Acelerômetros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um dos recursos mais populares do iPhone em seu lançamento foi a rotação automática de imagem no visor de acordo com a posição que o aparelho está sendo segurado (vertical ou horizontal).

Esse truque de detectar o movimento é possível graças ao acelerômetro, um dispositivo eletro-mecânico que já pode ser produzido em massa industrialmente com tamanho e custo reduzidos (fiz uma cotação em Taiwan, U$ 3.00 a peça para lotes de 100 mil).

O acelerômetro pode ser construído de várias maneiras partindo da segunda lei de Newton (Força = Massa x Aceleração), mas esta versão minúscula para celular é do tipo piezoelétrica. Basicamente é composto por duas superfícies em contato (geralmente cerâmica polarizada) que submetidas a pressão mecânica (tensão ou compressão) geram uma carga elétrica nas faces, a qual é proporcional à força aplicada e pode ser precisamente determinada.

O fato é que antes do iPhone, o acelerômetro foi realmente acelerado nos anos 90 pela indústria automobilística, que pôde criar sensores precisos de colisão para os airbags e outros equipamentos. Na indústria de informática, os notebooks com hard drive a prova de quedas já possuem um acelerômetro que detecta a ausência de gravidade e trava o hd para proteção antes da colisão. Nos games, o Wii da Nintendo permite que o usuário literalmente participe dos jogos movimentando os controles.

O que veremos agora é uma enxurrada de aplicações, principalmente em celulares.

Além do iPhone, a Sony Ericsson também lançou uma série que permite controlar o player de música com o movimento das mãos (vídeo). E agora também descobri que o Nokia N95 também possui acelerômetro! Como não vem com nenhum aplicativo específico para o dispositivo, as pessoas não percebem… Mas achei estranho quando tirei uma foto com o telefone virado e ele entendeu que era retrato e não paisagem… A Nokia só fez essa utilização do acelerômetro no N95 por enquanto, mas algumas poucas aplicações para Symbian já começaram a surgir e já podem ser testadas:

Moving ball: essa é bem ?hello world?, mas mostra bem a precisão de leitura do dispositivo.

StarWars Espada de Luz (efeitos de som): movimente o telefone e sinta-se um verdadeiro Jedi com os sons emitidos pelo aparelho. Divertida!

Shake me: mude de músicas balançando o celular.

Rotate me: rotação automática de imagem no visor (horizontal ou vertical).

O grande barato mesmo será o controle total de movimento e seleção integrado ao sistema do celular: navegue por menus, selecione aplicativos, movimente-se em jogos, tudo em seu celular poderá ser controlado pelos movimentos.

.

E virão coisas mais sérias por aí, como aplicações em tecnologia de segurança: segure dois celulares ou cartões e movimente-os juntos para autorizar uma transferência de arquivo bluetooth ou uma transação com cartão de crédito no restaurante. O mesmo padrão de movimento dos acelerômetros seria o famoso “shake hands” de autorização. [Webinsider]

.

<strong>Guilherme Coelho</strong> (coelho@zeroum.com.br) é sócio da <a href="http://www.zeroum.com.br" rel="externo">ZeroUm Digital</a> e CEO do <a href="http://www.aprex.com.br" rel="externo">Aprex</a>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

9 respostas

  1. Gosto de ver para onde caminhamos, porque são tecnologias que vem de outros usos que acabam sendo utilizados nos celulares… isso que se chama aproveitamento de idéias… O GPS, acelerômetros etc vão gerar um novo conjunto de projetos dos mais interessantes…

    Ruben Zevallos Jr.
    http://ruben.zevallos.com.br

  2. Realmente a tecnologia surpreende a todos..
    Tenho um N95, e o acelerômetro funciona mesmo, pois tenho já o programa do RotateMe e o Py Moneta….
    Não havia nem noticias q o N95 faria isso quando comprei…
    Mais fico feliz de estar vendo q isso foi realmente possível e q o N95 é melhor q o Iphone…Aliais Ilixo, pois não tem cel melhor ainda q o poderoso N95….

  3. Já existem tênis com acelerômetros que medem a distância de cada passo e calculam a distância total da corrida, velocidade média e etc….

  4. Fantástico o artigo.

    To imaginando aqui um pincel digital c/ acelerometro. Seria algo como joystick do Wii.

    Daria p/ fazer coisas incríveis junto ao photoshop.

  5. boo!

    Confesso que o fisiquês no início deu um nó na minha cabeça, mas eu fiz cara de entendido e continuei lendo =D

    E sobre o comentário acima, do Dirceu Jr., o iPod Shuffle NÃO troca de música com o movimento do dispositivo…

    Eu acho interessante a engenhosidade empregada pra diminuição do dispositivo, o do iPhone ainda se confunde direto, principalmente para movimentos bruscos, mas isso será resolvido rapidamente, claro.

    Ótimo artigo! Até mais =)

    from Brazil, Marco Gomes
    CTO of the boo-box team
    http://boo-box.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *