Home Theater começa pela montagem do som

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há décadas que os cineastas e os fãs de cinema se deram conta da importância da trilha sonora no impacto da visualização do filme. O conceito de Home Theater (HT), o cinema em casa, passa necessariamente pela montagem do som.

Existem dois aspectos de conectividade na montagem de qualquer HT, com dificuldades bastante antagônicas: para assistir o vídeo, até um cabo de vídeo composto serve; mas na reprodução do som, a ligação estéreo corta a quase totalidade da qualidade da fonte.

A explicação está no fato de que, quando um filme é feito, os efeitos sonoros e o diálogo são mixados de tal forma que eles passam a fazer parte da narrativa da história descrita no roteiro. Todos os formatos de áudio no cinema pós-1977 têm informações contidas nos canais surround.

A reprodução em estéreo convencional (sem surround) corta as informações sonoras irremediavelmente. Com isso, a exibição do filme perde a maioria das intenções originais dos cineastas.

Quando falamos em reprodução correta do som, a complexidade da instalação ultrapassa os conhecimentos do consumidor não-hobbyista.

Muitos usuários finais adquirem uma boa tela de plasma ou LCD e deixam o som por conta da própria TV. Assim, a montagem do HT fica incompleta e imprecisa. Ao mesmo tempo, também se faz necessário derrubar alguns mitos e explicar as armadilhas do áudio de um bom cinema em casa.

Desde o princípio…

As primeiras instalações dedicadas de Home Theater usavam o som Dolby Surround, que nada mais era que o som Dolby Stereo do cinema, transplantado integralmente para as mídias domésticas. No caso, as fitas de videocassete e videodiscos.

Aquilo era possível porque o Dolby Stereo usa dois canais discretos (separados) para derivar quatro (três canais na frente e um surround), coincidindo assim com o estéreo doméstico, que só tem dois canais.

Durante muito tempo, este arranjo deu ao entusiasta as opções de ouvir o som em apenas dois canais, amplificar para dois canais + um surround, ou para os quatro canais do Dolby Stereo, em cujo caso, deveria-se instalar um decoder Dolby Surround junto com os amplificadores.

O decoder Dolby Surround é eletronicamente passivo e cheio de limitações, mas a sua simplicidade permitiu a implementação até mesmo dentro dos aparelhos de TV. Uma versão mais moderna e mais correta de decoder para o som Dolby Stereo só veio com o uso do sistema Dolby ProLogic, que implementa um microprocessador programado para extrair os quatro canais dinamicamente.

A chegada do DVD no mercado trouxe ainda mais avanços, como a formatação de áudio e vídeo em ambiente digital. Assim, para modernizar a instalação tradicional do HT, o usuário foi obrigado a instalar novos equipamentos e aprender a implementá-los.

Note que o DVD foi projetado para funcionar em qualquer instalação de TV e áudio, mas, para conseguir melhor qualidade além do básico, só com cabos, equipamentos e caixas extras. E aí é que o usuário não-iniciado se perde.

Como não é possível explicar num artigo pequeno todos os detalhes que compõem esta instalação, vamos conhecer detalhes que podem, ao menos, evitar um investimento errado.

Não basta só plugar

Primeiro, é preciso saber que um disco de DVD, para falar de uma mídia moderna, contém áudio e vídeo misturados num único arquivo, e depois separados por vários decoders, que enviam o sinal para os respectivos conectores.

A natureza do sinal transmitido é digital, na forma de um bitstream (fluxo ou corrente de bits). Um reprodutor de DVD pode ter capacidade de transmitir áudio e vídeo ainda digitalmente, para equipamentos que recebem esses sinais e os processam internamente.

Um exemplo disso é a conexão HDMI através de um único cabo. Caso contrário, cada sinal é convertido de digital a analógico, e enviado a equipamentos externos, através de conectores também analógicos.

Vídeo: vídeo composto (para compatibilidade com as TVs antigas); S-vídeo (idem) e vídeo componente (para recepção separada do sinal original do DVD);

Áudio: saída estéreo convencional (para amplificadores de dois canais ou decodificadores Dolby Surround/ProLogic antigos); saída multicanal (para sistemas com entradas multicanal).

No caso do áudio, a popularização do uso de decoders externos (como nos receivers A/V), se recomenda usar um cabo coaxial, para passar o sinal digitalmente, e na ausência deste, um cabo ótico, com a mesma finalidade.

Infelizmente, para a grossa maioria dos usuários sem experiência, se a instalação pretendida for completa, não basta só ligar os cabos para tudo dar certo, porque existe um monte de padrões que carecem de ajustes que normalmente o leigo não entende.

Mas, existem também sistemas que tentam facilitar a vida do usuário que não prefere se meter em coisas técnicas. Um deles é o chamado “home theater in a box”, ou seja, num único produto se encontram todos os módulos, caixas, reprodutores e todos os cabos, com exceção da tela, na maioria dos casos.

Alguns desses sistemas fornecem diretivos, junto com um pequeno microfone, para fazer a tarefa mais complexa, que é calibrar a reprodução das trilhas sonoras.

Existem ainda os sistemas que usam conexões sem fio (wireless) para as caixas surround, aliviando assim o pesadelo de muitos maridos, cujas esposas têm horror de ver fios passando pelos rodapés da casa…

A qualidade de um “home theater in a box” pode ser tão boa quanto a de um receiver com caixas especializadas. Tudo vai depender da construção dos sonofletores usados, e cabe aqui uma dica: caixas pequenas com alto-falantes isodinâmicos (chamados pelo comércio de “ribbon” ou “fita de neodímio”) costumam dar excelentes resultados.

Porém, num sistema desses, a instalação e uso de um subwoofer são primordiais. Caixas pequenas não têm capacidade para reproduzir sons graves, e mesmo que tivessem a quantidade de energia elétrica para tal, é desaconselhável o uso das mesmas. A solução é separar os graves e amplificá-los numa caixa dedicada: o subwoofer.

É muito importante colocar todas as caixas nos seus respectivos lugares. Quanto maior o número de canais, mais importante é a respectiva localização dos alto-falantes. [Webinsider]

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

266 respostas

  1. Muitas das questões, perguntas e respostas expostas aqui, são de certo modo, excelentes lições para reciclagem e aprendizagem.

  2. Boa noite Paulo Roberto Elias, bastante interessante o post. Talvez suas considerações adicionais aqui possam me ajudar. Tenho um HT Onkyo e comprei plugs banana banhados a ouro da marca NAKAMICH para a conexão dos cabos. Minha sala fica com muitos cabos e gostaria de organizar melhor isso com o uso do multicabo, normalmente utilizado para meduzas. Entretanto, vi comentários que nesse tipo de cabo balanceado não se deveria transitar sinal amplificado. Fora isso, para cada via desse tipo de cabo, há um fio dedicado ao aterramento. Caso o cabo pudesse ser utilizado, como ficaria o aterramento para a ligação do HT às caixas acusticas? Caso haja problemas em utilizar o multicabo, há alguma boa recomendação para solucionar a distribuição de tantos fios na sala?

  3. Boa noite, tudo bem?

    Gostei de ler os comentários, principalmente o comentário inicial feito por Paulo Roberto Elias.

    Sou profissional na área de Home Theater, e Home Cinema mais especificamente em HI-FI. Trabalho com Receivers Onkio e Denon.

    Quanto aos comentários expostos (confesso), fico feliz por saber que há cada vez mais interesse nas pessoas em buscar ainda mais detalhes em Surround e Dolby Surround, mesmo em 5.1 ou 5.1.2 o qual fornece som 3D.

    O Set Up é o mais importante na configuração de um Home Theater ou Home Cinema. Priorizar uma boa calibragem é primordial para qualquer ouvinte, e para os audiófilos de plantão, é um alívio.

    Boa sorte a todos, e grande abraço!

  4. Olha, Paulo, eu estaria cometendo uma heresia, ao indicar marcas ou modelos de receivers. Até porque eu não testo equipamentos nem tenho laboratório para fazê-lo.

    Se você vai ao mercado escolher um A/V receiver não se detenha em marcas, mas em que tipo de processador o equipamento usa. E neste aspecto, eu posso te dar uma dica: todo e qualquer equipamento capaz de trabalhar com Dolby Atmos terá um mínimo de condições para reproduzir estéreo com grande capacidade de processamento moderno, aumentando o bit depth (alguns chegam a 36 bits) e portanto conseguindo extrair o máximo que um CD pode lhe dar. Se você puder e tiver interesse, este é um assunto recorrente aqui na coluna, e você encontrá-lo na lista de textos já publicados (http://br74.teste.website/~webins22/author/paulo_roberto_elias/)

    Sobre as caixas Lando, faz décadas que eu as ouvi pela última vez. Achava o som balanceado, mas pouco detalhado, na faixa de médios para frente. Mas, isto sou eu, se as caixas soam bem ao teu ouvido, isso é o que mais importa. Não sei que destino a Lando teve. Se as suas caixas são novas vale a pena conservá-las e poupar uma nota sentida. caso contrário, o correto seria lhe sugerir procurar novos modelos.

    Sinceramente, eu estaria sendo incorreto contigo se aconselhasse manter um equipamento estéreo no lugar de investir em um receiver, porque com ele existe sempre a possibilidade de expansão do sistema e a reprodução dos diversos tipos de mídia.

    No entanto, o fator custo/benefício pesa muito e insisto que se o objetivo é apenas ouvir CD não faz sentido investir pesado em um receiver e mais caixas para o sistema. Um bom amplificador estéreo e uma boa fonte de sinal resolvem perfeitamente o que você precisa. Existem no mercado leitores de Blu-Ray que tocam e decodificam a maioria dos sinais de áudio vindos de pen-drive (USB) ou disco.

  5. Você recomendaria um HT YAMAHA?
    Caso eu opte pelo Stéreo, as Caixas LANDO lb 310 drd 100w (WOOFER 10″) Seria uma boa escolha, ou devo esquecer de vez meu Integrado Yamaha s500. Desculpe a insistência, é que estou bastante desatualizado e sua opnião para mim, é de grande valia.
    Grato

  6. Caro Paulo,

    Os últimos lançamentos de receivers e processadores de áudio e vídeo claramente dispensam o uso de amplificadores integrados como se fazia antigamente.

    O único porém refere-se ao custo da instalação, que é significativamente mais alto, principalmente SE o seu objetivo é apenas ouvir música no formato de 2 canais,

    A vantagem notória dos equipamentos digitais se faz sentir ao nível do avanço dos processadores digitais (DSPs) que trabalham o sinal de alta resolução e aprimoram os de resolução mais baixa.

    Nada te impede porém de recorrer a um bom amplificador integrado e deixar este processamento ser feito em um equipamento externo, dotados de conversores de alta qualidade. Mas, aí o preço aumenta de novo, infelizmente.

    Sobre caixas com suspensão e dutos sintonizados, quem fala mais alto é o teu ouvido e não o design das caixas. Porque a qualidade de uma caixa acústica envolve um monte de outros fatores, entre eles o projeto do crossover e as características eletro-acústicas de todos os alto-falantes.

    O ideal seria ouvir as caixas antes de comprar, mas é difícil achar uma loja hoje em dia onde você possa fazer isso. Na dúvida, compre caixas de um fabricante de boa reputação.

  7. Olá amigo!
    Estou retornando as minhas musicas, sou do tempo do Stereo. Tenho pesquisado nas redes e até agora o que consegui, foi ficar mais em confuso.
    Para ouvir musica de um CD player o que é melhor:
    HT ou amplificador Stereo.
    Caixas Suspensão Acústica ou Monitor Passiva.
    Tenho um Integrado Yamaha s500, o que fazer?

    Grato.

  8. Olá, Felipe,

    A impedância das caixas deve casar com a da saída dos amplificadores, e na faixa de aceitação destes últimos.

    O pouco de eletrônica que eu conheço me compele a te dizer que impedâncias mais altas nos alto-falantes tendem a ser seguras, enquanto que impedâncias mais baixas tendem a estressar os amplificadores, com o risco de queima.

    Geralmente, os A/V receivers têm uma saída protegida, que se desarma diante de impedância muito baixa ou curto. Mas, no seu lugar eu preferiria verificar no manual ou com o fabricante a tolerância aceita pelos equipamentos a serem ligados, antes de conectar qualquer coisa.

  9. Tenho um Receiver Pionner VSX-524 k com saída de impedância de 6 a 16 ohms e um home theater Panasonic SA-BTT190 e pretendo usar as caixas Do mesmo 5.1 de 3 ohms …..vale a pena?

  10. Olá, Daniel,

    Do jeito que as saídas são protegidas é pouco provável haver danos ao amplificador de saída.

    Como você mesmo observa, o usuário deve sempre ajustar o sistema para trabalhar no valor de impedância mais baixo, mas mesmo em receivers onde o ajuste não é feito existe uma impedância especificada, geralmente até 4 ohms.

    De qualquer forma, a diferença de impedância de 6 para 8 ohms não é tão grande assim, de forma que dependendo do que é reproduzido, isto não deve provocar clipping de sinal na saída.

    Sobre surround, é sempre bom lembrar que nos sistemas digitais modernos, desde o aparecimento nas trilhas sonoras do Dolby Digital, a resposta de frequência de todos os canais traseiros (incluindo 6.1, 7.1) é plana de 20 a 20 kHz. Assim, quanto melhor a qualidades das caixas surround melhor também será a qualidade do envelope sonoro que circunda o ouvinte.

    Eu recomendaria caixas surround próximas em timbre das caixas principais, se for possível. E ainda eficiência até pelo menos 80 Hz na parte de baixa frequência, com o uso de um subwoofer devidamente calibrado.

  11. Boa noite Dr. Paulo. Recentemente troquei 2 caixas surround de 6 ohms do meu sistema 5.1, sendo que as frontais sempre foram 8 ohms. O Receiver tava configurado para “8 ohms min”, mas mesmo assim não danificou nada, usei durante uns 3 meses na configuração errada, eis que deveria ter colocado “6 ohms min”. Coloquei agora nessa configuração porque as 2 caixas da varanda (zona 2) são de 6 ohms. Tem perigo de o receiver apresentar problemas por esse mau uso? Uma última pergunta, é importante também ter caixas de boa qualidade para as caixas surround ou só vale a pena investir nas frontais? Muito obrigado e um forte abraço!

  12. Olá, Narciso,

    Eu desconheço a conexão USB que você citou. Seria preciso que você desse detalhes da conexão que você fez, se saída da TV e de que tipo dela é (coaxial ou analógica).

    De qualquer maneira, é preciso lhe alertar que nem sempre a saída de áudio da TV cobre qualquer equipamento conectado a ela. Geralmente, é possível obter os canais de TV sintonizados, mas não há garantia de que ao ligar qualquer coisa por HDMI, por exemplo, de que o áudio seja transmitido na saída da TV. E é por isso que se costumar usar a saída do equipamento direto para o receiver (ou HT) em uso.

  13. BOA TARDE COMPREI UM HOME THEATER SAMSUNG, E TENHO UMA TV LED HD FULL SAMSUNG, GOSTARIA DE SABER PORQUE O SOM NÃO SAI NO HOME, SENDO QUE JA LIGUEI O CABO USB E APENAS O DVD SAI O SOM E NÃO CANAIS DA TV O SOM NÃO PASSA PARA O HOME, DE QUE FORMA DEVO PROCEDER?
    OBRIGADO

  14. Olá, Luis,

    Se o seu comentário se referir a qualquer um, deixo o espaço aberto aos demais leitores. Se se refere à minha pessoa, o que eu posso dizer é o seguinte:

    Você deve consultar o manual do seu equipamento de home theater e verificar se existe a necessidade de alocar a entrada ótica a um seletor de entrada específico.

    A causa provável do seu problema de ausência de áudio está aí. Porque, com a presença de entradas diversas e com nomes diferentes é preciso selecionar corretamente a entrada onde o cabo ótico é inserido, e se for o caso, mudá-la no setup do aparelho.

  15. Boa noite,estou com um problema para sair o so da tv nas 6 caixas do meu ht -d550,esta conectado com cabo optico da tv pro ht, jah apertei a tecla pl ll mais nao acontece nada,alguem pod me ajudar.

  16. Olá, Denis,

    O ajuste que você precisa é o de retardo do áudio, comumente chamado de “Lip Sync”, porque é mais fácil notar nos diálogos.

    O ajuste deve ser feito na fonte de sinal, neste caso, a TV. Geralmente, ele está localizado no menu de áudio, em algum lugar. Se o ajuste não existir, então não creio que se possa corrigir o problema.

  17. Olá Paulo boa tarde!
    Por gentileza estou com uma dúvida pois tenho uma
    Tv samsung smart Tv e adquiri há muito tempo um Home HT- 550 da mesma marca, comprei um cabo óptico para sair o som da Tv no Home assistindo em dvd-in, só que o som sai atrasado em relação a voz,
    Como faço pra corrigir este problema? Obg abraço

  18. Olá, Paulo Cesar,

    Eu não conheço o modelo LG a que você se refere, nem consegui achá-lo na Internet, mas posso lhe dizer o seguinte:

    Para acoplar um subwoofer ativo a qualquer equipamento do tipo A/V receiver ou amplificadores, é preciso escolher uma das seguintes opções:

    1 – conectar a uma saída de pré, específica para subwoofer (a mesma é geralmente vinculada ao divisor de frequência interno dos aparelhos).

    2 – ligar a saída dos alto-falantes esquerdo e direito frontais às respectivas entradas do subwoofer, e destas para as caixas acústicas. Neste caso o controle de crossover (corte de frequência) é feito no subwoofer. Se a ligação for em um receiver que indique a presença do subwoofer, será preciso ajustar o setup para “subwoofer não instalado”.

    Eu creio que a segunda opção atenderá o seu caso.

  19. Olá, Professor!
    Gostaria saber se e possivel colocar um subwoofer ativo em um home theater passivo modelo LG 1200w
    Muito OBRIGADO!

  20. Obrigado pelas respostas, tem sido esclarecedor. Alguns receivers já aceitam pendrive com Flac não é necessário o CD player. Achei outra opção para escutar música pelo conexão óptica no macbook pró, existem no mercado, monitores linha studio com amplificação própria e entrada óptica, pena que o som seria somente stereo. Quanto aos cd players, que aceitam arquivos HD pela usb, encontrei vários mas os preços são muito altos. Tenho que optar, por enquanto, entre ter o player ou o home theater ou as caixas monitores amplificadas. Dúvidas Obrigado

  21. Fábio,

    O comércio está cheio de transformadores que convertem 220 V em 110 V, ou outros semelhantes que fazem a mesma função. Dê uma pesquisada, e você vai achar o modelo que melhor te ajuda.

    Sobre a conexão com cabo ótico, você irá precisar primeiro de um player adequado. Existem players muito bons na Internet, a custo zero. A maioria toca flac, e não deverá te dar problemas.

    Além disso, você precisará ter um ajuste na saída de áudio do seu notebook, de modo a transmitir áudio de alta resolução. Existem limitações neste tipo de transmissão, mas é possível identificá-las quando o ajuste de saía for feito.

    Não há problema algum tocar áudio 2.0 em equipamentos 5.1, bastando apenas setar a reprodução no modo “stereo”. Você pode, se quiser, usar processamentos como por exemplo, Dolby ProLogic II Music Mode e semelhantes, caso eles estejam disponíveis.

  22. Estou reconsiderando as opções, um dos modelos tem porta usb que aceita arquivos FLAC até 24/192 já a venda em lojas virtuais. Porém, os dois só tem voltagem 110. Na minha cidade é 220v. Descobri uma outra marca com dupla voltagem, mas a porta usb não é habilitada para arquivos FLAC HD. Minha dúvida é se eu quiser escutar este tipo de arquivo pode ser conectando o notebook via cabo óptico toslink? Não consigo achar esta informação. Será que vão soar bem os arquivos stereo em um sistema 5.1? Obrigado

  23. Olá, Fábio,

    Eu não faço análises ou testes com equipamentos.

    Mas, se você quer uma opinião, e olhando por alto as especificações dos dois aparelhos que você citou eu optaria pelo Onkyo.

    Entretanto, eu sugiro a você que leia o máximo de reviews on line dos dois, antes de tomar a sua decisão.

  24. Vou comprar 1 destes dois aparelhos, minha inclinação é o Harman Kardon, são da mesma faixa de preço. Teria alguma dica a respeito de qualquer um deles?
    Conjuntos de Caixas de Som + Receiver Harman Kardon com 5.1 canais, 375 W RMS e 04 Entradas HDMI Preto – HK5000
    ou
    ONKYO HOME THEATER RECEIVER S3700 BK 5.1 CANAIS,660 WATTS,BLUETOOTH – Onkyo
    Obrigado e abraço

  25. Olá, Jonathan,

    A opção surround em um equipamento de apenas dois canais pressupõe a existência de um DSP (processador de áudio digital) dentro do aparelho. O objetivo destes processadores neste caso é virtualizar a existência de caixas surround.

    Vai depender (e muito) da qualidade e competência deste DSP o resultado obtido. Não há mal nenhum em se tentar ouvir como é que fica e usar ou não o processamento.

    Apenas um detalhe que talvez lhe seja importante: muito do que se recuperou como surround no passado (ex.: circuito Hafler) se ampara na existência de sons fora de fase presentes na gravação estéreo de dois canais. Sendo assim, nem toda gravação estéreo te dá o efeito desejado. E se você quer fazer uma montagem ortodoxa, você deverá levar em conta que a mixagem estéreo convencional sempre foi feita para ser reproduzida por apenas duas caixas acústicas.

    Na minha opinião, você só deverá usar um surround virtual caso não seja vítima auditiva de sons frontais sem foco ou localização precisa no espaço.

  26. Professor, existe alguma lógica em habilitar a opção Surround com um equipamento apenas 2.0 na questão sonora mesmo que não possa contar com um sub ou estaria “mascarando” o som stereo?

  27. Olá, Josiel,

    Como o seu comentário não foi dirigido especificamente a mim se algum leitor quiser fazê-lo no meu lugar fique à vontade.

    A minha orientação é a seguinte: o saída para subwoofer do seu equipamento é pré-amplificada, exigindo portanto um subwoofer com amplificador próprio.

    Para instalar um subwoofer passivo você teria que retirar o sinal desta saída de pré e injetá-la em um amplificador de potência separado, e a partir dele alimentar o subwoofer. Se você quiser poderá instalar um amplificador estéreo com modo de audição em mono e alimentar os dois subwoofers de uma vez só.

  28. Bom dia pessoal,

    Comprei, a pouco o Receiver Pioneer VSX D409, mas não tenho os Subwoofer´s dele.

    Duvida; Eu tenho dois Sub´s passivos e gostaria de saber se posso usar um ou os dois nele. Ou só funciona com Sub ativo?

    Muito obrigado!

    Josiel Brito.

  29. Professor Paulo,

    Gostaria de agradecer todos os seus comentários e dicas, foram muito esclarecedores.

    Sobre o problema q eu estava tendo com o receiver parece q foi resolvido seguindo as suas orientações.

    Parece q o problema estava nas conexões – cxs e receiver..tinha uma cx com a polaridade invertida e fios desencapados além do recomendado ocasionando o toque entre eles..em fim tudo foi refeito!

    Obrigado!

    Frank

  30. Olha Frank, desde o início desta coluna eu venho sistematicamente evitando recomendar caixas acústicas para quem quer que seja, e na minha vida pessoal eu tenho feito o mesmo até com os amigos, por uma série de motivos.

    Agora, se você quer saber, quando eu ainda era audiófilo nunca fui fã da Bose. As que eu ouvi não me agradaram nem de perto.

    Mas, veja, eu não sou referência de nada quando o assunto é caixa acústica. Tem pessoas que adoram certas marcas, como por exemplo B&W, mas as que ouvi, caras por sinal, soaram muito desequilibradas para o meu ouvido.

    Eu entendo a situação do consumidor, que já não consegue mais ir a um show room ouvir as caixas antes de comprar, sem falar no fato de que as caixas importadas não tem suporte no país.

    Para não deixar você totalmente sem algum tipo de sugestão eu lhe indicaria entrar em contato com a BSA (http://www.bsaaudio.com.br/). Eles certamente te darão a orientação sobre modelos que você precisa.

  31. Professor Paulo,

    O que vcs diz do Conj de Cxs da Bose Acoustimass 6 serie III 10 a 100 watts por canal?

    Combina bem com este receiver? Recomenda algum?

    Obrigado mais uma vez.

    Frank

  32. Frank, o recomendável é usar um medidor de pressão sonora (sound pressure level), que mede o volume de som das caixas em decibéis (o aparelho é conhecido também como decibelímetro, por este motivo).

    Ao iniciar a medida, certifique-se que todos os canais estão ajustados em zero dB. Comece pelos canais frontais e ajuste os demais para atingir o mesmo valor de medida dos mesmos. Você irá ver uma variação de leitura, que é normal na maioria dos casos, então o ajuste das caixas seguintes pode ser o que menos variação de leitura der.

    Sobre as frequências de corte, tudo depende das caixas usadas. O bass management implementado pela Dolby prevê o uso de qualquer tipo de caixa, dentro de limites. O ideal seria algo próximo de 50 Hz, mas a THX recomenda 80 Hz por medida de segurança, porque a maioria das caixas, até mesmo as do tipo torre, não são eficientes em baixa frequência.

    Como a maioria dos usuários não tem analisador de espectro, o jeito é ouvir os ajustes de corte e tentar ver se as frequências mais baixas não tem distorção ou se afetam as frequências médias (voz anazalada, por exemplo).

  33. Professor Paulo, obrigado pela orientação..farei todos os testes e se for o caso trocarei os cabos de conexão das caixas..

    Agora sobre o ajuste fino das caixas/sub..o que vc recomenda pois minha dúvida é como ajustar o level em db aplicado a cada canal assim como para o sub..e tb o crossover das cxs e o low pass do sub pois vai de 50 a 200hz

    Obrigado mais uma vez

  34. Oi, Frank,

    Eu não acredito que o Sony STR-DN1030 não tenha capacidade de alimentar as suas caixas, mas se o modo de proteção é ativado e o aparelho desliga é necessário descobrir a causa.

    A primeira providência a tomar é verificar todas as conexões de caixa acústica, incluindo a polaridade dos fios e existência de algum curto entre as caixas e o receiver.

    Se houver algum problema interno nas caixas, mas você não tem como testá-las em separado, eu sugiro liga-las aos pares desligando as outras, até determinar qual delas aciona a proteção do receiver.

    Presumo que o subwoofer esteja ligado em uma saída de linha (saída de pré), correto? Se não, retire o subwoofer também e veja se o problema desaparece.

    Em última análise, se nada for descoberto o mais razoável levar o aparelho a uma assistência técnica confiável. Se eles forem competentes poderão fazer testes de carga na saída e assim determinar se existe algum defeito no receiver que precise ser reparado.

  35. Olá Professor Paulo,

    Há pouco tentei fazer os ajustes automáticos através da função Auto Cal do receiver e ao iniciar o teste e qd o sistema emite o som o receiver já desliga aparecendo no display Protection!

    O que fazer?

    Obrigado

  36. Olá Professor, sou um amante em tecnologia mas confesso q ainda me perco quando o assunto é a configuração ideal de um receiver versus caixas de som e sub..em uma de minhas buscas feitas ontem acabei chegando aqui e muito me animou sobre os comentários de amigos com as mesmas duvidas q eu e obviamente seus comentários bastante esclarecedores..Vamos lá adquiri rescentemente um Receiver da Sony 7.2 modelo STR-DN1030 e instalei neste cxs da Pioneer de um sistema antigo creio q VSX-D414 com 120W e 8 ohms cada cx e um subwoofer Velodyne modelo Impact-Mini de 300W..ontem ao assistir um filme o receiver desligou sozinho algumas vezes (mode de proteção)quando aumentei o volume além do que costumo usar pois este sistema fica no meu quarto. o display volume não é medido em db e sim em numeros mesmo..aumentei para 20 e desligou..outro dia escutando musica aumentei para 35 e tb desligou..o que será q está causando isso?

  37. Robson, seria leviano da minha parte sugerir que você compre caixas (caras, inclusive) que eu nunca testei ou ouvi. E eu lhe digo por experiência própria o seguinte:

    Quanto eu morei no exterior era possível ir a mais de uma loja de áudio e ouvir caixas em salas acusticamente adaptadas, que é a situação de avaliação ideal para o audiófilo. Pois bem: nestas circunstâncias eu tirei da minha cabeça a alegada superioridade de modelos de marcas high end, super badaladas nas revistas de áudio, todas elas soando muito mal. Agora imagina se eu compro estas caixas somente por especificação?

    Existe um problema crônico por aqui (não sei se é igual a onde você mora) que é a impossibilidade de fazer uma audição controlada das mesmas.

    Em tempos idos, eu conhecia um monte de gente que mexia com caixas, fazia testes de audição, então ficava mais fácil. Como eu sou até hoje um cidadão sem grande poder aquisitivo, o último par de caixas frontais que eu comprei e que até agora não foram trocadas, eu as ouvi primeiro no estúdio de um conhecido meu, ou seja, pura sorte.

    Outra coisa que eu posso lhe afirmar com segurança é que, em se tratando de caixas acústicas, eu não gosto de me basear nos ouvidos de outra pessoa, e ouso dizer que você evite ficar impressionado com análises ou críticas de terceiros. Sempre que possível, ouça e julgue por si próprio. A curva de resposta do ouvido humano varia de um indivíduo para o outro, e muda com a idade. Por isso, o ideal é você escolher as caixas que deseja instalar.

  38. Professor, desde já agradeço por sempre atendar às solicitações, não só minhas, mas de todos que vêm aqui.

    O que você acha deste 5.0 HTS da Klipsch:
    Quintet 5.0 HTS. Satélites: 91dB 50-200W; Center 94dB 75-300W. 8ohms.

    Segundo li nos sites de HTS, os produtos geralmente apresentam o RMS de pico. Ex.: as caixas SONY SS-F55H informa 120W, que seria o de pico.

    Este modelo da Klipsch apresenta RMS variando, e o de pico mais alta.

    O que me diz do Quintet da Klipsch?

    Informações do site: http://www.klipsch.com/quintet

    Abraços, professor! Fique com Deus!

  39. Oi, Robson,

    Não basta, mas se lhe consola em alguma coisa, essas especificações não têm lá muito significado. O ideal é ouvir as caixas em algum lugar apropriado, mas este tipo de recurso anda cada vez mais escaço no país, eu pelo menos não conheço mais nada nesta direção, aqui no Rio de Janeiro.

    Em todo caso, eis o que eu pude achar, esperando ser do seu interesse:

    Speaker system:
    3-way, Bass reflex, magnetically shielded

    Speaker units:
    Woofer: 100 mm, cone type × 2
    Midrange: 100 mm, cone type
    Tweeter: 25 mm, balanced dome type

    Rated impedance:
    8 ohms

    Power handling capacity:
    Maximum input power: 120 watts

    Sensitivity level:
    86 dB (1 W, 1 m)

    Frequency range:
    50 Hz – 70,000 Hz

    Dimensions (w/h/d):
    Approx. 265 × 1,070 × 280 mm including front grille

    Mass: Approx. 10 kg

    Se essas especificações estiverem corretas (e devem estar, porque são números típicos deste tipo de caixa), uma sensitividade em torno de 86 dB demandará relativa pouca potência de amplificação, ou seja tudo faz crer que você pode usar o receiver que quiser.

  40. Professor, praticamente não há informações na internet sobre as caixas sony SS-F55H//M BR. Ela apresenta 120W, 8ohms. Isso basta para qualifica-la bem para um receiver SONY STR-DN1030?

  41. Olá, William,

    Em tese até poderia, mas é muito pouco provável que um cabo coaxial cause dano permanente nas conexões afetadas, por conta da baixa tensão que corre neste tipo de cabeamento.

    O cabo coaxial típico consiste de um condutor interno, isolado por uma camada de plástico e circundado por uma malha externa, igualmente isolada do exterior, dentro de um tubo de plástico. A malha serve para ajudar a manter a relação sinal/ruído no circuito, isto é, serve de isolante, além de conduzir o negativo (terra ou chassis) da conexão.

    Se você dispuser de um multímetro e quiser testar o cabo para curtos-circuitos, o que você deve fazer é o seguinte:

    Ajuste o multímetro para medir resistência (ohms). Junte as duas pontas de prova (+ e -) e verifique se o medidor indica zero de leitura. A seguir, coloque uma das pontas de prova no condutor central e a outra na malha. Se a leitura der zero é porque os dois terminais (condutor central e malha) estão curto-circuitados.

    Para saber se há interrupção de sinal no cabo, coloque uma das pontas de prova no condutor central de um lado e a outra no mesmo condutor, do outro lado. Se a leitura não ser zero, significa que o cabo não está passando sinal. E o mesmo raciocínio se aplica ao isolamento. Para esta última não é preciso desmontar o conector, basta tocar na sua parte externa.

    Os cabos coaxiais que são usados para a transmissão de sinais de áudio digitais são os mesmos usados usados para o vídeo (composto ou componente). A impedância nominal deve ser de 75 ohms. Quando adquirir cabos deste tipo, procure aqueles com melhor qualidade possível, para evitar queda de sinal.

  42. Sr. Paulo, pode a ligação digital coaxial do DVD (samsung) para o Receiver (pioneer) queimar/danificar a placa (entrada do receiver)?
    Pois queimou a placa!!
    Agradeço

  43. Boa tarde!

    Comprei um Home da LG, modelo BH6430P e estou na dúvida sobre o posicionamento das torres… elas são frontais ou traseiras? Obrigado!

    1. Olá, Frederico,

      Via-de-regra, as torres são desenhadas para serem instaladas nas posições dos canais frontais esquerdo e direito.

  44. O manual do STR-DN1030, da SONY, que é o que pretendo adquirir…
    “Amplificador: Potência de saída RMS total
    1050 W (150 W × 7, a 8 ohms, 1 kHz, THD 10%)
    Obs.: Medida a 220 V CA, 60 Hz.”
    Obrigado!

  45. Olá, Robson,

    Claro que pode. Os atuais A/V receivers são construídos com uma tolerância razoável, e a faixa de impedância que eles aceitam costuma estar declarada nas especificações contidas no manual do usuário. Geralmente os receivers trabalham no valor nominal de 8 ohms, o modelos de 4 ohms são geralmente aparelhos de menor potência.

  46. Leigo. Pelo que já li no site, o ideal é RMS e impedâncias iguais no receiver e nas caixas. Pergunto: se eu usar um receiver de 8 ohms, posso usar caixas de 6 e 8 ohms simultaneamente? E se for um receiver de 6 ohms, posso usar caixas de 6 e 8 ohms simultaneamente? Aguardo a resposta. Abraços, professor!

  47. Professor… o receiver que disse apresenta 7.2… sendo que 4 caixas seriam surround (duas + duas traseiras)… e 2 subw… pergunto-lhe: obrigatoriamente tenho que conectar caixas surround nesses canais??? o que aconteceria se eu plugasse caixas acústicas, como as frontais, por exemplo??? Outra pergunta…. posso usar normalmente alguns canais, duas caixas por exemplo SONY SS-F55H deixar os demais canais sem usar? Danifica o receiver?? Leigo no assunto, ok. Abraços, professor!

  48. Olá, Robson,

    Eu vou dar a minha opinião a seguir. Se outros leitores quiserem atender ao seu pedido, peço que o façam em outro comentário.

    As caixas acústicas tem uma faixa de trabalho especificada pelo fabricante. Na grande maioria das vezes esta faixa é aquela considerada “segura”, ou seja, o usuário pode trabalhar na mesma faixa de potência sem risco de queima, seja da caixa seja do amplificador de saída.

    O pior cenário que o usuário enfrenta, entretanto, é quando a potência do amplificador de saída é insuficiente e ele decide aumentar o volume exageradamente. Isto resulta em clipping (corte) de sinal do amplificador de saída, porque ele é forçado a tocar acima de sua capacidade. Com isso, a caixa recebe sinais distorcidos, que tem a tendência de deixar o movimento dos cones erráticos, com perigo de queima da bobina móvel.

    Isto na prática significa que quando o usuário tem um amplificador de pequena potência ele não deve abusar do volume.

    Amplificadores mais potentes podem alimentar caixas de baixa potência com muito mais segurança, porém a regra continua valendo.

    A maioria dos conjuntos de amplificadores e caixas atuais no mercado trabalham em faixas compatíveis, o que nos tem deixado de certa forma despreocupados sobre este tipo de problema. Exceto, é claro, quando se instala caixas de baixa eficiência, porque elas irão exigir potência alta do amplificador, para evita problemas.

    Quanto à impedância, é preciso observar a faixa de tolerância especificada pelo fabricante do amplificador com atenção, porque nem todos os modelos são capazes de trabalhar com caixas de impedância baixa.

    A maior parte dos A/V receivers comumente usadas para home theater trabalham com segurança até 6 ohms de impedância.

    Neste caso, o conjunto especificado por você não deve, em princípio, trazer qualquer tipo de problema na instalação. Apenas se recomenda usar fios polarizados de boa qualidade e cuidado com os terminais, para se evitar curtos.

  49. Após sugestão do webinsider…

    Olá!
    Gostaria de saber se:

    Dúvida 1: pelo que li no site sobre impedância e RMS, acho que posso utilizar
    qualquer um dos receiver abaixo junto com a caixa acústica abaixo:

    Receiver SONY STR-DN1030 ou STR-DH740 + caixa acústica SONY SS-F55H

    STR-DN1030: impedância 8; RMS 150 W.
    STR-DH740: impedância 6; RMS 145 W.

    Caixa SS-F55H: impedância 8; RMS 120 W.

    Dúvida 2: RMS do receiver deve ser igual ou maior do que RMS da caixa.
    Impedância da caixa deve ser igual ou maior que a do receiver. Está correto?

    Obs.: se alguém já usufrui desses modelos, gostaria que opinasse. Grato.

  50. Olá, Antonio,

    Vamos por etapas:

    Eu acho estranho a Philips usar caixas com 3 ohms de impedância, sabendo o risco que isto põe na saída do amplificador. Mas, como o aparelho queimou, isto evidencia descaso com o design.

    Note que a impedância nominal da maioria das caixas acústicas costuma ser de 8 ohms, e 4 ohms para alto-falantes de carro.

    Os A/V receivers são desenhados de maneira a contemplar a relação entre freqüência e impedância, de maneira a contornar a variação desta última em função da primeira. Como você é engenheiro, posso lhe sugerir a leitura desta página: http://teamrocs.com/technical/pages/resistance_impedance.htm? Na parte final do texto, o autor faz algumas considerações a este respeito.

    Estranho ainda as suas caixas de 3 ohms não terem queimado junto com o aparelho. Eu inclusive lhe sugiro fazer um teste com as mesmas.

    De qualquer forma eu seria contra o uso destas caixas em qualquer outro sistema, e como eu já afirmei a outros leitores, qualquer curto na saída é detectado e desarma o relê de proteção dos receivers. O que quer dizer que ao ligar estas caixas de 3 ohms você poderá ter a surpresa de não ter som algum,.

    Sobre o mercado, eu não estou neste momento familiarizado o suficiente para lhe indicar marcas ou modelos. Entretanto, devido à dificuldade com manutenção que você menciona no seu comentário, a sugestão é procurar fabricantes nacionais, como a BSA Audio, independente do preço.

  51. Olá Paulo,

    Parabéns pela ajuda ao próximo! Tinha um HT Philips com caixas central e sub em 6 Ohm e as outras 3 Ohm e queimou a placa de saída de audio. Já estava querendo comprar um receiver, e o desejo é Yamaha RX-V475. Pelo que vi, no manual ele diz Rated Output Power ai menciona 6 Ohm e no próximo item fala Dynamic Power e menciona 6/4/2 Ohm. Como o custo de um sistema desse atualmente vai mais de R$3K, quero começar de leve. Moro no Nordeste e a disposição de equipamentos para testes e audições é quase nula e quando temos o range de produtos é pequeno. Daí pergunto-lhe:
    1) As caixas do HT servirão nesse Yamaha?
    2) Você menciona que é possível encontrar caixas boas a preços acessíveis, podes sugerir marcas a comprar?

  52. Olá, respondo pela ordem:

    Ao Marcos Antonio:

    Se a impedância das caixas é a mesma, mas respeitando que a potência deste aparelho é muito baixa, não haverá problema algum, é só procurar não abusar do volume.

    O ideal seria que você seguisse a instalação das caixas originais, porque supostamente elas já foram calculadas para trabalhar com este tipo de amplificador. Note que existe sempre um perigo potencial em usar um volume alto, em trilhas sonoras demandantes, na sobrecarga da saída de qualquer amplificador, e este problema se agrava quando o sistema trabalha com impedância baixa. Se a saída do aparelho estiver protegida, ela irá desligar automaticamente para evitar o clipping nas saídas. Neste caso, você não terá som nenhum saindo das caixas.

    Ao Luiz Alfredo:

    A minha experiência com este tipo de conversor é zero. Em princípio, se o conversor for de boa qualidade, você não deverá ter maiores problemas. Mas, eu lhe sugiro contactar quem fabrica ou vende e pedir garantia ou seu dinheiro de volta, como nos velhos tempos.

  53. Boa Noite! Professor, estou precisando da sua ajuda eu tenho um home theater lg com somente uma entrada RCA e uma tv lg com uma saída optical digital, estou querendo comprar um conversor de áudio digital TOSLINK,sera que eu vou ter uma qualidade realmente boa.

  54. ola paulo com vai..queria saber de vc se posso ligar duas caixas de som de 100watts 6 ohms junto com as caixas do surround de 52 watts 6 ohms do meu ht panasonic SC-HT75 tem algum problema se eu fizer essa ligação..desde agradeço sua atenção abs..

  55. Olá, Diomar,

    A sua pergunta seria melhor dirigida a alguém que trabalhe com projetos acústicos, e eu temo que você terá que contratar um profissional desta área para fazer um projeto no local.

    Sinto muito não poder lhe ser de mais valia, mas em casos como o seu só mesmo fazendo um estudo do local, e este estudo deve ser feito por alguém desta área. Este profissional deverá encontrar, através da escolha de material de revestimento, o amortecimento que permita atingir as condições exatas daquilo que você pede no seu pedido de ajuda.

  56. Paulo, bom dia!
    Certeza vez fui à uma danceteria e vi que as caixas acústicas estavam instaladas no teto e o som era perfeito na pista de dança, isto é, ouvia-se muito bem, não era estridente. Gostaria de suas opiniões sobre como eu deveria fazer para obter o mesmo resultado, isto é, manter as mesas nas laterais do ambiente sem que o som incomode pelo barulho e permita que as pessoas conversem normalmente.
    Agradeço sua ajuda!

  57. Olá, Antonio Paulo,

    Potência nada tem a haver com qualidade, e sim com a capacidade de reproduzir sinais de alta amplitude sem distorção. Se você usa volume abaixo do limite desta última e se os equipamentos usados tem o mesmo timbre sonoro, é bastante provável não se notar diferença alguma mesmo.

    No final, tudo depende da maneira como você usa o seu equipamento. Em se tratando de potência (não de qualidade) ela é sempre mais interessante no sentido de aumentar a capacidade de amplificação do programa de áudio, o que é importante no caso das trilhas sonoras atuais de filmes, que abusam dos efeitos sonoplásticos que exigem potência e ausência de distorção.

    Se o equipamento mais novo tiver ainda um processador mais moderno e com mais recursos de decodificação, seria, na minha opinião, devolvê-lo, mas a decisão de fazê-lo é sua.

  58. Olá Sr Paulo.
    Comprei um home sony HT-M7, 7.2 canais, 2020 w rms.A minha intenção era substituir o meu sony antigo TK- 1000 (1000 W) pois achava que faltava potencia a ele. Como este possui 2020 w, isto é mais que o dobro de potencia, eu realmente teria um som de qualidade e com a potencia que gosto. Só que quando liguei o aparelho, quase não percebo diferença entre o antigo e este novo.Estou a ponto fazer a devolução deste equipamento pois não é possível vc usar todo o volume deste home e ainda assistir o show do DVD com tranquilidade. O senhor conhece este equipamento?
    Muito grato….Abs

  59. Olá, Paulo Anselmo,

    A instalação de caixas frontais superiores (Front High) e frontais laterais (Front Wide) implica no desligamento automático das caixas Surround Back, mas as caixas Surround esquerdo e direito deveriam continuar funcionando.

    Verifique aonde exatamente você conectou as caixas traseiras. Se foi em Surround Back, basta trocar para Surround normal.

    Verifique também quais as caixas que você habilitou no setup do aparelho. O manual deve indicar o máximo de canais ativos simultaneamente. É bem possível que você tenha que escolher entre Front Height (superiores) e Front Wide (laterais), para que o conjunto trabalhe corretamente com as caixas surround.

  60. Bom dia Sr. Paulo, tenho um receiver marantz 5004, no manual diz que posso plugar 2 caixas frontais, 2 caixas frontais superiores, 1 caixa central médio, 2 caixas laterias e 2 caixas trazeiras(como surround) e um subwoofer ativo. Pois bem comprei as caixa liguei, só que as caixas trazeiras não funcionam, apesar de reezaminar diversas vezes o manual não consigo faze-las funcionar. Será que o Sr. poderia me ajudar? desde ja agradeço e parabens pelo artigo acima.

  61. Olá, Reginaldo,

    Eu gostaria muito de poder ajudá-lo, mas estou encontrando dificuldade, porque não consegui achar uma cópia do manual do seu Sony rm-AA013, e você não informa quais são os conectores de entrada deste aparelho.

    Se este Sony não tem nenhum tipo de entrada digital, talvez a única solução seria encontrar no comércio um adaptador com entradas digitais (nas quais você ligaria os seus aparelhos de fonte de sinal) e da saída analógica você instala um cabos RCA para o Sony.

  62. Tenho um home sony rm-AA013 (antigo) sem conexão HDMI, quero ligá-lo aos seguintes equipamentos: tv plasma samsung 4000 (com HDMI, video composto, saída de audio ps2), um aparelho de bluray Sony (com hdmi), aparelho de decoder da TV a cabo da VIVO (hdmi, optica, audio e video). Já tentei de tudo para ligá-los ao home e não obtive sucesso, com o cabo ps2 ligado na tv e com os cabos audio e video ligados na tv e no home o som ficou muito baixo, ligando o audio e video no decoder e no home tb não deu certo.
    Qual a forma correta de fazer a instalação dos meus equipamentos?

    Muito obrigado pela ajuda, e parabéns pelo artigo acima.

    1. Olá, Ana Cristina,

      Pelo que eu li no manual do seu receiver Sony existe somente uma saída de vídeo, em vídeo composto, que pode ser conectada à TV caso a mesma tenha entrada equivalente. Eu não lhe aconselharia a fazer isso, por causa da péssima qualidade de imagem com este tipo de conexão. Mas, se você insiste, ela pode ser feita com um cabo coaxial de vídeo, com 75 ohms de impedância.

      Eu sugiro você usar o receiver apenas para áudio e ligar o vídeo direto na TV. O receiver tem entrada de áudio coaxial e ótica, com chances bem mais amplas de qualidade para Dolby ou DTS, a partir de um player para DVD ou Blu-Ray.

  63. Tenho uma tv sony bravia 46 polegadas 3d e comprei um Home Theater Sony BDV E6100 5.1 Canais com Blu-Ray Player 3D, Função Torcida, Bluetooth, Wi-Fi, Saída HDMI e Entrada USB – 850 W ,na verdade pensei que ele era sem fio as caixas traseiras,e é com fio,vc sabe me dizer Paulo se tem um Kit Wireless compativel para o meu Home Theater?Por favor me ajude!

    1. Oi, Junia,

      Eu baixei o manual e verifiquei que o acesso Wi-Fi deste aparelho da Sony é destinado a conexões de aparelhos em rede, ou seja, nada ver com caixas acústicas. Se fosse o caso o aparelho precisaria ter um transmissor específico embutido.

      A não ser que a Sony te ofereça uma opção externa para tal (e para isso você deveria consulta-los), não vejo como possa ser feita a ligação com caixas wireless traseiras.

      Acho que, mesmo não intencionalmente, você foi uma vítima da propaganda enganosa. O anunciante (acabei de ver um) quando fala em “sem fio” deveria especificar de que tipo.

  64. Gilberto,

    Eu uso um par de JBL ES90 já faz algum tempo, enquanto que as KEF eu nunca vi nem ouvi. O ideal, quando se compara caixas, é colocar uma do lado da outra, com amplificação semelhante, e como eu não recebo equipamento para análise, eu não seria capaz de fazer isto. E mesmo se fizesse, ainda assim o peso da subjetividade iria influenciar a minha opinião.

    Eu já passei na frente de caixas cujas marcas são de alta reputação no mercado, e não gostei do que ouvi. E assim como eu, você também pode passar na frente das JBL ES90 e não gostar também.

    Então, o que manda o bom senso é ouvir antes de comprar. Eu sei que está cada vez mais complicado se conseguir alguém que demonstre, mas a JBL já tem um site brasileiro, e talvez entrando em contato eles possam te dar uma ajuda.

  65. Ok, muito obrigado. Voce ja me ahudou bastante ao mencionar o SunFire TS-EQ12.
    Ja estive com ele nas maos e a duvida nao me deixou comprar. Agora eu defino esse item.
    Mesmo sendo exigindo uma posição mais pessoal,voce poderia me ajudar a escolher entre JBL ES-90 e KEF Q-900 para caixas torre frontais.
    Mais uma vez, obrigado.

  66. OI, Gilberto,

    Eu estou correndo o risco de ser mais um a lhe dar uma opinião que não vá atender o que você está procurando. Caixa acústica é uma escolha muito pessoal, e eu poderia estar lhe indicando modelos dos quais você poderá achar que estão aquém do que você queria.

    Entretanto, já que você está procurando uma ajuda, aí vai:

    Sobre subwoofers:

    Eu estou para ver um subwoofer Sunfire que não seja de boa qualidade, e acho que você deveria dar preferência a um modelo da linha True Sub. Se a questão do preço não for empecilho, o modelo TS-EQ12 é uma boa opção.

    No entanto, chamo a sua atenção para o seguinte: a instalação de qualquer subwoofer é crítica, e você tem que dar uma atenção especial a ela. Em outras palavras, não basta ter o melhor subwoofer do mundo se ele não estiver par e passo com o resto do sistema.

    Sobre caixas acústicas, eu acho prudente você não se guiar pela opinião de ninguém, e sim ouvir (se possível) aquela cujo timbre lhe agrada mais.

    Caixas em formato de torre costumam ser melhor indicadas para os canais frontais direito e esquerdo, mas isto não é uma regra absoluta. Para surround, os melhores modelos são omnipolares, se você achar algum.

    Em termos de tecnologia, as caixas isodinâmicas oferecem superioridade sonora, mas às custas de toneladas de watts de amplificação e usam um espaço considerável.

    Aqui novamente uma advertência amiga: se você quer o melhor possível de uma instalação de áudio é preciso fazer um tratamento acústico do ambiente. Em uma sala bem tratada, até caixas acústicas modestas dão um som de boa qualidade. Só que vai inevitavelmente esbarrar no problema do uso do ambiente: se for para dançar, como você diz, o tratamento acústico pode lhe atrapalhar ao invés de ajudar. Cada sala, se otimizada, tem que atender apenas um destes objetivos, a não ser que você aceite comprometimentos em favor de uma coisa ou outra.

  67. Olá, Paulo. Li com muita atenção as suas publicações. Parabéns pelo conteúdo e pela dedicação ao assunto.
    Gostaria de te fazer uma consulta técnica:
    Eu gosto muito de um som de qualidade desde pequeno, e estou finalizando uma reforma em minha casa.
    No primeiro piso da casa, montei uma sala multiuso (independente da sala da residência), conjugada com uma área Gourmet (choppeira, churrasqueira, etc..), com cerca de 90 m2, que será usada para receber os amigos durante pequenos eventos.
    Essa área deverá servir para um bate-papo, para ver um bom filme, para jogar games eletrônicos, e também para dançar.
    Dentro de meu interesse por tecnologia sai comprando um punhado de equipamento e agora preciso interligá-los e de modo que eu tenha um resultado bacana.
    Já instalei o seguinte:
    1 – SmartTV Sansung PL64D8000FG
    2 – Projetor Optoma HD33 3D (opção à TV)
    3 – Tela Gaia 119″ 16:9
    4 – Onkyo tx-nr809 (centralizando todo o controle)
    5 – Bose System L1 Model I Single Bass (para o áudio stereo)
    6 – iXtreamer (MediaCenter) Dock iPhone, iPad (distribuindo áudio e video via rede e hdmi)
    7 – Xbox 360 e PS3 (ligado ao onkyo)
    8 – Mesa de som Xenyx X1622USB
    9 – Caixas motorizadas QEF CI200-3QT
    10- Toca-discos de vinil – Pick-up Numark
    e mais uns penduricalhos….

    O que eu gostaria de ter?
    Um local aonde eu pudesse receber meus amigos e os de meus filhos e poder:
    1 – usar um Xbox ou PS3 com seus acessórios
    2 – assistir um Avatar em 3D
    3 – assistir Shows e VideoClips musicais
    3 – ouvir um som stereo leve ou pesado na melhor qualidade.
    Pronto!

    Ainda nao consegui adquirir o seguinte:
    1 – as caixas do Home
    2 – o SubWoofer
    simplesmente por não saber o que comprar.
    Se vou a uma loja, querem me empurar o produto de que dispõem naquele momento, relevando a minha real necessidade.
    Se procuro nos fóruns, cada um fala uma coisa diferente.
    E, com isso, parei aqui.

    Na verdade eu preciso integrar o Home com o áudio stereo. Pergunto a você:
    1 – Como fazer isso sem ter que montar dois sistemas independentes?!
    2 – Quais caixas eu devo utilizar para que eu tenha um resultado de qualidade superior?
    3 – Que subwoofer adquirir (Sunfire, JBL, KEF, Polk Audio, Klipsch)?

    Se for possível, tente me dar uma ajuda. Já chamei dois profissionais da área (ligados a determinadas lojas especializadas), mas não tive um resultado.
    Muito obrigado.

  68. Oi, Elizabete,

    Tudo indica que o seu equipamento estaria fazendo um auto-teste, e neste ele acha algum problema que o faz desligá-lo automaticamente.

    O que eu posso sugerir é:

    Primeiro, desconecte qualquer aparelho ligado ao home theater. Verifique toda a fiação das caixas acústicas (suponho que o seu home theater inclua amplificador e caixas). Cada saída de caixa deve ter os terminais positivo e negativo corretamente isolados um do outro, caso contrário a saída a que eles estão ligados entrará em curto-circuito e provocará o desligamento da mesma.

    Será necessário fazer a mesma coisa no lado de cada caixa acústica.

    Na ausência de curtos, ligue de novo o seu equipamento. Se ele funcionar corretamente, desligue novamente e reconecte os aparelhos que você tinha desconectado, um de cada vez, ligando para ver se está tudo ok.

    Segundo, consulte o manual. Muitos manuais dão ao final uma lista para conferir o funcionamento, com o nome de troubleshooting. Se isto não der certo, contate o fabricante. Se o defeito for interno, é bastante provável que será necessário enviar o equipamento a uma oficina autorizada.

  69. Bom dia, preciso de uma informação, tenho Home Theater quando ligo aparece a palavra hello logo após vem project depois good by e desliga, como devo proceder?
    Obrigada

  70. preciso de uma informação, tenho Home Theater quando ligo aparece a pala hello logo após vem project depois good by e desliga, como devo proceder

  71. BOA TARDE

    Comprei uma tv de Led da LG. Na minha tv antiga da Sansung, eu tinha ligado um Home HT6000 5.1 da Britania ( que por sinal tocava muito ) . Minha pergunta é: como faço pra ligar esse ht6000 nessa tv, sendo que so existem 3 cabos paralelos ( branco e vermelho) que saem do HT e a tv so tem saida optica digital? tenho q comprar algum adaptador ou coisa assim?

    desde ja agradeço

    1. Oi, Sandonei,

      Existe no comércio um tipo de conversor, com entrada Toslink (ótica) ou coaxial (SPDIF) e com saída estéreo convencional. Se é esta a única entrada disponível no HT6000, a solução seria adquirir um conversor deste tipo e usá-lo para conectar a TV com ele.

      Note, porém, o seguinte: se a saída da TV for PCM existe uma chance maior de que este conversor funcione. Se for Dolby Digital ou DTS, acho virtualmente impossível, pois seria necessário intercalar um decodificador.

      Seria, portanto, prudente, antes de comprar seu conversor, consultar o manual da TV, se informar que formato de áudio digital está disponível, e depois perguntar ao vendedor do conversor se o produto dele trabalha com aquele tipo de sinal.

  72. Oi, Gustavo,

    Se com outras fontes o Muteki HTDDW7600 funciona corretamente, é possível que o problema esteja no PS3. Tente conectar o mesmo em outro equipamento (direto na TV, por exemplo), e faça a mesma operação que está dando este erro.

    A propósito: eu presumo que você esteja interligando tudo por HDMI, correto?

  73. Bom dia, tenho uma Sony Bravia 55, um ps3 fat e um Muteki HTDDW7600, antes, estava funcionando tudo perfeitamente, agora, quando ligo o ps3 e vou configurar o som pela tecla AFD, sempre aparece a mensagem “NOT USED” já resetei as configurações de fábriga do muteki, calibrei de novo, todas caixas funcionam, mas o som do ps3 sai apenas nas caixas frontais, o que fazer, por favor, me ajuda.

  74. Oi, Agnaldo,

    Poder, até pode, mas não deve. As caixas em modelos deste tipo são projetadas de maneira a serem usadas exatamente como mostrado no manual.

    E isto tem uma razão de ser: a reserva de melhor qualidade (e em muitos casos, reserva de potência no amplificador de saída) para a reprodução estéreo frontal, usada principalmente para música ou trilha sonora (orquestração) de filmes e demais programas.

  75. Gostei muito do blog.
    Vou comprar um ht Sony BVD E880. As caixas frontais são torres e as traseiras pequenas. Posso colocar as torres como traseiras e as pequenas como frontais?
    Aguardo sua resposta para decidir a comprar…

  76. Oi, Fernando,

    Em princípio, não há qualquer tipo de incompatibilidade entre receiver e caixas, porque os receivers Onkyo são robustos, aguentam cargas baixas e têm proteção contra curtos nas saídas.

    Ao instalar caixas em formato 5.1 em um equipamento 7.1 é importante ajustar corretamente a saída no setup deste último, indicando, entre outras coisas, quais as caixas instaladas.

    Todas as trilhas sonoras 7.1 são retrocompatíveis com a reprodução 5.1.

  77. PARA montar um HOME THEATER, comprei um RECEIVER
    ONKIO DE 1200 W, 7.1. SEM as caixas de som, que me recomendaram umas melhores e mais compactas de marca TANOY 5.1.\ pergunto se tem alguma incompatibilidade no funcionamento deste equipamento. E se funcionar’a com todos os recursos?

  78. Oi, Marcelo,

    Não é bem assim. Cada canal do HK tem 80 watts nominais, e isto é tudo (fora picos ocasionais de corrente) que está disponível para cada caixa.

    Nas conexões entre amplificadores e caixas, a potência e a qualidade da fonte de alimentação dos primeiros têm precedência em termos de potência. Um amplificador incapaz de responder à entrada com uma variação de potência equivalente na saída faz com que ele entre em “clipping”, gerando distorção e movimento errático dos alto-falantes, aí sim podendo queimá-los junto com a saída do amplificador.

    Este é, aliás, um dos motivos pelos quais os fabricantes de caixas costumam fornecer uma potência de amplificação mínima para trabalhar com as mesmas. Não quer dizer que o usuário não possa alimentá-las com menos potência, mas deste modo o fabricante diminui o risco de queima por insuficiência de potência e a responsabilidade desta queima.

    Pessoalmente, eu não recomendo este tipo de conexão, por dois motivos: o primeiro, que não melhora a performance como o usuário pensa, pelo contrário; o segundo, que força um desbalanceamento na impedância desnecessário, a meu ver. Em última análise, o resultado é geralmente pior sonicamente, e assim não compensa o gasto com mais conexão.

    Pode ser, entretanto, que você goste, porque a percepção do som é muito pessoal, e se soa bem para você, não há porque não fazê-lo.

  79. Boa tarde Paulo Roberto

    Gostaria de sua opinião a respeito:

    Possuo as caixas da Klipsch, modelo Reference RF 52 II, com as seguintes especificações:

    Potência Nominal: 100 watts
    Potência de Pico: 400 watts
    Impedância: 8 ohms

    Vou conectá-las no meu receiver estéreo Harman Kardon, modelo HK 3390, com as seguintes especificações:

    Potência: 80 watts x 2
    Impedância: 8 ohms

    Minha pergunta

    1ª) Fazendo a bi-cablagem, não estaria jogando 160 watts em cada caixa, excedendo e muito os 100 watts nominais, podendo com isso queimar os
    alto-falantes?

  80. Olá,

    A solução seria instalar um cabo de ligação para áudio, da saída da TV para uma entrada equivalente do seu HT.

    O cabo usado depende do tipo de saída de áudio na TV, que tanto pode ser analógica ou digital. Se for digital, ainda resta saber se é coaxial (SPDIF) ou ótica.

    Se você tiver as duas opções, é sempre melhor a que oferece a melhor qualidade, e neste caso geralmente é a saída digital.

  81. olá paulo roberto
    gostei muito das explicações mas confesso que ficou ainda algumas duvidas.acabei de comprar uma tv samsung40′ e um ht da philips 5.1.minha duvida por enquanto é a seguinte:quero que o som da tv sai no ht .então o que devo fazer ?desde peço desculpas por que pssa ser que você já tenha explicado em um possivel comentario acima mas confesso que não lee todos .um grande abraço.aguardo resposta.

  82. Oi, Sandro,

    Aparentemente, o sinal da TV precisa estar em 5.1 para que o HT-D550K o reconheça como tal, porque tudo indica que não é possível mudar o modo de processamento do sinal que entra. As TVs Samsung que eu conheço convertem o formato AAC da DTV terrestre para Dolby Digital.

    Se o HT-D550K deixar você mudar o decodificador para Dolby ProLogic o 5.1 poderá ser emulado para 5.1. Se não deixa, que é que eu suspeito, então só mesmo com sinal de entrada 5.1 Dolby ou DTS.

    Dentre as emissoras do Rio, somente a Globo possui serviço 5.1 no canal secundário. Tente selecionar este serviço através do menu de subfunção da TV, quando houver a transmissão de algum programa que use o serviço.

    Ambos os aparelhos trabalham com retorno de áudio, portanto você não precisa da saída ótica da TV para resolver isto. Para ativar o retorno de áudio (ARC) é preciso ativar a conexão HDMI-CEC (Anynet).

  83. OLÁ, PAULO ROBERTO,
    SOU MAIS UM A PARABENIZÁ-LO PELA INICIATIVA E CONHECIMENTO NA ÁREA.
    ACABEI DE ADQUIRIR UMA TV SANSUNG LED D7000 E UM HT SANSUNG D550K (TOTALMENTE COMPATIVEIS E DE TECNOLOGIA AVANÇADA). ENTRE VÁRIAS OUTRAS DIFICULDADES, PEÇO QUE ME ESCLAREÇA SE É POSSÍVEL OUVIR O SOM DA TV ATRAVÉS DO HT EM CINCO CANAIS.
    CONECTEI O CABO HDMI2 DA TV E SÓ CONSIGO OUVIR OS PROGRAMAS EM DOIS CANAIS. É POSSIVEL OUVIR EM CINCO CANAIS E COMO FAÇO ISSO? É PRECISO ALGUM CABO ESPECIAL? JÁ TENTEI COM UM CABO OPTICO E NÃO FUNCIONOU.
    PEÇO A GENTILEZA DE RESPONDER PRO MEU E-MAIL POIS NÃO TENHO MUITO ACESSO A INTERNET.
    UM GRANDE ABRAÇO.

  84. Toda vez que se usa um equalizador gráfico o ideal é medir a resposta de freqüência da sala, e é por isso que muitos A/V receivers são dotados de entrada para um microfone de calibração e um chip interno que faz o papel de analisador de espectros.

    Infelizmente, é na região de freqüências mais baixas (graves) que residem as principais limitações de calibração, daí os manuais passarem instruções explícitas de que o usuário deve calibrar o subwoofer por outros métodos.

    Na minha opinião, você deve evitar forçar a reprodução de graves sem saber se as suas caixas aguentam. E se não aguentarem, com o tempo elas irão queimar, e poderão produzir um curto capaz de queimar o seu receiver também, caso o mesmo não seja dotado de circuito de proteção.

  85. O professor, eu esqueci de mencionar acima, que o home é 5.1 certo, então comprei outro kit das mesmas caixas e entao ficou com o dobro, mas ficou muito bom mesmo e o aparelho dvd receiver não esquenta nem quando uso ele por horas,dai o motivo por eu comprar um equalizador pioneer gr777,a primeira vez que conjuguei os aparelhos liguei com um outro dvd philips, agora chegou o outro sansung e liguei, mas continuou a distorcer, entao tenho que abaixar o nivel de grave, mas porque da primeira vez não distorceu ja que o grave coloquei no maximo e ficou uma maravilha.

  86. Oi, João Paulo,

    Eu te confesso que nunca vim um equalizador gráfico ser usado deste maneira, mas se você diz que ficou bom, quem sou eu para duvidar?

    O objetivo do equalizador externo é ajustar a reprodução de áudio por faixas de freqüência, dentro do ambiente onde ele é usado. E para isto, é preciso colocá-lo entre a saída de algum pré-amplificador e o amplificador de potência.

    Se você injetar sinal analógico em um equalizador sem saber a priori se o nível de tensão é suportado pelo mesmo, estará se arriscando a ouvir a distorção provocada pelo aumento da amplitude na fonte.

    Note que os programas variam de amplitude e isto pode até explicar porque depois de algum tempo você notou distorção em algumas caixas. Se foi este o caso, não adianta ligar outro DVD player, que o resultado será o mesmo.

    A maneira correta de montar o seu home theater é adquirindo equipamentos com entradas de áudio (ou áudio e vídeo) em número suficientes, e compatíveis com os equipamentos ligados. A maioria dos A/V receivers incorpora o seu próprio circuito de equalização, e assim você não precisa de um equalizador por fora, e nem corre o risco de introduzir distorção no sistema.

  87. caro amigo paulo,parabens por tanto conhecimento,em audio e video.
    tenho um home sansung modelo htc460, um equalizador pioneer gr777, a primeira vez que eu liguei os aparelhos, usei um outro dvd no equalizador e equalizador na entrada auxiliar do home e ficou bom, mas depois de dois dias começou a dar distorção nas caixinhas frontais e sunrround,achei que poderia ser o outro dvd pois quando ligava a parabolica no lugar dele não dava problema, entao comprei recentemente um outro dvd da sansung,gostaria de saber a melhor ligação de ambos desde ja agradeço. abraço.

  88. Oi, Fernando,

    Eu sempre evito dar opinião sobre equipamentos (marcas e modelos), para evitar de introduzir comentários sobre algo que não testei de maneira ortodoxa.

    Mas eu posso lhe dizer o seguinte: o Sony STR-DE885 é um modelo ultrapassado e não tem decodificador de qualquer codec usado nos discos Blu-Ray. Ele está restrito aos codecs legacy, tipo Dolby e DTS convencionais.

    Eu sugiro você dar uma olhada no mercado. Contate a Sony por telefone ou e-mail, e eles devem te dar o modelo com a melhor relação custo/benefício para o material que você pretende reproduzir.

  89. Bom dia, Professor…

    Meus parabéns pelo seu vasto conhecimento, paciência e atenção com quem precisa de explicações sobre home.

    Acontece o seguinte, estou montando um home pois me “desfiz” (levei p o sítio) o meu antigo tratava-se de um Receiver
    Pioneer Vsx-d-608 c/ suas respectivas caixas (frontais, central, surrounds e sub), pois bem, neste “novo” projeto
    optei por montar oque eu chamo de Frankenstein, juntando aparelhos e caixas distintas, adquiri recentemente um
    super woofer kenwood sw-700 (48w RMS – 6 ohms, que bate muito nacional com 100w), conjunto de caixas acustica sony

    100 w

    6 ohms impedance

    central (ss-cnp87)

    frontrais (ss-msp87 L/R)

    surround (ss-msp87 L/R)

    surround posterior (ss-msp87 sb).

    Agora preciso de um Receiver, e estrou pensando em adquirir um:

    Sony Str-de485 ou Sony Str-de885, dando preferência para o 885 (uma vez q ele acopla o surrond central traseiro) estou certo?

    Gostaria que o Sr. me orientasse em relação a isso, acha que alguns desses resolveria o meu problema? ou teria algo melhor para me indicar??

    Desde já agradeço.

    Forte abraço.

  90. Paulo, boa tarde, quero agradecer o envio da solução mas nao deu certo vou levar em uma autorizada conforme sua sugestão.

    Parabéns pelo Site.

    Att.

    Alexandre

  91. Olá, Alexandre,

    Não foi possível encontrar o manual do usuário on-line, e portanto a minha resposta ficará restrita a algumas hipóteses:

    Primeiro, verifique todo o cabeamento das caixas usadas no seu sistema. Os contatos com os terminais devem estar firmes e não deve haver nenhum tipo de curto (ocorre quando positivo e negativo se tocam), pois neste caso o receiver desarma a saída.

    Em segundo lugar, entre no setup do seu equipamento e verifique se existe alguma indicação de caixas desligadas.

    Certifique-se também se não há nenhum fone de ouvido conectado, pois estes costumam desligar a saída de alto-falantes automaticamente.

    Se, após tudo isso, não houver uma solução, ainda é possível fazer o reset para os ajustes de fábrica. Esta informação está contida no manual de serviço, que você pode baixar deste endereço: http://sportsbil.com/sony/STR/STR-K/STR-K880_K900_v1.1.pdf

    Lembre-se que, ao executar esta manobra, todos os ajustes do bass management ficarão perdidos. Portanto, é aconselhável anotar os valores atuais antes de fazê-la.

    FACTORY PRESET MODE
    All preset contents are reset to the default setting.

    Procedure:

    1. While depressing the SPEAKERS (OFF/A/B/A+B) and the MOVIE buttons simultaneously, press the power button to turn on the main power.

    2. The message “FACTORY” appears and the present contents are reset to the default values. (5 second)

    Se nem assim der jeito, a solução seria verificar se ocorreu algum dano físico (eletrônico) ao equipamento. E isto só mesmo em uma oficina capacitada e autorizada pela Sony.

  92. Caro Paulo !!!!

    Tenho um receiver Sony STR-K880, e meu filho pequeno fez algo no qual o receiver nao sai som, quando aperto a tecla SPEAKERS, abaixo do botão de ligar, da uma mensagem NOT USED, nao sei o que fazer, já fIz tudo que o manual pede, mas nada.

    Por favor poderia me ajudar.

    Art.

    Alexandre Canatto

  93. Oi, Samanta,

    Segundo a Samsung, o adaptador Wireless é indicado apenas para eliminar a fiação traseira deste conjunto, o que pode ser visto nestas duas páginas:

    http://www.samsung.com/us/video/home-theater/HT-C550/XAA

    http://www.samsung.com/us/article/what-are-rear-wireless-speakers-

    Situação esta que não diferente de sistemas semelhantes, portanto a informação que te deram está correta.

    Faço apenas uma ressalva: mesmo com o kit wireless instalado, o som reproduzido continua no formato 5.1!

    Para a conexão alternativa da TV com o seu HT Samsung, é preciso saber se a TV admite saída digital e se ela é coaxial ou ótica. E finalmente, saber se existe uma entrada equivalente no HT.

  94. Sr, tenho um ht samsung 550 e uma tv philips, mas tive de fazer uma adaptação com um cabo ps2 pela entrada auxiliar para o som da tv sair no home. Agora estou querendo colocar um kit wireless para eliminar os fios e soube q só sairá som nas caixas traseiras, isso é verdade? Existe alguma outra forma de fazer a conexão com cabo pra sair o som da tv sem ser como a q fiz?

  95. Olá, Marcus,

    É muito difícil fazer comentários sobre equipamentos, principalmente os de áudio, que a gente não tem pela frente para testar.

    Há tempos que um grande problema que ronda os aparelhos populares, isto é, aqueles projetados para o consumo em larga escala, que é o fato do fabricante discriminar potência de saída com valores que não refletem a potência musical contínua. Você tem um exemplo claro em valores “PMPO”, cujos números dão a impressão de se tratar de um equipamento de potência elevada, quando na realidade eles não são.

    Até onde eu sei, a única forma de discriminar potência corretamente é a medida em Watts RMS, cuja descrição você pode ler aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Watt_RMS

    Se o seu equipamento tem som anêmico e todos os ajustes estão corretos, existe a possibilidade dele estar com defeito, ou ainda dele não ser do tipo com a dinâmica que você procura.

    Se você for trocar por um melhor, eu sugiro que você obtenha primeiro os dados sobre a classe de potência que você quer, e se não souber qual é, eu lhe diria que a partir de 100 Watts RMS por canal, em plena carga (todos os canais funcionando ao mesmo tempo) já é um bom começo.

  96. Oi Professor,
    Gostaria de saber sobre os HT da Samsung pois comprei um que fala que tem 850 W ,, eu acho o sub muito fraco..muito baixo..Um abraço

  97. Oi, Paulo,

    Infelizmente, sem qualquer entrada digital você não poderá ouvir DTS por este equipamento. Entretanto, alguns leitores de Blu-Ray são capazes de decodificar DTS e fazer downmixing (conversão de 5.1 para 2 canais) e liberar o resultado pela saída analógica. Como o Panasonic tem uma entrada estéreo analógica, você poderia usá-la para reprodução.

    O resultado nunca é o mesmo, mas é melhor do que nada.

    Acho que, com o Blu-Ray em uso, vale a pena tentar investir em um equipamento A/V mais moderno, dentro do que for possível no teu orçamento.

  98. tenho um home cinema panasonic sc ht 500 e nao tem entradas digitais vou comprar um blue ray e queria ouvir em dts pode me ajudar

  99. Oi, Antonio Carlos,

    A instalação correta de 7.1 é com dois alto-falantes (caixas) “Surround Back”, para SB esquerdo e SB direito. Não é estritamente necessário usar as mesmas do resto da instalação, mas ajuda a se conseguir coerência de timbre.

    Não há necessidade de se usar um segundo subwoofer. Em uma instalação bem feita e ajustada, o subwoofer deve dar o grave para o LFE que você precisa. Em casos extremos, ou ainda de acordo com o gosto de alguns, coloca-se o sub num canto da sala, o que então irá reforçar a reprodução de graves. Se você quiser evitar isso, coloque o sub em algum lugar entre as caixas esquerda ou direita e a central.

    Fios são importantes sim e os seus devem ser substituídos se não forem confiáveis, mas não é preciso recorrer a fios esotéricos e que custam uma pequena fortuna o metro. Fios com bitola entre 18 e 14 podem ser usados, e se pode achar no comércio os já polarizados, marcados vermelho e preto. É importante que sejam fios com conduítes de cobre isentos de oxigênio.

    O resto é observar a distância e disposição correta das caixas e boa audição.

  100. Caro Paulo,
    Tenho um Receiver Yamaha RX-V667 – 7.1 channel – e 5 + 1 caixas B&W. Gostaria de aproveitar melhor o recurso 7.1 do Receiver. Devo acrescentar uma ou duas caixas atrás? Ela(s) deve ser subwoofer? Precisam ser da mesma qualidade das outras, ou não são tão importantes.
    Uso cabos simples e finos (daqueles que se usam em som de automóveis) para ligar as caixas ao receiver. É muito importante investir em cabos para isto? Posso trocar só os cabos das caixas frontais? Que tipo você sugere?
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.
    Antônio Carlos

  101. Oi, Carlos,

    Toda vez que você vai conectar um equipamento a outro, é preciso antes determinar o o que é entrada e o que é saída.

    As conexões HDMI, como as outras similares, têm um transmissor (saída) e um receptor (entrada). Embora ambos se comuniquem ida e volta, o sinal propriamente dito só tem um sentido!

    A sua TV tem uma entrada HDMI, o que significa dizer que ela está no lado da recepção e não da transmissão, percebe?

    Pelas características de conexão da TV, a única saída disponível é para fone de ouvido. Você pode tentar usá-la, para passar áudio analógico, da TV para o HT-X40. Neste último, você acha uma entrada traseira estéreo normal e outra P2 na frente. Como provavelmente a saída de fone da TV é P2, você tanto pode usar um cabo P2-2RCA ou P2-P2, e escolher a entrada no HT que quiser. Na dúvida, consulte o manual, ok?

    Para ouvir, coloque o som da TV para o fone em um volume médio. Se a conexão de um fone na TV desligar os alto-falantes internos, ótimo, senão veja como desabilitá-los, se possível. Se tudo correr bem, você naõ terá distorção audível na conexão, então basta apenas regular o volume pelo HT-X40.

  102. Sr. Paulo Roberto !
    Boa noite !

    Em primeiro lugar gostaria de espressar minha admiração por tamanho conhecimento e sebre tudo, sua humildade e pasciencia.

    Sem mais delongas, vamos as suplicas ….
    Meu querido, estou com um pequeno problema, tenho Uma TV LCD LG Modeli LG30R, e um HT SAMSUNG HT-X40
    Ambos são antigos, tentei reproduzir o som da TV no HT via HDMI e não obtive resultado, já li muitas de suas esplicações e já tentei umas soluções porem não logrei exito, por favor me ajude …Grato pela atenção desde já !!

  103. Paulo Roberto Elias, Parabens! nossa estou sem palavras para descrever o seu conhecimento sobre o assunto!
    bom fiquei espantado ao ver que meu pensamento “bate” igual ao seu, nao adianta gastar uma fortuna, comprar o melhor equipamento do mercado se na hora de montar fizer tudo errado! entao, eu tenho um problema, tenho um ouvido muito critico mas nao sou abilidoso na parte de eletronico, por isso estou aqui! será que poderia me ajudar em relaçao a como obter o melhor som vindo de um blu ray sony s370 + tv sony 46ex705(led) + home T. sony muteki k1500 ( 1510Wrms) 6.2 ???? acho que existem todas as especificaçoes dos produtos citados na internet. ficaria muito feliz se pudesse manter contato com voce, pode me mandar um email? desde ja agradeço a atençao!!!

  104. Oi, Cristiane,

    Quando você diz que não tem som em todos os canais, imagino que esteja se referindo à reprodução 5.1 de DVD e Net, está certo?

    A conexão HDMI-HDMI entre HT e TV está correta, porém é preciso verificar se a saída de áudio do HT é desabilitável. Na maioria dos casos, este tipo de conexão fecha protocolo de reprodução PCM de dois canais, porque as TVs não têm mais do dois canais estéreo para a reprodução de programas. Como você quer o som reproduzido pelos amplificadores do seu HT, não importa que ele não chegue na TV.

    Você deverá consultar o manual ou a Philips, se necessário, e se houver a opção de desligar o áudio da saída HDMI, você deverá fazê-lo.

    Se isto não resolver seu problema, e depois de se certificar se você está reproduzindo uma fonte multicanal de boa qualidade, creio que você deve pedir assistência ao suporte da Philips, para verificar se não há alguma atualização de firmware para o seu equipamento.

  105. Tenho uma TV LG 42lh30fr e o Home hts3578 + ney
    Não consigo que saia som em todos os canais.

    Conectei cabo HDMI tv/Home
    Conectei cabo coaxial net/Home
    Conectei caboa audio/video in (home) e audio/video out na TV

    Peço sua ajuda.

  106. Oi, Andrea,

    Se você quer saber a minha opinião, então vamos lá:

    Existem vários projetores no mercado com resolução alta, boas lentes e entradas HDMI. Com eles é possível se conseguir telas 16:9, na faixa entre 100 a 120 polegadas, de bom nível.

    Ainda é possível se usar lentes anamórficas, se a pessoa tiver as condições financeiras e algum modo de fazer a importação, porque eu não creio que elas sejam vendidas aqui.

    Tudo isso excluiria, a meu ver, a necessidade de se aumentar a tela com processos dual screen.

    O inconveniente dos projetores atuais é o alto custo e a baixa durabilidade das lâmpadas, e isso só será retificado com o aumento da disponibilidade de projetores a base de LEDs de alta potência e a diminuição dos custos dos mesmos no varejo.

    O dual screen, a meu ver, tem uma coisa conceitualmente errada, que é a de dividir a imagem, com uma linha divisória no meio. No passado, foram os próprios criadores do Cinerama de 3 películas que acabaram desistindo do processo, mudando o formato para um só película, em bitola mais larga (70 mm) e com tela e lentes de filmagem e projeção adequadas.

  107. Boa noite.
    Qual a sua opinião sobre a tela de projeção dual screen?
    Estou montando meu HT e gostaria de saber o que acha dela.
    Muito obrigada.

  108. Oi, Hygo,

    Sem nenhuma saída de áudio disponível na TV é impossível fazer a conexão desta com o seu aparelho da LG.

    Uma coisa que eu não entendi direito no seu comentário é que você se refere à “saídas de audio in”. Acontece que “audio in” é entrada e não saída. Se fosse saída seria “audio out”.

    Se você tiver uma saída com o rótulo de “audio out” na TV, você pode fazer a conexão desejada, com um cabo RCA-RCA estéreo convencional, à entrada analógica do LG.

    A maioria das TVs tem essa saída. Procure na traseira do aparelho ou no manual. Na dúvida, peça ajuda ao SAC da Philips.

  109. OLÁ, PAULO ROBERTO,

    Gostaria de saber se tem como reproduzir o som da minha tv lcd philips de 32` no HT modelo HT503SH da lg, o HT possui saída optical mas, a tv não possui. Nela só há as saídas de audio in.
    Grato.

  110. Olá, Danilo,

    Eu não sou técnico em eletrônica, mas me arrisco a dar um palpite: a maioria dos leitores atuais de DVD ou Blu-Ray são totalmente integrados, e limitados a uma poucas peças. Se o aparelho nunca foi mexido, é provável se tratar de um erro em uma das placas lógicas do mesmo, ao invés de erro na leitura dos discos por defeito do drive ótico.

    Até a última vez que eu envolvi com isso (graças a Deus já faz tempo!), o que o técnico na autorizada fez foi trocas as placas, uma a uma, até o aparelho funcionar. É que o custo e a necessidade de recursos de bancada excedem a troca pura e simples de componentes, e é provavelmente isso que eles vão fazer contigo.

    Como o aparelho é novo, a minha sugestão é você se aconselhar com o suporte da fábrica primeiro, levá-lo aonde eles te indicarem, e se não houver solução, peça a troca por outro novo.

  111. Boa noite Paulo Roberto!

    Comprei um aparelho Blu Ray BDP3000X78 da Philips e conectei no HT, a dois meses, estava funcionando, mas ontem ao ligá-lo fez um ruído estranho, como se alguma coisa trancando e não le mais nada no displey blu ray aparace a palavra unhkung e na tela da tv da como disco desconhecido. Agora o blu ray não le dvd nem cd, o que poder ser?

  112. Oi, Afranio,

    Muitas TVs tem uma saída analógica (mono ou estéreo) no painel traseiro e as mais recentes têm também uma saída digital ótica ou coaxial.

    Você deve procurá-las diretamente ou ler no manual da TV, para saber que saída é, para determinar qual o tipo de cabo a ser usado.

    A conexão do cabo obedece ao mesmo critério, para uma entrada livre do seu equipamento de reprodução, seja ela analógica ou digital.

    Se a TV tiver uma saída de áudio com volume fixo e outra com volume variável, dê preferência à primeira, para evitar distorção na linha.

  113. Aldo,

    Existe uma boa chance de que o problema esteja no cabo, mas sem trocá-lo por outro, não se pode ter certeza, concordas?

    Existem outras possibilidades, que devem ler levadas em consideração. No seu lugar, munido do manual do HT, eu ligaria este aparelho a TV por um cabo comum de vídeo composto (aquele amarelinho), e a partir daí entraria no setup, para conferir se a saída HDMI está ativa ou não. Existem equipamentos que podem bloquear sinais por esta saída, e se for o caso, explica porque você não consegue ver imagem alguma.

    Se nem cabo nem ajuste no setup resolverem, a saída seria examinar se um dos equipamentos está com defeito ou precisando de correção na conexão HDMI.

  114. Para o Paulo roberto.. adquiri recentemente uma TV Panasonic FHD, 42″ top de linha, comprei também um HT Panasonic 5.1 Com DVD e saída HDMI.
    veio sem o cabo HDMI da Panasonic… comprei um cabo sem marca de 2 metros aparentemente bom … mais não consigo ver a imagem na tv,,, será que devo comprar o cabo hdmi da panasonic? grato..

  115. Olá, Ilma,

    O ideal, para qualquer tipo de alto-falante, é desacoplar o gabinete de qualquer tipo de superfície que não seja sólida o suficiente para produzir um som isento de interação física com o local onde a caixa está instalada. Daí serem usados aqueles “spikes” em baixo das caixas, por exemplo.

    Os subwoofers devem preferencialmente serem instalados no chão. Algumas pessoas preferem fazer esta instalação no canto da sala mais próximo, de modo a aproveitar o reforço de graves obtido pela interação do sub com as paredes vizinhas. Outra opção é instalar entre a caixa central e uma das caixas frontais.

    Quanto a danos no equipamento, eu acho muito difícil, mas existe a possibilidade de vibração do seu leitor de DVD ou Blu-Ray, resultando em leitura ótica com erros de trilhagem e playback com problemas.

  116. Olá Paulo
    Comprei um home teather sansung 850 w e gostaria que me informasse qual o melhor local para se colocar o subwoofer, se ele pode ficar dentro do rack ou no chão. Ele emite mesmo vibração que pode danificar meus aparelhos?
    Atenciosamente
    Ilma

  117. Oi Paulo,

    Boa noite!

    Obrigado pela orientação, estava desnorteado em relação à instalação destas caixas surround back, agora não resta dúvidas. Entendo que este foi um grande um passo, para uma instalação do Home, mas uma vez obrigado!

    Atenciosamente,

    Adelson Queiroz

  118. Adelson,

    Neste caso, as caixas surround back tem ser instaladas na parte superior da janela, com um suporte que as permita apontar para o centro da sala ou um pouco mais em direção ao assento do sofá. Deixe um espaço de 40 a 50 cm entre uma caixa e outra.

  119. Oi..Paulo,

    Boa tarde!

    O conjunto de caixa é 7.1 com opção de alteração da configuração para 5.1 ou vice versa. A configuração que estou pretendo instalar é a 7.1, na realidade a minha preocupação realmente é a de posicionar as caixas sourround back, pois tirando o espaçamento das janela que tem largura de 1,4m restara 42 cm para cada lado para fixar estas caixas. A dúvida é que não sei se conseguirei ajustar estas caixas se for instalar no espaço de 42cm para cada lado.
    A poltrona deixarei com afastamento da janela em torno de uns 10cm (profundidade). Qual será melhor opção, acima da Janela ou na lateral mesmo?
    Será que eu instalar um suporte com giro na lateral com posicionamento em relação ao Sweet Spot ficará bom?

    Atenciosamente,

    Adelson Queiroz

  120. Olá. Adelson,

    Ss eu entendi bem a situação que você me coloca, eu acho que não haverá motivo para preocupação com as pessoas fora do sweet spot. O problema maior para essas pessoas não é tanto o surround, mas distribuição da parte frontal, porque depois da modificação sugerida pela Dolby de centralizar o diálogo de filmes, o canal central passou a ter uma importância maior na dispersão da frente, de modo a permitir pessoas fora do sweet spot que tenham uma percepção de que o diálogo sai do meio e não das caixas laterais.

    Talvez você tivesse problemas na colocação dos surround back, por causa da janela, mas parece que o seu conjunto de caixas se restringe a 5.1, correto? As caixas parece que são de radiação direta, então elas podem ser instaladas nas laterais, a 2/3 de altura da parede, um pouco à frente da poltrona, aproximadamente, e uma de frente para outra.

  121. Carlos,

    Às vezes eu me sinto numa situação de que não posso e não devo influenciar na decisão do leitor(a) de usar o seu equipamento desta ou daquela maneira, mesmo que eu não concorde com elas.

    Até onde eu me envolvi nisso, um equalizador gráfico recebe sinal de um pré-amplificador e entrega este sinal, já modificado, para um amplificador de potência. Se existe outra maneira de ligar um equalizador, eu nunca vi e não conheço.

    O equalizador precisa de um sinal de um pré de linha, para funcionar como devia, e o sinal de um CD player, no caso, precisa passar pelo pré, antes de passar pelo equalizador.

    Eu não sou técnico em eletrônica, mas entendo que se você passar o sinal do CD direto para o equalizador é bem provável que ele não tenho ganho o suficiente para ser corretamente processador. O equalizador por si somente aumenta ou diminui ganhos de freqüências, em relação ao sinal que entra, portanto ele não amplifica nada.

    Fazer uma ligação deste tipo não implica em dano ao equipamento, mas é bastante provável que introduza distorções do sinal original, que você não vai conseguir corrigir.

    Os hábitos de audição das pessoas são muito pessoais, e talvez você tenha agora uma chance de corrigir os seus, se for o caso. Eu aqui, não posso lhe dizer como fazer isso, o que eu posso é dizer que um sinal corretamente gravado, reproduzido numa sala acusticamente equilibrada, não deveria sofrer qualquer processo artificial de modificação do balanço tonal.

    Mas, note, isso é apenas a minha opinião. Por favor, não a leve ao ponto de influenciar nas suas decisões de instalação, ok?

  122. Olá Paulo,
    Obrigado pelas informacões. Na verdade eu sinto a carência de graves e principalmente agudos. Esse tipo de coisa e conseguia regular no equalizador do meu aparelho de som Aiwa mas no receiver a unica regulagem que tenho é uma de graves e outra de agudos. Alguns CD’s que eu coloco, principalmente os lancamentos mais recentes, a audicão se torna um pouco melhor pois possuem um nível de gravacão bem mais alto que os antigos. O modelo do HT é Sony STRDG720. Utilizo duas caixas frontais Technics SB-A10 de 200 watts e um subwoofer ativo Yamaha de 100 watts. Pra ouvir música seleciono a opcão AFD Auto pra jogar somente para as duas caixas frontais e o sub. O som melhora um pouco quando seleciono a opcão Portable que é usada pra dar um ganho quando plugamos um mp3 ao receiver. Já me falaram que receiver de HT não são bons pra ouvir música em stereo. Pode ser que meu ouvido esteja acostumado a aparelhos de som que possuem diversos tipos de regulagem e conseguem deixaro som bem melhor como por exemplo a funcão Loudness. Mas tb tem pessoas que dizem que o certo e não usar nenhum tipo de regulagem e escutar a musica conforme foi gravada, inclusive sem mexer em graves e agudos.
    Em relacão ao equalizador, vc acha que pelo fato de existir uma impedancia e uma potencia de sinal associada a ele, isso poderá causar danos e/ou interferencias no HT? Digo isso pois vejo equalizadores com diversas potencias de sinal e não sei ao certo como isso vai interferir no HT.

  123. Paulo Roberto,

    Em primeiro lugar parabéns pelas publicações.

    Bem é o primeiro HT que estou montando e tem a seguinte configuração:
    Receiver: Pioneer VSX-23TXH, características conforme link baixo.
    http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Products/HomeEntertainment/AV-Receivers/EliteReceivers/ci.VSX-23TXH.Kuro?tab=B

    Caixas: SA-VS150H 5.1/7.1-channel
    características conforme link baixo.
    http://www.sonystyle.com/webapp/wcs/stores/servlet/ProductDisplay?catalogId=10551&storeId=10151&langId=-1&productId=8198552921665806060

    Blu ray disc: Pioneer BDP-320
    características conforme link baixo.
    http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Products/HomeEntertainment/Blu-rayDisc+DVD/PioneerBlu-rayDiscPlayers/ci.BDP-320.Kuro?tab=B

    DVD Player: Samsung DVD-H1080R
    características conforme link baixo.
    http://www.samsung.com/br/consumer/tv-audio-video/dvd/dvd-player/DVD-H1080R/XAZ/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=spec&fullspec=F

    TV LCD: 42 Polegadas TV 42″ LCD Full HD Ambilight – 42PFL7803D – c/ Conversor Integrado, 3 Entradas HDMI e Entrada PC – Philips

    Bem minha primeira dúvida é como posicionar as caixas e o subwoofer, em relação ao tamanho de minha sala que tem as seguintes dimensões, 2,64 x 3,20 m, com pé direito de 2,80m.
    Bem ao fundo da sala tem uma janela de 1,4 metros de largura x 1,2 metros de altura, exatamente neste ponto que começa os problemas de posicionamento das caixas traseiras, pois neste caso irá sobrar 62cm de cada lado da parede, não permitindo um ângulo de instalação em referencia ao diagrama sugerido para instalação. De acordo sugestão de posicionamento em relação ao Sweet Spot, não consegui visualizar uma instalação que ficasse boa na minha sala.
    Bem a poltrona que estou colocando no ambiente de 3 lugares tem 1,8 metros x 0,9 metro de profundidade. Neste caso irá sobrar também 42 cm de cada lado para os alto falantes laterais em relação ao Sweet Spot, talvez não tenha problema, mas fica uma pergunta e quanto aos ouvintes que não estarão centro da poltrona, será fica bom o posicionamento das caixas.
    A porta de acesso a sala do home fica na parede lateral que tem 3,2 metros.
    Na parede oposta à janela estou colocando um rack com altura aproximada de 50cm onde ficará o receiver, bem a caixa de subwoofer, que estou pensando em posicionar totalmente ao lado direito do rack, sobre a própria base do rack porem sem fechamento laterais e superior ou seja uma prateleira ao nível do piso, agregada ao rack.
    Com uma sala tão pequena, será que consigo posicionar as caixas de forma a ter um ganho satisfatório para um som sourround estéreo, evitando os efeitos indesejados quanto ao mal posicionamento das caixas.
    Gostaria muito que desse uma sugestão quanto ao posicionamento das caixas inclusive a altura para instalação destas.
    Obrigado,
    Adelson Queiroz

  124. Carlos,

    Eu procuro ter com o leitor que acompanha ou mesmo lê ocasionalmente as minhas colunas uma ética de não aconselhar ou falar bem de equipamentos com os quais eu, por acaso, tive uma experiência prévia ruim, munida da respectiva explicação na época.

    Eu não uso e nem aconselho a inserção de equalizador, em qualquer estágio do seu equipamento de som. E, em princípio, você não poderia inserir um equalizador entre um CD player e uma entrada de um receiver sem consideráveis prejuízos na qualidade do áudio, com introdução de distorção, entre outros problemas.

    Se eu estivesse no seu lugar, procuraria analisar as causas do seu problema. Mesmo não conhecendo o seu Sony 7.1, eu me arrisco a dizer que, a não ser que ele esteja com algum defeito, não é ele quem compromete a qualidade da sua música.

    E para saber se o problema está na fonte (CD player) seria necessário o uso de um outro sinal, como por exemplo, a saída analógica estéreo de um DVD player, de preferência ligada na mesma entrada usada pelo seu CD player, e com os mesmos discos.

    Se o sinal de áudio como um todo está ruim ou insatisfatório, e o receiver Sony está ok, é mais provável que a qualidade das caixas que você usa esteja aquém do potencial de qualidade da saída do seu receiver.

    Em qualquer hipótese, mesmo que você insista em usar um equalizador gráfico, fazer testes seria uma saudável iniciativa, para evitar conclusões precipitadas.

  125. Antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo pela boa vontade de esclarecer as dezenas de dúvidas que surgem quando compramos um HT ou algo similar.
    Minha dúvida é a seguinte: comprei um HT 7.1 da Sony que pretendo usar logicamente para filmes e também para ouvir música. Tenho um CD Player da Sony que liguei ao HT. O problema é que estou achando o som muito ruim, sem comparacão com meu velho aparelho de som da Aiwa. Já tentei de tudo, inclusive comprei cabo RCA blindado para com o intuito de evitar perdas e interferencias. A ideia que me surgiu agora é comprar um equalizador e liga-lo entre o CD Player e o HT. Dessa forma penso que terei um ganho em relacão a qualidade da música pois poderei regular graves, médios e agudos conforme o tipo de música que estiver escutando. Se o sinal que sai do CD Player tem como referencia o flat do equalizador, quando eu regular as bandas acima do flat terei um ganho de qualidade na execucão das músicas? E qual a melhor maneira de ligar um equalizador a um HT? Obrigado!

  126. Danilo,

    Eu não recebo equipamentos para testes e não tenho medidores nem bancada para fazer medições.

    O que eu posso sugerir é você pesquisar preço, porque me parece que esse Philips é do tipo “entry-level”, ou seja, o mais barato da linha.

    O Sony 360 já está há algum tempo no mercado, e não sei lhe dizer se a performance dele tem algum tipo de comprometimento. Geralmente, os players da Sony têm bom pick-up ótico e eletrônica confiável.

    No geral, frente ao equipamento no qual você vai ligá-los, acho que no final tanto faz um quanto o outro, percebe? Acho também que você deve consultar as análises nos sites e ver a opinião de outros usuários, antes de decidir sua compra.

  127. Prezado paulo,

    Estou com uma dúvida entre comprar um blu ray BDP 360 Sony ou 7.1 BDP 300 USB da Phillips, sendo que tenho HT HTS 6500 2.1 da PHILLIPS, qual o melhor? Obrigado pelas dicas um abraço.

  128. Oi, Danilo,

    Pode sim, através da entrada de áudio coaxial do Philips, com a saída coaxial do Sony. O áudio ficará restrito a Dolby ou DTS 5.1.

    Acompanhe, por gentileza, a coluna, pois, nos próximos dias sai um texto sobre reprodução de áudio em reprodutores Blu-Ray.

  129. Boa noite Paulo,
    Estou pensando comprar um Blu-Ray BDPS360 da sony,mas tenho uma dúvida, posso conectar o mesmo num HT HTS 6500 2.1 da phillips.

  130. Oi, Marcelo,

    O Brasil está na região A, junto com Estados Unidos e Japão, portanto não há o menor problema para tocar os BD daqui e os lá de fora. Quanto aos DVDs, existe um hack publicado (http://www.videohelp.com/dvdhacks?dvdplayer=Sony+BDP-S360&hits=50&Search=Search), mas ele se refere ao modelo europeu. Acho que o mais indicado seria você tentar recorrer à própria Sony, porque várias autorizadas costumam ter um remoto de serviço, capaz de fazer este tipo de modificação.

    A propósito: existe uma lista útil de discos com e sem código, nesta página: http://bluray.liesinc.net/

    Guie-se por ela, antes de importar qualquer coisa. Eu já importei vários discos da Inglaterra, todos code-free, e somente um deles bloqueia os extras, que, por acaso, são gravados em PAL, que o meu leitor não reproduz. Outros BD-players tocariam sem problema.

  131. Paulo,

    Você pode me ajudar? Comprei um Blue-Ray em Miami (Sony BDP-S360) mas está bloqueado. (DVD/região: 1 e BD/Região A).
    Como faço para desbloquear e poder assistir DVDs e BDs brasileiros?

  132. Caro Ricardo,

    Teoricamente, a TV passa sinal analógico de todas as fontes ligadas a ela, em até dois canais. Resta saber se é ligado ao volume ou não e/ou se a conexão de um cabo na saída de áudio desabilita os alto-falantes internos da TV automaticamente.

    Você teria que fazer a ligação do cabo primeiro e experimentar. Mas, creio que deve dar tudo certo. Em última análise, bastará levar o volume da TV a zero.

  133. Oi, Leandro,

    Eu dei uma olhada no manual (http://www.wdc.com/WDProducts/Library/UM/POR/4779-705014.pdf) e verifiquei que o apoio a Dolby Digital é 2.0 (interno) e 5.1 (pela saída ótica do mesmo).

    A lista de formatos compatíveis está na página 69. Não se fala em DTS, muito menos de DTS-HD ou Dolby TrueHD, e até, no caso desses dois últimos, faz sentido, por causa do bitrate ser muito alto.

    Você pode, em tese, ligar o equipamento à TV ou a um A/V receiver com entrada HDMI e fazer a ponte com a TV. Para mim, não ficou claro se por HDMI se consegue áudio multicanal. Se não for o caso, então, a ligação que melhor lhe atende é HDMI direto na TV e cabo ótico no A/V receiver.

  134. Caro Paulo estou a mais de 6h seguidas lendo suas colunas e meus parabéns de novo vc é um abençoado, um Herói, estou lendo postagem de pessoas que n sabem ligar a tv, e vc com todo amor do mundo explica o passo a passo, é impossível encontrar isso PAREBÉNS. Vamos as duvidas… Estou inclinado a comprar um WDTV gostarias de saber se ele codifica o dolby HD e o dts-hd. Depois da maratona de baixar um filme de 15Gb gostarias de saber como vem o codec de audio ???

  135. Prezado Paulo, parabéns pela coluna que é de altíssimo nível.

    Por favor me ajude em um dúvida.
    Quero ligar vários componentes em minha tv philips 32PFL5604 para que o som de todos eles saiam em meu aparelho de Home theater, que possui apenas uma conexão audio in.

    Os aparelhos que pretendo ligar são 1 dvdplayer, 1 decoder sky e 1 conversor hdtv. Entendo que se eu ligar os cabos de todos estes equipamentos nas respectivas entradas da tv, desabilitar os autofalantes e ligar um cabo na saída de audio dela ate a conexão audio in do HT terei resolvido o problema. Esta correta esta minha ideia?

  136. Oi, Raphael,

    Eu fui dar uma olhada nas especificações do seu Sony HT-SS360, e eu vi que ele usa um decodificador para LPCM 5.1 apenas. Nenhum outro codec além disso (6.1 ou 7.1) é suportado.

    E por causa disso eu não entendo como é que, adicionando uma saída extra, o sistema começa a processar surround back.

    Seria prudente você ligar para o suporte da Sony, para conferir isso, antes de investir num equipamento que poderia não ter aplicação nenhuma com o seu atual.

    A lógica manda que você ajuste a saída do BD player para PCM, em todos os codecs avançados e bitstream para os outros. Se houver somente uma opção de ajuste, então opte por PCM. Isso obrigará a uma reprodução correta, mesmo que a fonte esteja acima de 5.1.

    Você pode manter este sistema desta maneira, que o som será de muito boa qualidade. Neste caso, como você mesmo já percebeu, a decodificação completa de codecs de alta resolução é feita dentro do player.

    Por outro lado, é possível, num futuro upgrade, investir num decodificador externo, e ajustar o player para passar o sinal direto para ele (opção de bitstream).

    E um bom 2010 para você também.

  137. Outra dúvida…
    O fato de o BDP já decodificar DTS-HD e Dolby TrueHD, dispensa a aquisição de um reciver que decodifique estes formatos. Ou seja, os sinais já chegariam decodificados ao receiver?

    Muito obrigado pela paciência!
    Excelente 2010!

  138. Prezado Paulo:

    parabéns pelo sucesso da coluna, através dela consegui resolver muitas dúvidas.
    Entretanto, permaneço com uma dúvida e gostaria que me ajudasse se possível.
    Tenho um BDP Sony modelo S360, esse modelo decodifica DTS-HD e Dolby TrueHD.
    Tenho também um HT 5.1 Sony in-a-box modelo HT-SS360 (wireless ready) o qual não decodifica DTS-HD e Dolby TrueHD.
    Conecto estes aparelhos através de um cabo HDMI de boa qualidade.
    Ví no site sonystile.com.br que é possível expandir o conjunto para 7.1 adquirindo um kit wireless e um par de caixas acústicas para usar como “surround back”, mas tenho dúvidas se isso seria possível.
    Pode me dar uma orientação? Seria mesmo possível expandir o sistema para 7.1?

  139. Caro Luciano,

    Obrigado pelos elogios.

    Antes de mais nada, é preciso enfatizar que a montagem de um home theater é muito democrática. No passado distante, um home theater era composto de um video cassete ou videodisco ligados a uma televisão e talvez a um amplificador estéreo convencional. Foi a evolução principalmente dos A/V receivers o fator que permitiu se chegar ao estágio que temos hoje.

    Mas, a montagem final, o usuário faz como quiser e de acordo com o que planeja utilizar.

    Para quem já investiu numa tela de alta definição e deseja usufruir do pleno potencial da mesma, o caminho mais óbvio é o Blu-Ray.

    Fora do alcance aquisitivo do Blu-Ray, pode-se optar pelo sinal aberto da televisão digital, que transmite em HDTV em alguns canais.

    Como nem todo mundo tem acesso ao sinal aberto de alta definição, o jeito é partir para uma assinatura.

    Entre a DTV aberta e os canais em HDTV por assinatura, a primeira ganha em qualidade de imagem (ambas a 1080i), mas perde em programação e ausência de recursos.

    Em qualquer hipótese, quem ainda assim quiser o melhor som possível, novamente a opção principal fica por conta do Blu-Ray, desde que os demais componentes (receiver e caixas) consigam reproduzi-lo corretamente.

    Depois dele, as opções de áudio seriam os canais de assinaturas, que trabalham com Dolby Digital 5.1 e por último o sinal aberto, que trabalha, neste momento, em estéreo convencional, do qual, só se consegue Dolby ProLogic, quando o sinal de origem assim o permite.

    Sobre kits de home theater, alguns soam bem e outros não. Seria aconselhável pedir uma audição prévia, antes de investir neste tipo de equipamento.

    Eu por aqui não posso recomendar modelo ou marca, até porque não recebo equipamento para testes.

    Espero ter dado alguma ajuda. De resto, eu te aconselho ler os reviews e acompanhar os lançamentos.

  140. Caro Marcelo,

    Seu comentário não me foi avisado e acredito ter sido por culpa do sistema de edição do Webinsider, que mudou de versão e nos causou vários transtornos. Mas, como voltei à coluna, respondo à sua pergunta, e lhe peço desculpas pela demora na resposta.

    Quando se diz que um amplificador “segura” melhor a potência nominal na realidade está se falando que ele resiste melhor às variações de carga e/ou são melhor servidos pela sua fonte de alimentação. Essa é, evidentemente, uma explicação super simplificada. Na prática, os amplificadores (ou A/V receivers) bem projetados costumam entregar uma potência de “X” watts por canal e este valor não irá diminuir, mesmo que todos os canais estejam em uso simultaneamente, e a recíproca é verdadeira, ou seja, para certos equipamentos quanto maior o número de canais em uso, menor será a potência final de cada um.

    Circuito com corrente alta é aquele que trabalha com estágios de saída cuja variação de corrente é bem menor, frente às cargas impostas pela impedância dos alto-falantes. Num amplificador convencional, a voltagem se mantém constante e a amperagem (corrente) varia constantemente. Os amplificadores de alta corrente são mais indicadas para reprodução de música, por exemplo, onde a dinâmica do programa exige estágios de saída com mais estabilidade. Você pode ler mais sobre o assunto nesta página: http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20071214134405AAwsfRj.

    E sobre suas caixas, o objetivo de se ter quatro entradas é para se montar um bi-cabeamento (bi-wiring): um ou mais amplificadores enviam o mesmo sinal para dois estágios do crossover interno das caixas, digamos, para freqüências altas e médio-baixas, separadamente. Na conexão convencional, o sinal do amplificador é enviado a um ponto único do crossover e este o divide pelas faixas de freqüência dos alto-falantes associados, ou seja, o que é grave ou médio vai para o woofer e o que é agudo vai para o tweeter, numa caixa de duas vias. Na de três vias, existe um alto-falante separado para médios.

  141. Caro Paulo,

    Vc presta um serviço inestimável para aqueles que se interessam por montar HTs, e é admirável sua solicitude nas respostas.

    Gostaria de me aproveitar então da sua boa vontade, e pedir uma explicação, que tenho certeza, será aproveitada por muitas pessoas que acabaram de adiquirir uma TV LCD Full HD, como é meu caso.

    Comprei uma TV Full HD de 42 polegadas, e gostaria que vc explicasse quais seriam os equipamentos mínimos em um HT para se conseguir usufruir, satisfatoriamente, do petencial das mídias suportadas por tal equipamento.

    Veja bem, creio que represento grande parte do universo das pessoas que compram esses tipos de televisores: sou bem leigo no assunto, e gostaria apenas de ter um bom som, para ver filmes ou escutar música – certamente teria uma exigência muito menor do que pessoas mais experientes e conhecedoras do assunto.

    Nesse sentido, dentro dessas pretensões, quais as dicas que vc poderia dar, principalmente quanto à importância de cada item do HT e quais são necessários ou opcionais, até mesmo para ajudar na eventual escolha de um kit desses já prontos.

    Parabéns pelo trabalho neste site!
    Muito obrigado!
    Luciano

  142. PAULO TENHO UM CONJUNTO DE CAIXAS QX 900 DA PURE ACUSTICS E UM MARANTS 5004, QUAL É A FINALIDADE DAS CAIXAS TER 4 SAIDAS DE LIGAÇÃO CADA UMA, SE SÓ É POSSÍVEL LIGAR DUAS?

  143. OLÁ PAULO, VOCÊ PODE ME ESPLICAR PORQUE OS A/VS DA MARANTS SÃO CONSIDERADOS OS RECEIVERS QUE MAIS SEGURAM A POTÊNCIA REAL?

    O QUE SIGNIFICA CICUITO DE ALTA CORRENTE?

  144. Carlos,

    Infelizmente, o suporte de muitos fabricantes deixa muito a desejar, e é ele, em última análise, o responsável por você deixar de comprar um produto nas especificações adequadas. Idealmente, deveria existir um suporte pré-vendas. Algumas empresas fazem isso mas outras não, ou não entendem direito o que você quer, porque as pessoas que atendem o telefone não tem treinamento adequado.

    O melhor cenário para você, no meu entendimento, é ligar o DVD player direto na TV, por cabo HDMI, porque você não precisa do HT para isso, concordas? Neste caso, apenas verifique se é preciso desligar a saída de áudio ou não.

    E mantenha o cabo coaxial ligado no HT. Para os codecs com os quais ele trabalha, é o suficiente.

  145. Puxa, Paulo

    Então (e eu já fiz o teste), a ligação HDMI do HOME não está servindo para nada.

    Conforme diz o manual, eu liguei assim:

    DVD__________________________HOME
    (coaxial e HDMI)

    HOME___________________________TV
    (HDMI)

    Mas, se eu preciço de qualquer forma do cabo coaxial, para o audio, eu posso ligar do DVD para a TV, com cabo HDMI e, para o audio, do DVD para o HOME, com cabo coaxial.

    DVD_________________________TV
    (HDMI)

    DVD________________________HOME
    (coaxial)

    Isto vale dizer, que a ligação HDMI do HOME é enganosa; nos 02 desenhos acima, o resultado é o mesmo.

    Ou seja, pelo menos no meu caso,a entrada HDMI no HOME não serve para nada, pois o audio só passa pelo coaxial e, eu posso ligar o DVD direito na TV, com o cabo HDMI.

    Então, te pergunto, porque eles vendem o aparelho com propoaganda dizendo ligação pelo cabo HDMI, se só funciona o sinal de video e, este, posso ligar direito na TV?

    Att.

    Carlos.

  146. Pois é, Carlos,

    O cabo HDMI tem que passar áudio e vídeo, a não ser que um dos dois seja bloqueado, e geralmente o bloqueio é feito, propositalmente ou não, no sinal de áudio. Vou dar um exemplo:

    O sinal sai do DVD para o receiver com áudio e vídeo, o áudio é processado no receiver e o vídeo repassado para a TV. São então duas linhas distintas de HDMI (DVD-Receiver e Receiver-TV). Mas, uma influencia na outra, porque a cada linha de conexão que eu estabeleço, a tendência é que os protocolos de negociação influenciem o funcionamento do resto da linha. No caso, seria que, se a transmissão de áudio chegar até a TV, esta limitará a reprodução do mesmo a 2 canais, porque as TVs estão restritas a isto normalmente. Se o usuário faz este tipo de conexão, e não desliga a saída de áudio do receiver, quando ele liga o cabo HDMI do receiver para a TV, ele perde o surround e não sabe por que.

    Mas, no seu caso, conforme você mesmo já notou, o HT-SS1100 não processa áudio por HDMI, segundo as informações que eu colhi na Internet, o que significa dizer que só vai funcionar mesmo como switch para vídeo (máximo de 1080i, inclusive). E isto explica porque você precisa de um cabo coaxial para ter áudio 5.1 do seu DVD.

    Se você me permite, eu gostaria de te sugerir a leitura de uma coluna antiga sobre o assunto: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/12/06/audio-por-hdmi/

    Espero que te ajude.

  147. Complementando, Paulo,

    No home, o som só sai através do cabo coaxial. O cabo HDMI só está passando sinais de video. Os sinais de audio estão passando apenas pelo cabo coaxial.

    Att.

    Carlos.

  148. Boa noite, Paulo Roberto.

    Agradeço pela resposta, mas vou dar alguns dados. Talvez você possa me orientar melhor.

    Todos os aparelhos são sony.

    O reprodutor de DVD é o DVP-NS728HP

    O home theater é o HT-SS1100

    A TV é a BRAVIA KLV-40M400A

    Pois bem.

    Se eu ligar o DVD direto na TV, basta o cabo HDMI.

    Mas, se eu ligar o DVD no HOME, com cabo HDMI e ligar o HOME na TV, também com cabo HDMI, só funciona se eu ligar também o cabo coaxial.

    Seja como for, no display do HOME, não acende o indicador do HDMI.

    O que eu não entendo é o seguinte: se o cabo HDMI transmite sinais de audio e video, por que a necessidade de se ligar o cabo digital coaxial.

    Abraços. Carlos

  149. Olá, Carlos,

    Parece óbvio que não está passando áudio pela conexão HDMI, mas não está tão óbvio assim é se o problema está na transmissão ou no receptor.

    Veja bem: entre dois equipamentos com conexão HDMI-HDMI um deles transmite o sinal e o outro aceita ou não, dependendo do protocolo de negociação.

    O que se deve fazer num caso como o seu é tentar rastrear o sinal. Primeiro, verifique como está ajustada a saída do transmissor (DVD player). Existem vários tipos de DVD player que permitem o desligamento do sinal de áudio, e se o seu for assim, poderá estar aí a fonte do problema.

    Outra coisa a ser examinada é se a saída SPDIF (coaxial) e HDMI trabalham simultaneamente e/ou se uma interfere na outra.

    Uma coisa que você não informa é se o seu processador externo (HT) processa áudio ou não. Muitos A/V receivers têm entrada HDMI, mas elas apenas trabalham como switch, ou seja, o sinal passa adiante, mas não sofre nenhum processamento interno (passthrough). Se for este o caso, então não adianta transmitir áudio por HDMI, que ele não será reproduzido pelo HT, mas sim pelo equipamento que recebe o sinal que dele deriva, como por exemplo, a sua TV. Caso contrário, o sinal morre ali mesmo.

  150. Boa tarde, Paulo Roberto.

    Liguei meu DVD (sony) no HT (também sony), através de HDMI, mas se eu não ligar o coaxial, o som não sai. Eu não entendo a razão. Também não acende, no visor do HT, a luz do HDMI, embora ele funcione quando liugado o coaxial.

    Obrigado.

  151. Oi, Danilo,

    É claro que sim. As melhores referências para desbloquear leitores de DVD está no site VCD/DVD help (http://www.videohelp.com/dvdhacks). No caso do seu HT, está na página http://www.videohelp.com/dvdhacks?dvdplayer=philips+hts+6500&hits=50&Search=Search

    Posso traduzir, se você quiser:

    Ligue o aparelho e abra a gaveta. Verifique não haver disco, e se houver retire-o. Deixe a gaveta aberta monentaneamente. Tecle 9999 com o controle remoto. Deverá aparecer a indicação do número do código de região na tela da TV. Tecle 0 para mudar para multiregião e feche a gaveta.

    O leitor guarda o ajuste na memória. Não há necessidade de fazer isso mais de uma vez, a não ser que você queira trocar de novo, por outra região. E outra coisa: este ajuste não danifica o seu aparelho, como costumam dizer pessoas do suporte da empresa. Antigamente, eram os próprios promotores de loja da Philips quem faziam esta modificação de cortesia para os clientes!

  152. Obrigado pelo esclarecimento, mas tenho um outro problema,comprei o Home Theater numa freeshop no Uruguai, como o mesmo foi fabricado no México, e só le dvds da região O e 1.Tem alguma maneira de fazer com que o mesmo leia as demais região?

  153. Danilo,

    Os leitores de DVD já de muito tempo estão restritos a quatro componentes: fonte de alimentação, placa de áudio e vídeo, pick-up ótico (drive) e o display, interligados por conectores diversos. Como a troca pura e simples é o meio mais barato e seguro de consertar um aparelho desses, os técnicos se limitam a fazer testes com esses componentes. Mesmo não sendo um, eu teria trocado a placa principal ou o leitor (pick-up ótico) e veria com qual das duas trocas o aparelho voltaria a funcionar. Portanto, existe 99% de chance dos técnicos que te serviram estarem corretos e, por conseguinte, na minha opinião, a troca proposta é recomendável.

  154. Tem Home Theather HTS 6500/55 da Philips o mesmo não esta lendo os dvd, somente cds, levei numa assistencia tecnia eles disseram que tem que trocar o leitor otico. Devo trocar?

  155. Wladimir,

    Não cabe a mim duvidar se a sua aparelhagem está conectada corretamente ou com cabos de boa qualidade. O que eu fiz foi lhe passar um guia de conferência de itens que considero importantes para a sua verificação, só isso. Se não é o caso, então ótimo.

    Quanto ao seu disco, eu dei uma pesquisada na Internet, e achei o seguinte comentário, que elucida não se tratar de um problema do seu equipamento e sim da autoração do disco:

    Beware though – the case states that the main concert audio is available in either dts-hdma or pcm(. This is not true! The audio options are only dolby digital and pcm! Its disappointing, but this doesnt take away from the fact that its a thoroughly entertaining show. Buy it – i challenge you not to catch yourself getting carried away with the show..!

    Na minha coleção eu tenho vários filmes com áudio 7.1 (DTS-HD ou Dolby TrueHD). Um dos últimos lançamentos com este formato que chegou às minhas mãos foi o da caixa com os seis primeiros filmes de cinema da série Star Trek. O estúdio Disney também fez vários lançamentos de clássicos com este formato, é só pesquisar que você acha.

  156. Obrigado Sr Paulo pelos exclarecimentos, o Bluray que estou falando, caso possa conferir é da banda Take That (Beautifull World Tour), nas capas e contra capa marcam DTS-HD MA, pórem acho que o sr não entendeu, minha aparelhagem está toda ligada certinha igual ao que o sr disse, tenho cabos de qualidade HDMI ligados do BD para receiver e do receiver para TV, o problema parece ser no disco, pois no menu de audio não aparece a opção DTS HD e apenas Dolby 5.1, Mult canais 5.1 e o PCM Stereo. Estranho não? Será que dei azar? Pode ser erro de prensagem do disco? Quais filmes o sr encontrou a opção áudio de 7.1 no menu? Obrigado e até a próxima….

  157. Olá. Wladimir,

    A alta tecnologia tem deixado órfãs uma multidão de pessoas por este mundo afora, e a gente tem que se munir de paciência e compreensão, para poder pelo menos tentar ajudar a quem nos pede socorro, e nem sempre isso é possível. Quando se trata de um assunto que eu conheça, eu respondo como todo o prazer, desde que consiga dar uma resposta convincente, num espaço exíguo como este.

    Mas, vamos por etapas: 7.1 existe sim, e é o principal motivo pelo qual a maioria dos receivers mais modernos serem equipados com 7 amplificadores e sete saídas de caixa. Num passado recente, o cinema mudou a mixagem de 5.1 para 6.1, introduzindo o surround back, que é considerada uma extensão dos canais traseiros esquerdo e direito. O 6.1 é matricial e portanto retrocompatível com 5.1, e isso vale tanto para o cinema quanto para o home theater. O 7.1 é uma extensão que divide o surround back em esquerdo e direito, e a sua mixagem é usada com freqüência em apresentações de home theater. O 7.1 só é realizado atualmente em discos Blu-Ray, e eu tenho mais de uma dúzia com este tipo de formato, que poderia mostrar a qualquer um que esta mixagem existe.

    Outra coisa é a simulação de mais canais. Esta simulação é baseada em sons fora de fase, e serve apenas como um enhancement ou melhoria da mixagem já existente. Tem gente que adora isso e outros que não. Para quem está na dúvida, o jeito é experimentar primeiro.

    Na sua segunda dúvida, ela se refere ao bass management. Eu já falei sobre isso na coluna e te peço a gentileza de se referir a este artigo. Basicamente, o bass management permite o setup de caixas para reproduzir toda a extensão de graves e mais o LFE, cujo topo está, na prática, em torno dos 120 Hz. O problema principal é saber quem recebe o que, e neste ponto, eu sempre comento que os termos large e small são historicamente confusos. Na verdade, o usuário precisa determinar o ponto de corte do programa de graves (crossover) e para aonde vai o LFE. Como este ajuste é complexo, na necessidade de orientar pessoas mais leigas do que eu, a sugestão é usar as caixas em small e ajustar o crossover em 80 Hz, que e que recomenda o padrão THX. Isso está longe de ser um ajuste fino, mas funciona. Para um ajuste fino, é preciso recorrer a sinais de teste ou então ao próprio ouvido. O que se menciona como + ou – 3 dB é o limite de tolerância da resposta plana de uma caixa acústica, determinada em câmara anecóica. Esta curva geralmente acompanha o manual da caixa.

    Sobre especificações de formatos de áudio em capas de disco, eu já vi erros em DVD, mas não em Blu-Ray (até agora, pelo menos). No seu caso, eu lhe sugiro verificar o seguinte: 1 – se a conexão entre Blu-Ray player é por cabo HDMI; 2 – se a saída de áudio por HDMI do receiver para a TV está desligada; 3 – se o seu Blu-Ray player está com o setup ajustado para saída em bitstream (e não em PCM), na saída de áudio digital. Se, depois de tudo isso, o som ainda sair fora das especificações (teste antes com outros discos), então é possível ter havido erro de autoração do disco em questão.

  158. Já tô te enchendo o saco né sr. Paulo? Mas uma ultima dúvida. Lendo em um artigo seu aui no site, me deparei com uma coisa estranha. Comprei um Bluray de uma banda quegosto e na capa e contracapa falava que tinha o aúdio DTS HD MASTER AUDIO e não era verdade, pois no disco só havia Dolby 5.1 e Multi Canais 5.1, além do PCM Sereo é claro… Já viu isso? Tem como fazer ou baixar alguma coisa para o disco vir a ter essa opção de audio ou é viagem minha. Abraços, Wladimir….

  159. Sr Paulo, tire outra dúvida por favor…Nunca sei ao certo como regular o crossover de meu receiver que é um Denon AVR789, pois na especificação das caixas falam:
    1)- TORRES frequency response 39Hz – 23kHz +/-3dB (no Receiver me dá opção de 40 a 250Hz), logo após me fala crossover frequency = 2100Hz aí eu me perco. Afinal como devo regular? Coloco as caixas em small, seguindo sua orientação e realmente é muito melhor, mas fico na dúvida sobre essa questão. E esse +ou- 3dB, significa o quê? Devo colocar o volume da FR e FL entre +ou- 3dB? Me ajude por favor…Um abraço, Wladimir.

  160. Olá Sr. Paulo, gostaria de sauda-lo mais uma vez, já que não é a primeira vez que te faço perguntas sobre essa nova mania que é a montagem de um Home Cinema. Fianlmente montei a sala dos meus sonhos, na verdade sala não, equipamento dos sonhos. Comprei caixas torre, surrouns e central e sub da marca Klipsch Synergy (quejá desejava a tempos pois havia visto o conjunto em funcionamento em uma loja certa vez), com Receiver da Denon (HDMI), Bluray, etc. Comprei cabos de qualidade e tudo mais que podia fazer dentro de minhas possibilidades finaneiras. A questão é a seguinte: discutindo com um especialista de uma loja, um caa estudado e tudo mais, fui aconselhado a abandonar as caixas Surrounds Back, pois segundo o camarada, e acredito pois é verdade, não existe essa parada de 7.1, pois a maioria esmagadora de shows e filmes (mesmo com os novos DTS HD Master Audio e Dolby True HD) são trabahados em 5.1. No caso as backs só simulariam o chamado 7.1. Até aí tudo bem, já sabia disso. O negócio é que ultimamente com o Audio de alguns Blurays que tenho, percebi que no DTS HD sem a simulação que o Receiver faz, o som estaria mais agradável, com menos efeitos surround é claro, mas um pouco mais definido em relação a voz e um pouco mais agudo no som (que é minha preferencia por ter uma sala pequena). Nos demais e mais antigos estilos como dts comum e dolby digital comum até faz uma falta o Dolby X II que vai para as traseiras, mas nesses novos não. Alguns receivers como Marants, ele nem aceita a simulação de 7.1 como o Denon aceita, sabia? O sr teria esse como opinar sobre isso? O que o sr. acha? Penso que é desperdício de grana essas caixas traseiras, não? Obrigado e um abraço.

  161. Oi, Gerson,

    Uma vez passando o sinal de áudio pela TV, a saída será em dois canais.

    Existem, entretanto, algumas TVs atualmente à venda, que são dotadas de saída de áudio digital, e, no caso, você poderia perguntar aos fabricantes que tipo de sinal pode ser transferido por ali.

    Se for em bitstream, o aproveitamento do decodificador do seu home theater (Dolby ou DTS) seria integral. Se for em PCM, é provável que você continue restrito a dois canais, como na saída analógica.

  162. Queria saber mais uma coisa. Como na minha tv está ligada várias fontes via HDMI (notebook, blu-ray, decoder) e meu home theater só tem uma entra de audio digital, é possível ligar todos esses aparelhos na tv e transmitir o som da saida da tv para o home theater (de qualquer das fontes)? ou terei que ligar individualmente cada aparelho no HT? Obrigado, Gerson

  163. Gerson,

    Existem vários sites que exibem fórmulas diversas para fazer esse cálculo de distância ideal para se assistir televisão. Eu, sinceramente, não me atrevo a ditar regra nessas coisas, particularmente no que concerne a LCD e até mesmo plasma.

    Se você quiser, pode usar este tipo de referência de sites como estes:

    http://www.dtvcity.com/lcdtv/lcdscreensize.html
    http://www.articlesbase.com/home-and-family-articles/select-the-right-viewing-distance-for-your-lcd-tv-204969.html
    http://www.digital-digest.com/articles/viewing_distance.php

    Não querendo menosprezar o conhecimento alheio, mas eu entendo que essas fórmulas e regras não se aplicam à trama relativamente minúscula de uma tela LCD de alta definição, e portanto, na minha opinião você deveria escolher a tela que lhe daria a melhor performance, irrespectivo do tamanho!

    Se a sua preocupação é com o estresse visual, existem pilhas de maneiras de calibrar sua tela, de modo a evitar este tipo de problema, porque, se não fosse assim, a gente não conseguiria trabalhar todo dia com a cara enfiada no monitor do computador! Na realidade, com a queda de preços do monitores LCD, a tendência é usar telas maiores, justamente para evitar o estresse de leitura dos arquivos que a gente cria!

  164. Tenho interesse em comprar uma tv de LCD, mas estou em dúvida de que tamanho comprar. A distância de visão em relação a tv será entre 2,6 e 2,8 mts. Fui em várias lojas e percebi que as tvs de lcd de 40pol ligadas a blu ray, dessa distância ou um pouco menos, apresenta uma granulação (quadriculados) na exibição da imagem. Quando fico a mais de 3mts a imagem da tv de 40pol fica perfeita em blu ray. Por isso, tinha decidido comprar um tv de 32pol. Mas, ao ver uma tv da sony de 40 (modelo v410) percebi que a imagem dessa tv com blu ray estava perfeita, mesmo a menos de 2mts. Diante disso pergunto: qual a distância ideal para uma tv de 32 e de 40pol? A sony é melhor que as outras marcas, ou só estava melhor calibrada na exibição? Obrigado, Gerson.

  165. Oi, Silvio,

    Os leitores de Blu-Ray passam áudio de três maneiras: HDMI, cabo digital convencional (coaxial e ótico) e por saída analógica multicanal.

    Se o seu receiver dispuser apenas de entrada digital convencional, apenas o core dos codecs avançados será recebido, tanto faz ser 5.1, 6.1 ou 7.1.

    E no caso do seu equipamento, este será o melhor som possível.

    Lembre-se que, mesmo o core dos discos Blu-Ray é melhor do que os seus equivalentes em DVD. Portanto, o som obtido deverá ser, em tese, melhor do que o seu atual.

  166. Paulo, tenho um HT comum, com dvd integrado e uma tv de LCD full hd. Queria comprar um blu ray, mas tenho a seguinte indagação: quando eu comprar o blu ray será possível transmistir o som 5.1 pelo meu sistema de HT? Esse meu home tem duas entradas (uma rca (plugue vermelho e branco) e uma digital ótica). Qual das duas devo ligar o blu ray para obter melhor qualidade e qualquer uma das duas vão reproduzir o som em 5.1?

  167. Ruy,

    Em primeiro lugar, é preciso verificar a origem do seu equipamento. Apenas, para efeito de raciocínio, vamos supor que ele seja de origem norte-americana. Então o link de suporte é este:

    http://www.us.playstation.com/Support/SystemUpdates/PS3

    Lá você poderá ver quais são os métodos de atualização e qual deles será mais conveniente. Siga à risca todas as recomendações contidas naquela página. O link para download estará disponível, provavelmente com a última versão do firmware (pela indicação da Blu-Ray.com é a versão 2.76.

    Antes de atualizar, verifique a versão do seu aparelho. Seja qual for o método escolhido (USB, disco, etc.) tome cuidado para não desconectar o PS3 da força antes de completar a atualização. Use um no-break, se você tiver um. E se você não se sentir confortável fazendo isso, recorra a um técnico da sua confiança.

  168. Caro Paulo: na sua mensagem de 05/05/09 você me aconselha: Se você for comprar um PS3, não se esqueça de atualizar o firmware. Comprei e chega no dia 31/07. O que é e como faço para atualizar o firmware? Grato. Abraço. Ruy

  169. Prezado Wellington,

    Você não esclarece de que maneira o seu conversor de TV digital está ligado na TV, mas suponho que seja por HDMI também, correto?

    A diferença é de processamento do sinal digital. Fica muito difícil determinar em que estágio isso está ocorrendo, mas é mais possível ser um problema interno da TV do que pelo cabeamento em si. Experimente trocar as entradas HDMI na TV para ver se o problema termina. Se não terminar, então é mais provável que a fonte da ausência de sincronismo seja em outro lugar.

    Existem vários equipamentos que passam áudio por HDMI com possibilidade de se acertar este retardo e colocá-lo em síncrono com a fonte de reprodução.

    No seu lugar, e já que a fonte do problema é um computador, eu procuraria um programa (ou driver) para fazer esta compensação. Não sei se é a melhor solução, mas não custa tentá-la, para ver o que dá.

  170. Caro Paulo Roberto,
    Peço uma orientação quanto ao seguinte problema:
    Estou passando audio e video do meu notebook para TV via HDMI. A imagem e som ficam perfeitos na TV, mas quando o som vai da TV para o HT via cabo óptico, fica com atraso do som em relação à imagem.
    Em outra situação, quando o som e imagem vem da TV Digital e passo o som da TV para o HT via cabo óptico não ocorre qualquer problema.
    Obrigado pela atenção!

  171. Caro Renato,

    Os meus 20 centavos de conhecimento de eletrônica já desapareceram da minha cabeça há muito tempo, e o que sobra são conceitos práticos, no caso, a gente sabe que impedâncias muito baixas estressam os transistores de saída dos amplificadores, podendo queimá-los rapidamente. Mas, existem outros fatores importantes, como por exemplo, fontes de alimentação que, se insuficientes, podem clipar a onda senoidal, estressar amplificador e caixas, e sair queimando tudo.

    A teoria que está por trás disso que eu comentei, se a memória agora não me trai, é a seguinte:

    A impedância nominal de um alto-falante varia de acordo com a freqüência, e é na região de impedância mais baixa que o aumento de carga se dá.

    Como eu não tenho espaço aqui para discorrer sobre o assunto, mas sabendo da sua premência de conhecimento, eu vou me permitir sugerir a leitura dessas duas páginas:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_characteristics_of_dynamic_loudspeakers

    http://www.churchsoundcheck.com/imp1.html

    Para que você ficar mais tranqüilo na hora da sua compra, duas coisas precisam ser ditas:

    A maioria dos vendedores não entende patavinas desse assunto, e muitos são, infelizmente, são treinados por pessoas que conhecem menos ainda.

    A maioria dos amplificadores para home theater e caixas do mercado são contruídas de forma a evitar problemas nessa direção. A maioria dos receivers desliga a saída se houver algum curto, seja na fiação seja em alguma caixa.

    Portanto, faça suas compras naquilo que achar melhor, e seja feliz!…

  172. Paulo, obrigado pelas respostas.
    Quanto a parte profissional, depois que somos acometidos pelo vírus da profissão, sempre ficamos com uma marca qualquer, que nos identifica e lembra o que somos, como um quelóide na cicatriz ou marcador viral positivo.
    Gostei muito dos comentários, mas como a parte de eletricidade, na física, nos tempos de científico, não era o meu forte, poderia explicar a parte de tolerancia de cargas, ou melhor, quando isto poderia causar danos?
    Desculpa o mala, mas quero ficar com algum embasamento quando for discutir com os vendedores.
    Mais uma vez, obrigado e abraços
    Renato

  173. Olá, Renato,

    Gostaria eu de dizer que sou médico, mas infelizmente não sou. A minha ex costumava me dizer que eu era médico frustrado, porque de vez em quando eu orientava alguém para tratar doenças banais. Na realidade, eu sou bioquímico e a minha proximidade com ciências médicas se deveu ao fato de que eu comecei a minha vida profissional fazendo pesquisa médica com um médico/farmacêutico/bioquímico, que foi o Prof. Paulo Lacaz, o maior bioquímico que este país já teve, na minha opinião.

    Eu ainda tenho contatos com pessoas que continuam fazendo suas pesquisas, para dar uma ajuda ou outra, mas a aposentadoria e a idade me ensinaram a me envolver mais com assuntos não profissionais.

    Eu acredito que professor a gente nunca deixa de ser, concordas? E eu, sempre que possível, estarei por aqui tentando ajudar aos outros. Os home theater, com esta miríade de termos, ajustes e opções, não é exatamente fácil de digerir.

    Então, vamos lá:

    1 – o uso de caixas tipo torre não exclui o uso de um subwoofer, e eu aqui quero evitar qualquer polêmica, porque conheci muita gente que defende a eliminação do subwoofer (por causa de problemas diversos de ajustes), com o quê eu absolutamente não concordo. Aliás, um amigo meu, que eu considero o maior expert de áudio que eu conheço, construiu o que ele chamou de infra-woofer, que trabalha em freqüências em torno de 30 Hz e abaixo. Isso pode até parecer uma tolice, mas eu constatei com ele que tem aplicação concreta para o tipo de música que ele ouve.

    Se você vai querer usar torres para eliminar o subwoofer, você poderá fazê-lo e talvez não sinta falta do mesmo. Porém, eu sinceramente acho que a maioria dessas caixas não tem eficiência em baixa freqüência, que justifique eliminar o sub. Por favor, entenda isso como uma opinião muito pessoal, e a qual você deverá ler com a devida cautela.

    Um outro aspecto da sua pergunta se refere a caixas surround, e eu não vejo nenhum obstáculo de uso, pelo fato das caixas da frente serem do tipo torre. É para essas coisas que existe um recurso chamado de bass management, que se usa para concentrar a reprodução de graves naquelas caixas que melhor funcionam para esta finalidade.

    2 – Como eu já comentei numa resposta anterior, os bons fios para caixas acústicas, já polarizados, podem ser achados em qualquer loja de eletrônica decente. Não há absolutamente nenhuma necessidade de se recorrer a fios esotéricos, o importante é que o fio seja de boa qualidade, com condutor de cobre livre de oxigênio, e com bom isolante externo.

    3 – As caixas de impedância mais baixa tendem a ser mais eficientes (tocam mais alto), por causa da diminuição de carga na linha. Porém, isto também pode sobrecarregar os transistores de saída, dependendo da freqüência reproduzida. Desde que as caixas usadas estejam dentro da faixa de tolerância de cargas do receiver, possíveis diferenças de nível entre elas são facilmente compensadas pelo ajuste do nível do receiver, de preferência com um medidor de pressão sonora.

    4 – O conector do tipo banana é mais prático, mas não é necessariamente melhor do que ligar o fio direto na rosca do conector do receiver. Eu pessoalmente prefiro e uso banana, porque acho a conexão mais limpa e impede qualquer curto nas extremidades. Em última análise, é o que eu lhe recomendo.

    Espero ter ajudado,

    Um abraço do
    Paulo Roberto Elias.

  174. Salve, Paulo
    Com grande satisfação encontrei o teu site, que apresenta respostas diretas e sem tequiniquês. Fiquei, também, surpreso e alegre de descobrir que somos da mesma profisssão e também atuação universitária.
    Como a maioria das pessoas que gostam de home theater, estou me confundindo para montar o meu. Tenho um receiver (quando eu era mais jovem, chamava-se amplificador). Bom, este receiver tem é do tipo 7.1; 7x 90 W RMS, sala em torno de 25 m². A principio pretendo utilizá-lo como 5.1.
    Agora começam as perguntas:
    1) Seria possível o uso de caixas do tipo torre frontais (acompanhadas de uma central), utilizando caixas surround atrás ? Caso possível, haveria necessidade de subwoofer ?

    2)Quais os bons fios, para ligar as caixas ao receiver, que não custem os olhos da cara ?

    3) Um receiver com impedancia de saída de 6 a 8 Ohms, gastará mais energia ou será forçado se utilizar caixas com impedancia de 6 ohms ? Quais os riscos ?

    4) E, por fim, ouvi dizer que a conexão das caixas acústicas quando feitas com plugues tipo banana é melhor do que a tipo fio no contato.

    Desculpa pelo tamanho da mensagem, mas as minhas dúvidas são muitas e, na maioria das lojas onde fui buscar ajuda, as informações foram tão conflitantes que só ajudaram a me desinformar mais.
    Um abraço
    Renato

  175. Oi, Renato,

    A impedância das caixas não seria o problema, caso o receiver tenha tolerância na saída do amplificador de potência para trabalhar com impedâncias mais baixas. A maioria dos equipamentos atuais consegue fazer isso, mas não custa nada você escrever ao suporte do fabricante para ter certeza de que você não ter problemas durante a operação do equipamento. De qualquer forma, as saídas costumam ser protegidas a relê, e se houver sobrecarga é provável que a saída seja desligada.

    Havoc é um termo em inglês que costuma ser usado quando há algum tipo de confusão ou briga. É preciso, entretanto, ler o termo dentro do contexto to artigo, para saber de que se trata.

    Sobre a questão de qualidade e performance, a minha opinião é de que gosto por áudio é pessoal e intransferível. Quer dizer, se o som das caixas te agrada, é o que te interessa. Depois das caixas instaladas, ainda é possível fazer ajustes e acertos, de maneira a que elas rendam no ambiente aquilo que elas mostraram durante a primeira audição. De qualquer forma, boa sorte e boas compras.

  176. Olá, Paulo
    Olha eu aqui de novo, com mais dúvidas (para não ficar com mais dívidas desnecessárias) e te alugando mais uma vez.
    Ainda estou na procura de conjunto de caixas acústicas, ouvindo uma aqui e outra ali. Como meu filho vai viajar e tem possibilidade de trazer algo, fui em alguns lugares ouvir os sons. Me agradaram, a princípio, os conjuntos:
    Jamo A340 HCS7, que tem impedancia nominal de 6 Ohms;
    Tannoy EFX5.1, que também tem impedancia nominal de 6 Ohms;
    ( a impedancia do receiver escolhido é 8 Ohms );
    e, por fim, a Infinity TSS-800, com impedancia nominal de 8 Ohms. Sobre esta, li uma resenha na CNET que apontava como contra era a ocorrencia de Havoc – bom, não consegui em nenhum lugar alguma tradução para tal termo.
    O que achas ?
    Consegui informações interessantes sobre os Marantz: atualmente são fabricados pelo mesmo grupo que o Denon, sendo estes considerados mais para uso de pessoas mais jovens e o Marantz para pessoas mais passadas, que é o meu caso.
    Um grande abraço e, mais uma vez, obrigado.
    Renato

  177. Paulo, obrigado pelas dicas. Foram muito elucidadoras e objetivas.
    Quando eu tiver mais, aqui estarei.
    Um grande abraço
    Renato

  178. Ruy,

    Todos os leitores de Blu-Ray, sem exceção, carecem da atualização do firmware, para implementar correções que vão desde recursos até e principalmente capacidade para reproduzir certos discos.

    O aviso para atualização de firmware costuma vir dentro das embalagens dos discos, para alertar o usuário sobre a possibilidade de reprodução incompleta ou até de não reprodução do disco, que geralmente ocorre pelo fato do disco ter sido sutorado bem depois do leitor ser fabricado.

    O disco Blu-Ray não contem somente áudio e vídeo, ele contém também programas que rodam em BD-Java, para dar ao usuário acesso a diversos recursos. Esses recursos estão melhor descritos nos perfis publicados (1.0, 1.1 e 2.0), já comentados brevemente nesta coluna.

    O PS-3 consegue ir ao perfil 2.0, com acesso à Internet e download de conteúdo, mas caso o aparelho seja mais antigo, o perfil é implementado com a atualização de firmware citado. Neste ponto, o PS-3 é um dos leitores mais completos de Blu-Ray. Ele só perde dos outros quando se trata de enviar codecs avançados na forma de bitstream, coisa que ele não faz. De resto, a sua reputação é, digamos, ilibada!

  179. Lá no 68o. você diz: Para quem tem família, o PS3 une o útil ao agradável, além de ser um bom Blu-Ray player. Se você for comprar um, não se esqueça de atualizar o firmware. Pois bem, encomendei a um amigo que foi para os EUA e deve chegar amanhã. O que quer dizer atualizar o firmware. Grato.

  180. Renato,

    Com todo o respeito aos vendedores de boa índole, mas francamente a maioria dos que eu conheço não entendem de áudio o suficiente para dar suporte.

    Esta estória de potência das caixas é um mito antigo de quem montava áudio em casa. O que importa é o que o seu amplificador tenha potência suficiente e tolerância a cargas (impedâncias) baixas, para não estressar com as caixas em uso. Se a potência não for adequada, das duas uma: ou a saída queima ou, se for protegida, desarma, que é, aliás, o que acontece com a maioria dos receivers atualmente.

    Outra mito é esse negócio de fio mais grosso: o mais importante é você usar fio de boa qualidade, com bitola 18 ou um pouco maior. O comércio vende fio fios polarizados e que facilitam a instalação das caixas.

    A minha sugestão é que você não se guir por preços de caixas nem potência. Compre aquelas que ao teu ouvido soam melhor e que estejam ao alcance do bolso. Para quem não quer comprar caixa importada, eu sugiro as BSA, fabricadas em São Paulo. Eles te dão acessoria antes da compra, inclusive.

  181. Obrigado pela resposta, pois ainda estou fuçando. Gostaria da tua opinião sobre a resposta que obtive, de um vendedor, sobre a adequação de um conjunto de caixas acústicas para um determinado receiver: Regra para caixas, [preço das caixas] = 2 x [preço do receiver], logo o tss 500 não é indicado. ?????? Sempre pensei que a regra era: a potencia das caixas não pode ser menor do que potencia de saída por canal.
    Outro tópico que me confunde é: quanto maior a ditancia das caixas ao receiver maior deve ser a espessura do fio ( isto me foi dito por um instalar há muitos anos. – ainda é a mesma regra ?)
    Um abraço e muito obrigado
    Renato

  182. Uma pequena correção de datilografia na mensagem anterior: onde se lê 1080, leia-se 1080p, que é a máxima resolução do cabo HDMI.

  183. Olá, Renato,

    Em primeiro lugar, obrigado pela leitura.

    Tentando tirar suas dúvidas:

    1 – A saída HDMI é a única com habilitação de carregar sinais com resolução até 1080. Além disso, pelo fato desta saída ser digital, e dependendo do periférico que recebe o sinal, é claro que é mais vantajosa em termos da reprodução nativa do sinal de vídeo. Agora, tudo isso vai depender do sinal que é transmitido. Se for um DVD comum, sem upscaling, por exemplo, o resultado é idêntico ao analógico por vídeo componente.

    2 – A marca Marantz que se conhece hoje não é a mesma que a antiga. Se me lembro bem, a marca foi usada pela Philips (não sei se ainda é), para a comercialização de equipamentos de linha econômica, e de cuja performance eu nunca vi de perto, mas tenho cá as minhas dúvidas se presta para alguma coisa, porque a própria Philips é super inconsistente, no que tange à qualidade final dos seus produtos.

    3 – Não vejo nenhum problema em potencial em você usar o receiver Marantz SR5003, mas não posso opinar sobre a performance do mesmo, porque nunca tive acesso a um.

    Espero ter ajudado.

  184. Boa noite, Paulo.
    Surfando por páginas sobre HT, tive a feliz oportunidade de descobrir a tua. Achei as tuas dicas muito elucidativas e, como estou pensando em comprar um novo home-teather vou a quem entende, pois sou uma anta nestes quesitos.
    As dúvidas são: 1) tenho visto que os receivers mais modernos tem saída HDMI para a televisão. esta saída irá melhorar a imagem ?
    2)A marca Marantz ainda é confiável ?
    3)O receiver marantz SR 5003 seria suficiente para uma sala com 35 metros quadrados?
    Antecipadamente, agradeço qualquer ajuda
    Renato

  185. Ruy,

    O PS3 vai até o perfil 2.0 do Blu-Ray, e é considerado uma referência na reprodução dos discos. A meu ver, só tem um problema: não passa nenhum codec avançado adiante, todos são transformados em LPCM multicanal. Eu já usei meu equipamento desta maneira, o desempenho é satisfatório, mas a decodificação do bitstream original ganha em qualidade significativamente, na minha opinião.

    Para quem tem família, o PS3 une o útil ao agradável, além de ser um bom Blu-Ray player. Se você for comprar um, não se esqueça de atualizar o firmware.

  186. Sim, ajudou. Em relação ao Blue-Ray, eu ouvi dizer que o Videogame Play Station 3 já vem com um excelente e que permite rodar qualquer mídia de blue-ray aqui do Brasil (não sei se é verdade). Se for, terei uma vantagem: posso agradar a mim e ao meu filho ao mesmo tempo. Forte abraço.

  187. Caro Ruy,

    Não há dúvida nenhuma no meu espírito que a montagem de componentes discretos e separados costuma dar uma qualidade final bem superior à performance de áudio, mas é preciso que o usuário tenha noção do que este aumento de qualidade representa, e saiba escolher os componentes certos.

    Existem muitos A/V rceivers no mercado com excelente performance para home theater. O Onkyo é um deles, e se você se interessa pela marca, eu te sugeriria os modelos mais novos, com 7.1 e capacidade para os codecs avançados de áudio (Dolby TrueHD e DTS-HD MA). Qualquer um deles deverá superar os modelos integrados que você citou, mas terão a inconveniência de exigir a compra por fora de caixas e subwoofer adequados. Isso, numa viagem, pode trazer complicações, e neste caso, existe ainda a chance de você comprar componentes como esse aqui mesmo. No caso da Onkyo, especificamente, ela é representada pela Disac, com suporte e garantia integral.

    Em termos de caixas, acho que lá fora você tem mais chance de experimentar antes de comprar, o que é ótimo, porque por aqui tá muito difícil fazer isso.

    Eu acho também importante planejar sua compra (marcas, modelos e preços), antes de viajar. E a propósito disso, os leitores de Blu-Ray lá fora estão infinitamente mais baratos do que aqui, portanto, compensa trazer um.

    De resto, agradeço os elogios e a leitura, esperando ter ajudado de alguma forma. Boa sorte na sua compra.

  188. Prezado Paulo: bom dia! Adoro ler sua coluna e considero você um expert em home. Assim, venho pedir seu auxílio urgente para montar meu próprio home theater na minha casa. A sala destinada para isso possui as seguintes características: 5m x 4,5m com TV de Plasma 60 LG modelo 60PG70. A TV e os aparelhos ficarão na parede de 5m. A sala tem piso laminado de madeira, móveis e quadros para evitar reverberação e cortina blackout para minimizar o som e a luz externos. Estou em dúvida entre um home theater integrado e um montado. Se for comprar um integrado, pensei num HT 7.1 dentre os seguintes modelos: Onkyo modelo SP-908 ou Onkyo modelo S6100 ou ainda o modelo S9100 também da Onkyo. Tudo porque me disseram que a Onkyo tem um uma qualidade espetacular. Mas no fundo, gostaria de montar meu HT com receiver, DVD ou Blue Ray, caixas e subwoofer separados. Ouvi dizer que a qualidade aumenta e muito. Você pode me ajudar por favor? Estarei embarcando para os EUA no próximo domingo e gostaria de chegar lá com todo o meu projeto definido. Muito obrigado e parabéns pelo brilhantismo da coluna.

  189. Marcos,

    O som do Blu-Ray pode ser reproduzido via cabo coaxial ou ótico, porém, você ficará restrito ao core do codecs avançados. Por exemplo, ao reproduzir uma trilha DTS HD MA você ouvirá DTS 5.1 convencional.

  190. Sr. Paulo Roberto, agradeço imensamente a atenção com que o sr. respondeu as minhas dúvidas. Queria somente mais uma informação sobre o assunto. Estou pesquisando sobre Home Theater, e por enquanto uma boa solução que achei foi o HT da Philips que é todo integrado, devido ao espaço reduzido do ambiente (um quarto). O modelo do aparelho é o HTS8140. É um modelo do tipo soundbar com DVD integrado. Minha pergunta é a seguinte: como esse HT tem uma entrada de aúdio ótica digital, seria possível se, posteriormente, em uma eventual compra de um blue-ray, poder liga-lo ao sistema de HT com um cabo de aúdio ótico digital e obter o som em 5.1. Obrigado.

  191. Olá de novo, Marcos,

    Não há transtorno ou incômodo algum, apenas há vezes em que a gente não consegue responder satisfatoriamente a dúvida do leitor, até porque, a par das nossas limitações, a distância do equipamento é um fator que complica muito a análise de qualquer problema.

    Mas, vamos lá: você informa que a entrada de TV do HT6100 compreende um jack RCA (ou cinch) de cor amarela e outro de cor branca. Note que essas codificações de cores costumam representar vídeo e áudio (mono ou canal esquerdo), respectivamente. Talvez você não tenha notado que, associado a esses terminais RCA, exista um outro, de cor vermelho, que completa a entrada de áudio, para o canal esquerdo do sinal estéreo. E seria bom você verificar isso.

    Com esta conexão, qualquer sinal advindo de periféricos que você ligue à TV, terão que ser necessariamente estéreo (2 canais).

    Se você ligar um Blu-Ray player a uma TV, por HDMI, e liberar a saída de áudio por esta conexão, invariavelmente você terá áudio estéreo na TV, irrespectivo que esteja sendo reproduzido.

    O mesmo se refere ao seu notebook, só que neste caso, você deverá também usar uma saída analógica de áudio do mesmo, para a respectiva entrada da TV.

    Existe também, no HT 6100, uma entrada de áudio digital, do tipo coaxial. Se a sua TV tiver uma saída deste tipo, use-a!

    Espero ter sanado sua dúvida!

  192. Paulo Roberto, desculpe incomodá-lo mais uma vez. Entrei em contato com a philips para obter informações sobre o HT 6100. Tal equipamento tem as seguintes conexões: Saída de HDMI, Saída de vídeo componente, Saída Vídeo Composto (CVBS), Entrada para TV (áudio, cinch), Conectores ajustáveis p/caixas acúst., Interconexão (à fonte de alimentação).

    Minha dúvida é a seguinte. Se eu ligar à tv o notebook pela conexao rgb, ou um blu-ray pela conexão HDMI, ou ainda um sinal de tv do decoder, será possível utilizar a saída de som da tv para transferir o audio para o sistema HT-6100 pela seguinte conexão: Entrada para TV (áudio, cinch) (descrita acima)? Essa entrada que tem no HT são dois conectores um de cor amarela e outro branca (se não me engano do tipo rca).

    Obrigado pela ajuda,
    Marcos

  193. Caro Jorge,

    Áudio e vídeo com domínio cognitivo muito extenso, e para fins profissionais demandaria, preferencialmente, um curso específico, dado por gente da área.

    A Internet é generosa com material de leitura, e neste ponto eu também tenho uma pequena contribuição, que pode ser achada nesses links:

    http://webinsider.uol.com.br/index.php/author/paulo_roberto_elias
    http://webinsider.uol.com.br/index.php/artigos/tags/arquivo-miragem/

    O melhor site para assuntos básicos de vídeo, na minha opinião, é o site da Secrets:
    http://www.hometheaterhifi.com/

    Uma síntese sobre som de cinema, você pode ler num artigo meu, republicado de um site pessoal, que fechou:
    http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/03/25/surround-stereo/

    Essencialmente, Dolby e DTS são codecs cujo formato original objetivava levar o som digital ao cinema, de maneira que as suas compressões permitissem um som limpo e multicanal (no caso, 5.1, sendo o .1 o canal LFE, para efeitos sonoros com sons graves).

    LPCM (ou PCM) é o áudio digital original usado no Compact Disc (http://en.wikipedia.org/wiki/Lpcm). As gravações começam no estúdio com alguma forma de PCM, e depois são recodificadas em Dolby ou DTS, para distribuição em mídias como DVD ou Blu-Ray.

    No mais, só mesmo você usando um site de busca, para achar informações específicas para as suas necessidades. Você deve se munir de paciência, força de vontade, e de preferência ler material em língua inglesa, das fontes de consulta. Mas, não desanime: não há nada que o ser humano não conquiste, se tiver a devida vontade!

  194. BOM DIA Paulo Roberto.

    Muito boa as tuas explicaçeõs do teu sites.

    Estou trabalhando em uma empresa de que atua na area de informática e audio e video.
    A minha duvida é o que diferencia o (Dolby e DTS)? ouvi de um técnico aqui se usa o Dolby para simular o audio ( LPCM ) estero em 5.1 em receivers é verdade isso? como funciona?

    E não abusando da sua paciencia gostaria que me passasse alguns links referente instalação de home tv receivers ( técnicas de profissionais com video ou sem video ) os meus colegars não tem paciencia para me dar uma força aqui.

    Obrigado ….desde ja fico de agradecendo.

  195. Oi, Marcos!

    Eu dei uma olhada nas especificações deste Philips, e não vi nenhuma entrada HDMI ou vídeo componente disponíveis. Se for este o caso, então não vai ser possível conectar ali um Blu-Ray player, e mesmo que fosse, o áudio ficaria restrito aos sinais de Dolby e DTS convencionais. As especificações que eu li também não apontam para uma entrada de áudio convencional, o que impede você de ligar a saída de áudio do seu notebook.

    Em todo o caso, seria melhor você ligar para a Philips e fazer uma consulta mais detalhada sobre estes tipos de conectividade.

    Os outros equipamentos são sistemas mais convencionais e portanto a conectividade com equipamentos externos é maior.

    De qualquer forma, para expansão para um Blu-Ray, por exemplo, o cuidado na parte de áudio é a seguinte: ou o receiver decodifica codecs como Dolby TrueHD e DTS-HD ou ele tem entrada analógica multicanal 5.1. 6.1 ou 7.1, caso contrário você fica restrito ao Dolby e DTS convencionais.

    È difícil prever a diferença de performance entre esses equipamentos, sem ter a chance de ouvi-los, em qualquer tipo de ambiente.

    E eu estaria lhe enganando se dissesse que a instalação de um home theater é simples, porque não é. Isso em absoluto não quer dizer que você não possa fazê-la, até pelo contrário, mas vai lhe exigir um pouco de paciência no início com os ajustes necessários.

  196. Sr. Paulo achei excelente as explicações do seu site. Queria que o sr. me tirasse uma dúvida: vou comprar um home theater e estou em dúvida de 3 modelos:

    I – Home Theater Soundbar Ambisound c/ HDMI e USB HTS6100 Philips; II – HOME THEATER IN A BOX ONKYO HT-SR4100; e III – Yamaha YHT-390 Home Theater.

    Gostei muito do philips por ser mais simplificado de instalar e sem fios, mas queria saber se é possível ligar outras fontes nesse HT, como um blue-ray e um notebook (audio), pois como o HT é todo integrado não sei se isso é possível.

    Em relação aos outros dois queria saber se eles são de difícil configuração ou se são simples de instalar e utilizar, bem como se é possível e fácil fazer uma conexão com o notebook e blue-ray.

    Por fim, entre os três qual seria melhor para um ambiente pequeno (11m2) e qual deles tem uma melhor qualidade, ou se tal diferença é muito perceptível.

    Obrigado,

  197. Oi, Amanda!

    Tudo depende de que tipo de teste você quer fazer. Habitualmente, a música multicanal é distribuída nos canais da frente, com pouco ou quase nada no surround. Entretanto, você pode recorrer a discos da DTS, com música do seu gosto, que fazem uso extenso de canais surround esquerdo e direito.

    Alguns desses discos estão no formato de CD e outros em DVD-Audio, mas esses últimos são acompanhados de trilhas em DTS 5.1 e podem ser usados em qualquer aparelho de DVD.

    Outra possibilidade é baixar arquivos deste site: http://www.sr.se/cgi-bin/mall/index.asp?ProgramID=2446.

    Lá você encontra tanto gravações de teste quanto de música, em Dolby ou DTS 5.1 e 6.1. Os arquivos disponibilizados são para fazer um CD-R/RW e não DVD. No site existem instruções de como fazer isso, mas é basicamente pegar o arquivo wav para autorar um CD de música. Para reprodução, use somente a saída digital do leitor ligada ao seu home theater, e nunca a analógica! Dá um pouco de trabalho, mas compensa. Você inclusive vai notar logo a qualidade das gravações!

  198. Oi, Luan!

    A forma mais tradicional de se conectar um aparelho de TV num receiver, amplificador, etc., é por meio da saída estéreo analógica das mesmas. A maioria das TVs tem pelo menos uma, e algumas das mais atuais até mesmo uma saída digital.

    A TV analógica brasileira trabalha com áudio estéreo FM, e com canal secundário de áudio (SAP). Dependendo do programa, a qualidade pode ser bastante razoável, e para obtê-la basta ligar a saída estéreo da TV em alguma entrada estéreo do seu HT.

    Uma outra coisa que você fazer é acionar o decodificador Dolby ProLogic do seu HT. Se a emissora transmitir um filme em dois canais, é bastante provável que seja Dolby Stereo e assim você ganha surround por conta!

    Se você investir em um conversor para DTV, vai conseguir de novo um som digital multicanal, dependendo da emissora. Em São Paulo, até onde eu sei, as ofertas neste particular são bem mais generosas.

    Espero que te ajude. Abraços…

  199. Bom noite Paulo,

    Eu comprei um HT e gostaria de saber como faço para usar o mesmo como auxiliar da TV,eu não tenho TV paga…e só sei como usar o mesmo como auxiliar com TV paga,com aquele aparelho digital,sendo que assim fica perfeito.
    Só que de uns tempos para cá eu não possuo mais TV paga,agora como faço para usar o meu HT direto na minha TV de 29 sendo que ela tem uns 10 anos de uso…mas a mesma tem entrada audio e video só que não sei como faço para usar o meu HT como auxiliar da TV!!!

    Qualquer ajuda já é bem vinda…
    Abrass…!!

  200. Valdenir,

    Equipamentos como este Philips HTS6500 trabalham com algoritmos proprietários, cuja base vem da época em que se fizeram simulações de multiplicação de canais por um número mínimo de alto-falantes. Para você ter uma idéia, uma das primeiras tentativas nesta direção foi a de simular estéreo com apenas uma caixa acústica, e isso lá pela década de 30 do século passado.

    O problema é que, para que isso funcione como projetado pelo seu designer, é preciso que se instale o número exato de caixas que irá fazer a simulação pretendida, neste caso duas, porque o subwoofer, não tendo direcionalidade, não conta.

    Por outro lado, fazer ligações, com fios de alto-falantes na mesma saída, para mais do que duas caixas, pode te acarretar uma mudança de carga tal que as saídas do equipamento acabem queimando. O procedimento é arriscado e pouco recomendável, principalmente para quem não tem noção do que está fazendo.

    E isso tudo significa que, se você acha que mais do que duas caixas acústicas serão necessárias para o seu ambiente, o ideal e correto será instalar um equipamento convencional, que são projetados especificamente para som multicanal.

  201. Paulo

    Adquiri um HT HTS6500 qu evem apenas com duas caixas, para serem colocadas na frente, mas gostaria de colocar aquelas caixinhas atrás também posso fazer adaptações como como seria a melhor forma.

    grato..

  202. Olá, Frederico!

    Infelizmente, eu perdi a sua resposta toda, por conta de algum problema no site. Assim, vou ter que resumir o texto:

    As diferenças entre Blu-Ray e HD-DVD estão extensamente escritas na maioria dos fóruns da Internet. O HD-DVD acabou como formato de alta definição no início de 2008. Se você não o conhece, então nem precisa mais se preocupar com ele.

    Sobre SACD, existe um texto recém publicado, que você pode dar uma lida: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/12/17/dsd-e-formato-para-gravar-e-masterizar-com-qualidade/

    Não recomendo leitor híbrido para ninguém, e isso inclui o Samsung BD-UP5000, a não ser que você tivesse uma coleção de HD-DVD sem uso em casa.

    E a respeito de recomendações sobre marcas e modelos de leitores Blu-Ray, eu preciso esclarecer que não tenho como fazê-lo, porque não sou jornalista, analista, ou algo parecido. Eu dependo de mim mesmo, para estudar e escrever, me baseando exclusivamente nos testes que eu faço com a ajuda dos amigos.

    O Blu-Ray é um formato maduro, mas ainda tem muito para evoluir e aperfeiçoar. Antes de comprar seu leitor, pergunte ao fabricante sobre o suporte pós-venda. A prática tem mostrado discos que não tocam ou tocam errado, sem uma atualização de firmware e isso só o fabricante pode te dar.

    Se ainda não passou da hora de investir em Blu-Ray, então eu ficaria grato a quem me esclarecesse porque o Roberto Carlos foi lançado lá fora (http://www.blu-ray.com/movies/movies.php?id=2514) e aqui nem sombra de fabricação de discos!

    Sobre SATA, você se refere ao barramento? Todos os leitores Blu-ray e computadores pessoais passaram para SATA-2, que é o que o Blu-Ray usa.

  203. Amigo Paulo, como tem passado?
    Espero que bem,igualmente aos seus familiares.

    Antes de mais nada um Feliz Natal e uma Próspera entrada de Ano Novo adiantada…rs.

    Amigo, suas dicas sempre me são de extrema valia e gostaria muito de me aprofundar um pouco em mais uma, se assim me permitir tomar seu precioso tempo:

    Tem muita vontade em adquirir um reprodutor de Blu-Ray (talvez um sistema de Home), mas para tanto, gostaria de entender contigo um pouco mais da nova tecnologia.

    Quais as diferenças entre o Blu-Ray,o HD-DVD e o SACD?

    Por que muitas pessoas preferem adquirir um Playstation 3 do que um reprodutor de Blu-ray?

    Ouvi dizer que os reprodutores da SATA são mais rápidos que outros, pois existem diferentes modelos de reprodutores Blu-Ray?

    O que vc me diz do novo home da Samsung, o BD-UP5000 Duo HD Player? Será que já existem Gravadores de Blu-Ray?

    E por fim,qual sua sugestão para adquirir um bom reprodutor desta ainda tão inexplorada tecnologia…ou será que ainda não é o momento?

    Me perdoe as dúvidas, mas só uma ajuda de um profissional de gabarito para entender essa complexidade.

    Muito obrigado e fico no aguardo de uma breve resposta.

    Desde já, aceite um grande abraço!

  204. Caro Leandro,

    A sua TV Samsung provavelmente tem uma saída analógica de dois canais (estéreo), que deverá então ser ligada na respectiva entrada do 210. Isto resolve o problema de ouvir os programas da TV no sistema que você montou.

    Note que a saída HDMI carrega imagem e áudio. Se isso atrapalha a reprodução de filmes multicanal (DVD) no 210, desligue a saída de áudio da conexão HDMI no setup do 210, para evitar ficar restrito a apenas dois canais, ok?

  205. Caro amigo,

    Comprei um HT210 da Sansung, um produto de excelente qualidade mas to com um problema para ouvir o som da TV no Home.
    Minha TV é uma Sansung de LCD 40 com sistema Anynet, porém não possui sistema Full HD. Quando estava instalando meu Home, na parte que diz para ligar um cabo optico para que eu possa ouvir o som da TV no Home, comprei o tal cabo mas a minha TV nao tem entrada para o mesmo.
    O que preciso fazer ou como devo ligar o meu Home na TV para que funcione.

    PS. O Home Esta ligado na TV pelo sistema HDMI.

    Me ajude.

    Abraço

  206. Olá, Andre!

    Em primeiro lugar, obrigado pela leitura.

    Eu estive dando uma olhada nas especificações do Sony DDW7000, e notei que ele é produto montado para trabalhar em conjunto com seus componentes e sem muita flexibilidade para alguns tipos de aplicação. Por exemplo: a entrada HDMI passa áudio e vídeo, de tal forma que você possa fazer uso de um leitor de Blu-Ray, mas no que tange ao áudio nenhum dos codecs novos (Dolby TrueHD ou DTS-HD)será decodificado pelo DDW7000, o que obriga o usuário a convertê-los previamente para LPCM multicanal. Quer dizer, a Sony está te convidando para ligar ali um PS3 ou algo semelhante. Aliás, a única opção para 7.1 é essa, porque as entradas analógicas estão limitadas a 6.1, eu não entendi por que!

    Sobre a capacidade de conversão de vídeo, eu acho que você pode passar facilmente sem ela, e eu explico porque: atualmente não há chance de se ter 1080p, a não ser por cabeamento HDMI, o que implica dizer que qualquer sinal de vídeo abaixo de 1080p pode ser transmitido por HDMI, e neste caso acho até que é, como o áudio, a melhor solução, se você não esbarrar nos problemas deste cabeamento que eu já citei nesta coluna. Se você fizer isso, não vai mais precisar de cabo coaxial ou ótico, irrespectivo da aplicação (Blu-Ray, DVD, satélite, etc.).

    Agora, vamos tentar responder às suas perguntas:

    1 – O display do seu HT não deveria indicar som multicanal (assumindo-se LPCM), porque o DVD não tem capacidade para este tipo de sinal. O máximo que o DVD comercial comporta é LPCM estéreo, geralmente de 48 kHz até 96 kHz. É até possível usar mais do que dois canais em LPCM, mas eu nunca vi um DVD com isso. O DVD usa principalmente Dolby Digital ou DTS como codecs de áudio para até 5.1/6.1.

    2 – A Sky e outras distribuidoras de canais por assinatura apenas repassam o sinal de fonte. A maioria das estações usa LPCM estéreo, enquanto que outras usam Dolby Digital 2.0 ou 5.1, dependendo do programa.

    3/4 – Cabos óticos e coaxiais executam a mesma função, que é a de transmitir sinais digitais entre equipamentos. E a propósito disso, eu posso te garantir que esta estória de que o cabo ótico é melhor está completamente equivocada, e sem base técnica em coisa nenhuma. Na realidade, para a passagem de sinal por cabo ótico é preciso um circuito capaz de converter sinal elétrico em ótico e vice-versa, um transmissor e um receptor, enquanto que o cabo coaxial faz a mesma coisa sem precisar de conversor nenhum! Além disso, a fragilidade de um cabo ótico é infinitamente maior do que a do cabo coaxial: quando ele quebra por dentro (basta dobrá-lo sem o necessário cuidado) ele para de funcionar na hora. Para um cabo coaxial, basta se usar um bom cabo de vídeo, com impedância de 75 ohms e boa blindagem, mais nada! Ambos os cabos estão limitados para Dolby e DTS convencionais e LPCM estéreo. Qualquer outra aplicação, só é possível se obter resultados com HDMI ou passar o sinal decodificado no leitor por saída analógica.

    Espero ter ficado claro!

  207. Prezado Paulo,
    Primeiramente parabéns pelo seu ótimo artigo! Recentemente adquiri os seguintes equipamentos:
    Tenho uma TV Sony, um HT Sony DDW7000, gravador de DVD Philips 3380 ligado no HT via cabo coaxial para audio e Vídeo componente e um decodificador da antena Sky com cabos convencionais RCA.

    Uma das coisas que senti na pele quando comprei esse HT foi que poucos Home Theathers aceitam um vídeo de uma forma (exemplo Vídeo componente) e saída de outra (exemplo HDMI). A maioria, disse o técnico entra de uma forma e sai da mesma forma. O Onkyo SR705 aceita essa configuração. Isso é um ponto importante a se observar, não acha?

    Seguem algumas perguntas sobre multicanal:
    1) Nem todos os DVDs que reproduzo acende a luz de Multicanal, mas quase todos acendem Dolby Digital. Tem algum lugar que possa verificar na capa do DVD se o som é multicanal?
    2) O decodificador da Sky tem saída coaxial para audio, mas quando liguei no HT não processou multicanal. Pega apenas em alguns canais ou deveria sempre ter multicanal?
    3) Como esse HT só pega 1 entrada coaxial e duas digitais estou querendo comprar um conversor coaxial para digital e ligar no HT, pois dizem que a qualidade do audio é bem melhor que RCA.
    4) O multicanal funciona com RCA e entrada ótica ou apenas Coaxial?

    Obrigado pelas informações.

    Grande abraço,
    André Ribeiro.

  208. Caro Fabio,

    Eu não conheço especificamente este modelo da Denon, mas opiniões específicas podem ser facilmente encontradas em sites como o CNET (http://www.cnet.com.au/hometheatre/avreceivers/0,239035706,339275105,00.htm). Eu conheço outros modelos Denon, e todos têm em comum uma excelente performance de áudio, guardadas as devidas limitações, porque a maioria dos A/V receivers é projetada para filmes e não música. Mesmo assim, eu endosso, ao contrário dos puristas, o seu uso para música também, e creio que você não irá ficar decepcionado.

    Este modelo da Denon está limitado a codecs convencionais, mas tem entrada analógica multicanal, o que te permite ligar ali Blu-Ray/SACD/DVD-Audio.

    Caixa acústica, isso já é um outro e muito maior problema. Note que a qualidade das caixas têm uma das maiores influências sobre a performance do áudio, por se tratar de um tipo de transdutor que trabalha sempre em condições muito críticas. E é por isso, em última análise, que eu não me atrevo a recomendar marcas ou modelos, sem tê-las ouvido primeiro e por um longo período de tempo, coisa que não posso fazer porque eu não sou reviewer e portanto não recebo equipamento de nenhum fabricante, para fazer os necessários testes auditivos.

    As poucas Sony que eu ouvi em lojas especializadas, sinceramente, eu não gostei. Uma delas usava tweeter de corneta, que é uma coisa perigosa e arcaica, na minha opinião.

    Agora, uma caixa que eu ouvi e que tem boa reputação entre audiófilos é uma BSA de torre (http://www.bsaaudio.com/produto_cat.asp?id=63). Eu a ouvi na casa de um amigo, com um material crítico e ela soa com algumas limitações na parte de cima do espectro de áudio, mas no geral é bem melhor do que qualquer Sony que eu tenha tido chance de colocar nos ouvidos. Acho que vale a pena dar uma pesquisada nisso, porque eles têm uma variedade de modelos e preços generosa. A BSA é fabricada no Brasil pela Bravox, e exportada. Eles usam o clássico design de alinhamento DAppolito (http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_D%27Appolito) em todos os modelos.

    Sobre impedância, tudo vai depender da tolerância na saída do Denon, mas não acredito que você precise se preocupar com isso. Idealmente, as caixas deverão ter impedâncias de carga mais próximas umas das outras, mas se houver diferenças de eficiência por conta disso, é possível balancear as mesmas com o uso do ruído de teste do próprio receiver. As saídas dos A/V receivers são protegidas contra curto, o que evita queimá-las por problemas de fiação ou carga.

    E finalmente, o que eu te sugiro é usar caixas de duas ou três vias (com isso você praticamente joga as Sony fora da sua cogitação), com o timbre o mais próximo possível, principalmente nas caixas frontais. Num sistemas 7.1, o recomendável é instalar as quatro caixas surround (surround e surround back) e não se esqueça de escolher um bom subwoofer.

    Espero ter ajudado. Ouça, se possível, antes de comprar!

  209. Dr. Paulo

    Acabei de encontrar uma pessoa vendendo um jogo de 5 caixas Sony cujas especificações são as seguintes:

    2 FRONTAIS e 2 TRASEIRAS MODELO SS-V325

    Sistema Full range, tipo Bass reflex, magneticamente blindadas

    Unidade de alto-falantes 5,5 x 11cm, tipo cone
    Impedancia Nominal 8 ohms
    Potência Nominal 100watts
    Nível de sensibilidade 87 dB ( 1 W, 1m)
    Faixa de frequência 90 Hz – 20.000Hz
    Dimensões(LxAxP) Aprox. 70 x 152 x 126 mm
    Peso Aprox. 0,83 Kg cada caixa

    1 CAIXA CENTRAL MODELO SS-CN325

    Sistema Full range x 2, tipo Bass reflex, magneticamente blindadas

    Unidade de alto-falantes 5,5 x 11cm, tipo cone
    Impedancia Nominal 8 ohms
    Potência Nominal 120watts
    Nível de sensibilidade 87 dB ( 1 W, 1m)
    Faixa de frequência 90 Hz – 20.000Hz
    Dimensões(LxAxP) Aprox. 300 x 78 x 126 mm
    Peso Aprox. 1,6 Kg cada caixa

    Estas seriam boas opções para completar o sistema 7.1 aléms das duas caixas frontais estéreo?

    Obrigado e abraço!
    Fabio

  210. Olá Dr. Paulo!

    Sou músico de SP e estou montando omeu primeiro HT. Comprei um Receiver DENON 1707 (7.1) e gostaria de saber 2 coisas:

    – Se o senhor conhece este modelo e o que acha dele;
    – Quais caixas seriam indicadas para um bom funcionamento com este aparelho?

    Meu uso principal será evidentemente música, por isso sei que devo ter duas boas caixas frontais certo?

    Gostaria de sugestões que não pesassem muito no bolso mas que ao mesmo tempo não subestimassem a qualidade do receiver.

    Tenho dúvidas também sobre ohms…
    O receiver trabalha da seguinte maneira:
    Center, Surround e Surround back / ZONE2 – 6 ~ 16 ?/ohms
    Front A, B – 6 ~ 16 ?/ohms
    Front A+B – 12 ~ 16 ?/ohms

    O que pode acontecer se eu ligar algumas caixas de 6 ohms e outras de 8 ohms, por exemplo?

    Abraço!
    Fabio

  211. Giuliano,

    Aqui mesmo nesta coluna eu já publiquei um artigo sobre HDMI, cuja leitura talvez possa ser do seu interesse: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/12/06/audio-por-hdmi/

    Na realidade, o sinal que volta no cabo HDMI é o do handshake entre os programas de comunicação entre o transmissor e o receptor.

    A idéia conceitual de uso de um só cabo não é nova nem está errada, porque ela visa facilitar conexões complicadas aos não iniciados.

    O problema maior é que não se trata de uma simples conexão elétrica! O protocolo HDMI é projetado para a transmissão de dados por pares trançados, em paralelo e sem correção de erros prevista, e isso ocorre de tal forma que, se o sincronismo de sinal entre os vários canais for perdido, o sinal é perdido como um todo. Por isso e por outros tantos fatores, até mesmo técnicos experimentados estão tendo toda sorte de problemas com o HDMI, coisa que, aliás, nos foi alertada pelo site da Secrets, e muita gente boa achou que era exagero deles!

    Mas, do jeito como as coisas estão indo, isso tudo não tem volta, e a gente vai ter que quebrar a cabeça e se armar de paciência, para o enfrentamento dos problemas do HDMI.

    Muita gente também ainda não se deu conta de que sinal de DTV e da HDTV correspondente (1080i) passa por video componente e é duzentas vezes mais estável!

  212. Caro Paulo,

    Muito obrigado pelo esclarecimento.

    Na verdade eu achava que os cabos HDMI, extamente por serem uma novidade e por falarem mundos e fundos deles, fossem uma via dupla, isto é, envio e recepção de sinal de áudio e vídeo; daí somente eles serviriam.

    Mas irei comprar um cabo RCA mesmo.

    Mais uma vez obrigado.

    Giuliano

  213. Caro Giuliano,

    Em primeiro lugar, uma correção que se faz necessária: a sua TV LCD tem entradas, e não saídas HDMI. É importante anotar isso, para evitarmos confusão. Note que o trajeto do sinal é do seu equipamento periférico (HT e set-top box Proview) para a TV e não o contrário.

    Se você quiser ouvir o som da TV nas caixas do seu HT, será preciso usar um cabo estéreo RCA-RCA, analógico, ligando a saída de áudio da sua TV para uma entrada estéreo equivalente do seu HT. Normalmente, a saída de áudio da TV tem volume fixo, então o controle de volume será o do HT.

    Então, recapitulando, o HT e o conversor têm ambos saídas HDMI, que serão conectadas nas entradas HDMI da sua TV LCD. Com isso, DVD e o set-top box deverão ser vistos pressionando-se o controle TV/Video ou equivalente, do remoto da TV.

    O áudio do set-top box irá, no caso, direto para a TV. Quando a entrada do mesmo for acionada, este áudio estará disponível também na saída analógica da TV, mas que agora estará ligada a uma das entradas estéreo do seu TV. Assim, você pode ter o som do set-top box no sistema de caixas também, ok?

    Espero ter lhe ajudado. Qualquer dúvida, por favor poste novo comentário.

  214. Bom dia Paulo,

    Estou com umproblema que deve ser dos mais fáceis e simples de resolver, mas que está me gerando dor de cabeça.

    Tenho uma LCD Phillips 32 com 2 saídas HDMI, um home theater Samsung com 5 caixa e daqueles que já vem com tudo: DVD, rádio, karaokê, etc; e tenho um conversor digital Proview XP-1000.

    Todos os aparelhos possuem saída HDMI e eu tenho 2 cabos.

    Se ligo só a TV no home, o som não sai por ele; e se ligo o conversor na TV o som tb não sai pelo home.

    Na TV, para acessar o HDMI é necessário selecionar como uma saída de vídeo (TV/Vídeo, junto com os AVS) e daí ir até a saída HDMI ligada ao home; mas quando estou vendo só TV não estou naquele HDMI e sim na TV mesmo.

    Pegunto-lhe, como fzer para ligar os 3 aparelhos ou a TV no home, saindo o som de programas da TV pelas caixas do home, utilizando apenas os cabos HDMI ???

    Agradeço desde já pelo site e pelas informações.

    Giuliano

  215. Prezado Rogério,

    Note que eu não recebo equipamento de nenhum fabricante para testar, e por isso só o faço com os meus próprios recursos e com a ajuda dos meus amigos, que são super generosos comigo. Em função disso, as opiniões a seguir são limitadas ao que eu já vivi e conheço:

    Neste momento, em termos de A/V receiver você estaria muito bem servido com modelos da Onkyo ou da Denon. E em qualquer hipótese, é aconselhável investir nos modelos capazes de receber som multicanal em LPCM, e melhor ainda, se obedecerem ao padrão HDMI versão 1.3 e com capacidade de receber e decodificar os novos codecs lossless dos discos Blu-Ray (Dolby TruHD e DTS-HD MA).

    Para quem não sabe, a Bravox fabrica caixas com a marca BSA, para consumo interno e exportação. Eu ouvi um par delas, em formato de torre, e gostei muito do equilíbrio tonal. Essas caixas usam a chamada configuração DAppolito (http://soundberry.com/0_000065.html), que consiste de um array MTM (Mid-range-Tweeter-Mid-Range), com uma dispersão bastante interessante. Eu cito a BSA, porque está cada vez mais complicado comprar caixas de fora, sem poder ouvi-las adequadamente. Eu já ouvi muita caixa de alta reputação por aí (prefiro não citar marcas nem modelos) soando desequilibradas e às vezes com distorções inacreditáveis.

    O ideal é ver e ouvir, antes de comprar. Mas, as ofertas são boas, para uma montagem satisfatória, se você tiver a necessária paciência.

  216. Olá amigo,

    Fico feliz encontrar um espaço para esse tipo de informações,dessa forma, aproveito para pedir ajuda quanto à escolha na compra de Home Theater de qualidade, tenho algumas caracteristicas importantes tais:
    Sala relativamente grande;
    Boa marca;
    Entre outros.

  217. Olha, Juan, como já comentei antes, qualquer equipamento que simule 5 caixas não pode ter a mesma capacidade de dispersão do que as cinco caixas reais espalhadas pela sala. Mas também pode não oferecer um som tão precário assim, que lhe impeça de curtir teu filme num ambiente pequeno ou num ambiente maior, onde a instalação de caixas, principalmente surround, sejam indesejáveis pelo usuário (ou pela mulher dele, que costuma ser o caso, pelo menos com vários dos meus amigos).

    O que eu posso e devo aconselhar a quem partir para um sistema alternativo é tentar ouvir antes de comprar.

    As técnicas e métodos de simulação de ambiência são mais velhos que nós todos aqui reunidos. A diferença é que hoje em dia a sofisticação alcançada pelo processamento em ambiente digital é extraordinária. E isso inclui até mesmo equipamentos de preços mais baixos, vai depender muito dos chips e algoritmos implementados nos mesmos.

    E finalmente, como essa coisa de áudio é muito pessoal, eu acredito que o ideal é que o ouvinte (no caso, você) saiba se lhe agrada ou não o que a Philips lhe oferece com o nome de Ambisonics. Eu nunca ouvi este método em particular, mas mesmo que o tivesse feito, não lhe traria vantagem alguma em dar uma opinião totalmente subjetiva sobre ele.

    Abraço do
    Paulo Roberto Elias.

  218. Caro Paulo Roberto Elias,

    Primeiramente meus parabéns por seus vasto conhecimento em HTs e sua paciência e altruísmo em ajudar a todos nós, carentes de know-how na área.

    Em segundo lugar, gostaria que você me aconselhasse sobre minha pretensão de compra do HT Philips HTS6500/55 Ambisound (já citado aqui por Jania).
    Estou pretendendo adquirir um HT essa semana ainda e este modelo está quase me conquistando.

    O HT será conectado em minha TV LG LCD de 32 com conexão HDMI, a qual está disposta em meu quarto, o que dificulta a alocação de cinco ou mais caixas.

    Desde já agradeço a atenção e disponibilidade,

    Juan.

  219. Oi, Alex!

    Eu acredito que sim. Qualquer sistema com caixas muito pequenas tendem a usar cortes de freqüência muito altos, para evitar que os satélites queimem os alto-falantes, frente à alta demanda de graves das trilhas sonoras dos filmes.

    O que eu posso (e devo) te sugerir é não abusar do volume, e como o ambiente é pequeno eu creio que não haverá problema em fazer isso.

  220. Professor,

    Tenho uma sala pequena e estou querendo comprar um ht ss 1100 da Sony. Estou fazendo um bom neg[ocio.
    Aguardo sua resposta.

  221. Prezado Fredd,

    Com relação ao DVD Pioneer, ele teria que ser conectado a um A/V receiver ou equivalente. No caso, a saída ótica serve para transmitir o sinal digital que é lido no disco, para ser interpretado pelo decodificador interno do receiver. A saída de vídeo componente é para transporte do sinal de vídeo original do DVD (YPbPr), na forma analógica, para, por exemplo, uma TV que tivesse uma entrada correspondente. Visite o meu site, se for possível, para ver fotos deste tipo de cabo.

    Só que você já tem um sistema integrado, o LG LH-T552TB, e deste modo ele deve ser montado junto com a sua TV, com cabos vídeo componente se a TV aceitá-los. Seria inclusive uma forma de montar o seu sistema mais rapidamente.

    Se, entretanto, a qualidade deste LG não lhe satisfaz, a solução seria mesmo montar o sistema parte por parte, como lhe indiquei acima. Os detalhes desta contrução eu não poderia lhe relatar num espaço tão curto quanto este, mas os manuais dos receivers costumam estar cheios de diagramas de conexões, e esta seria a primeira coisa a se fazer, depois de comprar o equipamento. Se você, ainda assim tiver dificuldade para tal, os sistemas integrados mais sofisticados (sem o DVD player) costumam dar resultados razoáveis, e existem vários modelos nas lojas especializadas, que você poderá consultar.

    Sinceramente, não sei se esta ajuda lhe será suficiente, porque o assunto é muito amplo e vai lhe exigir um pouco de paciência para dominá-lo totalmente.

    Abraço do
    Paulo Roberto Elias.

  222. Caro amigo Paulo;

    Meu nome é Fredd e,navegando pela net, me deparei com a sua página e gostaria muito de uma ajuda pessoal, em relação aos aparelhos que possuo, pois sou extremamente leigo nesses assuntos, mas gostaria de melhorar minha imagem e som.

    Tenho:

    1. DVD Player Pioneer DV-588A (Divx Vídeo)
    2. Home Teather LG DVD Receiver Modelo LH-T552TB

    Bom, a 1ª pergunta é se posso transformar meu DVD pionner em um home teather e como faço isso? Ele possui saida optica digital, o que siginifica isso e como aproveitá-la? E as outras saidas, como por exemplo de Video componente, como utilizá-la e pra que serve?

    A 2ª pergunta, seria em relação ao Home Teather da LG…Como posso aproveitar suas funções de imagem e som ao máximo?….Ele não tem saída HDMI, porém, gostaria de ouví-lo em som digital, é possivel?

    Tenho uma TV LCD Samsung 40 Full HD e conversor digital TeleTech…O que posso fazer em relação a imagem pelo home e tbém em relação ao som?

    Percebo que na leitura de dvds, meu pionner é melhor que o home, por esse motivo gostaria de transformá-lo em home, porém, acredito que eu quem não saiba utilizar ambos..rs.

    Me perdoe as dúvidas, mas só uma ajuda de um profissional de gabarito para entender essa complexidade.

    Muito obrigado e fico no aguardo de uma breve resposta.

    Desde já, aceite um grande abraço!

  223. Caro Denis,

    Eu imagino que você já esteja se dando conta de que existem equipamentos para todas as faixas de público, principalmente no que concerne à uma suposta praticidade e faixa de preço.

    Se a gente encarar esta coisa com ponta de faca, para início de conversa qualquer A/V receiver seria, em tese, inaceitável. Mas, na prática, isso não funciona assim, e muitos equipamentos mais baratos podem atender ao que usuário deseja, que é conciliar qualidade a preço.

    Em tempos imemoriais, a maioria dos entusiastas que eu conheci em forums americanos evitava o pacote que se convenciona chamar de home theater in a box, mas eu já vi peças deste tipo com um funcionamento razoável.

    É claro que se eu tivesse que fazer uma montagem a meu critério eu iria procurar componentes que me dessem qualidade de decodificação, amplificação e caixas adequadas, e aí a pessoa se perde pela pouca quantidade oferecida no país, e preços não muito convidativos, até por conta das taxações de importados.

    A solução intermediária seria recorrer a um equipamento de marca, como você pensa em fazer agora, mas sem os comprometimentos derivados do custo, nos equipamentos menores. E isso, note bem, não tem nada a ver com o tamanho do espaço físico e sim com as características (positivas ou negativas) do ambiente onde o equipamento seria instalado. Em princípio, equipamentos mais potentes e mais caros tendem a soar melhor. Se a qualidade é fator que lhe interessa, então o investimento compensa, porque as trilhas sonoras dos filmes costumam ser extremamente demandantes, principalmente nos graves da fonte (LFE, por exemplo).

    Se você for partir para um conjunto Sony, um alerta: nos que eu já vi, as entradas HDMI não processam nem áudio nem vídeo, ou seja, são um passthrough que não serve para Blu-Ray ou equivalente (na minha opinião não serve para nada).

    Finalmente, a questão conjugal que você cita merece um comentário, se você me permite: trata-se de um problema histórico, dos maridos que gostam de gastar dinheiro em novidades eletrônicas, e gadgets desta natureza. Os americanos chamam isso de WAF (Wife Acceptance Factor), e os equipamentos de áudio e vídeo sempre foram classificados desta maneira. Um exemplo de equipamento que costuma hoje em dia ter um WAF muito positivo são essas TVs do tipo painel, e pelo design delas a gente entende por que. E uma coisa que tem WAF zero é aquela coleção de cabos e fios, que ficam à mostra pelo ambiente da sala!…

  224. Parabéns por esta iniciativa de trazer até nós informações valiosas a respeito de receivers e home-theaters, em geral. Gostaria de aproveitar este espaço para fazer uma indagação, e se Vossa Senhoria pudesse me ajudar ficaria imensamente grato. Estou na iminência de comprar um sistema de áudio para minha nova casa, e estou pensando seriamente em comprar um sistema de som que consiste em um Receiver Sony (com entrada HDMI), que vem acompanhado de sete caixas. Sei que não é muito barato, mas me parece ser muito mais apropriado para se ter um som de qualidade, do que estes Home-Theaters com DVD acoplado, onde nem mesmo podemos ter o controle dos graves e agudos a serem ouvidos. Estou certo? O que me preocupa (e é claro que a resistência da minha cônjuge pesa nisso), é se não seria exagerado um sistema de som desta natureza para uma sala de mais ou menos uns vinte metros quadrados. Será que um sistema convencional de home-theater não seria mais adequado? Desde já, garto pela atenção. Denis.

  225. Samanta,

    Nada de subwoofer passivo! A quantidade de graves que corre pelo LFE recomenda amplificação própria e dedicada. Seja qual for a sua escolha de modelo e marca, se você está à procura de um melhor grave, procure ver no fabricante qual é o pico de potência que o subwoofer é capaz de dar. Não que isto seja sinônimo de qualidade, mas te dá uma idéia de como o subwoofer vai se comportar quando houver sobrecarga na linha. Por exemplo, um sub com amplificador de 150 Watts RMS pode, em alguns momentos, chegar a 500 Watts RMS, sem clipar. Note que é a qualidade do amplificador que te interessa, porque os alto-falantes são desenhados para aguentar potências altas.

  226. por favor, estou em dúvida em comprar um ht de
    880w 6.1 com subwoofer ativo de 140w da sony
    ou um ht de 1200w com subwoofer passivo de 340w da samsung. o voce me recomendaria.

  227. Prezado Carlos,

    A maioria dos home theaters começa pela escolha do sistema de amplificação, se isolado ou integrado, na forma de um A/V receiver, se multi amplificado, ou ainda se como parte integrante de um conjunto contendo todo o sistema (leitor, decodificador, amplificador e caixas), como são os chamados home theater in a box.

    É perfeitamente possível prever a reprodução de conteúdo musical, mantendo o setup feito para cinema. Este é, aliás, o espírito que norteia os formatos desenvolvidos pela Dolby e pela DTS, chamados de Dolby ProLogic I ou II, music mode e DTS Neo, no mesmo modo.

    Em ambos os formatos, a idéia é expandir o campo sonoro para as laterais, com a interação de parte da informação fora de fase para os canais surround esquerdo e direito, ao mesmo tempo em que usa o canal central para aumentar a solidez do campo sonoro principal (palco sonoro virtual criado pelas caixas frontais). Se você não for um daqueles audiófilos puristas, eu me arrisco a dizer que provavelmente irá gostar muito do resultado!

    Os dois formatos prevêm fontes estéreo (de 2 canais, como CDs) ou programas multicanais matriciais, codificados com Dolby ProLogic, Circle Surround, Spatializer e outros semelhantes. E isso inclui também programas discretos, até 5.1, irrespectivo da fonte ser Dolby, DTS, SACD, DVD-Audio ou até Blu-Ray.

    Em última análise eu lhe diria que, diante da realidade de espaço em casa da maioria das pessoas, a instalação de um home theater é uma das poucas que consegue integrar entretenimentos de áudio e vídeo como uma solução relativamente muito satisfatória, até mesmo para o estéreo de dois canais convencional. Tudo irá depender da qualidade do material usado.

  228. Parabéns ao articulista por seus conhecimentos e precisas colocações, sou totalmente ignorante em relação a homes, e por isso gostaria de saber se é possíve substituir um mini-sistem por um home para ouvir músicas e sonorizar um ambiente de festa familiar mantendo a mesma qualidade de som estéreo dos systens?

  229. Afonso,

    Eu fui olhar as especificações do Onkyo HT-SR600, ele é modelo com decodificador para o fundamental de DVDs (Dolby e DTS), portanto não é preciso investir mais para ter um leitor com decodificador próprio, a não ser que o leitor em questão tenha reprodução e saída para formatos como SACD ou DVD-Audio.

    O SR600 não tem conexões HDMI, e portanto se a opção existir no leitor, a ligação deverá ser feita direta na TV. Neste caso, é recomendável saber a priori se o leitor impede a saída de áudio por HDMI, ou se a saída coaxial e ótica são independentes, caso contrário é provável que você tenha problemas de reprodução de Dolby e DTS com o seu receiver.

  230. Caro Sr. Paulo Roberto Elias
    Primeiramente parabéns por seu grande conhecimento sobre home theaters , e pela precisao de suas respostas.Tem nos ajudado muito !!
    É o seguinte preciso de umas explicaçoes e ajuda na escolha de um bom DVD PLAYER. Pesquisando na net cheguei a conclusao de comprar produtos com bom custo x benefício, sendo assim, comprei uma tv plasma panasonic viera 42 TH-PV70LB e fiquei muito satisfeito com a imagem. Comprei também um home theater Onkyo HT-SR600 por indicaçoes de foristas, mas este nao chegou ainda. Agora nao me decido quanto ao dvd player, nao sei se precisa ter o decodificador dobly/dts embutido ou se o receiver recebe o sinal digital e faz o trabalho. Estou quase a comprar o modelo DVPNS708HP da sony pela qualidade da imagem, segundo tenho pesquisado e por um bom preço, mas n sei quanto ao som. Outro player que estou em dúvida é o Onkyo DV-SP 405, este um pouco mais caro e ja com decodificadores embutidos. Outra coisa que nao consegui ver é a voltagem do home theater e dos players , pois se nao forem bivolts acho que terei de usar um transformador , pois aqui é só 220v. Se precisar nao faço idéia de onde comprar , nem qual , nem preço. Bom sao estas minhas dúvidas, fico muito grato desde ja se puder me ajudar . Um grande abraço a todos.

  231. Oi, José Cesar,

    Ohms se refere a uma medida de resistência à passagem da corrente elétrica. Ela é usada muito em áudio, na determinação da impedância de alto-falantes, geralmente em torno de 4 a 8 ohms, dependendo do modelo. Se você quiser saber um pouco, eu lhe sugeriria algum livro bem básico de eletrônica ou então uma busca pela Internet, pelos respectivos sites.

  232. oi, meu comentário não é sobre o home theater, mas é sobre som, não entendo muito sobre ohms, mas gostaria de saber se tem como vc me explicar algo sobre??? Valeu!!

  233. Prezados Internautas,

    É uma lástima que esta coluna tenha ficado sem resposta, durante tanto tepo, e a única desculpa que eu poderia dar ao leitor é que o Webinsider foi compelido a passar por mudanças estruturais, e somente agora é que eu consigo receber regularmente os e-mails com as dúvidas do leitor por coluna, quando então eu posso me dirigir a cada caso, especificamente.

    Infelizmente, também, estou postando esta mensagem com muita pressa, porque eu tenho hoje um longo dia pela frente. Por isso, vou tentar responder o que puder, e peço, de antemão, minhas mais sinceras desculpas aos leitores!

    Jaina,

    Duas caixas soam bem, mas são vítimas de um processador de áudio digital (DSP) para simular 5.1 canais. A diferença, no caso, com um setup discreto (5 caixas e um subwoofer), ao invés de dois, é suficiente para justificar um investimento num sistema com mais caixas. Os sistemas com duas caixas são geralmente desenhados para quem não ambiente adequado ou não se interessa em instalar um sistema completo.

    Alexandre Alves,

    Se ainda for tempo, esqueça esta coisa chamada de equalizador gráfico, que isso é eletrônica do passado! Não é à toa que os equipamentos mais modernos abandonaram isso faz tempo!

    Rômulo,

    Use cabos de video componente, eles são o equivalente analógico do HDMI, e são capazes de ir facilmente até 1080i, caso o sistema permita.

    Marcelo,

    Dê uma passada no meu site, o Miragem, que lá você encontra os esquemas tradicionais de distribuição de caixas.

    Eudmar,

    Na história das montagens de home theaters, o uso de cabos coaxiais começou pelo preço. Hoje em dia, a justificativa é bem outra, e ela é baseada na maneira como o sinal digital é transmitido pelos dois cabos. No coaxial, em nenhum momento o sinal passa por qualquer tipo de conversão, seja no transmissor, seja no receptor, o que não é o caso do cabo ótico. Em distâncias curtas, como você mesmo coloca, este argumento é, pelo menos para os audiófilos e aficcionados, imbatível!

    E, novamente, mil desculpas pela demora. Qualquer outra dúvida, por favor escrevam.

  234. Olá!
    Vi por três vezes o colega priorizando o cabo coaxial na conexão digital (reprodutor/receiver) e caso não o tenha usar o óptico. Daí pergunto: Porque o coaxial é melhor opção? Se é fato das leis da física que o cobre recebe interferências eletromagnéticas e perdas (claro, em longas distâncias para ser perceptível, conforme fórmula matemática que não é o caso citar, já que a distância entre estes equipamentos é pequena), porque usá-lo ao invés de fibra óptica onde é um meio preparado onde não há perdas e o material condutor não está sujeito à interferências eletromagnéticas? Seriam as fibras ópticas que atravessam os oceanos para interligar redes (todas, além de satélites) uma escolha não melhor que cabos de cobre? Detalhe, não sou viciado em fibras ópticas, não tomo partido delas, apenas ainda não compreendo como tendo as duas opções, optaria por cabo coaxial. Um abraço e desde já obrigado pelo esclarescimento de seu ponto de vista.

  235. Olá !

    Tenho uma dúvida que acredito ser bem básica. Comprei um Kit Home Theater da Panasonic, já instalei tudo certinho, mas gostaria de saber a melhor distribuição das diferentes caixas.

    Atenciosamente,

    Marcelo

  236. Boa noite,

    Lendo as mensagens acima entendi que o cabo coaxial e uma boa opcao para a conexao de audio com qualidade. Pra a conexao de video quais seriam as mais indicadas?(nao possuo HDMI no meu receiver).
    O DVD player, aparelho de TV a cabo devem ser conectados ao receiver e apenos o mesmo e conectado a TV? E correto ter um sistema assim onde ate para um assistir um simples noticiario dependo do receiver estar ligado? Voce pode me dar uma orientacao do que e em que ligar cada aparelho do HT?

    Possuo um gravador de DVD, um aparelho de tv a cabo, um receiver A/V e uma TV de plasma de 42. Desde ja, muito obrigado por sua ajuda.

  237. Caro, Paulo Roberto,

    Migrei para um novo receiver e não consigo ligar meu equalizador no mesmo, o antigo tinha uma entrada Tape Monitor, porém esse mais novo não existe essa saida. Como faço para ligar o equalizador nessa receiver.

    Alexande Alves.

  238. Saudações colegas…
    Estou precisando desabafar….
    Aqui em Brasília tem a feira dos importados, chamada também de feira do Paraguay, lá tem muitas lojas especializadas em HOME, preferi comprar meu HT Sony 6.1 na rede oficial.
    Sou um completo anta em cabos e fios, resolvi contratar um profissional de HT para montar e configurar.
    Na feira me recomendaram 4 pessoas, as quatro marcaram dia e horário e não apareceram nem ligaram pra dar um desculpa. Dois outros foram indicados por um amigo meu, dono de uma rede e locadoras aqui, mesmo caso.
    Antes que alguém pense que eu seja um cara pão duro e chorão, não pedi desconto a nenhum deles, resido no Setor Sudoeste em Brasília, área nobre. Em média me pediram R$ 180,00 somente para configurar, nada de passar cabos.
    Agora por último contatei uma empresa do Lago Sul, se por acaso me derem outro bolo irei botar fogo no HT.
    Pergunto, só comigo isso, ou mão de obra especializada nisso e complicado deste jeito mesmo?
    Um abraço e me perdoem o detempero.
    Paulo Vidal

  239. comprei uma TV Digital 42, um DVD c saída S vídeo e um Home 5.1. Bom, quando da instalação fui informando qto a existência do cabo S vídeo para melhorar imagem do DVD , cabo de vídeo componente para melhorar imagem do meu receptor SKY para a TV e também de um cabo óptico para o som direto da TV ao Home. Fiz as ligações mas simplesmente nada funcionou. Então, diante desse cenário, voltei toda minha instalação antiga. Por favor, voce poderia me orientar como proceder com a instalação correta?

    obrigado.

  240. Tenho uma TV Lcd Samsung, e adquiri um ht Panasonic SC-HT730, gostaria de saber qual a melhor forma de conexão para obter o melhor dos aparelhos.
    Grato.

  241. Caros colegas,

    Por favor tire a minha dúvida, tenho uma LCD 46 da Samsung, estou pensando em comprar um HOME THEATER, dos dois modelos abaixo relacionados, qual é o melhor?

    1- Home Theater – HTS6500 – 500W RMS, c/ DVD, 2 Caixas, Subwoofer, HDMI e Entrada USB – Philips, com as seguintes descrições:

    Ambisound. O sistema de som surround Ambisound, alimentado por um amplificador multicanal completo, usa uma tecnologia de processamento de som digital avançada que fornece som surround multicanal de menos caixas acústicas. O posicionamento de drivers independentes a ângulos precisos produz um som surround multicanal potente que pode ser desfrutado em cômodos de tamanhos e formatos diferentes.

    Ambisound para som surround multicanal de alta qualidade sem complicações
    HDMI 1080i com aprimoramento de vídeo de alta definição
    MP3 line-in para reproduzir músicas de mídia players portáteis
    USB direto reproduz fotos e músicas a partir de unidades flash USB
    Karaokê para você se divertir em casa a qualquer hora.

    Conexões frontais/laterais: Entrada MP3 direto, USB, Conector de 3,5 mm p/microfone
    Conexões traseiras: Saída de HDMI, Saída S-Vídeo, Saída Vídeo Composto (CVBS), Antena AM/MW, Conectores ajustáveis p/caixas acústicas
    Entrada digital coaxial, AUX in, Entrada para TV (áudio, cinch), Saída de vídeo componente, Antena FM.

    OBSERVAÇÃO: POSSUI APENAS DUAS CAIXAS ACÚSTICAS.

    2- Home Theater 5.1 500W com DivX e HDMI HT-XQ100T/XAZ Samsung com as seguintes descrições:

    O Home Theater Samsung HT-XQ100T é equipado com uma moderna tecnologia digital que proporciona todo envolvimento que você procura nos filmes, direto para a sala da sua casa.

    Ele tem a tendência de design da atual linha de LCDs Samsung (acabamento em preto brilhante e posionamento na vertical).

    O Home Theater Samsung HT-XQ100T tem excelente potência de som de 500W RMS (dividos em 5.1 canais) e o máximo em qualidade sonora. Além disso, ele é completo em conexões (Video Componente, Áudio Digital Óptico, HDMI e USB), o HT-XQ100T também é Wireless Ready, com o kit instalado (kit transmissor/receptor wireless é vendido separadamente) as suas caixas traseiras funcionam sem a conexão de fios).

    USB Host Play A conexão USB serve para você aproveitar ao máximo a interatividade entre os produtos.

    Com ele você pode conectar seu MP3 Player, pen drive ou um HDD portátil, ver fotos ou ouvir músicas em MP3 ou WMA.

    O melhor de tudo é não precisar gravar um CD ou um DVD sempre que você quiser ver ou ouvir algum arquivo que esteja em seu computador, basta gravá-los em um produto com interface USB e plugar no seu Home Theater Samsung.

    Tecnologia HyperVision (1080i/720p): Desfrute da melhor qualidade de imagem. Através da tecnologia de interpolação, ele transforma os discos de DVD padrão em alta definição de 1080i/720p. Isso significa que você pode experimentar a melhor qualidade de áudio e vídeo digital que jamais presenciou num aparelho de Home Theater.

    Conexão Digital HDMI: A interface digital HDMI (high definition multimedia interface) transmite áudio e vídeo de alta definição do aparelho de Home Theater para o televisor prontos para HDTV (HDTV ready) e outros equipamentos de áudio e vídeo digital. A conexão do Home Theater é feita através da interface digital HDMI.

    Reprodução de formato Divx: O Home Theater Samsung reproduz filmes no formato divx de alta qualidade. Insira discos de DVD ou CD com filmes em divx feitos através de download da Internet e assista em qualquer televisor de sua casa.

    Sistema de Home Theater Integrado
    DVD / Receiver / Tuner FM
    Amplificador Digital de Alta Potência: 500W RMS (80W x 5 + 100W Subwoofer)
    Dolby Digital, DTS e Dolby Prologic II
    Hyper Vision ? possível obter qualidade de HDTV (1080 linhas entrelaçadas ou 720 linhas progresivas)
    Wireless Ready!*
    Progressive Scan

    Reproduz:
    CD
    CD-R/RW
    DVD
    DVD+R/+RW
    DVD-R/-RW
    VCD
    SVCD
    MP3
    WMA

    Reproduz Formato Divx
    Reproduz Arquivos JPEG
    Reproduz arquivos WMV
    3 modos de equalização e 5 modos DSP
    Compatibilidade com DVD-Audio
    USB Host Plug & Play
    Tensão Free Voltage (110V ~ 220V)

  242. Caro Rogério,

    Embora a conexão HDMI passe os sinais de áudio e vídeo digitalmente, a saída digital de áudio padrão da maioria dos leitores de DVD é a do cabo coaxial (ás vezes ótico também), pelo qual se reproduz um bitstream, com os codecs Dolby, DTS, LPCM, e se for o caso, MPEG.

    O cabo coaxial é habitualmente ligado em um A/V receiver oui equivalente, dentro do qual existe um decoder 5.1 ou 6.1, e cinco ou seis amplificadores distintos, além de uma saída para subwoofer amplificado.

    Em resumo, você pode comprar o Philips 5965K e fazer as conexões que quiser, sem precisar comprar qualquer outro leitor de DVD.

    Note que, se o cabo HDMI for ligado direto na TV para obter a reprodução 5.1/6.1, só se a TV tivesse o mesmo decoder, que não costuma ser o caso, e mesmo se tivesse, a reprodução seria feita através dos dois alto-falantes (canais) internos da TV, com grande perda de qualidade da trilha sonora do DVD. Por causa disso, o ideal seria usar a conexão HDMI para vídeo e um A/V receiver para o áudio.

  243. Comprei uma tv de plasma philips A PV 7321 e pretendo comprar o DVD da philips modelo DVp 5965 k pois ele tem saida HDMi. Minha duvida é : esse DVD não possui saidas para que eu ligue um aparelho de home theater 5.1 , eu não sei se essa ligação do 5.1 pode ser feita através da saida coaxial out que é um cabo só sem haver perde de qualidade , ou seja , depois, se eu quiser comprar um equipamento de audio 5.1 eu terei que comprar um outro DVD player ? Por favor me ajude nessa questãp

  244. Olha, Wladimir, o único livro publicado aqui que eu já vi até hoje sobre Home Theater, eu sinceramente achei muito fraco, e não me sinto eticamente à vontade para indicá-lo. Mas como hoje em dia eu raramente visito livrarias, é possível que tenham bons livros por aí.

    O problema maior deste hobby é que nós que nos envolvemos nele, bem antes da era DVD, fomos todos autodidatas. Só para você ter uma idéia, eu me lembro bem, mais ou menos em 1995/1996, de ter baixado e impresso pilhas de páginas sobre Dolby Digital e depois passei meses experimentando (a minha parede da sala virou um queijo suíço de tanto furo para fixar caixas) e discutindo dúvidas em forums americanos.

    E foi por isso que, quando eu me aposentei, eu resolvi dar uma organizada nisso, e criei o Miragem. Para sites na Internet, a maioria dos melhores são americanos, tipo do Secrets (http://www.hometheaterhifi.com), que eu leio muito até hoje. Outro site bom para quem tem dúvidas técnicas é o Wikipedia (http://www.wikipedia.org/), que eu costumo citar nos meus artigos. Ele tem uma versão em português, com contribuição maciça do mundo todo.

    Apenas, para sua segurança, faça o que o bom senso manda: nunca leia de uma só fonte, porque erros ou visões equivocadas existem, até sem que o autor se dê conta.

  245. Prezado Paulo Roberto Elias,
    parabéns pelo artigo. Parabéns ao Webinsider por este tema meio off-topic. HT é meu hooby, mas gostaria de conhecer mais sobre o assunto. O senhor poderia indicar outras referências (Internet, livros etc.)?

  246. No caso de cabos para áudio digital (cabo coaxial, que é recomendável em vez do ótico) é suficiente ter boa blindagem (malha externa) e impedância, no caso de 75 ohms, correta.

  247. Cabos de boa qualidade compensam e muito, o problema é o exagêro na cobrança de preços. Se você fizer uma pesquisa aí pelo mercado vai conseguir achar bons cabos, mas que não custam os olhos da cara!

  248. Na montagem dos cabos em um sistema de qualidade do HT, compensa realmente o gasto com cabos que chegam as vezes a custar 10x mais que outro cabe (as vezes até da mesma marca)? Mesmo se ambos possuirem terminais banhado a ouro e livre de oxigênio? Será que esses produtos sao recomendados somente para audiófilos ou compensa sim o gasto, mesmo para pessoas com um ouvido não tao experto?

  249. Olá, Flavio!

    Será publicada a segunda parte deste artigo, por conta de um acordo que eu fiz com os editores do Webinsider. Por favor, aguarde, porque a maior parte das suas dúvidas serão (espero eu) respondidas ali.

    Só para adiantar, eu posso lhe passar o seguinte:

    Um home theater completo exige a instalação de um sistema de áudio capaz de reproduzir pelo menos Dolby Digital (5.1) e idealmente Dolby e DTS (5.1). Os melhores setups usam 6.1, para quem pode arcar com os custos, e aí o sistema fica completo. Esta é um dos aspectos que será mostrado na segunda parte deste artigo.

    Normalmente, se instala um A/V receiver, que tem dentro dele um decoder para Dolby Digital e DTS. Não se deve usar o som da TV para reproduzir filmes, por causa dos motivos já explicados e porque as trilhas sonoras são gravadas com amplitude muito alta, e assim das duas uma: ou parte do som é cortado (por exemplo, o grave) ou se danifica os alto-falantes da TV. Portanto, use a sua TV apenas para a imagem.

    Até a última vez que eu vi um kit do tipo player + receiver + caixas custavam em torno de uns 2 mil reais, mas dependendo da quantidade de recursos pode sair por mais ou menos. Eu não me sinto à vontade para recomendar marcas, você teria que ir à uma loja especializada e ver um de perto.

  250. Olá! Ótimo artigo, mas fiquei com algumas dúvidas:
    – O que levo em consideração na hora de comprar um home-teather?
    – Qual o custo médio de um kit que tenha boa qualidade?
    – 4.1, 5.1, 6.1? Qual escolher? Qual a diferença na qualidade do som em relação a eles?
    – O próprio receiver do home teather já faz a divisão correta do som, ficando a tv apenas como uma das fontes de saída, certo?
    É isso ai! Obrigado!
    F#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *