Saiba escolher sua ferramenta de e-mail marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como o assunto ?e-mail marketing? é relativamente novo, é comum encontrar empresas que ainda desconhecem os requisitos mínimos e as políticas para trabalhar corretamente com o marketing digital.

É crescente o número de fornecedores de soluções para o envio de e-mail marketing. As opções, na hora de contratar, são muitas. Para orientar a escolha do fornecedor, relaciono alguns pontos que devem ser considerados.

Mesmo que alguns dos itens listados não se encaixem com a sua realidade atual, é importante conhecê-los para um planejamento de crescimento.

Suporte ao planejamento

É de extrema importância escolher um fornecedor que ofereça suporte técnico e possua equipe especializada para auxiliar no planejamento de suas ações.

Além do suporte ao planejamento da campanha, que é essencial para obter resultados satisfatórios, o fornecedor deve auxiliá-lo na produção de templates otimizados, no alinhamento dos pontos de conversão no website e na integração entre plataformas.

A importância do template bem formatado está inteiramente ligada à performance do e-mail marketing.

Os pontos de conversão no website devem ser estipulados para medir o retorno da campanha após o clique na mensagem.

Muito mais do que oferecer uma solução de integração entre plataformas, é preciso avaliar o nível de suporte oferecido pela solução contratada para que este processo seja simples, ágil e bem sucedido.

Performance e o anti-spam

Quando falamos em performance, é comum não darmos a devida importância às políticas anti-spam utilizadas por provedores. Parece fantástico entregar 300 mil e-mails por hora, mas será possível manter tal performance se boa parte dos endereços de e-mail for do mesmo provedor?

Há ferramentas de e-mail marketing que apresentam altos índices de entrega, porém com taxas de abertura e cliques extremamente pequenas. Esta é uma evidência de que as mensagens não estão sendo entregues na caixa de entrada dos destinatários, pois provavelmente estão sendo barradas por serem consideradas spam.

Antes de escolher o fornecedor, verifique se a solução oferece relatórios claros e detalhados para auditoria das entregas.

Certifique-se como funciona o tratamento dos erros (bounces). O ideal é o sistema não os devolver para o seu e-mail e sim tratá-los automaticamente e apresentar, separadamente, erros e e-mails devolvidos.

Questione o fornecedor sobre o monitoramento da reputação dos servidores junto aos órgãos de auditoria e sistemas de autenticação como o DKIM (Domain Keys Identified Mail).

O método DKIM gera uma assinatura digital para envio dos e-mails, o que possibilita aos provedores de internet validarem a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem.

Integração

O termo SOA (Service-oriented architecture) se refere a um estilo de arquitetura de software que permite que as funcionalidades implementadas pelas aplicações sejam disponibilizadas na forma de serviços.

É a transformação das ferramentas de trabalho em serviços, que interligados, podem ser reaproveitados para servir novas funcionalidades ao seu negócio.

A criação de serviços interligados e o seu reaproveitamento são cruciais para uma boa arquitetura de TI e redução de custos.

Verifique se a solução a ser contratada oferece webservices para integrar, de forma simples e flexível, os pontos de captura de cadastros opt-in, de forma a evitar o trabalho manual. Enriqueça o CRM e sua força de vendas com a integração de históricos e envios de e-mails automáticos.

Experiência

Procure referências de empresas que utilizem soluções diferentes antes de fazer a escolha pelo preço. A pesquisa, nesta etapa, é fundamental.

Ainda no processo de decisão, faça o opt-in em websites de empresas que utilizam a solução escolhida e acompanhe os recebimentos. Assim, você poderá auditar, por exemplo, como o opt-out é realizado. Este é um ponto importante para a redução de taxas de reclamação por spam e auxilia na qualificação da reputação dos servidores de envio de e-mail marketing. [Webinsider]

.

<strong>Walter Sabini Júnior</strong> (jr@virid.com.br) é CEO da <strong><a href="http://www.virid.com.br/" rel="externo">Virid Interatividade Digital</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

22 respostas

  1. Lí seu anúncio e achei muito interessante. Atualmente temos contratado os serviços de uma empresa para enviar mensalmente mailing para 100.000 endereços diferentes. Precisamos aumentar este número, entretanto, estamos com sérias dificuldades de entender o porquê de tão baixo percentual de e-mail visualizados e entendimento dos relatórios disponíveis por esta empresa.
    Estamos interessados em procurar outra empresa e porisso gostaríamos de receber suas sugestões de empresas que podemos contratar/consultar.

  2. Na minha opinião, o artigo ajuda as empresas orientando-as sobre escolhas e práticas. Isto é positivo. Mas concordo que teria sido mais elegante se não viesse com a assinatura de uma empresa que fornece a plataforma. Em nenhuma das duas situações eu chamaria isso de jabá mas com certeza, para quem sabe o que está lendo, o artigo tem sim um esperado – e aceitável – teor publicitário.

    No entanto faltou incluir no artigo o cuidado que as empresas devem ter quando ouvem falar de plataformas que garantem 100% de entrega, confundindo quem não sabe a diferença de entregar uma mensagem a um servidor ou colocá-la de fato na caixa de entrada do destinatário. São coisas bem diferentes.

    Ou ainda a cautela com empresas que colocam seus representantes para denegrir, caluniosamente, os concorrentes dizendo que suas plataformas não são capazes de entregar as mensagens. Acreditem! Isso acontece.

    Fujam das empresas que fazem isso e exijam que todas as promessas sejam garantidas em contrato, com clareza e detalhes que não dêem margem para interpretações errôneas.

    Enfim, o objetivo deste comentário é complementar o artigo – muito bem escrito por sinal – do Walter para que as empresas tomem o cuidado de TESTAR as várias opções do mercado em vez de apenas acreditarem no que ouvem.

    Sucesso a todos!

    Marcos Fiore
    CEO
    Akna Software

  3. Olá Marcos,

    Gostaria de esclarecer que a nossa plataforma é utilizada por várias empresas para envios e gestão de email marketing. São empresas de vários segmentos: e-commerce, bancos, editoras, ongs, associações, entre outras. 

    Não enviamos as mensagens, nossos clientes são os responsáveis pelos seus envios, porém, nosso trabalho não se limita ao fornecimento da plataforma. Trabalhamos constantemente no aculturamento do mercado e dos nossos parceiros e clientes para promover o uso, com ética, desse meio de comunicação.

    Caso algum de nossos clientes esteja fazendo mal uso, enviando mensagens sem permissão, o melhor a fazer é reportar spam, pois dessa forma, a informação chegará até nós e poderemos advertir esse cliente e expor os benefícios de ações de email marketing dentro das boas práticas.

    Sempre que desejar se descadastrar para não receber mais mensagens de uma empresa e verificar que o envio foi feito através da nossa plataforma, pode clicar, sem receio, no recurso de descadastramento que se encontra no rodapé da mensagem. Você não receberá mais mensagens dessa empresa, pois o controle de descadastramento é feito pela plataforma de forma automática, não dando ao nosso cliente a opção de reativar o destinatário.

    Caso você queira, podemos colocar seu endereço eletrônico em um black-list geral, dessa forma nenhuma empresa que utilize nossa plataforma conseguirá encaminhar mensagens para você. A decisão é sua. Mas, antes de escolher essa opção sugerimos acessar nossa área de clientes (http://www.virtualtarget.com.br/clientes.php) e verificar se tem alguma empresa que mantém relacionamento, pois essa atitude irá bloquear todas mensagens, inclusive as desejáveis.

    Pedimos ainda a gentileza de informar qual foi a empresa que lhe encaminhou a mensagem sem permissão para advertirmos.

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Walter Sabini Jr

  4. Cheguei nessa materia depois de pedir um milhão de vezes para tirarem meu email da lista deles… cliquei mais um milhão de vezes no cancelar minha inscrição, mas sem sucesso… para mim Walter Sabini Junior e sua empresa http://www.virtualtarget.com.br são SPAMMERS profissionais e não respeitam a politica anti-spam.
    Convido a todos que lerem esse comentário a denunciar os emails deles como spam, uma hora nossas denuncias serao ouvidas.

    Abraço a todos e desculpe a WebInsider caiu no meu conceito… essa foi a ultima vez que li um artigo aqui… digam o que quiser, mas para mim isso é jaba sim !

  5. Walter!
    Antes de ler e aprender em sua interessante matéria, visitei o site da Microsoft, que, para orientar sobre e-mail marketing, não se preocupou em falar de seu produto Publisher, o que a meu ver é justo.

    Parabéns pelo artigo e continue nos brindando com outros.

    Nicole!
    Gostei de ver sua atitude em relação ao cliente. Já dizia Saint Exupery – autor do livro O Pequeno Príncipe – Tu és responsável por tudo aquilo que cativas!

    Peço desculpas se causei alguns chamuscamentos. Só quis democraticamente dar minha opinião, sem deixar de respeitar as outras que foram expressas com sinceridade pelos leitores.

    Obrigado e abraço a todos!

  6. Como diria meu pai, até o tolo se passa por sábio se não abrir a boca.
    Por outro lado, que pertinentes os comentário do Wagner e Luis.

    Acho cômico esse pessoal que esta agora no 3º ano disso ou daquilo e chega num post informativo se auto intitulando o senhor ou a senhora autoridade no assunto.

    Email marketing sério não fica prometendo 100% de entrega como eu já ouvi nessa ou naquela empresa, e gente é simples.

    Liga no cliente da empresa e pergunta na acra larga o que ele acha ué ….viva o Jabá

  7. Olá meninos e meninas,
    sou um cachorro velho, daí, em primeiro lugar, o porque ler este artigo só em 2009; segundo, porque fico aqui deitado no chão e só levanto uma pálpebra para entender a pendenga criada desnecessariamente. Ora, o Walter deu uma aulinha, só isso. Como canja de galinha, não fere a ninguém e temos certeza que ajudou muita gente que se pensa experta por aí, e, no final, o filósofo neandertal Tim Maia diria: tudo é jabá e nada é jabá. Especialmente hoje em dia, eu modestamente acrescento. Walter, escreva mais, Nicole, escreva também, Marcel, escreva alguma coisa pra gente. Abraços em hexadecimal do Peazê http://www.luispeaze.com/clinicaliteraria

  8. Olá Walter,

    Gostaria de saber se sua empresa é tão boa na parte de criação de sites como na parte de ferramentas para e-mkt? Por favor, seja sincero.

  9. Olá, gostaria de uma dica.
    Tive um problema, um cliente meu usa todas as regras anti-spam (formulário para sair do mailling, sistema de aceitação para entrar).

    Mesmo assim um usuário os denunciou como SPAM pegando o endereço de correspondencia. Esse usuário sabia o que e o porque recebia e o recebia há anos a fio.

    Bem, como as empresas que enviam e-mail mkt podem se defender dessas denuncias de pessoas mal intencionadas, que não clicam para sair do mailing, mas já denunciam? Que dia você me dá?

    Obrigado!

  10. Olá Pessoal, para encerrar. Defendo a teoria que um prestador de serviços, sendo um jornalista ético, pode neutralizar e separar sua opinião. Justamente porque trabalhamos com a qualidade da informação na mídia espontânea e não publicidade.

  11. Desculpem, mas tenho que concordar com o Marcel sim: foi um 1/2 jabá na verdade. Isto devido à assinatura no final do post, não sei se havia necessidade, pois dá a impressão de matéria paga.

    Nosso amigo Walter falou dos pontos interessantes sim, concordo plenamente com ele em relação aos pontos levantados sobre email MKT, não temos o que discordar. Parabéns Walter.

    Quanto à Nicole, é claro que ela havia de concordar, pois tmb presta serviço ao Virtual Target. Teria sido melhor não se manifestar, deu mais impressão ainda de matéria paga, tipo, defendendo o cliente.

    Devemos ser mais imparciais gente. Ou então a matéria ser escrita por um não dono de empresa, mostrando os cuidados e ferramentas disponíveis no mercado, teria sido mais legal.

  12. Bom dia, como jornalista especializada nesse setor, posso afirmar com toda certeza a qualidade desse material. Justamente por ser o dono de uma empresa, o executivo acumulou experiência suficiente para alimentar o leitor ansioso por informações como essas. Pois sabemos que isso é uam realidade. Nada melhor que um especialista para falar e auxiliar sobre o assunto. Até porque o papel da emprea vai tão além de seu sistema que se acompanhássemos mais sua divulgação na mídia entenderíamos, que muito mais que seu sistema, o objetivo é conscientizar o mercado sobre as formas mais adequadas em se manter a ética na comunicação com boas práticas. Para fazer seu nome indiretamente, ela já conta com uma agência de assessoria de imprensa que desenvolve press releases, cases e sugestões de pauta.

  13. Olá Marcel,

    A intenção ao escrever artigos é disseminar cada vez mais as boas práticas para utilização do email marketing. Para divulgar a tecnologia da plataforma Virtual Target, a Virid utiliza canais de publicidade, não há necessidade de fazer isso através de artigos.
    No artigo cito os requisitos mínimos e as políticas para trabalhar corretamente com o marketing digital, ou seja, o básico que todos os fornecedores de email marketing deveriam oferecer aos clientes.

  14. Boa Vicente,

    O artigo é ótimo e não entendi como jaba não 😉

    Acho que a preocuação do Walter foi justamente explicar o que é importante na hora de decidir por uma ferramenta.

    Nada melhor do que citar exemplos…

    Eu também recebo sempre e-mails de alunos e colegas de trabalho pedindo essas dicas, agora vou indicar o artigo do Walter em minhas palestras e trenamentos 😉

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  15. Oi Marcel,

    tudo bem? Boa a sua preocupação, mas me permita discordar.

    Achei que o artigo trazia informações boas e merecia ser publicado, pois sempre recebo perguntas como as que o autor tentou responder. Claro que temos outros fornecedores também escrevendo para o Webinsider sobre e-mail marketing, como em algumas matérias listadas aqui mesmo na coluna à direita.

    Um abraço e obrigado pela crítica.

  16. Ai meu Deus o dono de uma empresa de e-mail mkt falando Saiba escolher sua ferramenta de e-mail marketing, po isso é o mais puro jaba mesmo que não seja direto é um jaba indireto, pois ele nunca vai falar da tecnologia do Zartana ou do Akna ou do 3target é claro que ele so vai falar da tecnologia que ele implementou na ferramenta dele, po esse tipo de materia jaba não deveria existir aqui ne Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *