O velho mestre, a educação e a internet

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O Mestre acordou, abriu os olhos e estranhou o lugar onde estava. Lembrou que saiu da sala de aula, escorregou, sentiu uma dor na cabeça e mais nada…

Passou a mão pela cabeça e sentiu o cabelo comprido. As mãos enrugadas. Coçou o rosto e sentiu uma longa barba…

Procurou o espelho e o susto foi maior ainda – ao invés de um jovem com trinta e poucos anos já doutor em Educação, viu um velho enrugado. Assustou-se e gritou.

Uma enfermeira apareceu e também gritou a todos que o Mestre tinha acordado…

Disseram que ele dormiu 60 anos. Não era mais 1947 e sim 2007…

O professor tinha milhões de perguntas a fazer. A mente treinada em metodologia da pesquisa tentou classificá-las por ordem de importância, mas eram muitas… Somente uma pergunta pareceu adequada: “- O que aconteceu com o mundo e com o Brasil nesses anos todos?”
 
Várias vozes começaram a repetir frases com palavras que não conhecia. Então, como um bom professor, perguntou: “- Há alguma biblioteca onde eu possa pesquisar nos periódicos o que aconteceu?”

Todos se entreolharam. Os que entenderam o que ele quis dizer sorriram…

Alguém sugere que ele precisa se distrair um pouco e põe na mão dele o controle remoto da televisão. O professor olha espantado para a caixinha cheia de botões e não sabe o que fazer. Alguém toma a caixinha e liga a TV…

Ele deu um salto para trás, ao ver a caixa acender e alguém aparecer de dentro dela, narrando cenas que aconteceram no outro lado do mundo…

A mente treinada a aprender do professor pensou.. “Calma, é apenas um cinema portátil”. E perguntou: “- Quando ocorreu isso?”

Ao vivo, naquele mesmo momento, responderam. Ele sentiu um calafrio percorrer a espinha; se não fosse uma pessoa esclarecida teria deixado escapar a palavra que veio à mente: mágica!

Perguntou novamente sobre a biblioteca e disseram para ele procurar na internet…

“- Internet?”, perguntou…

Sim, responderam, a rede mundial de computadores. Ele arregalou os olhos… “- Computadores?”

Explicaram e ele ficou meio ressabiado. Pediu para ler um jornal, mostraram-lhe blogs em um aparelinho aberto com tela colorida. O professor se assustou ao ouvir que cada um podia escrever o seu jornal. E que poderia comentar as notícias que lia. E discordar do jornalista e ali mesmo colocar a sua opinião…

Pediu então uma enciclopédia atualizada. Mostraram a Wikipédia (“é só clicar nas palavras sublinhadas”…). “- E quem escreve tudo isso?”, perguntou. Qualquer um, responderam, atualmente são mais de 290.000 colaboradores…
 
“- Mas quem controla tudo isso? Quem comanda o trabalho? Quem diz o que escrever?”. A resposta foi: ninguém e todo mundo…

O professor pulou da cama. Ou o mundo estava louco ou ele estava. Saiu correndo, deixou o hospital e chegou à rua… Quase foi atropelado. Dezenas de carros, mais do que ele já havia visto em toda a vida, todos ao mesmo tempo na rua, acelerando, freando, buzinando…

Ele correu desesperado, ainda com a roupa do hospital, um roupão aberto nas costas…

Então reconheceu um prédio algo familiar. Sujo, pichado, mas reconheceu uma escola, uma escola pública…

Dirigiu-se para lá, entrou esgueirando-se e foi para o último lugar seguro de qual se lembrava, a sala de aula…

Sentiu um certo conforto: a mesma lousa, o mesmo tipo de cadeiras, que pelo desgaste deviam ser exatamente as mesmas de seu tempo… Encolheu-se em um canto e ficou ali, tentando colocar as idéias em ordem.

De repente entram os alunos, numa algazarra tremenda. O Velho Mestre enrubesceu…

Entra então o professor daquela turma, que tem um certo trabalho para controlar a classe e começar a aula. O Velho Mestre parece o único a prestar atenção…

Ele percebe que, apesar da falta de atenção dos alunos, apesar da falta de disciplina, a aula era exatamente igual àquela que ele ministrava….

Respira fundo aliviado e pensa: “Graças a Deus alguma coisa não mudou. Pelo menos a Educação no Brasil continua a mesma de 60 anos atrás!” [Webinsider]

. ………………………………………………..

Esta é uma adaptação modernizada do texto “O Velho Mestre”, que me foi passado pela professora Lourdes Marcelino Machado há mais de 30 anos. Minha idéia era comentar o assunto, mas é melhor que cada um que leia, pense e tire suas conclusões. E, se quiser, exponha nos comentários sua opinião. Sei que muitos dirão que as coisas estão mudando, mas será que estão mesmo?

Luiz Edmundo Machado (luizm@rocketmail.com) é gerente de projetos, palestrante, instrutor e consultor de tecnologia. Atualmente atua como gerente de negócios na Stefanini Training. Mantém o blog Projetizando a Vida e o Twitter @luizm.

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19 respostas

  1. COmo criar uma educaçao que prepara para a vida se encontramos barreiras no sistema? Como acompanhar a evoluçao tecnologica e a modernidade se ainda somos migrantes de uma educaçao tadicionalista?

  2. O texto O Velho Mestre tem uma significância para a realidade educacional no Brasil, infelizmente ainda nos deparamos com educadores que preferem o método tradicional de expôr suas aulas não tem ânimo para inovar, criar situações propícias para fazer com que os alunos sintam prazer em participar de uma aula interessante.
    Hoje, está aí a tecnologia super avançada, com muitos educadores sem ância de buscar entender a importancia dessas ferramentas para meio educacional, sem pretenção de conhecimentos a respeito do assunto, mas é preciso enfatizar que tem -se a necessidade urgente de capacitar os profissionais da área, sem essa formação dificulta o processo de ensino/aprendizagem.É importante frizar que em diversas regiões, tem -se a grande necessidade da tecnologia avançada por motivo da falta de recursos como: computadores, internet, etc.
    Diante de todas essas dificuldades, vale ressaltar, que quem tem a ferramenta nas mãos jamais pode deixá-la de lado e utilizá-la de forma que possa contribuir no processo de aprendizagem, tanto para os educadores quanto para os educandos.

  3. Estou cursando pós-graduação em Informática e Novas Tecnologias Educacionais, gosto bastante desse assunto e acredito que podemos, sim, fazer da educação uma coisa melhor, porém muitos são os obstáculos encontrados porque por mais que se fale em informatização da educação essa realidade ainda não chegou em todos os lugares do Brasil e muitas escolas estão à margem dessas inovações. Contudo, sei que se bem utilizada a informática pode trazer relevantes benefícios à educação, mas é preciso capacitar professores, usar novos métodos e fazer da tecnologia uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Caso contrário, estaremos reproduzindo o método tradicional de ensinar e aprender apenas com uma nova roupagem, usando a tecnologia.

  4. Roberto,

    Como professor voce deveria saber que é preciso ler o texto até o final antes de responder as perguntas…*rs

    O Texto Não fala da dificuldade das pessoas em se adequar, ele fala que AS ESCOLAS NÃO ESTÃO ADEQUADAS…

    O Velho ter um susto, no primeiro momento é norlma, para dizer se ele tem ou não dificuldades de se adequar, teria que ser um romance… *rs

  5. Não consegui ler até o fim.
    É um mito essa história de que nos anos anteriores as pessoas tinham a cabeça mais fechada ou algo assim, ou que evoluímos para um mundo novo.
    BAlela.

  6. eu sou uma estudante e sei mais q todos que a educação no Brasil está uma droga, eu e meus colegas na escola, não só lá, mais em todas as escolas do Estado estamos passando por uma fase difícil, pois os nossos professores estão em greve, não estamos estudando mais, essa já é a segunda semana sem professor na escola, isso mostra que dos anos 60 até hoje mudou muita coisa, ao invés de melhorar, pioro. O que eu tenho a falar é apenas isso, sou Aline, tenho 14 anos e quero uma escola de melhor qualidade e professores capacitados, preparados para encarar as escolas de hoje.

  7. Apesar de algumas coisas terem mudado em nossa educação brasileira, como educadora tenho certeza que falta muito, para alcançar os objetivos como profassor e como funcionar em sala de aula.As escolas que trabalhei há 20 anos atrás estão piores,começando pela parte física, caindo aos pedaços.Os professores aos poucos tentam se reciclar , porém muitos desistiram e se aposentaram. ´Não conseguiram acompanhar os adolescentes e a evolução. Porém , continuo tentano. Me inscrevo em cursos futuco a internet.Volto, me inscrevo em cursos, porém quando verifico os preços, fico decepcionada em não poder pagar com salário de professsor.Não vou dormir, não. Vou ficar acordada e ver no que vai dar. Mas não de braços cruzados. Marlene Figueredo, 30 anos de magistério.

  8. O texto é sensacional, relata a escola dos nossoa dias. Não vai resolver informatizar a educação se o método usado pemanecer o mesmo.O professor terá de se reciclar, ler, pesquisar, criar, ousar e querer.

  9. Marcus,

    Educação não é apenas transmissão do conehcimento, é a Formação do indíviduo no total de suas capacidades…
    Transmitir o conhecimento é uma parcela ínfima da educação…

    E é esse o problema que me ez escrever esse texto, muitos educacadores não estão preparados para desenvolvr as habilidades necessárias hoje a seus alunos…

  10. O que há de errado com a educação?
    Afinal, não é a educação apenas um sistema de transferência de conhecimento?
    Então, o que há de errado com esse conhecimento?
    Afinal, não é o conhecimento, em sua grande parte, apenas um caldo cultural deixado por nossos antecessores?
    Então, o que há de errado com a nossa cultura?
    Afinal, não é a cultura formada por preceitos, conceitos e preconceitos?
    Então, o que há de errado com nossos conceitos, preceitos e preconceitos?
    Afinal, tudo isto não é fruto de nossos pensamentos?
    Ora se o X da questão está no nosso próprio pensamento, acho que o foco deveria ser outro, não acham?
    Afinal, o que é o pensamento? Alguém sabe?
    Acho bom começarmos a saber!

  11. Outro dia ouvi uma comparação muito interessante, que começa com uma pergunta:
    Por que o Brasil é o país que mais revela bons jogadores de futebol no mundo?
    Simples, porque todos tem acesso nas mesmas condiçoes, as regras são as mesmas, em todo lugar tem um campinho de futebol…E o mais interessante é que, a periferia que mais fornece os melhores jogadores.
    Penso que se a educação tivesse as mesmas condições, com certeza também seríamos os melhores, e esses sairiam também da periferia, é nela que está a criatividade brasileira.
    Não adianta dar computadores para quem não sabe ler, nós não queremos ver a realidade, falamos como quem vivesse num país de leitores, sendo que pesquisas mostram que 74% da população são analfabetos funcionais, mais de 70% das escolas não tem bibliotecas, e quando se fala em melhorar a educação, ninguém fala em melhorar a LEITURA de todos, principalmente dos professores. Como vão estimular a leitura se não são leitores?
    O Ziraldo é que está certo: só vai mudar se mudar a formação da criança desde o 1º ano e que LER É MAIS IMPORTANTE QUE ESTUDAR.

  12. O texto reflete muito bem a realidade de hoje, apesar dos esforcos de hoje, a edu;áo nao evoluiu, deixando a desejar em diversos pontos.

    Por[em percebe-se no texto a necessidade de atualiza;coes por parte dos professores.

  13. Rosemary,

    Exatamente esse sentimento que busquei despertar com meu texto, mas acredito que o problema não é apenas dos professores, mas de todos aqueles envolvidos com a educação : Professores, Diretores, Supervisores e Delegados de ensino, Secretários eministros da Educação.
    Existe dinehri apra isso, parte das contas telefonicas pagas no Brasil é destinado ao FUST que deveria exatamente cuidar da inclusão digital nas escola públicas.
    Mas cuidar da inclusão digital não é apenas fornecer micros conectados a internet, é isso tambem, mas capacitar os EDUCADORES a trabalhar com essa ferramenta, a Wikipedia não vai substituir os dicionariose livros, mas pode ser mstrada para mostrar a diversidade de pensamento, os educadores tem quee star preparados para ensinar os alunos a receber a notícia e pensar, avaliar se é verdade ou não, comparar com outras fontes, em suma enina-los a pensar por sí mesmos…

  14. A educação hoje, está baseada nas ferramentas advindas da informatica, entretanto, a maioria dos educadores ainda não aderiram esta nova realidade, e continuam ministrando suas aulas no sistema retogrado e sem perspectivas de mudanças. Continuam na mesmisse de sempre,muitos até por falta de incentivo ou mesmo por acharem que o bom mesmo é quadro e giz.Esses educadores esqueceram de inovar junto com seus educandos que estão ai dando show de bola no tocante a net. inclusive existe aqueles mestre que diz a seguinte frase: Se a pesquisa por ele solicitada for com a fonte INTERNET não aceito.A meu ver não é necessario deixar de lado aquilo que é ferramenta tradicionalista, mas agregar as novas tecnologias de forma que satisfaça a gregos e troianos. Paulo Freire imortalizou a frase que diz: Ensina quem de repente aprende então é preciso aprender com os nossos novos alunos o que sabem a respeito dessa ferramenta, a internet e fazer o melhor possivel de forma que eles saibam diferenciar a importancia entre um trabalho usando a metodologia tecnologica e a tecnologia imediatista como quadro, cartaz, livro-texto e etc., fazendo essa junção de recursos certamente estaremos fazendo a inclusão digital de nossos educandos e estes com certeza ficarão maravilhados. enfim, não podemos descartar o velho, mas é preciso agregar a tecologia avançada para que fiquemos lado a lado com o saber técnico de nossos adolescentes hoje.

  15. interesante, pois tem gente falando que o XO-OLPC é uma distração pros estudantes, mas o que vai acontecer é que os atuais professores não estarão capacitados para usa-lo então vai ser gasto um bom dinheiro em capacitação alem da aquisição dos XO até serem mesmos usados, até lá os bichinhos podem ficar obsoletos( quebrados ou estraviados), a forma de aula na brasil tem que mudar além da visão do pais para o ensino, pois um pais onde o presidente critica um ex-presidente por ter dito que quando termina-se seu mandato iria se capacita no exterior e o atual presidente diz que iria caçar coelho apos o termino do mandato. Os brasileiros tem que querer mais lê um livro do que bebe cerveja.

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