Apple avança firme na venda de conteúdo digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem assisitiu o keynote do Steve Jobs liberado em 5 de setembro teve a percepção do tamanho da revolução digital que estamos vivendo e que ainda está apenas no começo.

O grande foco da apresentação era o lançamento da nova linha de iPods. Mas vamos focar aqui em dois pontos que chamam a atenção, do ponto de vista de negócios e resultados.

O primeiro deles é tamanho da iTunes Store, a operação de venda de conteúdo digital da Apple, conforme alguns dados divulgados pelo principal executivo da Apple:

  • Já foram vendidas mais de 3 bilhões de músicas
  • Existem mais de 600 milhões de cópias do iTunes (ou seja, mais de 600 milhões de pontos de venda de conteúdo digital)
  • É o maior varejista de conteúdo digital em 22 países
  • Está em terceiro lugar entre os maiores varejistas de música nos EUA (contando todos os canais de distribuição)
  • Mais de 600 milhões de músicas em catálogo
  • 32% dos lançamentos de músicas neste ano aconteceram apenas digitalmente (nada de CD)
  • Mais de 110 milhões de iPods, com market share superior a 70%

A plataforma iTunes é o maior exemplo de um canal de distribuição de conteúdo digital de sucesso. E para chegar aos resultados mencionados acima, a Apple conseguiu reunir três elementos chave:

Solução integrada: garantiu uma solução que funciona de forma simples e eficiente ao atuar verticalmente com software (iTunes), loja (iTunes Store) e hardware (iPod, Apple TV, Macs).

Experiência do usuário: comparada com qualquer outra loja de conteúdos digitais, a experiência de comprar na iTunes Store é muito superior. A busca é eficiente, a compra acontece em um clique, existe conteúdo gerado pelo usuário. O processo de natural e prazeiroso, mesmo para consumidores não geeks.

Modelo de negócios: ao padronizar o preço dos conteúdos (faixas de músicas, por exemplo, custam todas 99 centavos de dólar), a Apple pode ter contrariado gravadoras, mais ofereceu ao consumidor algo fácil de entender.

Estes pontos, entre outros, transformaram a Apple na maior distribuidora de conteúdo digital (legal e pago) do mundo.

Logo a concorrência deverá copiar seu modelo mas a turma de Cupertino não está parada. Steve Jobs anunciou duas novidades bombásticas:

iTunes Store Wi-Fi: a partir de agora, além da loja da Apple estar nas 600 milhões de cópias do software iTunes, ela estará em todos os iPods Touchs e iPhones que a Apple vender. Basta utilizar o aparelho em local com conexão wi-fi para navegar, escutar amostras de todo acervo da loja e comprar online.

Lojas Starbucks: a Apple fechou parceira com a Starbucks para que os portadores de iPods e iPhones se conectem gratuitamente na rede wi-fi das lojas para conferir o nome da música que está tocando no ambiente naquele momento. Com um clique qualquer música ou conteúdo da iTunes Store poderá ser comprada em segundos.

Estas novas iniciativas da Apple irão contribuir para aumentar ainda mais a liderança da empresa na venda de conteúdo digital e distanciá-la da concorrência. Qualquer player que deseje entrar na área de venda online deve prestar muita atenção na iTunes Store, de longe o melhor case do setor atualmente. [Webinsider]

.

<strong>Marcelo Tripoli Morais</strong> (marcelo.tripoli@ithink.com.br) é presidente da agência de marketing digital <strong><a href="http://www.ithink.com.br" rel="externo">iThink</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.ifound.com.br" rel="externo">iFound</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *