Entenda o PageRank: Google dá notas para sites

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Todo mundo conhece o Google por sua eficiência em exibir resultados. Você procura por praticamento qualquer termo e encontra diversas páginas relacionadas ao que foi pesquisado.

Hoje o Google conta com mais de 100 fatores diferentes para definir o posicionamento das páginas em uma busca, mas a base deste segredo, que mudou a maneira em que os sites de buscas defininem o posiconamento nos seus resultados, se chama PageRank.

Ele nasceu de um projeto de criação de uma nova forma de busca. O nome, PageRank, vem do sobrenome do criador, Larry Page. Logo após, Sergey Brin entrou no projeto e juntos eles fundariam mais tarde o Google.

A base para cálculo do PageRank são os links. Cada link funciona com um voto. Quando um site linka para outro, ele dá um voto para esta página. Quanto mais votos uma página recebe, mais relevante ela será. Além da quantidade de votos, o PageRank que uma página possui também influencia no peso do voto. Ou seja, depende de quem linka, a pontuação passada é maior. Você pode conferir uma explicação mais detalhada do PageRank na Wikipedia.

Conforme o resultado deste cálculo, cada página recebe uma pontuação de 0 até 10. No Brasil não temos páginas com PageRank 10 ou 9. Somente páginas como Abode, Microsoft e NASA tem PageRank 10. Entenda que o Google atualiza seu PageRank de tempos em tempos, então o número de PageRank que ele passa pode estar desatualizado.

Você pode descobrir o PageRank de uma página basicamente por duas formas: ou pelo Google Toolbar, que exibe o PageRank da página que você está, ou por um serviço online de PageRank.

A pontuação crescente no PageRank não é linear mas sim logarítima. Isto significa que subir do PR 6 para o PR 7 é muito mais difícil que subir do PR 1 para o PR 4. Esta escala é ajustada conforme o tempo passa já que a cada dia existem mais páginas e consequentemente mais votos. Inclusive rola pelos bastidores que estamos passando por esta atualização já que alguns sites tiveram seu PageRank diminuído. Ah, um detalhe às vezes esquecido: PageRank se escreve junto e com as letras P e R capitalizadas.

Agora que você já sabe o que é PageRank basta ter uma página com PR 10 que você aparece em primeiro sempre? Não é tão simples assim. Como já citei acima, existem vários fatores que influenciam um resultado. O que você deve levar em consideração sobre o PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas ou que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados. A verdade é que você pode desencanar do PageRank. Basta fazer um bom trabalho e aguardar o resultado. [Webinsider]

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Paulo Rodrigo Teixeira (webpaulo@gmail.com) é editor do Marketing de Busca e do blog Webpaulo.com

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14 respostas

  1. Ótimo Paulo,

    Seu texto foi bem didático. Concordo com vc na questão do webstandards. São coisas diferentes sim e já que é bem difícil ter um PR 10, você pode compensar tendo um site dentro dos padrões, ou seja, semanticamente correto, certo?

    PARABÉNS.
    Gustavo Loureiro

  2. Fala, Paulo!

    Gostei do texto. Aliás, os comentários contribuiram para que a discussão não parasse nas primeiras linhas, o que tornou o assunto ainda mais estimulante.

    Abraço!

  3. Obrigado pessoal. A discussão ficou muito boa.

    Oi Débora! Quanto aos comentários:
    ? PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas?.
    O paper do Google confirma isto:
    http://infolab.stanford.edu/%7Ebackrub/google.html

    E tem vários artigos que confirmam:
    http://www.webworkshop.net/pagerank.html

    E por experiência digo que funciona.

    Já o que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados: dependendo da competividade da palavra procurar, não aparecem páginas com PR0.

    Talvez o que o Tedster disse com PR (PageRank) = PR (Public Relations) seja relacionado ao Google não mostrar exatamente o PR real das páginas, mas que o PageRank do paper ainda funciona é evidente.

    Um grande abraço,

  4. Ricardo, a escala do PageRank é realmente logarítmica.

    Estima-se que a escala atual esteja em torno de um log de base 5 ou de base 10.

    Na barra do pagerank por exemplo, o valor 1 equivale a 0.15 pontos. O valor 5, equivale a 125 a 10.000 pontos. Já o valor 10 varia de 395.000 a 1.000.000 de pontos.

    Realmente é muito mais fácil evoluir de um PR 1 para o 4, por exemlo, do que evoluir do 4 para o 5.

    O PageRank também não é o único fator e nem o fator principal para determinar a relevância de um site.

    Muito bom o artigo e muito interessante a discussão sobre o Google. 🙂

  5. A historia do Google e do PR é interessante e sempre aguça muito a curiosidade de todos. Mas fato é que, para muitos profissionais de SEM, este já é um assunto batido e que não vale a pena ficar tentando descobrir a formula matemática utilizada para posicionar sites, até porque a busca universal está aí e muita coisa já está mudando, inclusive o PR.

    De qualquer maneira faço meus comentários.

    Discordo da afirmação ? PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas?. O PR é dado para uma página, o que é levado em conta é o quanto sua página é relevante ou não para o termo buscado.

    Outro ponto que discordo ?que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados?. Não podemos afirmar isto, até porque isto não corresponde à realidade. Se uma página não esta sendo indexada é pq o robô não conseguiu encontrá-la, e isto pode ter ?n? motivos para acontecer.

    Na verdade o PR é uma ótima estratégia de branding feita pelo Google. Todo mundo fala, comenta , está sempre na boca do povo. Continuo de acordo com Tedster , administrador do WebmasterWorld, de que ? PR (PageRank) = PR (Public Relations), and thats the main reason that Google keeps Toolbar PR report around. Branding. Image. Mindshare.

  6. Caro Paulo:

    Ótimo artigo. Você tem certeza que a escala é logarítmica ? Eu supunha que fosse, mas era uma suposição.

    Abraços

    Ricardo Vaz Monteiro

  7. Controlar o PageRank na verdade não é TÃO complicado… o PageRank vai subir bastante se o site estiver nas normas semânticas e de webstandards (W3C)… Esse trabalho, misturado com um bom planejamento de publicidade e propaganda na web tornam seu site um favorito no ranking do Google!!

    Muito bom artigo!

  8. Bem legal o artigo, Paulo! Vale bastante para aprender de forma básica o que é e como funciona o Larry PageRank…hehehe…Parabéns!

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