Orkut: o que fazer com o perfil de usuários falecidos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você tem algum amigo falecido cujo perfil no Orkut continue lá? Possivelmente sim, o que nos leva à questão: o que fazer com este tipo de usuário inativo, digamos assim?

Manter ou não o perfil destes usuários pode se tornar um pequeno problema, talvez não previsto, no serviço de comunidades e relacionamento social do Google.

Sempre que acessamos os scraps de uma pessoa que tenha falecido, encontramos diversas mensagens e homenagens, sendo que esse perfil poderá nunca sair do Orkut.

Na lamentável tragédia ocorrida em São Paulo com o Airbus da TAM, por exemplo, havia uma vítima que tinha um perfil no sistema e era moderador de uma comunidade. Ou seja, como o perfil dela será excluído do Orkut e como poderá ser moderada a sua comunidade?

Alguns dados estatísticos podem verificar números próximos que estimem a dimensão do problema. Vamos fazer alguns cálculos:

Se o Orkut possui 62.759.867 usuários e cerca de 55,29 % deles se declaram brasileiros, chegamos a um número aproximado de 34.699.930 usuários do Brasil.

Sabendo-se que, de acordo com o IBGE, a taxa bruta de mortalidade anual no Brasil é de 6,3 por mil, constatamos que pouco mais de 218.609 usuários brasileiros do Orkut morrem por ano. Logo, daqui a cinco anos, serão aproximadamente 1.093.045 perfis de pessoas que já morreram.

O Orkut tem pouco mais de três anos de existência, se nossa conta estiver certa, isso pode significar que existe mais ou menos um milhão de pessoas que já morreram cadastradas no sistema. Esse cálculo foi feito analisando somente números brasileiros, sem contar os 18,88% de usuários dos Estados Unidos, 15,47% da Índia, entre outros países.

Se for assim, onde será que o Orkut vai parar? Será que se tornaria um cemitério vivo? Será que o Google criará alguma ferramenta para fazer as exclusões? Enfim, é impossível responder todos os “serás” que venham surgir, mas existem diversas situações que tornam isso algo problemático ou não.

Para alguns seria constrangedor se deparar com o perfil de um conhecido que tenha falecido e isso se transformaria em um centro de más lembranças. Já para outros, seria uma simples forma de homenagem e de certa “imortalidade”, já que o perfil sempre estará ali com um pouquinho de si.

Você já parou para pensar nisso? Não sou nenhum geógrafo, estatístico ou matemático, mas, com esse simples cálculo, chegamos a dados estimados e conseguimos perceber o tamanho do desafio que o Orkut terá nos próximos anos para não ficar com grande parte de seus cadastros inativos e se transforme em um verdadeiro cemitério online. [Webinsider]

.

Vinícius Luiz é publicitário, Head de Tecnologia na Exiber e fundador da startup Bearned. Atua desde 2001 na área de tecnologia, branding e marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

77 respostas

  1. todos os mortos por ano na estatistica tem orkut kkkkkkk piada uma pessoa moreu no brasil tinha orkut kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Quando eu estiver morto, quero continuar dizendo o que digo agora, porque agora e sempre é o mesmo. Todo mundo sabe o que é capitalismo. Quero meus desenhos publicados por aí, minhas palavras e tudo o mais de mim lotando o banco de dados de tudo o que é empresa privada que teve a competência de manter os dados de suas vítimas (ah…clientes). Se precisasse usava um algorítmo em lote para exterminar (…apagar) os registros mais antigos sem atualizações recentes (um ano por exemplo), mas acho que um banco de dados cheio ia me trazer mais dividendos, certamente se souber especular este ‘capital’.

  3. A desativação do perfil de um falecido deveria ficar a critério da família, assim como tem um campo de data de nascimento, deveria ter um campo de data de falecimento, essa informação passaria a ser exibida somente após um requerimento formal junto ao Orkut. Após esse requerimento, o perfil ficaria eternamente, sem que fosse excluído. Nos casos de perfis ativos que não fossem acessados durante um ano, ficaria por mais um ano como inativo, porém visível, sendo prorrogado por mais um ano, após esse prazo o perfil seria excluído. Assim, quem optar em manter a memória virtual de entes queridos teria essa opção. Muitas pessoas quando perdem entes queridos não rasgam todas fotos e apagam um passado, gostam de manter lembraças, portanto o Orkut deveria propciar isso.

  4. Bom, EU não gostaria q apagasse o meu perfil. Essa é a MINHA opinião.
    Mas sei lah, acho que tem outras coisas que na minha opinião o Google DEVERIA se preocupar, como por exemplo o aumento de perfis com fotos de pessoas nuas, fotos de pessoas armadas até crianças com grandes armas usadas por traficantes. Eu acho um absurdo encontrar esses tipos de perfis na net. Mas quanto ao perfil dos falecidos eu acho fácil a familia ou quem usa o msm pc do falecido deletar se quiser.

  5. Quero e preciso excluir a conta do meu marido falecido em janeiro que continua ativa e nao consigo.
    Preciso que façam contato urgentemente cmg poi venho sofrendo com isso e sem retorno.

    Aguardo retorno o mais rapido possivel.

    O nome dele e Angelo Daboit e tem 2 orkuts ativos.
    Em memoria a alma dele por favor tomem uma providencia.

    Att

  6. O eMortem é um aplicativo social que permite realizar um Tributo Póstumo aos seus amigos nas diversas redes sociais disponíveis. Ele irá avisar sobre o falecimento de uma pessoa a todos os seus amigos do Orkut, Facebook, mySpace ou Hi-5, permitindo que eles realizem um tributo póstumo.

    Mais informações: http://www.emortem.com.br

  7. poi é estive lendo, os coment´rios ai em cima, eu tb tenho um situação dessas. um amigointimo faleceu a quase uma ano, nao exclui o orkut ele, e ele continu lá, com muitas menssagens inclusive despediads e tal. sóqueria dizer que é incomodo fevereiro faz um ano, e dia 26/01 seria o 25nive dele. é, concordo com a maioria deeria haver u dispositivo para excluir os profiles.

  8. acho que só as pessoas que nunca estiverão na situação de perder uma pessoa próxima em sua vida, pensam em deixar o orkut ativo! Com certeza é constrangedor, principalmente para a familia! ;s

  9. adorei a idéia do Fabrício Caixeta Andriani:
    Funciona assim: vc tem seu perfil no orkut e existe um botão que os amigos no orkut possam acionar para indicar que a pessoa está morta, é preciso que pelomenos 3 pessoas indiquem (Elas terão que estar no nivel de bom amigo ou melhor amigo), então será enviado um e-mail para a pessoa que foi dada como morta dizendo que ela foi dada como morta se ela não morreu para regulamentar a situação, se não morreu as pessoas que acionaram não podem mais usar esse recurço. Mas se a pessoa não regularizar por ?tá morta mesmo? então será enviada uma mensagem a uma pessoa de confiança cadastrada contendo informações sobre o que deverá ser feito, uma mensagem aos familiares, senhas, e acesso a conta do orkut da pessoa.

    algo mais ou menos assim seria muito bom!

  10. A respeito da sua Analise de pessoas
    mortas com perfil no orkut
    hoje em dia tem milhões de orkut FAKER!
    tambem.
    Não tem como você calcular ou saber
    uma média de quantos orkut de pessoas mortas
    existem.

  11. Algumas pessoas não tem acesso sempre a enternet então alguns ficam meses sem acessar o e-mail eu mesmo quando não tinha enternet em casa ficava 1 ano até mais as vezes sem acessar, mas hoje estou direto, deixar o perfil ativo ou não após a morte
    vai de cada um se pessoa não quer deixar o perfil ativo faz como Simone Villas Boas disse
    deixa lacrado uma senha rsrsrs!
    O problema mesmo é se este perfil tiver alguma
    comunidade que ela seja dono e a comu seja moderada
    ai sim é o problema pois a comunidade não terá
    como continuar ativa a não ser que este profile seja excluido e outro profile seja dono da comunidade, um bom jeito seria e a cada 5 anos mesmo sem acesso ai sim deletar o perfil da pessoa,
    Mas vai outra pergunta e se a pessoa morta queria deixar o perfil ativo! rsrsrs?

  12. A questão é simples, A google poderia colocar um timer nas contas de acesso do orkut, e se durante um ano a ou menos, a pessoa não conectasse, o perfil seria excluidos automaticamente.

    Moral da historia: Quem conseguiria ficar sem conectar o orkut durante o um ano????

    É obvio : o Falecido(a)

  13. Eu acho qe os perfis podiam continuar..

    Uma vez eu conhecia de vista uma garota qe ela morreu e eu só fui descobrir pelo orkut.

  14. Pessoal,

    Solicitei a desativação da conta da minha esposa falecida no ano passado. Semana passada soube que ela apareceu na lista de aniversariantes para muita gente que não bloqueou o seu contato. Os administradores não tomam providências e acho que isso é motivo para processo por danos morais.

    Procurei comunidades com esse tema mas notei que elas se tornaram ponto de encontro de amantes do tema da morte, o que não me interessa de maneira alguma.

    Por isso criei uma comunidade no orkut para reunir aqueles que querem que as contas de seus entes falecidos sejam fechadas. Acredito que se a comunidade crescer, ela pode fomentar o debate público sobre a questão capaz de forçar a Google a tomar alguma providência. A comuindade chama-se Falecido com conta no orkut

    Obrigado,
    Jonas.

  15. como seria muito bom, se fosse possível ver nossos queridos familiares de alguns anos atráz, já falecidos como: seu perfil, seu gosto,sua forma de se relacionar, círculo de amizades, fotos tão nítidas e atuais. Isso nos daria com certesa muita paz, e confôrto, digo para os familiares, amigos…, O bom disso tudo é que é para sempre ou até quando Deus quizer!
    Quèm for contra não sabe o que é se separar de um filho com 19 anos, segundo ano de matemática, feliz, trabalhador, e aí? Bem me sinto muito bem, quando consulto seu Orkut e vejo às fotos de seus amigos, prestando suas homenagens, suas músicas , tem até ele cantando. Hà! isso mantêm ele vivo, pra quê acabar?
    Então, se não for assim que se crie um arquivo !

  16. Continuar com o orkut de um falecido,[será constrangedor a pessoas q amam ou amavam o mesmo].Pois trarar lembranças…

    [solução]o orkut deve ser automaticamente excluído depois de 5 mesÊs, o não acesso do email!!!

    DESCANSE EM PAZ!!!

  17. Existe uma pequena (GRANDE) diferença de cálculo estatistico a considerar:

    Dos cerca de 68 Milhoes de perfis Brasileiros no Orkut, cerca de 20% são de pessoas que possuem 2, 3 ou mais perfis. (a maioria fakes)

    Eu reduziria isso (por sensibilidade) para uns ….. 30 milhões REAIS.

  18. Gostaria de manifestar sobre o comentário nº 154 exposto por Camila que trata o asunto aqui como cultura inútil mencionando que o assunto deveria ser a fome e não o orkut, algo para alienados.
    Ora, o orkut como a internet no seu todo é muito rica culturalmente, como também não podemos deixar de dizer que existem muitas informações erradas e besteiras, basta saber usar e melhor saber o que buscar na net. Mais restringindo a este assunto que nada tem haver com a fome, e por sinal muito vasto o que aqui foi colocado pelas pessoas, pois trata-se sim de cultura e de fato de hoje que amanhã será história, o orkut nada mais expõe pensamentos, usos e costumes certos ou errados de uma época, a atual, que amanhã será história e com certeza será utilizado para registros e outros afins, essas p´ginas de quem morreu fica parada no tempo expondo para tempos futuros a forma de viver no hoje. Para tanto abra uma página para discutir a fome, muito interessante, começaremos pelo programa social fome zero…

  19. Meu irmao faleceu e quero muito apagar o orkut dele, pq cada vez que vejo a foto dele lah me ponho a chorar novamente…eh muito doloroso.
    Deveria ter uma maneira da gente fazer isso, se alguem quer deixar que deixe, mas respeite a dor dos que querem que os mortos descansem em paz.

  20. Só uma coisa:Enquanto vcs discutem esse assuntinho, muitas pessoas estão morrendo de fome seja no Brasil ou no mundo todo, ninguém lá na Angola por exemplo está se importando com isso pode ter certeza, pois creio que uma minoria saiba o que é orkut por lá…

    pensem nisso orkut é só alienação nada é de verdade se ás pessoas morreram deixa lá o perfil,putz!!

    Vamos discutir sobre a fome no mundo? Esses tipos de assunto só são uma forma de se desviar dos problemas concretos que existem de verdade e estão aí na nossa cara!

  21. E outra agradando os que gostariam q os cadastros de falecidos continuem ativos, poderiam fazer uma pagina especial para estas pessoas, como aquelas figurinhas que fazem em album de jogadores, quando os jogadores ja faleceram, fazem as figurinhas douradas, poderiam fazer um perfil diferente, homenageando os falecidos ou coisa do tipo, agora nao basta dizer q faleceu, tem sim q ter algo comprobatorio, por isso a nescessidade de um serviço de cadastro de obto…

  22. Bom, poderiam criar um serviço de obto virtual, seria ate interessante colocar isso em rede, todos os falecidos, teriam seu registro de obto virtual, claramente teria q ter uma empresa responsavel por estas informações como existe as de cadastro de CPF, qd alguem vier a falecer este teria seu registro de obto na net, atravez dele todo serviço tipo o orkut, faria um levantamento desses dados e estes cadastro seriam excluidos do mundo virtual…

  23. ainda axu q se morre gente e dexa seu orkut ativo mais gente ainda inicia uma nova conta no orkut
    por exemplo pra uma pessoa q morre com crteza tem tres q estão iniciando uma nova conta levando em consideração q tem pessoas q tem mais de um profile, ou seja dificilmente o orkut se tornará um cemiterio virtual, pois assim como morrem pessoas ocorrem tbm novas descobertas a todo momento desse meio de comunicação q virou febre mundial.

  24. ISSO EU ACHEI PERFEITA BOBAGEM FALECIDOS TEREM UM ORKUT E OS FALECIDOS DEVEM ESTAR OCUPANDO O LUGAR DE VIVOS QUE QUEREM TEM UM ORKUT E NÃO CONSEGUEM FAZER E UM BESTEROL QUEM INVENTOU ISSO EM?

  25. Eu não coloquei nenhuma foto e meu orkit foi excluido…
    isso e injusto,por que tem prfis que são pornográficos e não acontece nada com seu donos…
    eu so quero o meu orkut de novo…
    Galera…desse jeito não da neh!!!esse site é uma bosta

  26. O meu filho faleceu ano passado e deixamos ativo o orkut dele e , atraves do mesmo nós nos comunicamos com os amigos que através dele conhecemos.As lembranças continuam e creio que todos os que perdem um filho jamais o apagarão ,não se deleta um amor tão profundo .Desde que não cause transtornos não vejo problema algum em se manter .É preciso perder alguém muito importante na vida ,para se dar valor as lembranças que se eternizam.

  27. Penso que um Blog em que a pessoa procura deixar sua impressão a cerca do mundo e das coisas deveria ser mantido, quanto a página de relacionamento pessoal essa sim poderia ser excluida usando critérios de acesso escalonados dentro de um intervalo de tempo, um blog pode ser um livro e uma boa oportunidade para as pessoas contribuirem para dizerem o que pensam e assim ajudar as pessoas a serem um pouco melhores!

  28. ACHO UM ABSURDO NÃO CONSEGUIR NENHUMA RESPOSTA QUANDO PEDIMOS PARA SER DELETADO O PERFIL DE UMA PESSOA JA MORTA..MEU SOBRINHO FALECEU VITIMA DEA VIOLENCIA E DÓI MUITO PAR TODA FAMILIA E ACIMA DE TUDO PARA OS PAIS DELE VEREM MENSAGENS POSTADAS LA…JA TENTEI VARIAS VEZES DELETAR ,ENVIEI MENSAGENS E NADA, ISTO É UMA FALHA E UM DESRRESPEITO COM NÓS USUARIOS,PQ QUANDO ACHAM Q DEVEM DELETAM , E QUANDO IMPLORAMOS ELES NAO DÃO A MINIMA , NEM RESPOSTA TEMOS..E SOMOS OBRIGADOS A FICAR ENDO O PERFIL Q TRAS SOFRIMENTO.SERA Q É ETERNO????QUANDO IRÃO TOMAR UMA PROVIDENCIA????RESPOSTAS,,SÓ DEUS SABE….TEMOS Q REVELAR A SENHA PRA ALGUEM ,PARA QUE NÃO FIQUEMOS ESPONDO QUEM FICA ,DEPOIS Q MORREMOS PARA NÃO SERMOS ETERNIZADOS NO ORKUT FALHO,Q NESTE SENTIDO ESTA DEIXANDO E MUITO A DESEJAR….ESPERO Q REVEJAM ESTE PROBLEMA POIS SE TEMOS DADOS Q SÓ A FAMILIA TEM E NÃO TEMS A SENHA BASTARIA PARA SER DELETADO….ROSANFELA,TIA DO LEONARDO AUGUSTO,MORTO EM 16/08/2007..COM 2 TIROS NA CABEÇA..QUE EUS O TENHA POIS NÃO MERICIA MORRER ASSIM , NUNCA TEVE VICIOS ,ERA TRABALHADOR , E UMA PESSOAS DE BOM CORAÇÃO Q VIVIA SORRINDO….

  29. ninguem é obrigado a acessar nenhum profile de falecidos, mesmo porque eles não entrando em atividade, ficam parados nos ultimos listados e não aparcem nas paginas………preservar a memoria deles,com caracteristicas pessoais, amigos fotos,se torna uma homenagem e uma forma de mantê-los parcialmente vivos em nossas vidas.Já escrevi recados para queridos falecidos, e não me senti ridicula ou louca…….é apenas uma forma de suavizar um sentimento…e compartilhar do mesmo com pessoas em comum………não devemos acabar com a história que eles construiram……eu gostaria de ficar no orkut após meu falecimnento e deixar marcada na minha pagina tudo aquilo que foi importante em minha vida.minhas comunidades.amigos……….recados……

  30. Eu acho que todo perfil falecido, é algo que iráparar no tempo, ficará para a história, imagina, o orkut, daqui 100 anos com todos aqueles que por lá passaram, alguma coisa irá deixar, além de manter viva a história de pessoas anônimas. Ora, hoje o que é fato amanhã será história, eu, vocês etodos que ficarem no orkut, irão deixar registros para a posteridade, fotografias, manias, culturas, o dia que o orkut se transformar em um cemitério, ele passa a ser algo para estudo, cultura, afinal temos um cimitério na França que é ponto turístico, olha que coisa, imagina hoje um garoto que entrou para o orkut e deixa lá seus registros, mais tarde torna-se uma celebridade como Lennon, Senna, e falece no auge de sua vida, a página dessas pessoas serão simplesmente cultuadas por gerações e gerações, carqamba Lennon faleceu em 1980, imagina se ele tivesse uma página no orkut, e toda sua geração no anônimatoé algo cultural, sou a favor de manterem as páginas daqueles que faleceram, afinal, trata-se de cultivar a memória e manter viva uma geração inteira.

  31. Infelismente é uma triste fatalidade da vida, porém nao deixa de ser inevitável.

    Apesar de tudo se tratam de vidas, de seres, de indivíduos com um histórico, com familiares, com ciclos de amizades na sociedade, etc.

    Obviamente o sistema do orkut deve estar preparado para casos como estes, e principalmente por se tratar de envolvimento afetivo e sentimental das pessoas, nós estamos tao acostumados com essa nova era digital que parece que nos esqueçemos de que existe sempre um ser humano por trás de cada máquina,cada computador, sistema operacional, etc.

    Soluçao: bom várias idéias boas e eficazes já foram expostas acima… entao vou citar algumas que eu concordo…

    exemplo:

    3 meses sem fazer Login no Orkut = Perfil inativado e e-mail avisando.
    6 meses sem fazer o Login = Perfil removido.

    assim como o sistema q o hotmail utiliza.

    Podemos entrar em contato com a central do orkut requerendo estas sugestões.

    Boa sorte a todos.
    E fiquem com Deus!

  32. oi; o melhor a ser feito é criar uma comunidade ligada a pessoas mortas e uma central de atendimento ao site de relacionamento(orkut), todos os usuários que faleceram deveriam ser informados a central de atendimento por seus amigos, essa central de atendimento deverá entrar em contato com o usuário por email e todas as opções de contato verificando o devido acontecimento, após não conseguir entrar em contato com o suposto falecido por um período de 30 dias, esse perfil deverá ser adicionado a comunidade de pessoas mortas e restrito aos demais usuários do orkut.

  33. ..Já tinha pensado nessas questões várias vezes, se a idéia é o online então vamos criar um testamento online.

    ..Funciona assim: vc tem seu perfil no orkut e existe um botão que os amigos no orkut possam acionar para indicar que a pessoa está morta, é preciso que pelomenos 3 pessoas indiquem (Elas terão que estar no nivel de bom amigo ou melhor amigo), então será enviado um e-mail para a pessoa que foi dada como morta dizendo que ela foi dada como morta se ela não morreu para regulamentar a situação, se não morreu as pessoas que acionaram não podem mais usar esse recurço. Mas se a pessoa não regularizar por tá morta mesmo então será enviada uma mensagem a uma pessoa de confiança cadastrada contendo informações sobre o que deverá ser feito, uma mensagem aos familiares, senhas, e acesso a conta do orkut da pessoa.

    ..Na questão de busca pode ser levado em conta o fator da pessoa estar morta ou não.

    ..As comunidades serão repassadas pela pessoa que ficou responsável.

    ..Essa é a minha sugestão

  34. Eu acho que todo perfil falecido, é algo que iráparar no tempo, ficará para a história, imagina, o orkut, daqui 100 anos com todos aqueles que por lá passaram, alguma coisa irá deixar, além de manter viva a história de pessoas anônimas. Ora, hoje o que é fato amanhã será história, eu, vocês etodos que ficarem no orkut, irão deixar registros para a posteridade, fotografias, manias, culturas, o dia que o orkut se transformar em um cemitério, ele passa a ser algo para estudo, cultura, afinal temos um cimitério na França que é ponto turístico, olha que coisa, imagina hoje um garoto que entrou para o orkut e deixa lá seus registros, mais tarde torna-se uma celebridade como Lennon, Senna, e falece no auge de sua vida, a página dessas pessoas serão simplesmente cultuadas por gerações e gerações, carqamba Lennon faleceu em 1980, imagina se ele tivesse uma página no orkut, e toda sua geração no anônimatoé algo cultural, sou a favor de manterem as páginas daqueles que faleceram, afinal, trata-se de cultivar a memória e manter viva uma geração inteira.

  35. Em minha opnião, as contas dos usuários falecidos não deveriam ser desativadas ou deletadas.

    Seria muito interessante se o orkut pudesse durar mais de 50 anos e um dia meu netinho ao entrar no Orkut encontrar meu perfil, fotos, comentários em minha página… etc.

    Por este lado considero um mantedor de informações de seus usários… gostaria eu de poder visitar a página do Orkut de meu tataravó, não seria interessante ?! Ele andando de charrete pelas ruas de São Paulo !! Seria ótima, sem contar um pouco sobre o perfil dele, vídeos postados por ele e outros exemplos, seria uma honra manter um pouco de minha história ao meus filho, netos, bisnetos e por aí vai.

    Acho que seria muito interessante o Orkut criar um acesso realmente registrado a todos a partir de CPF/RG… sendo assim se um dia eu morrer minha família com atestado de óbito conseguir ter acesso a meu usuário solicitando isso ao Orkut/Google !!

    Quem sabe… o Orkut ainda é BETA (creio que pra sempre né ! ^^) por isso mesmo, muitas coisas virão, atualizações, layouts e coisas que nem imaginamos.

    Obrigado pelo artigo Vinícius Luiz, paz e saúde !!

    Abraço 🙂

  36. É absurda a idéia exposta no artigo, é evidente que qualquer legatário dos direitos civis da pessoa falecida poderá excluir a conta visando preservar a imagem de seu ente querido, afora isto o uso da estatísitica bruta do IBGE é um ledo engano, tendo em vista que o perfil de usuários do Orkut esta longe de ser o tipo perfil geral da população brasileira.

    Este artigo é quase um daqueles, O ORKUT TA COM VIRUS

  37. Simples…

    Basta deixar junto com o testamento (ou qualquer coisa que se assemelhe) um documento com as senhas de tudo…

    Como analista, eu tenho uma que fica guardada a 7 chaves, com senha de servidores e outros serviços.

    Juntamente tem outro envelope com minhas senhas pessoais e a instrução de o que fazer com cada uma delas.

    É bizarro, mas é a vida…

  38. A estatística não procede. Não se pode aplicar a taxa de mortalidade do Brasil aos usuários do Orkut, já que estes não representam proporcionalmente a população brasileira. Os cadastrados no Orkut fazem parte de 10% da população que têm acesso à rede. A taxa de mortalidade do Brasil se refere aos 100% do país. Será que o perfil das pessoas que morrem no Brasil é muito semelhante ao perfil das pessoas cadastradas no Orkut? Não sei a resposta, mas o artigo partiu do pressuposto de que sim.

  39. Sinceramente, não consigo entender toda essa ânsia em querer apagar os perfis dos dito cujos falecidos.

    Puxa, que coisa bonita: Um memorial. Imagine ter um grande amigo, e mesmo após anos de sua morte, você ter acesso a toda sua vida online, com os gostos dele sempre vivos nas comunidades, as fotos, o Quem sou…

    Sinceramente…Pra quê essa coisa de apagar perfil de falecidos do Orkut? Até concordo, no caso de moderadores, uma política mais ampla.

    Do mais, viva o Orkut e seu acervo mórbido. Se ficarmos presos a nossa hipocrisia, logo jogaremos fotos de nossos bisavós fora e passaremos a pelo menos 100m de distância dos cemitérios…

    É bom que cada um deixe sua obra viva, mesmo que o máximo que ela tenha sido foi uma comunidade com 500 membros.

    http://tradutorium.wordpress.com

  40. Eu li algumas respostas de leitores falando sobre a desabilitação do perfil ou remoção do mesmo caso o usuário não logue depois de um certo tempo.

    Um perfil pode trazer más lembranças como pode também ser uma forma de homenagear pessoas.

    Eu tenho um amigo q morreu em um assalto, e hoje, no perfil dele há várias homenagens, mantendo a lembrança da pessoa boa q ele era!

    Isso acabaria criando uma situação complexa em que o google não consegueria agradar a todos. 🙁

  41. Acho legal que o Orkut não exclua os cadastros pois, como um amigo acima comentou, eu também gostaria de ver o perfil de meu bisavô. Talvez, futuramente, o Orkut seja uma enciclopédia pessoal. Uma fonte de pesquisa das pessoas, que, mais pra frente, serão antepassados.
    Gostei dos cálculos!

  42. Poderia ter uma area reservada a esses perfis, dae alguem poderia relatar os moderadores do orkut e se eles vissem no profile mais de um indício como mensagens de que a pessoa morreu, poderia mover o profile dele para essa área reservada.

  43. Há uma outra possibilidade não discutida, mas que deve ter sido levantada pela própria equipe quando o orkut decidiu não apagar os perfis inativos: A de que o orkut funcionasse como um registro de quem vive hoje.
    Pessoalmente, sei muito pouco sobre meus antepassados a 100 anos atrás. Cartas, documentos e retratos se perderam, apodreceram ou estão no depósito de algum parente distante. Gostaria muito de poder acessar o perfil de meu bisavô, ver imagens das viagens e de sua terra natal. Sei que meus bisnetos poderão fazer isso.

  44. Acredito q a estimativa do IBGE é enquadrada em toda a população, não dividido em classes sociais. Procurei no site do ibge e nao tem nada dizendo em relação a isso.

    Sobre o número de pessoas que acessam a internet, são aproximadamente 49 milhões, de acordo com a última pesquisa realizada pela datafolha. E mesmo assim a média levantada pelo IBGE se enquadra a todos. Até pq é uma média!!!

    Enfim. Só eu conheço 6 amigos de classe B que foram assassinados e mortos em acidentes (só em 2007) que estão com o perfil no orkut ainda.
    A solução de excluir com inatividade seria uma boa…

  45. Sobre a questão falada acima pelo amigo João, considero assim:
    Tudo bem que a taxa de miséria no país é muito grande, e os dados do IBGE, assim como citado no próprio texto, são aproximados. Ou seja, o cara tirou somente uma idéia do que pode acontecer e ainda deixou claro que nao é estatístico e tals. No caso, na teoria realmente funciona da forma que ele falou, seja pra mais ou pra menos.
    Com a violência que vemos por aí, não é somente a miséria que rola no Brasil. Sem contar o que pode ter rolado fora do país também.
    Enfim. Eu sinceramente nao tinha pensado nisso! Acredito que, em determinado momento, caso o problema realmente apareça, o google irá pensar em algo. Talvez a solução de desativar e/ou excluir como alguns já falaram ai seja uma boa saída.
    Até mais

  46. Pra essa conta ter algum valor, vocês deviam considerar apenas a porcentagem da população que tem acesso a internet, e, ainda assim, considerar que a maioria da população que acessa o serviço é jovem.
    Vai demorar um pouco pra ter tanto perfil gente morta online.

  47. A melhor forma do google solucionar isso, é fazendo com que as contas tenham um prazo para serem deletadas do sistema, como algumas contas de e-mail… Quem quiser a imortalidade de um conhecido, pode se satisfazer com fotos, assim isso não vira um cemitério virtual.

  48. Já pensei muito nisso. E se eu morrer amanhã, como avisar as pessoas do meu MSN ou Orkut, com as quais não tenho contato muito próximo? A idéia de lacrar um envelope com todas suas senhas e deixar guardado em algum lugar, com algumas pessoas avisadas sobre isso, é muito boa. Digo algumas pessoas porque, sem querer parecer muito trágico, pode acontecer de você morrer junto com a pessoa com a qual deixou o envelope, como no caso de um acidente. Eu, particularmente, não me preocupo tanto com o fato de meu perfil continuar existente, apesar de que gostaria que não ficasse para sempre disponível. Mas realmente gostaria que alguém avisasse o ocorrido a todos meus amigos do mundo digital, antes que a notícia chegasse de outra forma.

  49. Desculpe a sinceridade, mas parece que o Webinsider começa a perder gradativamente a qualidade em seus textos. Em um momento temos artigos criados com o intuito de manifestar seu ódio por alguma empresa (texto contra o submarino, há um tempo atrás, onde o autor se focou muito mais em atacar do que em escrever algo de útil ao público do Webinsider). Agora temos uma discusão filosófica sobre o que fazer com os perfis de pessoas que morreram. Por favor, vamos elevar o nível de qualidade…. Aposto que tem gente escrevendo coisa muito melhor pra cá….

    E respondendo…
    Basta desabilitar o perfil após 3 meses sem login do usuário. Pronto. Resolvido o problema.
    E abrir a comunidade moderada para votação de novo moderador.

  50. Acho bom eu começar a preparar um testamento com todos os meus logins e senhas de todos os foruns que participo, e quando eu morrer, alguém ficará com a responsabilidade de me matar online.

  51. Boa observação.
    Gostei da análise dos dados e o levantamento da perspectiva futura de cadastros. Interessante os cálculos realizados.
    Tudo bem que é meio louco pensar assim, mas … alguém tem que pensar dessa forma!
    Assim como o amigo de cima, acho que nao deve-se excluir também. Você joga as fotos de amigos que ja faleceram fora? Acredito que nao…

  52. É simples. Basta o orkut, limitar o tempo de inatividade dos usuários. por exemplo: Se fulano de tal deixar de se logar em sua conta, por N meses, ela será automaticamente excluida. E feito. Pois é um serviço gratuito, e quem estipula as regras é o orkut. Cabe ao usuário aceitar.

    Robson Vargas Farias.

  53. Quando alguém falece, todas as memórias reais da pessoas são simplesmente apagadas? Todas as cartas que você escreveu, pertences, cds? Todos os registros da sua existência desaparecem da história? Claro que não!

    Está na hora das pessoas encararem que sua vida online será tão valiosa quanto a offline. E eu não gostaria que todas as minhas memórias fossem simplesmente apagadas da rede.

    O Orkut nunca se tornará um cemitério online pois irá sempre se renovar. Você nunca vai conseguir adicionar uma pessoa morta a sua rede de amigos. Com o tempo o perfil vai ficar esquecido e até perdido, mas deletá-lo acho um desrespeito a pessoa e as suas memórias.

    O que pode acontecer é o orkut implementar algo que marque um perfil numa área de falecidos. E no caso de ser dono de uma comunidade, fazer alguma votação para eleger o próximo dono.

    Acho fantástico a teoria de que daqui a muitos anos as pessoas ainda poderão ter acesso aos dados do meu blog, last.fm, orkut, fotolog e etc…

  54. O cálculo de mortos no orkut talvez seja um pouco precipitado, uma vez que foi considerada a taxa bruta de mortalidade brasileira, o que pode ser incorreto se levarmos em consideração que a distribuição de idade dos usuários no orkut não é a mesma da população brasileira que produz a estatística.

  55. Que artigo mais sem noção…

    Cara, vc não pode calcular a proporção de pessoas que morrem exatamente no brasil e no orkut.

    Muitas das pessoas que morrem no brasil, morrem de fome, ou por não ter dinheiro para comprar remédios, ou por viver na criminalidade e no submundo do crime. É claro, que aquela vila nos cafundós do sertão onde a taxa de mortalidade é MAIOR do que nas grandes cidades pode haver individuos com orkut.. mas nunca será proporcional. jamais..

    o numero de brasileiros que morrem, não é proporcional ao número de brasileiros que morrem e tem orkut..

    Se você comparasse com o número de brasileiros mortos que habitavam em cidades de mais de 10 mil habitantes, que são de classe A, B e C+, possuem qualidade de vida e que não são analfabetos, ai sim teria fundamento esta conta..

    Mas veja bem, mais de 60% dos brasileiros vivem na linha da miséria.. elas nunca viram um computador direito na vida.. nem sabem o que é orkut.. e com certeza a taxa de mortalidade é muitooo maior!!

    outro problema da sua estatística: meu avô, minha avó, e 2 tias minhas faleceram nos ultimos três anos, eles não tinham orkut. ou seja:

    se juntar o numero de idosos com o de pessoas que vivem abaixo da linha da miséria, com o de pessoas envolvidas na criminalidade, com as pessoas que não possuem qualidade vida, com o número de analfabetos do brasil: Vejamos claramente a desproporção da sua linha estatistica.

    Achei legal o tema que você tocou,, mas pecou na linha de raciocínio lógica.
    abraços

  56. É realmente de se pensar, concordo com os dois, e acho que deveria mesmo ter um período para ficar sem acesso e ser cancelado automaticamente. Mas acho que há um caso mais urgente para se pensar, o caso de invasão de perfil.
    Aconteceu com um amigo meu, seu orkut foi invadido, a senha foi alterada e zuaram o orkut, mandando mensagem horriveis para seus amigos em nome dele, acho que todo mundo deve conhecer pelo menos uma pessoa que tenha acontecido.
    Isso sim deve ser resolvido.

  57. Concordo plenamento com Cesar Zeppini acima,
    acrescentando que após ter sido excluido por falta
    de acesso,poderá retornar com outro perfil.
    Dessa forma atingiria não só os falecidos,como
    também todos aqueles que por outros motivos deixa-
    ram de acessar.Quanto ao prazo de 1 ou 2 anos ca-
    beria uma enquete.

  58. Eu também não gostaria que meu perfil continuasse no Orkut quando eu morresse.
    Além das falecidas terem o seu perfil parado, muitos vivos também tem, já que não o acessam mais.
    Concordo com o Cesar, no fato de colocarem nos Termos de Uso algo a respeito de excluir a conta que não seja mais acessada durante certo tempo. Isso até contribuiria com o servidor deles.

  59. Como o amigo aí em cima, também acho de mau gosto fazer homenagens em scrapbooks, etc.

    Mas a solução mais racional que proponho é colocar nos Termos de Uso que se o perfil não for acessado durante 1 ano inteiro (ou até 2 anos), o perfil será automaticamente desativado.

    Claro, até lá muitos se depararão com aquele perfil e tudo o mais. Mas acho que será vantajoso para todos.. quem quiser matar a saudade durante esse tempo entrará no perfil, e o Orkut não se tornará um cemitério online.

  60. -= Já há no Orkut, caso você não tenha ficado sabendo, uma comunidade para isso.

    Profile de Gente Morta ou Orkut de Gente Morta .. alguma coisa assim.

    Há quem diga que tem até profile mal-assombrado.

  61. Já avisei a todos que quero que todos meus perfis sejam excluídos, inclusive meu blog! Acho que vou lacrar um envelope com todas minhas senhas e deixar com minha mãe tecnofóbica. Todas estas homenagens póstumas são de profundo mau gosto. Não quero passar por isso, mesmo que eu não esteja nem aí para isso. 8;)

    Esta é uma decisão de cada um ou de suas famílias, mas não me vejo inserindo um checkbox em cada aplicativo que eu trabalho com o rótulo Deseja que o perfil seja excluído em caso de morte do usuário? Burr…

  62. acho que todo e qualquer perfil, conta de e-mail (ou seja, cadastros em geral) precisam manter uma certa atividade.

    o hotmail inativa a conta se o usuário não acessar ou usar algum dos serviços por mais de 30 dias (algo assim, não lembro direito). o orkut (e as demais redes sociais) poderiam desativar essas contas por um período até que alguém ative-as novamente. durante esse tempo, não aparecem no sítio, no resultado das buscas, etc. depois de um ano (ou outro espaço de tempo maior), essas contas não existirão mais.

    em relação às comunidades moderadas, poderiam ser repassadas ao usuário com maior atividade dentro delas, sei lá. é uma idéia.

    sou um pouco contra esse excesso de gratuidade na internet. as pessoas criam um perfil por semana, entram naquele sítio por um tempo e depois abandonam o barco. enquanto isso, o espaço nos servidores vão sendo ocupados, há um aumento na demanda de energia, escassez de recursos naturais e o resto a gente já sabe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *