Google é o reflexo da sua marca no mercado

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“Na fábrica, nós fazemos cosméticos; na loja, vendemos esperança”.

Com essa célebre frase, Charles Revson mostrou que sabia o que estava dizendo. A Revlon transformou um simples esmalte de unha, até então produto associado a garotas de programa, em um sonho de consumo feminino, devido à visão privilegiada de Revson a respeito da construção de sua marca.

Ele não foi o único a saber trabalhar de maneira eficiente sua marca, uma vez que atualmente vivemos em uma era em que marcas são referências para a sociedade. Símbolos que nos conferem individualidade e mostram ao mundo como queremos que este nos perceba.

Um dos fatores mais relevantes que determina o valor de uma marca é o próprio mercado. Uma inteligência coletiva nasce dele de maneira a erigir uma marca ao Olimpo ou lançá-la ao ostracismo. Essa inteligência coletiva também se revela em um outro meio de maneira muito mais clara e determinante ? na internet.

Experimente fazer uma pesquisa no Google com a palavra ?banco?: dentre os mais de 118 milhões de sites existentes e dentre as mais de 30 bilhões de páginas passíveis de serem encontradas, o resultado será surpreendentemente igual à ordem apresentada anteriormente: em primeiro lugar, Bradesco, em segundo, Itaú e em terceiro, Banco do Brasil.

Coincidência? De maneira alguma. A primeira página do Google é somente um reflexo da própria sociedade e do que ela mesma considera de mais relevante com relação a uma palavra-chave.

Nesse cenário, é fácil intuir qual é a marca mais valiosa do mundo: o próprio Google. É o site mais acessado do mundo e o segundo mais acessado do Brasil, que aqui só perde para o Orkut ? também do Google, aliás.

Se o Google aponta as principais marcas do mercado em determinada palavra-chave e esse resultado guarda impressionante semelhança com o próprio valor atribuído a marcas diversas, por que não valeria o caminho inverso? Ou seja, marcas que estão bem colocadas no Google se tornarem as principais marcas do mercado em determinada categoria?

O fato é que isso também é verdadeiro e aí reside uma das grandes e ainda desconhecidas estratégias para gerar um diferencial competitivo atualmente no mercado.

Charles Revson não tinha os benefícios da internet em seu tempo e, mesmo assim, construiu um império. Imagine o que se pode fazer com o que a tecnologia lhe reserva. Só depende de você. E do Google. [Webinsider]

Conrado Adolpho (conrado@publiweb.com.br) é diretor de criação da Publiweb.

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15 respostas

  1. Estar bem posicionado em mecanismos de busca (Google, Yahoo, LiveSearch entre outros) deve ser uma questão estratégica para as pequenas e médias empresas no Brasil em muito pouco tempo, hoje já somos mais de 60 milhões de usuários e esse número cresce a cada dia. A Internet não é mais uma rede mundial de computadores e sim uma rede mundial de PESSOAS, e essas pessoas querem consumir.

  2. Estou atualmente usando o Adsense para monetizar meu site… Porém ainda não tenho tido resultados compensadores. Acredito que seja devido ao fato das pessoas simplesmente ignorarem os anúncios.
    Estou pensando em usar juntamente com o Adsense o Mercado Livre e Buscapé… O que acha?
    Será que isso iria poluir muito minha página com propagandas?

    Atenciosamente,

    Paulo Bartelli
    http://www.dinheirobr.com

  3. Olá Conrado,

    Realmente você foi esclarecedor sobre este tema do Google. Ele é o site de busca mais acessado porque é clean, rápído, fornece respostas mais precisas nos resultados. Muitos já tentaram copiá-lo, mas ninguém conseguiu bater sua hegemonia.

    Parabéns pelo tema abordado…

    Nota 1000.

    Abraços

  4. Muito bom o texto, na europa e estados unidos as empresas já se tocaram para a importancia de estar bem posicionado nos resultados naturais, assim contratam profissionais apenas para esse serviço ou agências de publicidade e webmarketing, aqui estamos ainda engatinhando.

  5. Muito bom o texto, parabéns. Utilizo artigos como este para tentar mudar a mentalidade da empresa onde trabalho com a relação à internet e tudo que envolve uma presença otimizada…

    Messias
    São Paulo/SP

  6. Gostaria que o autor citasse a fonte de onde conseguiu a informação que o Orkut tem mais acessos do que o Google. Não estou questionando a informação, pelo contrario, desejo usa-la mas preciso comprovar a informação.

  7. Acho que a grande questão é primeiramente fora da internet. Todas as grandes marcas que estão no topo do ranking no Google se criaram fora da internet, inicialmente.

    O que eu acho realmente impressionante, é que o Google, como marca, não é um grande exemplo como o Bradesco, Apple, etc. Não utiliza grandes mídias (que não a própria internet), não tem uma marca potencialmente forte (do ponto de vista do design gráfico) pois utiliza várias cores, com um estilo duvidoso em uma meio tão tecnológico.

    O grande negócio é a máxima da internet, que se perdeu no mundo real, conteúdo é de fato o rei, ainda mais quando apoiado por uma empresa que prega o Dont be evil.

    Sempre quis discutir a situação da marca do Google, muito interessante o tema. Parabéns.

  8. Sem dúvida nenhuma, estar na primeira página de pesquisas do Google com uma palavra-chave relacionada ao seu ramo de trabalho é a prioridade das empresas que pretendem ter uma presença marcante na internet.
    Além de melhorar a imagem da marca, tornando-a conhecida e apreciada por possuir o conteúdo de que o usuário está necessitando, as chances de fechamento de um negócio à partir das pesquisas relizadas no Google aumentam consideravelmente.
    Mas os resultados do Google podem ser manipulados por códigos de programação na própria página. Por isso, quem possui o conhecimento tecnológico necessário para tal manipulação dos resultados estará um clique a frente da concorrência.
    Muitos desenvolvedores programam em várias linguagens para produzir um website (JS, ASP, PHP, HTML, XHTML), mas 99% deles esquecem de programar para os buscadores, não basta seu website estar na internet e ser cadastrado nos sites de busca, seu website precisa ser amigável com os robôs de buscas, repassando informações necessárias para uma melhor indexação.

  9. Bem, isso é verdade…
    O Google é a marca mais valiosa por razões simples.
    As vezes, pensamos em uma idéia (que pode render bilhões) e não colocamos em prática.
    Temos medo de como a sociedade vai interpretar…
    Na verdade, eu acredito que todos os grandes homens na humanidade, que fizeram marcas valiosas, nunca foram considerados normais pelo grupo.
    Não falo aqui de quem nasceu em berço de ouro, falo de quem batalhou, chegou no lugar onde ninguém acreditava e, principalmente, foi criativo.
    Orkut, YouTube(que agora é do Google), Gmail(primeiro a oferecer uma capacidade gigantesca, DE GRAÇA), Mapas, Dicionários, Tradutores, Artigos Acadêmios…
    E tantas outras coisas mais…
    O valor está nisso, na sua capacidade de acreditar!
    Na sua equipe, cuja direção respeitam os seus direitos, as sua vontades…
    Se vc é um empresário, está lendo isso aqui, lembre-se a empresa é sua… mas o sucesso n depende só de vc, depende de todos. Trate-os bem.
    Esse é o segredo para tornar qualquer coisa quem vem do Google, um sucesso…

    Rodrigo Andrade.

  10. Concordo em tudo, a otimização além de colocar sua marca entre os 10 melhores do google faz diminuir os gastos com adwords.

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