Internet no celular: entre o iPhone e o Dotmobi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O acesso à internet através de celulares pode ser uma experiência frustrante pela soma de três fatores principais:

  • O navegador wap embutido nos celulares tem tantas restrições que a navegação através do conteúdo é lenta e difícil.
  • A tela dos celulares atuais também restringe em muito que tipo de conteúdo pode ser apresentado.
  • A falta de conteúdo especialmente desenhado para ser acessado via wap.

O Wap (Wireless Application Protocol) nunca decolou devido a estas razões. No entanto, acessar a internet através de celulares e PDAs é o santo graal da inclusão digital, já que o mercado de usuários de celulares é pelo menos quatro vezes maior que o tamanho do mercado de acesso à internet, e pelo menos duas ordens de grandeza maior (100x) que o mercado de registro de domínios.

Duas iniciativas distintas e concorrentes tentam mudar este cenário para proporcionar uma boa experiência de uso. A primeira iniciativa é o .mobi (chamado Dotmobi), uma extensão gTLD (Generic Top Level Domain) para domínios com conteúdo especialmente desenhado para ser acessado via celulares.

Na prática o Dotmobi é um domínio como qualquer outro, porém com uma qualificação do conteúdo, caracterizado para ser acessado em celulares e PDAs. A idéia é que as empresas, além de seus sites normais (.com.br ou .com), mantenham versões especiais para serem acessados por aparelhos móveis, ou seja, sites com a extensão .mobi.

O Dotmobi é formado por um consórcio de pesos pesados do mercado de telecomunicações, como Vodafone, Nokia, Ericsson, T-Mobile, Samsung e outros da área de tecnologia, como a Microsoft, Google e Visa. O consórcio, além de registrar os domínios .mobi, disponibiliza também ferramentas especiais para desenvolvimento de conteúdo para celulares e PDAs.

Um leitor atento perceberá que um nome em especial não participa do consórcio: a Apple.

Webinsider_no_iphone

A Apple seguiu outro caminho e espera que o iPhone proporcione uma experiência tão boa de acesso e navegação na internet que nenhum conteúdo especial, ou registro de domínio, tenha que ser especialmente desenvolvido para estes aparelhos.

O navegador do iPhone é o Safari e a navegação na internet através do iPhone é razoavelmente boa, porém cansativa, já que exige que você use seus ?dedos? e o touch-screen para fazer scroll, pan e zoons.

As duas soluções vão sobreviver e serão concorrentes. O iPhone deverá ocupar a posição high-end do mercado, por ter mais recursos e ser mais caro. Por outro lado, a grande massa de celulares com menos recursos necessita de conteúdo. E neste caso, a melhor opção é o registro do domínio .mobi e a criação de conteúdo especialmente para estes aparelhos.

A Apple mais uma vez é pioneira e posiciona sua marca no high-end do mercado, divulgada através de um incrível buzz marketing criado e mantido por uma legião de fãs que se identificam, ou que querem se identificar, com uma marca ?cool?. [Webinsider]

……………………………..
Mais informações:

1. O iPhone acessando a internet (vídeo da Apple)
2. Ferramentas para desenvolvimento de conteúdo .Mobi

.

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

19 respostas

  1. Me corrijam, mas li que o IPhone não possui compatibilidade com Ajax, então, não possui um navegador completo para todas as aplicações nem para todos os sites.

    A Nokia já possui nos seus Séries 60 há tempos um navegador completo e eu não vejo nenhum problema de compatibilidades e de usabilidade acessando a net pelo meu Nokia N95.

    E a nova versão do Opera Mini está excelente, bem aos moldes do software da Nokia. O Safari é mais um navegador para celular..

    Agora sobre o tópico, o futuro realmente são páginas e aplicações idênticas aos do desktop, seja através do Wifi, HSPDA, EDGE, Wimax…

  2. Obrigado pelos comentários. Vou comentar apenas alguns pontos:

    Para Eduardo:
    =============
    Pra que usar ferramentas para gerar conteúdo exclusivo para .mobi?

    Uma das vantagens do pacote de desenvolvimento do .MOBI é a capacidade de testar sua interface em um monte de celulares diferentes. Lembre-se que já existem centenas de modelos.

    Para Mitani:
    ============
    Quer queira quer não, hoje em dia o design se prevalece em cima da usabilidade.

    Olha, essa afirmação é bastante controversa… no mínimo.

    Para Alexandre:
    ===============
    Veja, se o dotMOBI conseguir desenvolver um número muito grande de aplicações, o espaço dotMOBI ganha força, dou um exemplo: o celular pode definir como default a extensão .mobi de um domínio, ou seja, o usuário quer ver bars, e o celular mostra automaticamente bars.mobi ao invés de bars.com
    Alias, esse é o santo graal do .mobi, ser o espaço default do conteúdo mobile.

    Para Márcio
    ===========
    Sim, o custo do WAP também é um dos fatores que tem atrapalhado. Não acho que seja o fator predominante neste momento, visto que o usuário de celular tem uma experiência tão ruim ao acessar a internet que a preocupação com o custo do acesso, é neste momento ao meu ver, secundário.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

  3. O colega Márcio Rodrigues acertou na mosca.
    A maior dificuldade que enfrentamos como desenvolvedores é a própria operadora(s).

    Muitas exigências para as empresas desenvolvedores, mercado viciado e custo altíssimo para quem navega.

    Se vc tem um celular wifi, ótimo, caso contrário, se prepare para pagar um preço alto pela facilidade de navegação.

  4. Ainda há muito o que melhorar para que a internet no celular fique mais difundida, se o Wap ainda não deu certo, boa parte da culpa é das operadoras que cobram muito caro pela navegação além das mesmas não ter uma estrutura que comporte um grande fluxo de navegação wap.
    Hoje a forma de cobrança é por Kb, para navegar em sites normais pelo celular, por mais leves que estes sites estejam ainda sim é muito caro,o Iphone tem a vantagem de ter Wifi, com isso vc pode navegar livremente sem ter medo de no final do mês ter uma bomba para pagar.
    Grandes portais brasileiros já tem suas versões mobile, são sites com layouts diferentes dos que navegamos em nossos computadores mas desenvolvidos com CSS e XHTML.
    No momento que estamos é essencial a construção de layouts diferentes, um para Web outro para Mobile, não vejo a necessidade da criação de dominios especiais, isso facilitaria somente a digitação do usuário.
    No Japão a internet no celular é muito mais difundida, lá chega a ser mais usada que o proprio serviço de voz, os layouts desenvolvidos por eles são bem diferentes dos layouts web,mesmo lá os usuários tendo um pacote mensal para navegação, o usuário quer facilidade, se complicar um pouco ele deixa pra lá.

  5. Concorodo com o pessoal do XHTML e CSS ou melhor, XSLT. A tecnologia já está prevendo toda essa diferença de dispositivos. Nào sei não de vou falar besteira, mas SVG + JavaScript conseguem fazer pelo menos metade do q o Flash faz. Imagina um servidor gerando SVG(XML) dinamicamente? Pra que complicar a criação de sites e registro de domínios. A tendência do futuro é a convergência de tecnologias e não a separação das coisas pra tais casos…

    XML não vai curar o Câncer, mas pode integrar muita tecnologia, hehehe

  6. A grande questão não é o que vai prevalecer. A questão é: Pra que inventar um novo modo de fazer páginas reduzidas se podemos fazer tudo isso com XHTML?

  7. Visualmente o .mobi, para mim, é a mesma coisa que wap, um monte de letrinhas e imagens miudas, sem graça nenhuma. Esse site prova isso http://www.bars.mobi

    O que poderia ser um diferencial, e acredito que se ainda não é vai ser, é a possibilidade de criar um padrão para funções que realizem interatividade com recursos dos aparelhos, ou seja, alguma programação com mais recursos.

    Se não tiver isso, é trocar 6 por meia dúzia.

    Fora o fato de que é perfeitamente possível, para quem entende de XHTML e CSS, criar um site multi plataforma facilmente com uma ou duas regras no CSS.

    Os únicos que vão continuar sofrendo no final são os sites em Flash que tem que ter uma página adicional para casos de navegação em texto, isso nessas plataformas wap e .mobi, pois apesar de nunca ter navegado com iPhone, se tem o Safari, provavelmente vai ter o Flash Player…

  8. Com o lançamento do ipod touch que permite acessar web via wifi e outros gadgets como o nokia n95, htc touch e afins, a web reduzida só tende a se popularizar.

    Achei interessante a idéia do mobi, o http://www.bars.mobi é direto e simples, porém simples demais.
    Quer queira quer não, hoje em dia o design se prevalece em cima da usabilidade.

    Muita gente vai torcer o nariz ao ver aquele portal reduzido em textos e referências visuais, mesmo tendo o mesmo conteúdo.

    Eu mesmo navego no meu n95 e não vejo problemas em aproximar ou rolar as páginas da web na tela de 2,6 pol., mas se o .mobi tiver um aperfeiçoamento gráfico considerável, eu creio que terá tudo para dar certo.

  9. Pra que usar ferramentas para gerar conteúdo exclusivo para .mobi?
    Se uma empresa quer fazer conteúdo diferenciado para aparelhos móveis basta criar suas páginas em XHTML com conteúdo reduzido! Simples assim.

    Além disso, atualmente, o OperaMini é a melhor tecnologia que realmente funciona em celulares (sem contar com o Safari do iPhone que é um browser de verdade como de desktop, claro)

  10. Acredito que isso não será problema no futuro, por que tudo irá evoluir e será possível acessar sites como no computador em qualquer lugar, inclusive no celular, mas sempre existirão dispositivos mais simples para os quais vale esse idéia.

    Sempre é bom fazer algo pensando em todas as possibilidades possíveis de utilização.

  11. Caro Norton:

    Ótimo comentário.

    O opera mini tem um simulador que permite que você veja como um site .com/.com.br irá ser apresentado no celular.

    http://www.operamini.com/demo/

    Para complementar vale a pena visitar o simulador e olhar o site http://www.bars.com/index.aspx que recomendei acima. Assim temos 3 opções diferentes para atender o usuário, dono de um celular:

    1) Uma opção high-end, promovida pela APPLE e que baseia sou solução principalmente na melhoria do Hardware, afinal vc tem uma tela maior E sensível ao toque.

    2) Você tem uma extensão de domínio específica para conteúdo mobile (.mobi). Com um kit gratuito de desenvolvimento de aplicações específicas.

    e por último

    3) Solução de softwares através de navegadores onde o conteúdo atual é transformado automaticamente em algo razoável para o aparelho mobile.

    Obviamente as opções 1) e 3) aproveitam o volume e diversidade de conteúdo já existente.

    Fiz alguns testes com o opera mini e achei a transformação bem decente ! Porém parece que a solução 2) é a que deve obter os melhores resultados de usabilidade.

    Obrigado pelo comentário, ajudou a completar o artigo !

  12. Caro Rochester:

    Seu comentário é pertinente. Para responder sua pergunta recomendo que você visite antes um site .mobi e um site .com :

    Visite: http://www.bars.mobi

    em seguida

    visite: http://www.bars.com/index.aspx

    bem, essa é a sua resposta. Você pode usar CSS para apresentar o mesmo conteúdo em diversos layouts, porém, o campo de trabalho em um celular é tão reduzido que ele exige que o conteúdo, a navegação e os demais elementos, sejam especialmente criados para a aplicação, tal que a experiência de navegação seja a melhor possível.

    Apenas adaptar o conteúdo atual de um site para o celular corre-se o risco de não fornecer a melhor experiência possível para o usuário do celular.

    Você até pode usar CSS… se quiser, mas a maioria das empresas cria um projeto novo para o conteúdo mobile. Isso ocorre por vários motivos, o principal é a importância do conteúdo para celulares. Lembre-se, o mercado de celulares é muito maior que o mercado da Internet.

    Obrigado pelo comentário, super pertinente.

    Atenciosamente,

  13. E pra que precisa de conteudo especialmente para celulares? Css está aí pra isso ué! separa a formatação da apresentação e o site fica acessível. é texto puro, qualquer celular consegue navegar em sites assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *