Campanha Nike + melhorou ainda mais o produto

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Tive oportunidade de conhecer todas as peças finalistas (o short-list) da categoria cyber do Festival de Publicidade de Cannes 2007 e não tenho dúvidas de que a estratégia de comunicação online desenhada pela RG/A para o produto Nike + da Nike foi de longe o melhor case digital apresentado no Festival deste ano.

Não é para menos que a estratégia de comunicação online levou o Grand Prix em Cyber (o máximo da categoria) e foi premiada na categoria Titanium (o prêmio dos prêmios).

Antes de mais nada, o produto é extremamente inovador e interessante. Já pude usar algumas vezes e fiquei fascinado. Trata-se da junção da música com a corrida, materializada através do iPod e do tênis da Nike.

Você programa seu treino no iPod e (através de um sensor dentro do tênis) recebe informações como o tempo restante para a corrida e progresso realizado entre as músicas que você escolheu, por exemplo.

Se parasse por aí já seria um produto muito interessante, mais a RG/A foi muito além. Ao chegar do treino e sincronizar o iPod, seus dados são enviados automaticamente para o site Nike +, que os apresenta de forma lúdica e visual.

No site ficam seus resultados, histórico e metas. Todas estas informações podem ser compartilhadas e o site assim cultivou uma comunidade global de corredores que competem e trocam informações online. Coletivamente, a comunidade criada em torno do Nike + já correu mais de 30 milhões de quilômetros.

Esta experiência composta de hardware, software, conteúdo e comunicação transformou o Nike + em um sucesso instantâneo que revigorou a marca Nike e, segundo a companhia, contribuiu com o aumento de 8,1% dos lucros no último trimestre.

Os prêmios que a RG/A recebeu com o Nike + no festival de Cannes 2007 são uma prova que comunicação digital de resultado é mais do que uma sacada interessante ou uma pirotecnia visual. É serviço, é agregar valor ao produto, é fazer parte da experiência de consumo.

Abaixo, um filme promocional mostra como funciona.

O vídeo abaixo apresenta um reportagem já antiga sobre o mercado de publicidade frente a oportunidades do ambiente online, com a tese de que os consumidores de hoje, criados a joystick, tornaram-se mais exigentes em relação aos anúncios, o que daria uma vantagem às campanhas online em relação aos tradicionais filmes de 30 segundos exibidos na TV. O programa entrevista Robert Greenberg, diretor de criação da RG/A, que comenta: “as pessoas logo vão perceber que o ambiente interativo não é mais um canal; é o canal mais importante. [Webinsider]

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<strong>Marcelo Tripoli Morais</strong> (marcelo.tripoli@ithink.com.br) é presidente da agência de marketing digital <strong><a href="http://www.ithink.com.br" rel="externo">iThink</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.ifound.com.br" rel="externo">iFound</a></strong>.

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5 respostas

  1. Uma idéia muito inteligente. Parece fantástico esse tênis!!!
    Gostaria muito de experimentá-lo e vivenciar esta experiência fazendo parte da comunidade on-line.
    Era tudo o que eu queria … e agora passou a ser meu desejo de consumo.
    []s e corridas cada vez melhores para todos nós.

  2. Peço desculpas, acabei enviando o artigo para uma amiga através do formulário de comentário.

    A mensagem é verdadeira. Achei fantástico o tênis, mas o comentário é meu e acabou saindo com o nome dela.

    Mais uma vez me desculpo.

  3. Realmente fiquei impressionado quando vi o Nike + em ação. Pensei até em adiquirir um, mas como já tinha solicitado o iPod Shuffle desistir. Ah! E também não sou muito de correr, então nem serviria muito para mim. 😀

  4. Para uma marca que já estava saíndo na mídia como:
    tá indo…
    É impressionante como uma estratégia pode mudar todo o rumo do jogo.
    Parabéns por compartilhar a informação.
    M

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