O papel das agências na proteção ao meio ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Agora em junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e muitos afirmam que não há o que celebrar. Estamos longe do ideal no que se refere à consciência ambiental e ações, mas ganha-se bastante quando se enaltece boas práticas, em vez de olharmos apenas para o que de pior existe.

E nesta questão, o papel da internet e das agências de propaganda é fundamental. Uma das mudanças positivas dos últimos tempos é que as empresas finalmente perceberam a ligação entre a questão ambiental e a econômica. Assim que se constatou que a sustentabilidade dá lucro e que cuidar do meio ambiente garante o futuro das corporações, ganhou fôlego o engajamento corporativo.

E aí, o apelo de marketing, que falava em uma imagem positiva junto ao consumidor, recebeu força e representatividade.

Agências de propaganda têm como papel cuidar da imagem de seus clientes. Quer imagem melhor do que ser socialmente responsável? Do que ter uma atitude ambientalmente correta? De fora, vejo o dedo dos publicitários nas novas posturas das empresas e na forma como elas têm comunicado – com grande eficácia – suas ações em prol do meio ambiente e da redução dos impactos ambientais.

É possível perceber as próprias agências se engajando, oferecendo seus trabalhos a ONGs e amplificando suas causas.

Outro movimento interessante é o dos veículos de comunicação, neutralizando CO2, abrindo cada dia mais espaço em seus editoriais para discutir as questões ambientais, inaugurando seções, cadernos especiais, hotsites, promovendo debates e trazendo à tona assuntos importantes, assumindo inclusive um papel investigativo.

Todos esses canais (agências, anunciantes, veículos) sabem que, nos dias de hoje, o consumidor é mídia. Principalmente pela internet, ele espalha suas impressões a respeito das marcas com um enorme poder de fogo. E, cada dia mais, o consumidor se interessa pelas questões ambientais ? não por assistencialismo, mas pensando em qualidade de vida e, por que não?, na sobrevivência.

Portanto, ter uma imagem ambientalmente responsável é um grande aliado na consolidação de uma marca. É um positivo e estimulante círculo-vicioso, onde todos ganham.

Neste mês de junho, quando se comemora o Meio Ambiente, espero que todos os anunciantes, publicitários, profissionais de marketing, jornalistas, os cidadãos e, principalmente, os que estão no poder público, assumam a sua cota de responsabilidade neste processo. [Webinsider]

<strong>Ricardo Tripoli</strong> (deputadofederal@tripoli.com.br) é ambientalista, advogado e Deputado Federal em São Paulo. Hoje é Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *