Second Life é mesmo um novo formato de mídia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É cada vez mais evidente que anunciantes e agências devem expandir seus pensamentos e apropriar-se ao máximo das novas possibilidades de interação.

No Brasil, aproximadamente 14 milhões de pessoas já acessam a internet e ficam online por volta de 20 horas/mês, colocando o país em primeiro lugar no ranking mundial em tempo de permanência na internet doméstica, segundo dados do Ibope.

Logo, é possível inferir que há um processo de migração para o mundo virtual, onde são realizadas inúmeras atividades de busca por informações, negócios e relacionamentos pessoais, chegando ao ponto de ser ter uma ?segunda vida?.

Um simulador da vida real em mundo virtual totalmente em 3D, o jogo Second Life permite interagir com com jogadores do planeta inteiro.

A possibilidade de criar objetos e negócios no jogo tem despertado o interesse de inúmeras empresas. Fato que é explorado por algumas agências que se utilizam do meio para criar eventos, peças publicitárias e outros tipos de comunicação no simulador.

A questão principal é se os investimentos são justificáveis, ou se não passam de uma atitude precipitada de utilizar-se de um meio ainda instável e pouco explorado.

O simulador surge como novo formato nessa nova era onde todas opções de meios devem se avaliadas com o intuito de melhor direcionar sua mensagem para um target específico.

Todavia, deve-se manter a atenção para não se perder o foco no que é o mais importante, que é a idéia da campanha, pois acontece que o número de brasileiros ainda é pequeno no simulador.

E como a infra-estrutura tecnológica do brasileiro é aquém da ideal, pouca gente consegue utilizar o meio com facilidade, tornando a base de espectadores atingida muito restrita. E assim, não atende a expectativa da maioria dos clientes.

E uma vez que toda ação bem feita mobiliza uma equipe considerável, tempo e verba, muitas vezes pode acabar não compensando o esforço para o resultado.

Há indícios, baseados no sucesso que o Orkut tem no Brasil, que o Second Life irá se transformar em um novo Orkut. Ainda mais que um quinto dos internautas serão usuários de algum mundo virtual até o final de 2011, segundo estimativas do Gartner.

Sucesso de campanha com convergência

O pioneirismo das ações do Second Life garantem uma maior credibilidade em um futuro próximo por ter sido vanguardista. Mas, para o sucesso, é muito importante que, além da mídia online, sejam utilizadas outras ferramentas de divulgação, como a mídia offline e um trabalho intenso da assessoria de imprensa e RP.

Steve Prentice, vice-presidente do Gartner, acredita que as empresas da economia real não devem ignorar o crescimento desses mundos e garante que existirá um impacto nos negócios ao longo dos próximos cinco anos.

O que nos leva a concluir que, assim como outros meios, o Second Life possui estágios e deve ser explorado de maneira adequada, de acordo com a etapa que está. O simulador encontra-se, atualmente, em um estágio de crescimento, onde devem ser exploradas as ações pioneiras e inovadoras, pois chamarão não apenas a atenção dos usuários, mas do mercado como um todo, repercutindo de maneira espontânea em outras mídias, criando o tão explorado buzz marketing.

O próximo estágio, que deve ocorrer entre 2009 e 2011, será um estágio de maturidade, onde o Second Life terá um aumento tímido do número de usuários se comparado aos números atuais, porém estes serão freqüentadores assíduos do simulador. Eles não utilizarão apenas por curiosidade, mascomo opção consolidada de entretenimento.

Nesse estágio, os anunciantes marcarão presença com ações de longo prazo e com intuito de melhorar o relacionamento do consumidor com a marca, como uma fonte alternativa de experiência, visando reforçar seu posicionamento no mundo virtual, diferente das ações atuais que são de curto prazo e têm como intuito criar um impacto instantâneo nos usuários.

Deve-se reforçar que o Second Life, assim como hot sites, concursos culturais, mobile marketing e outros recursos do meio digital, é apenas mais uma das muitas ferramentas de comunicação ao dispor dos profissionais de mídia. A utilização deve ser extremamente planejada antes de implementar.

Não há uma receita a ser seguida e os resultados das ações são incertos, porém, o Second Life está cada vez mais ganhando seu lugar no mundo publicitário. Os profissionais que ignorarem a presença do simulador estão sujeitos a abrir mão de um meio de comunicação que tende a ser de grande valia para o mercado. [Webinsider]

Leonardo R. Longo (leo_longo@hotmail.com) é graduado em Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, atual Coordenador de Mídia da AgênciaClick São Paulo, com passagem pela JWT São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

17 respostas

  1. Alguem saberia me informar onde acho uma pessoa que entenda do second life , para montar minha plataforma dentro do second life?
    urgente
    luiz alberto

  2. Concordo com o Marco Mugnatto. Quem diz que o secong life é um lixo, com gráficos horriveis está meio por fora. Eu com meu processador dual core e minha internet 10mbps faço miséria lá, ao contrário de algum tempo atrás, quando sofria com um processador simples e tinha internet de 600kbps. Hoje existem viewers alternativos inclusive, como snowglobe que tornam a experiência melhor ainda.

  3. Bom sou meio suspeito para falar neh , mais conheci o Second Life como usuario final a cerca de 4 anos , quando começei a dar meus primeiros passos , com o tempo como sou desenvolvedor , fui desenvolvendo algumas coisas para o mesmo , e hoje posso dizer uma coisa.

    Se você entra para querer ficar milhonario ou ficar brincado de boneco falante , cria seu avatar e pensa que está no orkut 3D , está perdendo seu tempo.

    Ao utilizar ele de uma outra forma , você vai entender o por que do dele , como você pode tirar proveito para ter uma nova experiencia boa atravez do second life.

    Eu mesmo sou desenvolvedor scripter e quando começei até eu começar a levar a serio eu realmente achava que aquilo era brincadeira , depois que começei a desenvolver eu começei a entender os recursos que ele tem etc.

    Além do mesmo hoje em dia a qualidade dos graficos é muito alta , se comparado a 4 anos atraz , apesar que tem muitas pessoas que construem suas ilhas sem ter muito conhecimento de modelagem 3D e muito menos de design para 3D , existe bons profissionais de 3D que usam o SL para vender e divulgar seus trabalhos.

    Vender objetos 3D no Second Life e script que é meu caso é uma boa alternativa, tenho clientes de quase todos os paises do mundo e minha receita é razovelmente boa para quem trabalha em um jogo.

    Mais se for pensar direito , nada que é virtual faz sentido , ou seja, se for para comprar em uma loja normal e compro , em vez de comprar pela internet.

    Acredito fielmente nos mundos virtuais e creio que logo embreve ele seram vistos como sendo tecnologias que podemos usar para atender nossas necessidades.

    Muitos paises investem no Second Life , mesmo ele não estando mais ligado diretamente com a midia.

    abraço

  4. heheheh… Não tem como realidade virtual não vingar.

    Quem diz que Second Life é ruim ou tem gráficos ruins é por um dos seguintes motivos, ou mais de um deles:

    – porque só viu ele em 2007 e não voltou mais. De lá pra cá a Linden Lab lançou sculpted prims e windlight, que fizeram uma diferença gigante. Um SIM bem desenhado supera tranquilamente jogos 100% instalados em HD produzidos até 2005, e não mais inicio de anos 90 como era antes.

    – porque só viu SIMs (lugares) mal feitos. Experimente só esses dois SIMs e comprove: procure por INSILICO e por Golgothica. Ligue a configuração High ou Ultra.

    – TEm uma máquina fraca. No meu mero Core2Duo com 2,4ghz e geforce 8500gt consigo mais de 30fps em grande parte dos casos.

    – Tem uma conexão fraca. O que é preciso entender é que o Second BAIXA TUDO a todo momento. Por tudo entenda-se até texturas e animações. Tudo é baixando enquanto se joga. Nada está pré-instalado no HD. Nem mesmo o boneco do próprio jogador. Minha conhexão é 6mbps. Sem uma boa conexão realmente o SL não será grandes coisas. Muita gente ainda não pode rodar bem então? Sim… Verdade… MAs e no futuro? E quando todo mundo tiver conexões suficientes? Perceba que conexão evolui muito mais rapidamente hoje em dia que velocidade de HD e até mesmo do que capacidade de HD. Os HDs estão um tanto estagnados comparando-se com anos 90. Então não levará tanto tempo até que o SL dê uma veradeira volta por cima.

    Veja algumas fotos que eu mesmo tirei de alguns dos horríveis gráficos do SL: http://picasaweb.google.com.br/mugnatto/SecondLife

    É só questão de tempo até a maioria ter capacidade de rodar bem o SL.

  5. …muito mais rápido que jogar algo on-line no ps3 ou jogar algo mesmo que seja off-line -Leandro Marcel

    Second Life é um lixo(me desculpe a palavra). Gráficos horríveis(QUALQUER jogo hoje em dia tem algo melhor), e no que tantos falam ser inovador(jogabilidade),o quer seria perfeito(fazer o que quiser, montar algo como uma segunda vida, fazer objetos e recursos únicos dentro daquele mundo, em fim, fazer o que quiser) se torna um pesadelo. Alguém já passou mais de uma semana naquele jogo? Outra praga. Não há nada para se fazer naquilo. Grandes empresas só estão la porque SL está na mídia, mas logo quando a poeira baixar, ele será esquecido.
    Me desculpe, mas você já ouviu falar de MMOs? Existem a quase um década, movimenta quase tanto dinheiro quando outras mídias mais velhas e de confiança, como a TV. Porem os publicitarios nunca deram uma real atenção a eles. Por quê? Porque nunca apareceram na mídia como uma inovação, o que na verdade é. Jogos que movimentam grandes massas de jogadores, tanto velhos como novos(tais como Word of Wor Craft) não estão na mídia, por isto não são invadidos por investidores. E se o problema é a tal da jogabilidade de SL, já existe outros meios de incluir uma propaganda em um jogo com muito mais eficiência.

  6. SL é um grande lixo e os publicitários amam aquilo porque não manjam de nada… é sério. Publicitário gosta do oba-oba causado pela mídia modista e ficam se gabando que estão na crista da onda mas na verdade eles não sabem nada, nunca souberam. Secondlife é deprimente!

  7. Concordo com quem acha o SL uma moda, pois nada mais é do que o Chat 3d do osite (melhorado) no final da década de 90 que, provavelmente, os publicitário atuais nem viram, afinal naquela época, além de não entenderem nada de internet não acreditavam nela. Hoje, esses que não viram o chat 3D estão deslumbrados, como se o SL fosse a oitava maravilha do mundo, coisa que não é. É sim inovador montar uma filial no SL, afinal para quem tá perdido e descobrindo a internet agora qualquer coisa é inovadora, porém realidade virtual sem inteligência artificial é uma tremenda bobeira e perda de tempo, contudo as pessoas adoram perder tempo com bobeiras, então em breve o SL terá o seu nicho de bobocas e muitos espertinhos querendo tirar o dinheiro desses bobocas, ou seja, no mundo virtual ou real pra quem é espertinho tudo vale a pena e tudo é inovador. Quero ver o dia em que possamos ter um clone digital para realizar tarefas comuns, como por exemplo pesquisas na internet, mas esse clone ou robô virtual será sim uma grande inovação, hoje ele seria possível se utilizar o que há de mais moderno em tecnologia e outras que ainda nem foram criadas. Mas isso é uma outra história que os publicitários OFF não são capazes de pensar…
    Pensem no clone digital ajudando a administrar sua casa e sua vida, isso é inovação.

  8. Na boa, Second Life pra mim não passa de um ambiente que foi criado com o propósito de diversão, que não trouxe inovação em questões de tecnologia (já que temos muitos games online em 3d hoje com ótimas ferrametnas de interação).

    Hoje tem todo esse barulho ao redor dele, a globo tem seu espaço, a HP tem o dela, e etc.. mas na prática não muda nada! Vai enjoar, porque o que era pra ser uma ferramenta de entretenimento, virou um meio por onde empresas e publicitários vão veicular seus produtos estúpidos e pra onde trarão o maldito comportamento capitalista.

    òbvio também que vão aparecer aqueles que vão vender soluções pros seus cliente alegando que a ferramenta é uma nova midia e bla bla bla.. BESTEIRA.. mais uma chance de sugar dinheiro do cliente.

    Enfim, Second Life, é uma babaquice.. uma perda de tempo, e está infestada de publicitários e empresas.

    Então, todos vocês divirtam-se com esse ambientezinho corporativo cheio de regras estúpidas, e propagandas pra todo lado..

    Prefiro ficar com os games online mesmo.

  9. é feio chutar cachorro morto, mas vale a pena.

    23/06/2007 – 14h26
    Second Life está perdendo a força, diz Forbes

    da Redação

    Segundo uma reportagem publicada pela Forbes Magazine, Second Life mostra sinais de que está sofrendo uma morte lenta, embora não falte barulho da mídia em volta do metaverso desde o seu lançamento, em 2003. Empresas como Coca-Cola, IBM e Toyota, todas presentes na sociedade virtual, estariam começando a avaliar se pagar uma mensalidade de US$ 295 para ocupar uma ilha realmente vale a pena.

    Durante um recente período de sete dias, apenas 360 mil usuários se logaram em Second Life, mas mesmo assim a Linden Lab vai, satisfeita, contar ao público que o metaverso atingiu a marca de 7 milhões de residentes (termo utilizado para designar os usuários). Em média, o número de pessoas conectadas simultaneamente em Second Life não passa de 30 mil.

    No ano passado, quando a loja American Apparel abriu uma loja na sociedade virtual, a mídia divulgou amplamente a iniciativa. Agora, a companhia diz que vai desativar o espaço devido às vendas insignificantes, conforme apurou a reportagem da Forbes. Um diretor de uma agência de marketing entrevistado pela publicação disse que investir em Second Life agora é equivalente a lançar uma campanha de marketing no Iraque – o mesmo valeria para aqueles que sonham deixar o trabalho para se arriscar a viver de criar conteúdo para o metaverso.

    Mesmo assim, ainda há quem aposte na sociedade virtual, como a Comcast, que acaba de abrir um parque por lá.

  10. O Second Life como produto não é garatia de sucesso. Sua interface sim. Não tem volta.

    Como publicitários, temos que tirar o melhor do ambiente para os nossos clientes e entender este novo meio de branding e biz.

    Acho legal analisar os pontos positivos e negativos do ambiente, mas fico meio bolado quando vejo entusiastas do mundo tecnológico, acostumados a quebra constante de paradigmas, falarem que não vai dar certo e tal. Falaram o mesmo quando criaram a TV.

  11. SecondLife alem de gerar mídia espontânea como reforço de branding é excelente, agora se vai funcionar por muito tempo ninguém sabe, tudo que é novidade é legal tudo que vem primeiro é legal, bom acredito que o secondlife de resultados e os investimento são pequenos, vale muito apena sair na frente se der certo seremos sábios se der errado talvez nem seremos lembrados.

    Marcelo o SecondLife para mim funciona muito bem e tem uma velocidade ótima muito mais rápido que jogar algo on-line no ps3 ou jogar algo mesmo que seja off-line.

  12. Acho que vale a lida nesse espetacular artigo:
    http://www.blogdeguerrilha.com.br/archives/2007/04/ninguem_fala_o_que_pensa_sobre.php

    Second life é uma tendência de publicitários (principalmente) maravilhados com esse mundo virtual. E fazendo seus clientes investirem muito nisso. São atrasados no que diz respeito a internet (na verdade, não entendem nada mesmo) e agem como a galera de 7 ou 8 anos atrás, que foram os responsáveis pela (primeira) bolha.

    A moda pegará. E durará até ele ser aberto, e o dinheirinho falso do SL virar algo liberado. Até os cheats surgirem. Ou até alguém criar um second life em cima de um framework leve e suave. E totalmente gratuito. Aí as empresas que investiram começarão a aprender a deixar sua parcela de mídia web para quem REALMENTE entende de web…. E assim o mundo seguirá seu ciclo.

    No momento, ganhar dinheiro vendendo o SL para as empresas é um oportunismo. E algo normal a ser feito. A questão é o futuro. E acredito que o SL terá sua bolha virtual….

  13. ninguém sabe usar o second life. é um espaço para testar e propor novas ações, não só em marketing, mas para qualquer área de conhecimento. enquanto persistir a idéia de levar o mundo daqui lá para dentro, não sei nem se o nome second life é conveniente. ouvi esses tempos massimo canevacci falar o seguinte: não temos um second life, temos um second avatar. será que não é isso que todo mundo está discutindo? a segunda vida nasce quando testamos novas possibilidades de relacionamento. de que adianta voar e não morrer que entramos nesse ambiente virtual com as mesma possibilidades do mundo real?

  14. Já eu acredito que o Second Life vai realmente vingar. A maioria dos meus conhecidos que estão no SL não são publicitários, e acham fabuloso quando tem algo diferente, como poder fazer um test drive.
    As empresas que estão nele, indiscutivelmente, são consideradas pioneiras, a frente do tempo. E muitos podem dizer: Mas que prazer as pessoas têm ao comprar uma casa virtual, ao entrar em uma loja virtual, ao comprar produtos virtuais? Vide o BBB da globo. Tem gente que manda mensagem adoidada para que o Alemão ganhe ou perca, para tirar o Cowboy. Entre aspas é a mesma coisa, as pessoas estão pagando por diversão.
    E nem tudo do Second Life é virtual. A imagem que as empresas fazem lá dentro, o resultado de suas campanhas e o retorno financeiro, pode apostar, são bem reais.
    O jeito é esperar. A resposta vem nos próximos anos. Até.

  15. O SecondLife não vai vingar. É uma porcaria, lento e sem sentido.

    Quem está investindo é porque não tem a menor visão de tendências e só está tentando correr atrás de obaoba tecnológico.

    Uma idéia similar rolou nos anos 90 e não vingou. Na época a culpa era das conexões lentas e dos PCs fracos. Hoje em dia é a saturação de possibilidades que está afligindo os internautas. Ninguém dá conta de ter Orkut, Blog, Flickr e todas as engenhocas tecnologicas que estão nos jogando güela abaixo.

    Se formos pensar em tendência, essa matéria do FolhaTeen tem muito mais crédito que a matéria sobre SecondLife que saiu na revista Época.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1106200708.htm

    E, vamos falar sério? Quem quer comprar algo vai perder tempo naquela demora toda do SecondLife ao invés de usar um Google ou BuscaPé pra fazer pesquisa de preços de maneira mais eficiente?

    É coisa de publicitário isso aí…

    Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *