Por que você não está vendendo nada na internet?

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Não é o grande que come o pequeno, e sim o rápido que engole o lento
(Alvin Toffler)

Há pouco, publicaram vários números que servem para nos dar a dimensão exata do mercado digital brasileiro.

  • Em 2006, foram mais de R$ 13 bilhões em vendas na internet apenas no Brasil.
  • O comércio eletrônico no primeiro trimestre de 2007 em relação ao mesmo período de 2006 cresceu 57%.
  • Estimativa que até o final deste ano serão quase R$ 17 bilhões de reais em vendas. Poderá ser bem mais.
  • Mesmo com a mudança de metodologia no cálculo, o PIB nacional cresceu apenas 3,5% no ano passado.

Você percebe o que está acontecendo?

Claro que o mercado digital aumenta por si mesmo, mas a maior parcela deste crescimento não vem da expansão, mas de uma migração dos negócios convencionais para a internet. O que isso tem a ver com seu negócio? Algumas dicas:

Dica 1: Ou você está na internet ou é carta fora do baralho. Não dá mais para dizer que isso é coisa do futuro. Que amanhã ou no mês que vem sua empresa vai se preocupar com isso.

Dica 2: Comece a ganhar dinheiro com seu negócio na internet. Se você já tem um e não está fazendo dinheiro, pare agora. Tem algo errado e você não pode se dar ao luxo de continuar a gastar sem saber o que está fazendo. Mesmo que não tenha de pagar um webmaster, manter um site de negócios tem seu preço.

Dica 3: Uma página de internet serve para três coisas:

  • 1. Vender seu produto ou serviço.
  • 2. Educar o cliente sobre as vantagens de adquirir seu produto ou serviço e apontar para uma página que vende o produto ou serviço.
  • 3. Pegar o e-mail do visitante para que possa vender seu produto ou serviço mais tarde.

Dica 4: Para quem não tem um negócio na internet: coloque seu negócio na internet. Não tem mais desculpas. O mercado está cada vez mais maduro e é muito fácil e barato ter um site.

Dica 4 e meio: Resultado zero também é resultado. Mesmo que o site seja uma porcaria e não venda nada, aproveite para aprender com a experiência. Se o resultado está abaixo – especialmente muito abaixo ? do esperado, procure analisar sua estratégia e descobrir o que está errado. Pode ser o site ou a forma como o visitante chega (ou não chega) a ele, ou ainda, a maneira como o cliente é tratado. Pode ser o produto, a oferta, a promoção. Seja como for, não desista. Você está quase lá.

Dica 5: Para melhorar o seu negócio, procure fazer com que as pessoas se identifiquem com ele. Por exemplo, em menos de três meses começa o Pan do Rio. O que seu negócio tem a ver com este evento? Não se apresse em dizer que não tem nada, mas se não tiver mesmo, invente uma conexão: crie uma promoção, sorteio, um evento digital. Seja criativo.

O Pan é só um exemplo. Há outros aparecendo o tempo todo. Dia 27/4 é o dia da empregada doméstica, você sabia? Nem eu, mas adivinha qual o tema do Globo Repórter naquela data? Todo dia é dia de alguma coisa. Tem o dia das mães, dos pais, dos namorados, das crianças… tem até o dia de São Nunca – 2 de novembro, dia de todos os santos e dia de finados. Então, para melhorar seus negócios, olhe ao redor. Veja o que o seu público-alvo está fazendo e, em vez de tentar desviá-los na sua direção, corra para lá e espere-os. De preferência com um site pronto.

Dica 6: Se você não tem um produto ou serviço para comercializar, tudo bem, você pode criar um. E se não puder (ou se acredita que não pode), há uma infinidade deles na rede. Você pode revender ou se tornar um afiliado dos milhares de sites que oferecem programas deste tipo.

Dica 7: Posso ficar aqui dando dicas e mais dicas, mas se você não se mexer, elas de nada adiantam. Parta para a ação. O bolo é grande e tem uma fatia para você, mas ela não vai ficar esperando. Mexa-se. [Webinsider]

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Renato Fridschtein é consultor de marketing com enfase na internet e mídias digitais.

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21 respostas

  1. Atuo em uma empresa que trabalha principalmente junto a profissionais liberais, autonomos, pequenas e médios empresários de todo Brasil onde o objetivo principal é o de transformar em realidade a efetiva participação destes segmentos no mercado online. Desde a criação de um site, catálogo comercial ou loja para serviços de e.commerce (até porque antes de se iniciar nas vendas online existe um caminho a percorrer quando não se tem recursos suficientes, além da necessidade de se conhecer que ter um site também exige comprometimento e total envolvimento porque afinal de contas é a sua marca em um outro espaço que exige atenção) e depois no trabalho de divulgação em vários canais como e-mail marketing com disponibilização de locação de banco de registros dentro do público alvo selecionado como area de abrangencia, links nos buscadores, compras coletivas através do site http://www.rededobairro.com.br que é o 1º site de compras coletivas na Internet e em setembro vem com mais novidades que é a vitrine do bairro para aquelas empresas que não tem como foco ou então não tem condições de oferecer um desconto em qualquer de seus produtos ou serviços superior a 60% mas poderia estar aproveitando de toda midia intensiva de sites de cmpras coletivas… enfim o interesse de BrasilAmarelas é realizar o link certo na rede dos negócios para todos que querem ter resultados efetivos online, porem sem os recursos de investimento, porém tem todo interesse em se envolver no mercado online de maneira profissional.
    Estamos neste momento buscando empreendedores que gostariam de também fazer parte deste circulo virtuoso de negócios se tornando representante de maneira diferente, sendo dono do seu negócio em sua região com todo apoio necessário. Entre em contato conosco agente@brasilamarelas.com

  2. criei um dvd que mostra passo a passo os procedimentos, relacionados as aulas no trâsito.principalmente mostrando tambem, como se faz a baliza. quero saber qual o processo para eu coloca-lo na internet faturando? ja fiz anuncio em jornal e a resposta naõ foi positiva, se vc ver meu comentário, por favor me de uma luz.

  3. Trabalho com segmento de compras, mas não tenho encontrado a matéria-prima na internet, que é Ferro-velho. Há alguma dica?

  4. Li a matéria e os comentários.
    Acho que muita coisa passou despercebido nos comentários.

    Quando falamos de uma oportunidade real de negócios, necessariamente não precisamos descrever e ou dizer que esta preparado ou não.

    As oportunidades existem, basta abrir os olhos para ver, a internet pode sim e deve ser usada por todos.

    Pode ser um simples site institucional e ou ecomercio, o negocio e ser visto para ser lembrado.

  5. Li o artigo inteiro, concordo, com todos os pontos, mas esueceu do PN, PM e a ESTRATÉGIA, que é ter uma loja e um site e vender pelos dois. vender pela internet dá sim, depende muito da pessoa que montou o site, porque tem site para vender e tem site que não é para vender, veja o caso dessa loja virtual: http://www.raffaello-network.com

    perceba, o requinte, é um site chic e nitido, e muito bonito a pessoa fica com vontade de comprar pela sua beleza, perceba os tons e cores do site, são cores bonitas que chamam a atenção, o tal do marketing funciona de verdade!

  6. Ola,
    Bem Srs, eu nem vou fazer tanto comentário sobre a matéria, porque entendi ao ler-la e após ler os comentarios acima que as que as visões sobre o que o Sr.Renato Fridschtein escreveu são muitas, e podem ser equivocadas. Todas, inclusive a minha. Alerta é alerta, não para todos sairem correndo como desesperados e sim, alerta. Fique conectado, hoje não esta para voce? mas e amanha? O nosso negócio pode estar em Nova York ou em Caconde (desculpem-me mas é para força de expressão)isso não vai interessar, porque em verdade o nosso negócio é do tamanho de nossos sonhos. Idéias são idéias, não são necessáriamente regra, nem temos que levar tudo ao pé da letra, as interpretações são milhares de milhares de milhares e isso faz a beleza maior do ser pensante, a divergência do ponto de vista. Com relação ao PAN, por favor sejam criativos – essa é a idéia, e não colocar o logo de uma lija de ferragens do interior do Ceará ( força de expressão)no time de basquete da Austrália, por exemplo.
    Bem escrevi mais do que devia e menos do que quero. Agradeco ao Sr.Renato Fridschtein, pelo seu tempo e pela sua gentileza em compartir conosco suas idéias, acredito que esse deveria ou deve ser o sentido da coisa.
    Atenciosamente,
    Jose Pinto

  7. Concordo que a Internet alavanca negócios para quem sabe fazer.E tem muita gente que ainda não sabe. Não é por acaso a quantidade de cursos, livros, blogs sobre comportamento online, experience design, usabilidade etc.

    O artigo pareceu um pouco com um seminário de vendas .

    Também gostaria de saber as fontes dos dados citados.

  8. Olá Renato,

    Bom Dia!! Tudo Bem?

    Nos últimos 30 dias transitei em diversos meios empresariais que contemplam centenas de empresas e em 90% dos casos a web ainda não é usada de forma comercial apenas institucional.

    Estudei seu artigo e todas as dicas servem como uma luva para os 90% dos empresários e também para os 10% que já usam de forma comercial e desejam melhorar sua eficiência. Pois tudo começa com um trabalho de conscientização, de percepção dos pilares que sustentam o êxito comercial.

    Renato você está conectado a realidade empresarial brasileira quanto ao uso da web e suas dicas aqui apresentadas são totalmente pertinentes para todos os empresários que desejam mais resultados.

    O poder está nos fundamentos básicos de direcionamento dos recursos para web. E você ao comunicar de forma didática algumas dicas, em muito está contribuindo para que os profissionais da WEB possam vender seu peixe para os empresarios!

    Novamente Renato, meus Parabéns!

    Forte Abraço,

  9. Eu acredito que esse artigo abusou da confiança na internet como meio lucrativo para uma empresa. Como disse Mark Nem todos os negócios se encaixam na Internet.
    Acredito sim, que a Web 2.0 vem trazendo uma maior confiança e alicerces mais rígidos para que não haja uma segunda bolha como a de 2000. Imagine uma criança pequena que esta aprendendo a andar e cai, e agora volta a levantar dando passos ainda com desequilíbrio. O e-commerce esta como essa criança, e tenho certeza de que esta com passos mais firmes, mais não a ponto de todos apostarem suas fichas nela.
    Hoje a web 2.0 esta dando um leque de opções para as empresas interagir com seus consumidores, o que acarreta em produtos melhores e voltada diretamente para o seu público-alvo. Cito por exemplo o caso do Camiseteria.com (http://www.camiseteria.com/press/seu-sucesso-maio-2007_grande.jpg) que traz total interação com seu público-alvo vendendo produtos feitos pelos próprios consumidores.
    Minha visão sobre as dicas dadas aqui:
    1ª dica: Isso ainda não é uma realidade. Se você é dono de uma pequena ou média empresa não se sinta ?uma carta fora do baralho? só por não ter o seu negócio na web. Mais se preocupe com isso sim, e busque formas de futuramente inseri-lo no mercado eletrônico sem tornar isso um prejuízo.
    2ª dica: Pare mesmo. Se você colocar seus produtos na internet e acha que eles vão se vender sozinhos está muito enganado. Ou ache uma forma criativa de vender produtos como o caso do Camiseteria ou então não use a internet como meio de venda.
    3ª dica: Acho que uma página na internet é muito mais complexo que isso.
    4ª dica: Sim, hoje o mercado está mais maduro e também mais fácil e barato colocar uma página na internet, mais isso não se deve levar em conta para colocar um site no ar. Colocar somente para colocar não é um caminho muito inteligente de se lucrar na web.
    5ª dica: Essa dica é válida somente se o assunto tem haver com seu público-alvo. Por exemplo: Você não vai relacionar o Pan do Rio se o seu site é voltado para o comércio de peças para escada rolante… rsrs (eu sei que é um exemplo esdrúxulo, mais foi somente para ilustrar).
    6ª dica: Essa dica é legal. ?Criar? é uma palavra mágica na web 2.0, e muitos dos que inovaram e criaram se deram bem nesse meio. Revender talvez, pode dar certo mais pode não ser tão rentável assim.
    7ª dica: Yesss, Just do it! 🙂

  10. Oi Robson,

    mudamos o título que demos inicialmente ao texto do Renato (Como ganhar dinheiro na internet) para este agora, porque poderia ser interpretado como um manual ou algo assim, o que não é o propósito deste artigo.

    Entendo que o ponto deste texto é o seguinte: muitos negócios estão acontecendo na plataforma da internet, de modo que as empresas em geral podem dar tratos à bola para descobrir formas de atuar comercialmente também nesse mundo.

    É fácil? Não.

    Uma das perguntas que os leitores costumam fazer vai nessa linha: tenho minha loja de ferragens no interior de Minas que vai bem. Faria sentido investir na internet para melhorar este negócio?

    Não sei o que responder (considerando que entendesse disso o suficiente, o que não é verdade).

    []s do

    Vicente Tardin

  11. Muito fraco e apelativo. Nem todos os negócios se encaixam na Internet. Sou contra vários pontos deste artigo.

  12. Interessante o Renato ter falado sobre o assunto mas foi muito superficial, não fez juz ao título da materia.

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