Não tem ginástica laboral? Então faça você mesmo

Nova Escola de Marketing
16 de outubro de 2007

Ginástica laboral é um benefício concedido pelas empresas e costuma se pagar com produtividade. Se você não tem esse luxo, faça você mesmo os exercícios. Pense como patrão e cuide de seu melhor empregado.

Ginástica laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

A ginástica laboral visa um pacote de bem estar: físico, psicológico e social para o trabalhador e grandes benefícios para o empregador, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

Mas se sua empresa ainda não possui este benefício, não se desespere.

Alguns cuidados com a postura, ou a parada de 15 minutos para exercícios simples podem evitar vários danos causados por horas sentado em frente a um computador.

A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

No caso dos trabalhadores da web, como designers, programadores e redatores, que passam horas trabalhando sentados e basicamente em uma mesma posição de frente para o computador, tendem a desenvolver problemas posturais, visuais ou musculares.

Exercícios que você pode fazer

Vou indicar aqui alguns exercícios para você repetir sozinho em um pequeno espaço e em pouco tempo.

Exercícios de alongamento básicos, como você fazia na escola antes de começar a educação física, são os mais indicados para você realizar sozinho sem a necessidade de um acompanhamento profissional.

1. Antes de se levantar da cadeira para começar o alongamento, repare na forma que você está sentado. É a mais cômoda ou deixa alguma parte de seu corpo mais tensionado do que outras posturas? Desta forma você pode identificar sozinho a razão daquela dorzinha nas costas.

2. Já levantado, vamos começar com um espreguiçar tentando alongar a maior parte do seu corpo, usando braços, costas, pernas e pescoço. Se aparecer um bocejo, não se preocupe, faz parte do relaxamento de seu corpo depois de horas de tensão.

3. Depois de uma boa espreguiçada, comece o alongamento pelos dedos fazendo o exercício do piano, movimentando todos os seus dedos para cima e para baixo. Agora feche o punho com força e depois abra, alongando o máximo possível, umas 10 vezes.

Alongar os punhos também é fácil, basta com uma das mãos segurar o outro punho para baixo (fazendo como um padre dá a mão para ser beijada). Tente forçar o máximo para baixo. Depois force o mesmo pulso ao contrário, agora com a ponta dos dedos para cima, usando a outra mão para intensificar o esforço. Repita com o outro pulso.

Após esse exercício chacoalhe as mãos deixando os dedos e pulsos bem relaxados.

4. Para os braços, entrelace os dedos à frente de seu peito e curve as costas fazendo uma concha. Repita o mesmo exercício entrelaçando os dedos para trás, desta vez expandindo o peito.

5. Um bom exercício para as costas é o de ir enrolando o tronco de forma lenta para baixo, fazendo com que seus dedos das mãos encostem em seu pé. A volta tem de ser feita da mesma forma, desenrolando de forma lenta deixando a cabeça por último.

6. Alongar as pernas é essencial para quem passa horas sentado. Uma forma básica de se fazer isso é esticar a perna direita e inclinar o corpo para o lado esquerdo. A posição final seria como estar agachado, mas com uma das pernas esticada para o lado de seu corpo. Repita o exercício com a outra perna.

Em pé, puxe uma das pernas para trás segurando pelo tornozelo. Repita o exercício com a outra perna e também fazendo o exercício com a perna para frente abraçando o joelho. Cuidado com o equilíbrio nesse exercício. É bom se apoiar em uma parede ou em uma outra pessoa.

7. Por último vamos fazer um exercício para desfazer a tensão do pescoço, lugar que sofre muito com uma posição estática. Faça um círculo (mais aberto possível) com o pescoço inclinando a cabeça para todos os lados. Faça três voltas para cada lado. Tente encostar o queixo em seu peito, alongando assim a parte de trás de seu pescoço.

Repita o exercício levando a cabeça para trás tentando enxergar o máximo de teto atrás de você sem inclinar o tronco. Tente enxergar o máximo de objetos para o lado direito e depois para o lado esquerdo.

Deite a cabeça para o lado do ombro direito e depois para o lado esquerdo. É importante que este exercício seja feito de forma lenta para que você possa sentir seu pescoço alongar. Caso você sinta alguma dor, não force. Se a dor persistir por alguns dias procure um médico. Dores musculares por esforço repetitivo tendem a passar depois de dois dias no máximo. Conheça seu corpo, seus limites e aprenda a respeitá-lo.

Com esses exercícios, durante 15 ou 20 minutos diários, você consegue aliviar a mente, a vista e relaxar um pouco o corpo.

É importante lembrar que ter uma vida ativa, ao menos nos finais de semana, ajuda a combater os efeitos do sedentarismo. Portanto exercite-se sempre que possível e tente se alimentar de maneira adequada e saudável. Bom trabalho. [Webinsider]

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

62 respostas para “Não tem ginástica laboral? Então faça você mesmo”

  1. marta neves disse:

    gostei muito de sua dica mas gostaria de saber qual a melhor tipo de atividade para fazer o agente de saude ante de iniciar sua diaria de trabalho

  2. Comportamento Zen disse:

    Excelente artigo! Parabéns!

  3. Rosicléia lima disse:

    boa tarde!!!
    adorei ler tudo aqui, eu tb estou montando um projeto e preciso de modelo de projeto, modelo de proposta, valores e exercicios diferenciados e etc. vc pode me ajudar!!!!. manda para o meu e-mail cleialima.sousa@gmail.com

    grata
    Rosicleia Lima

  4. Rafael Lobo disse:

    Ótimo texto.
    Realizo muitas palestras em empresas e percebo que elas até têm a preocupação com a GL mas acabam se prendendo ao custo e não veem o trabalho como um investimento em qualidade de vida, infelizmente. Em palestras como segurança no trabalho falo muito sobre a importância da GL como prevenção e os funcionários recebem muito bem a ideia deste trabalho. Falta um pouco a visão da empresa que este trabalho só tem a contribuir nos resultados como um todo.

  5. Camila Silveira disse:

    Oi recebi uma proposta de emprego que nao posso deixar passar, seria meu primeiro emprego como Fisioterapeuta,mas nao sei por onde começar…nao acho material nenhum sobre ginastica laboral…Preciso entregar um projeto na empresa! vc poderia me ajudar! Me mande materiais…

  6. Julio Cesar Schneider disse:

    Sr. Marco Antonio Fortunato de acordo com a lei 9696/98 a atividade física deve ser ministrada somente por Educador Fisco. sendo assim é crime atuar nesta area se não tiver graduação em educação fisica.

    att. Julio Cesar Schneider

  7. Luciana disse:

    Muito interessante suas dicas Thiago, Parabés!
    Quanto a pergunta do SR Marco Antonio Fortunato, sobre quem ministra a ginástica laboral e isso é função do fisioterapeuta e do educador físico apenas. Além de que trabalhar como técnico de segurança do trabalho já dá um trabalho imenso e você não precisa assumir mais essa bronca. Um abraço

  8. Sipat disse:

    Com certeza hoje em dia a preocupação com a saúde está em alta e cabo a própria pessoa também se preocupar consigo! Já é um início.

  9. Bom dia, parabéns pelo artigo. Hoje em dia infelizmente a ginástica laboral ainda não faz parte da rotina das empresas. Esperamos que isso mude e que os donos percebam o quanto isso faz bem aos colaboradores.

    Grande abraço!

  10. adeermar da cunha junior disse:

    gostaria de receber um modfelo de projeto de ginastica laboral, direcionado a uma clinica medica ,no qual,eles ficam o tempo todo digitando e sentados,estou con uma proposta , epra mim iiso seria um desafio que gostaria de agarar e gostaria muito da sua ajuda ,pois ja vi,muitos profissionais perderem otimos clientes

  11. Denise disse:

    Bem, na empresa em que trabalho, há alguns anos atrás tinhamos ginastica laboral. Porém com o desinteresse da maioria dos funcionarios acabamos perdendo esse beneficio, que na minha opinião faz muita diferença… Agora fica aquelas historia… Como convecer aos gestores de RH a voltar com essa gisnastica…

  12. karla azevedo disse:

    Olá, estou começando agora na área de Ginástica laboral, fui convidada pra trabalhar em uma empresa, mas estou sentindo dificuldades em encontrar exercicios mais dinâmicos se vc puder me ajudar agradeço-lhe muito, meu e-mail é kbazevedo@yahoo.com.br

  13. eric disse:

    gostaria de saber qual a média cobrada para gl em empresas.
    grato

  14. Marco Antonio Fortunato disse:

    Oi, gostaria de ser orientado quanto a capacidade legal de estar se ministrando a Ginastica Laboral em uma empresa

  15. vanessa queiroz disse:

    estou trabalhando em um interior. e percebie que la os funcionarios estao acomodado com as mermicies , e ai me convocaram a fazer uma atividade pra melhorar o exito no trabalho dos funcionario.por favor me mandem dica pois estou desesperada ……tenho que mostrar serviço ….me mandem por e-mail cat_nessinha@hotmail.com

    ATENCIOSAMENTE

  16. marcio santos dias disse:

    ola bom dia sou estagiario em tec seg no trabalho preciso aprensentar um trabalho sobre ginastica laboral mais de um conteudo sobre o assunto manda via em mail. muito obrigado

  17. adriene disse:

    Eu achei muito importante esse assunto,pois fala como devemos nos alongar direito para não nos prejudicar.
    Serve também para reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões.
    E parabéns pelo assunto, sou estudante e aprendi muito com o assunto: GINÁSTICA LABORAL.
    PARABÉNS!!!!

  18. Raquel Mairink disse:

    Olá!
    Bem, fui convidada para trabalhar em uma empresa mas gostaria de ajuda para criar um projeto e com relação ao valor quanto posso pedir. Obrigada pelo espaço e um abraço.
    Por favor me manda material por email raquelsales@hotmail.com

  19. Aline Maia disse:

    Ola, estava pensando em implantar a ginastica laboral em uma siderurgica de grande porte de BH. Gostaria de que me orientasse como devo escrever o projeto.
    Aguardo resposta

  20. Alyne Severiano disse:

    Ola
    Sou socia-administradora de uma empresa de fisoterapia e terapia ocupacional que presta serviços as clinicas em Natal-RN.
    Estamos pensando em fazer uma parceria junto com uns amigos prof de educacao fisica a pequenas empresas, gostaria de umas nformacoes a respeito de montar o projeto
    Agradeço desde ja
    Alyne Severiano
    alynseveriano@hotmail.com

  21. Aline Frossard disse:

    Parabéns pelas informações apresentada. Sou fisioterapeuta e estou morando em recife a poucos meses,estou proucurando uma forma de me inserir no mercado de trabalho,logo pensei em elaborar um projeto de ginastica elaboral para oferecer no hotel onde fiquei hospetada, gostaria de ter alguma ajuda para fazer o projeto,e gostaria de saber também se tem algum curso sobre esse assunto aqui,para eu poder me qualificar mais. obrigada pela atenção.espero resposta.

  22. francisco jose alves disse:

    ola, gostaria que mim enviase alguns exercicios para iniciar ginastica loboral, se possivel for com figura ou imagem,,,ficarei muito grato….aguardo contato

  23. Alexandre disse:

    A intenção da matéria foi boa, porém issonão basta.
    Toda arividade física deve ser acompanhada por um profissional competente para que se atinja os objetivos.
    A pratica desorientada acarretará em danos severos.
    Trabalho em uma Universidade Federal e estou começando um trabalho em uma Empresa com 4000 funcionários juntamente com uma fisioterapeuta.
    Estou a disposição para quaisquer duvidas!!!
    Lembrando:
    1-Somente Um professor de Educação Física competente poderá garantir o sucesso de seu programa preventivo!!!
    2-Ginastica Laboral não é só alongamento, não faça isso com seu aluno, ele merece sempre mais!!!

  24. Rafaela Berganholi Gazzinelli disse:

    Oi recebi uma proposta de emprego que nao poço deixar passar,mas nao sei por onde começar…nao acho material nenhum sobre ginastica elaboral…vc poderia me ajudar! o mais rapido possivel

  25. Samira disse:

    Sou professora recém formada em Educação Física e recebi uma proposta para trabalhar com Ginástica Laboral, mas nunca tive experiência na área. Ficaria muito grata se pudesse enviar algum material a esse respeito para meu email: samira_viana@hotmail.com

    Grata!

  26. Ronaldo Pereira disse:

    Thiago, parabéns pela iniciativa, ela realmente atraiu muitas opiniões. Estou no ramo de Ginástica Laboral há mais de 2 anos, com minha empresa é a Oficina Laboral, e posso ser encontrado pelo e-mail results_rps@hotmail.com. Estou à disposição para o que julgar necessário. Abraço, Ronaldo.

  27. Andrey disse:

    Eu fui chamado para trabalhar com GL em um frigorífico com 900 funcionários, nunca fiz isso, preciso fazer um projeto e alguns exercícios diferentes, você poderia me ajuda com algum material ou idéia. poder me enviar pelo e-mail
    Por Favor?

  28. Aline disse:

    Olá, meu nome é Aline e sou fisioterapeuta, trabalho com GL em SC e preciso de algum material para renovar minhas aulas, alguem pode me ajudar??

  29. lindacir bomfim disse:

    quais os tipos de masssagens pode ser feita em ginastica laboral?

  30. aldrey disse:

    ola gostaria de saber se existem tipos de ginástica laboral…
    se existir quais são eles?

  31. Juliana disse:

    Olá, achei legal a materia de ginastica laboral…embora é necessario procurar sempre um profissional capacitado..pois hoje em dia é muito facil enganar e lesionar as pessoas, principalmente os leigos….

    queria saber uma coisa…. eu tenhu varios projetos…a minha dificuldade é leva-los até as empresas…. quem eu tenho que procurar em uma empresa? para apresentar um projeto de ginastica laboral?

    aguardo resposta!

    Obrigada!

  32. tiago henrique rocha disse:

    como consientisar operarios a faser ginasstica ,para quem fica varias horas de pe

  33. Renato Romão da Silva Neto disse:

    Sou estudante de Ed. Física e estou começando agora na área da Ginástica Laboral, e gostaria de quem tivesse alguns arquivos com exercícios e dinâmicas para GL e possa me mandar.
    Meu e-mail é renatoromao@hotmail.com.

  34. Edna disse:

    mande tudo que tiver sobre ginástica laboral,projetos e exercicíos.E-mail:HelloEdna03@yahoo.com.br urgente!obrigada!

  35. Edna disse:

    gostaria de ter mais informações sobre essa matéria,estou entrando nesse ramo,gostaria de pedir encarecidamente que mande por e-mail tudo sobre ginástica laboral,projetos,exercicíos,alongamentos e relaxamento.Gostaria de saber como devo cobrar por aulas,por favor mande pelo meu e-mail.Urgente!obrigada!

  36. Bruno souza disse:

    muito interessante essa atividade
    estou no segundo ano da faculdade de ed. fisica e me interessa muito conhecer mais sobre esse asssunto.
    espero que possam me passar dicas de exercicios atraves do meu i mail.
    abraços!

  37. Maria Risomar Marinho Naves disse:

    Boa tarde!
    Estou começando um trabalho de ginástica laboral numa empresa e gostaria de algumas dicas de como cobrar pelo trabalho, tipos de exercicios, enfim, como montar um porjeto completo.Desde ja agradeco.

  38. Raphael disse:

    Ola Thiago, tenho uma amiga que trabalha em uma empresa e eles querem mto ginastica laboral. Mas nao tenho menor noção por onde começo montar um projeto!!! Se puder me ajudar serei mto grato!!!
    Valeu

  39. Renata disse:

    Gostaria de receber modelos diversificados para ginastica laboral ocupacional, dentro do nível exigido pelas faculdaades especilizadas na área.
    Fotos e modelos!Remorim@gmail.com

  40. Ana Luisa Marinho disse:

    Estou começando um trabalho de ginástica laboral numa empresa e gostaria de algumas dicas e projetos sobre o assunto.quem puder me ajudar,fico grata.e-mail:analuisa_marinho@hotmail.com

  41. Alyne Tabal disse:

    Gostei muito da sua matéria,fui chamada na empresa onde trabalho pra implantar um projeto de ginastica laboral.Não tenho muita experiência na area,gostaria de algumas dicas,exercicíos inovadores,técnicas de relaxamento e materias a respeito.Conto com a ajuda de todos!!!Grata desde de já..Obrigada
    Obs>alyne_tabal@hotmail.com

  42. Lucas Curcio disse:

    Boa Tarde!
    COmo muitos aqui, tambpem estou começando a trabalhar com ginástica laboral, porém, o material é muito excasso. ALguem poderia me ajudar com exercicios e algumas dicas?
    obrigado
    email: luc_curcio@Hotmail.com

  43. Pollyana Marinho disse:

    Olá!
    Bem, fui convidada para trabalhar em uma empresa mas gostaria de ajuda para criar um projeto e com relação ao valor quanto posso pedir. Eu estava pesquisando sobre como montar as aulas e o que encontrei são sempre os mesmos alongamentos. Se vc tiver algum material e puder me andar p/ que as aulas não se tornem monotonas ficarei grata. Obrigada pelo espaço e um abraço. pollyaguiarlins@hotmail.com

  44. Natalia disse:

    Olá, trabalho com Ginástica Laboral a 2 anos e sinto todas as dificuldades e barreiras deste tipo de trabalho.
    Sinto que foi de boa intenção esta matéria, porém acho que as pessoas tem que se limitar na sua aréa de trabalho, não escrevendo e ensinando sobre assuntos que não se referem aos seus estudos.
    Não podemos brincar com a saúde das pessoas, exercícos não realizados de forma correta podem trazer sérias consequencias aos trabalhadores. Levamos em consideração que há leitores com patologias pré-existentes e se não orientados nos exercicios agravarão suas patologias.
    Temos que incentivar a contratação de profissionais da area nas empresas para realizar este tipo de serviço.

    Estarei a disposição para troca de experiencias sobre o assunto.

    Obrigada.

  45. RITA NOVAIS disse:

    OLÁ,GOSTEI MUITO DE SUAS DICAS,OBRIGADO;ESTOU COMECANDO A TRABALHAR COM GINÁSTICA LABORAL,MAS ESTOU COM DIFICULDADE EM CRIAR UM PROJETO PARA UMA EMPRESA,ESTOU SEM MODELO PRA ME GUIAR,SERÁ QUE ALQUEM PODE ME AJUDAR ENVIANDO ALGUNS MODELOS DE PROJETOS,FICAREI MUITO FELIZ.MEU EMAIL.rita-dourado@hotemail.com.

  46. Leandro Nunes disse:

    Sra Bernadete boa noite,
    Pelo historico da senhora, vejo que esta com fasceite plantar(inflamacao de um tecido na planta do pe) se a senhora faz esses ezercicios a tanto tempo sem orientacao e comesses sintomas, pode estar fazendo alem do limite de seu corpo e de forma errada. A senhora faz alongamentos antes e principalmente depois dos exercicios ? Procure orientacao de um fisioterapeuta ou educador fisico e nao desaparecendo os sintomas procure um medico.

    Grande abraco;
    Dr. Leandro.

  47. Elisângela Guedes C. Venero disse:

    Gostei muito da sua matéria, trabalho com Ginástica Laboral há três anos e tenho dificuldade em encontrar material para as aulas. Os alongamentos que eu encontro são sempre os mesmos você teria algo para me passar. Obrigado

  48. Olá!
    Bem, trabalho em várias áreas da educação física, sendo que há mais de cinco anos com a ginástica laboral.
    Atividade esta que como qualquer outra deve ter acompanhamento de um profissional especializado.
    A ginástica laboral foi um achado na vida dos trabalhadores, claro que os empresários que apóiam estas aulas estão de parabéns e com certeza, não se arrependeram de terem implantado a atividade em sua empresa.
    O trabalho de conscientização é constante, pois existem funcionários que ainda acham uma bobagem, apesar de quererem sempre uma massagem.Agradeço o espaço um abraço Shirleivargastk@hotmail.com

  49. Elmarí Mognon disse:

    Olá, parabéns, muito bom o material sobre Ginastica Laboral me ajuda bastante, pois estou com sério problema, fui chamada para trabalhar com GL em um frigorífico com 1.100 funcionários, nunca fiz isso, preciso fazer um projeto e alguns exercícios diferentes, vc pode me ajuda com algun material ou idéia. Agradeço muito se puder me enviar pelo e-mail elmarimognon@yahoo.com.br .

    Obrigado

  50. Tiago Cajaseiras disse:

    Ola, primeiramente parabens pelo material, estamos juntos nesse projeto de levar a consciencia corporal para todas as pessoas,e mostrar como um estilo de vida ativa e importante pra se ter uma boa qualidade de vida. trabalho com ginastica laboral, mas estou com dificuldade em criar um projeto, estou sem modelo pra me guiar, sera que alguem pode me ajudar enviando alguns modelos de projetos e contratos????? fico muito agradecido!
    Meu email pra contatos é tiagocaja@yahoo.com.br , preciso urgentemente desses materiais!!!!

  51. Diogo Gurgel disse:

    Olá gostaria primeiramente de parabenizar vc e a todos que fizeram comentarios sobre a ginastica laboral, bom sou fisioterapeuta, trabalho com ginastica laboral a 1 ano em uma grande empresa, e gostaria que se pudessem mandar para meu e-mail diogogurgel@hotmail.com, exercicios de alongamentos bem diversificados para serem empregados na minha atividade.
    obrigado pela atenção.

  52. Thiago Melo disse:

    Olá Adriana,

    Realmente existe uma certa timidez por parte de alguns funcionários em fazer Ginástica Laboral, mas acredito que isso seja um problema de sociabilização. Em uma empresa existem os mais variados tipos e estilos de pessoas com variadas faixas etárias. Algumas pessoas simplesmente não se interessam por este tipo de atividade!

    Acho que uma boa forma de driblar isso é começar devagar nos exercícios, para que os funcionários de meia idade também possam acompanhar os funcionários mais novos. Evite também criar no início cenários onde o profissional possa se sentir tímido ou acuado.

    Com o tempo e com muita informação sobre os benefícios desta atividade, acredito que as pessoas vão perdendo a timidez e se rendendo aos benefícios da ginástica laboral.

    Abraços!

  53. adriana disse:

    Olá, trabalho com Ginastica Laboral a seis meses, e uma dificuldade que eu encontro é falta de interesse por parte dos funcionarios, percebo que em alguns casos é por timidez outros por simples falta de interesse, gostaria de uma opinião a respeito disso. Eles não gostam de brincadeiras, é uma fabrica de calçados, a maioria homens de meia idade será que isso interfere.
    Obrigada

  54. bernadete disse:

    Ha muitos anos eu faço exercicios fisicos regulrmente. Ando, corro, faço ginastica localizada. Nunca tive um professor. Apenas leio revistas, vejo videos etc. para fazer estes exercicios localizados.

    Tenho 55 anos. Moro em Sao Paulo

    Sempre que posso, como moro perto do horto florestal, eu saio da minha casa à pé, e vou até lá. Sao 10 kilometros. Quando chego, ando em media mais 10 e volto tbem a pe.

    Há semanas que faço isto uns 04 dias por semana ou mais.

    Ando com tenis sem amortecedor, porque comprei um assim e meus pés não se adaptam.

    De duas semanas para cá, começou dor no meio da sola de meu pé esquerdo. Quando ando doi muito. Mas mesmo assim, continuo sempre que posso fazendo caminhadas de 01 a duas horas ininterruptas.

    Só que agora, todo o meu corpo está doendo quando quero fazer movimento para descer até o chá.

    Para subir o meu corpo, preciso me segurar. Doi muito parecendo que a dor é em feixes nervosos.

    Começa no pescoço, não conseguindo fazer aquele exercicio basico de virar a cabeça para cada lado do ombro esquerdo/direito.

    Quando aperto o corpo, não sinto dor nestas áreas.

    Somente quando tento fazer exercicios.

    Depois que o corpo aquece, a dor as vezes, vai completamente embora, mas a dor na sola do pe nao desaparece.

    Se eu fico parada um pouco, sinto todas as dores no corpo assim que tento fazer movimentos com meu corpo.

    Ainda nao procurei medico. Se possivel, eu agradeço muito se entenderem o que meu corpo está tendo.

    Grata,

    bernadete

  55. cleverson disse:

    ola…gostaria de algumas dicas de exercicio para o inicio do dia..se possivel com fotos dos movimentos. ficarei muito grato se alguem puder enviar ao meu email > rick_cle@hotmail.com
    desde já agradeço

    Cleverson

  56. Eva Santos disse:

    Olá Thiago Melo!
    Por meio deste artigo e de algumas investigações, gostaria de saber de sua parte se pode me passar algo a mais sobre a GL. Poís é o tema da minha monografia e estou a a procura de artigos como o seu, mais atualizados e com um bom conteúdo.Se possivél agradeço.

    Eva Santos.

  57. Magali Alencar disse:

    Ola.
    Venho por meio deste, pois estou a procura de aprendizado e aprimoramento para poder ingressar no ramo de ginastica laboral, sou professora de Educação Fisica, mas n sei nem por onde começar, preciso de ajuda.
    Atencosamente.
    Magali

  58. Patricia Antonucci disse:

    Olá Thiago, tudo bem?

    Meu nome é Patricia, sou Fisioterapeuta e trabalho com Gerenciamento de Programas de Ginástica Laboral e Qualidade de Vida. Achei muito interessante seu artigo, pois mostra o quanto a Ginástica Laboral é importante e o quanto os colaboradores ficam gratos quando a empresa os presenteia com esse tipo de Programa, tão benéfico à saude do trabalhador. Como você mesmo cita, apesar de ser uma atividade tranquila, se não for feita por profissionais qualificados pode acarretar num efeito contrário ao pretendido: lesões! Alguns exercícios que parecem simples, como a rotação completa da cervical (pescoço) por exemplo, hoje em dia não é mais usado por provocar muito mais lesões do que benefícios. Por isso achei bem legal você frisar a importância do profissional qualificado para tal. Muito boa a iniciativa; sabemos o quanto web designers e todos que trabalham horas sentados necessitam de cuidados especiais para evitar LER/DORT.
    Coloco-me à disposição para eventuais dúvidas e para auxiliá-los caso tenham interesse em implantar um projeto desse em sua empresa.

    Atenciosamente,

    Pattricia Antonucci

  59. Renata disse:

    Em primeiro lugar a ginástica laboral é realmente um ítem importantíssimo para a promoção de qualidade de vida no trabalho, mas deve ser conduzido por um professor de educação física formado e treinado.

    A prática de atividade física sem orientação é muito perigosa, se não for simplesmente inútil nas mãos de alguém sem orientação ou preparo para conduzí-la. Inclusive o próprio trabalhador, sem saber como trabalhar o próprio corpo pode agravar sua lesão ocupacional com essas atividades feitas indiscriminadamente.

    Alguns dos exercícios sitados anteriormente no texto não são mais indicados, como a rotação de pescoço. Esse exercício pode causar compressão e danos nas vertebras cervicais. Deve ser feito apenas uma meia rotação á frente.

    Portanto, na minha opinião, o texto acima é pobre de informação e incentiva a prática de atividade física irreguar, perigosa e prejudicial.

    Infelizmente o autor se manifestou sem orientação, não é preparado para indicar a prática de atividade física, e este link será enviado ao Conselho Regional de Educação Física para ser analisado.

    Se você, autor, quiser se alongar dessa maneira, sem base nenhuma de pesquisa ou experiência, e acha que terá algum benefício, tudo bem. Mas escrever essa matéria foi uma atitude muito infeliz. Procure, no mínimo, alguma referência bibliografica de respeito para divulgar informações que não são da sua área e que podem prejudicar a saúde física de outras pessoas.

    Para a prática de atividades físicas, procure orientação de um profissional capacitado e formado em educação física.

    Renata

  60. Jefferson F. Alonso disse:

    Trabalho com Ginástica Laboral a 8 anos e gostaria de saber como posso ajuda-los nesse projeto.

    Grato pela atenção

  61. Erty disse:

    Matéria digna de uma Você S/A hein…

    A-B INSIDER: o melhor site de ginásticas abdominais!

  62. Ginástica laboral é muito bom, eu recomendo.

    Qualquer tipo de exercicio fisico é bom, mas nós da área de web e afins, que passamos hors sentados, é essencial um bom alongamento e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *