Só por hoje ficarei longe desse computador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A internet não acompanha o expediente comercial nem fecha para almoço. Todos os dias são úteis. E isso mudou minha vida. Meus horários perderam os ponteiros. Não tenho hora para comer e, à semelhança de um bebê recém-nascido, não sei mais o que é dia e o que é noite. Às 4h da madrugada estou tão pilhada como se fosse às 4h da tarde. Pronta para mamar informações e evacuar idéias.

Meu corpo existe para segurar a espinha que segura a cabeça que sustenta os olhos e o córtex cerebral. E libera os braços que são para digitar e clicar.

Meus olhos estão além do alcance. Nem a alta miopia impede que eles estejam ora aqui, ora na China.

Vão me dizer que não é a mesma coisa que estar na China com os pés fincados lá. Mas o meu cérebro não sabe disso. Talvez porque nunca tenha ido à China. Talvez porque ele já não sabe distinguir os mundos de cá e de lá.

Eu, pelo menos, fico confusa. Na maior parte das vezes, sinto-me tão presente num quanto no outro. Na verdade não sei mais qual é a borderline. Quase sinto o cheiro, a temperatura e o sabor que vêm da tela.

Estar no lá era o sonho do personagem Cosme, da Vila Sésamo. Ele dizia: ?Eu quero estar no lá?. E estava sempre no aqui. Mas isso foi antes da internet. Porque hoje estamos no lá e no aqui, simultaneamente. Cosme deve estar feliz agora.

A Física mudou.

Não tenho tanta necessidade de sair de casa como antes. Uma caminhadinha básica diária que é para o sangue circular. Porém quando tenho alguma reunião na rua, dá aquela desanimada. Para que rua se há Skype? Com áudio, webcam e modo conferência? Com a vantagem de poder, a exemplo dos apresentadores de telejornais, me arrumar apenas da cintura para cima.

Minhas relações mudaram.

Converso com amigos que estão em outros países, durante horas, com a banalidade de um clique. Fico íntima de alguém que só vi uma vez, pessoalmente, quando muito. Conheço pessoas que jamais conheceria na minha rotina mundana. Falo com gente que não falaria. Mas e daí? É só desligá-las.

E o amor? Onde fica? Não sei. Não sei nem o que é o amor. Porque a referência do amor se perdeu na leveza e facilidades das relações. Mas não culpo a internet. Talvez porque eu a ame. E num relacionamento passional a gente nunca enxerga os defeitos do outro.

Nos finais de semana, eu tento sair de casa, mas a internet não deixa. Minha filha me puxa pelos braços. E como um membro dos Alcoólatras Anônimos eu digo: ?Só por hoje ficarei longe desse computador?.

Mas se é para ir ao cinema, já vou eu para a internet ver a programação. E, em segundos, estou chamando minha filha para ver uma animação espetacular, hospedada no site de programações culturais. Uma animação leva a outra que leva a outra e… quando vemos, o filme na tela grande se foi…

A internet definitivamente mudou a concepção de tempo e espaço. Como um buraco negro, ela suga o que estiver ao seu redor para levar à outra dimensão.

Meu corpo reclama. A natureza não o fez para ficar parado tantas horas. Há muito o que evoluir. Ainda somos primitivos diante Dela. [Webinsider]

.

<strong>Cristiana Soares</strong> é publicitária e escreve no <strong><a href="http://blogtalk-cristiana.blogspot.com/" rel="externo">Blog Talk</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. cris, discordo. o mundo continua tendo limites, teu coracao continua tendo limites, teu corpo idem. voce está sendo seduzida por falsos infinitos e nao vejo um final feliz para esse tipo de descolamento da realidade.

    voce nao é uma alma incorporea. voce nao é um avatar.

  2. opa eu chego a fazer amizades e amar facilmente foi um erro que escrevi lá na minha postagem de não fazer amizades virtualmente rsrsrs desculpas Cris

  3. Nossa Cristiana Parabéns

    Gostei muito do que escreveu refente a este texto

    Nossa praticamente tudo o que você contou no texto acaba acontecendo comigo.

    Por que assim, eu não tenho amigos na minha vida fora da internet, tipo eu tento fazer amizades mas eles acabam se afastando de mim por algum tempo.E na internet não eu consigo fazer uma amizade, chego até amar várias pessoas virtualmente de tanto tempo de convivio virtual rsrsrs
    Tem alguns que eu chego até a contar o dia de início da amizade daí quando completa os meses eu comemoro com eles(as)dando parabéns.
    eu realmente não consigo ficar sem a internet, amo falar com as pessoas que estão lá, mesmo eu não conhecendo eles pessoalmente eu sinto que deve ser legal estar com a presença deles todo dia e toda hora.
    Eu já até combinei que algum dia eu irei ver cada um deles para realmente encontrá-los e finalmente verem meus amigos virtuais que são reais mas ausentes por que eu não os vejo pessoalmente só virtualmente rsrsrs.

    Abraços e beijos Cris

    Amei ler o seu artigo

    espero ler outros melhores que nem este parabéns
    !!

  4. Texto Muito bom.
    É realidade pra mim é semelhante a que foi mostrada.

    Acredito que no futuro esse momento que passamos se ajuste, quero dizer que vai aparecer algo que nos ajude a gerenciar toda a informação e não esquecer do que é importante. O que é isso? Tenho alguma idéia.

    ah sei lah

  5. cara, internet é um negocio tao maluco e sagaz, que as vezes voce descobre o amor atravez disso tudo ai!

    engraçado a maneira como voce pode amar alguem quem nunca viu só por saber quem é, mesmo nao sabendo. engraçado isso.
    a internet é um troço que suga,mas as vezes da bons frutos, gozo de boas experiencias com internet.
    a internet é maluca, maluca…

  6. Recentemente estive em uma reunião a trabalho no RJ que devido a uma caracteristica especial do trabalho a ser feito que demandou uma coisa muito interessante : Fiquei sem TV e acesso a WEB por uma semana !!!!
    Levei meu notebook, mas não liguei, o trabalho me absorveu e por estranho que pareça não fiquei desinformado as principais noticias corriam de boca em boca. Será que precisamos realmente de tanta informação. Realmente a WEB é uma rede de pessoas e com certeza existe vida inteligente fora dela .
    Não sou nenhum alienado social que vive grudado 25 horas por dia na rede, interajo socialmente mas se não dermos conta o deslumbramento tecnológico se transforma em vicio e como todo vicio é uma coisa besta sem pé nem cabeça.

    Abraços, Wagner

  7. Legal, Cristiana!

    Quando começamos a separar a organização da nossa agenda em compromissos online e offline significa que algo está errado. Principalmente quando começamos a faltar aos compromissos offline. Hahaha.

    Também me considero refém do sistema. Certa vez precisei procurar informações sobre como não se tornar dependente em Internet. Advinha onde fui buscar a resposta? Isso mesmo, na própria.

    Abs!

  8. Concordo com o Estanislau. Acredito que metade do que se pode aprender sobre internet não está nela. Está fora dela. Recentemente a Microsoft contratou um antropólogo para estudar porque brasileiros se interessam tanto por redes sociais. Porque um antropólogo? Porque ele precisa conhecer as pessoas.

    A internet é feita de computadores, mas quem os acessa ainda são pessoas. Pessoas adoram chats, adoram ler emails e namorar pelo micro. Mas nada supera aquela cerveja gelada com amendoim no final do dia com os amigos do trabalho, aquela carta ainda escrita a punho que seu parente de longe te escreveu ou frio na barriga da espera do encontro que vc marcou com a menina no cinema.

    Criatividade, idéias, imaginações são frutos de experiências tácitas como cheiros, sabores, toques… A inernet está longe disso!!

    Abraços!

  9. Olá Cristiana!

    Mais um excelente artigo… hehe, a exemplo daquelas coisas vivas que caíam na tua cabe?a eu adorei esse aí!

    Rsrsrs… já me isolei outrora por conta da internet, mas hoje consigo sair um pouquinho da frente dela. Confesso que não dá muita vontade, mas fazer o que… o mundo me chama.

    O lado legal é que conhe?o gente do Brasil inteiro, de todo o mundo. Por estes 12 meses que mudei do Mato Grosso, conheci muitas pessoas em muitas cidades, tudo pela internet, já até fiquei uns tempos nas casas de alguns. 🙂

    É isso, grato pelo entretenimento e informa?ão.

    Grande abra?o e sucesso!

  10. Rodrigo, essa eu não posso responder. Mas posso te assegurar que ainda não parei de respirar, me alimentar, matar a sede e suprir outras necessidades fisio-biológicas de sobrevivência… só os horários é que estão meio malucos 🙂

    Paulo, eu ainda não entrei nessa de jogos. Graças aos céus, sou imune a isso! Senão, estaria perdida!

    Paula, o computador é o único aparelho de última geração aqui em casa. O liquidificador está quebrado há anos…

    Dani, tente uma pauta sobre desplugar a pessoa durante um dia apenas. Já será bastante difícil encontrar voluntários…

    Carina, o pior é que é um medo que atrai, né?

  11. Cris

    Você já experimentou fazer sexo algumas vezes durante a semana?!

    E por favor, não respoda que já faz todos os dias … mas virtual 🙂

    Excelente artigo, parabéns!

  12. Cris, amei! É impressionante como a relação com o computador mudou o nossa forma de viver. A gente tá com uma pauta, tentando desplugar uma pessoa durante apenas uma semana. Acredita que tá quase impossível de achar um voluntário?

    Saudades, Beijos

  13. Excelente artigo Cristiana!

    Realmente vivemos num mundo em que é praticamente impossível viver longe do computador. Em casa, pode quebrar qualquer outro equipamento (inclusive o carro), mas ai se o computador quebra… a casa inteira se mobiliza para que o conserto seja o mais rápido possível.

    Eu, que já nasci com os computadores em voga (tenho 21) não consigo imaginar um mundo onde se mandavam cartas, onde relatórios eram feitos em folhas cartesianas e gráficos eram pintados em grandes cartolinas… simplesmente não consigo imaginar!! rs

    Abraços

  14. Ótimo artigo Cristiana.
    Esse é um problema que acontece com muito gente. Algumas vezes acontece esse tipo de problema comigo, de eu deixar de fazer algo porque o computador fica me chamando rss, e tudo porcausa de jogo. Mas não acontece sempre não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *