é se habituar com o novo… 😛

  21. Haroldo disse:

    Como sempre alem dos altos preços de seus produtos a micro$oft ainda limita seu uso.
    isso mostra a maneira que eles querem combater a pirataria, pois mil reais , para dps usar o office 2003 e mais 700,00 + – , por uma versao descente do vista, isso ja contando os impostos super legais do brasil que ajudam demais a pirataria, mas o office deveria oferecer varios jeitos para se personalizar ele, por isso a muito tempo vou de linux e open office no serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *