Ministério da Cultura adota o WordPress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em agosto de 2007, o Webinsider publicou o artigo Produtoras já não temem as ferramentas gratuitas, mostrando como muitas empresas estão se aproveitando de ferramentas de qualidade como YouTube, Google Analytics e também de software livre para reduzir prazos e orçamentos de projetos.

Pois bem, parece que agora os desenvolvedores alocados no governo também estão abrindo os olhos para essa tendência. Na última semana, o Ministério da Cultura lançou seu novo site totalmente gerenciado com WordPress.

Sim, o mesmo gerenciador de conteúdo que gerencia o meu blog, gerencia também um site de grande porte como este Webinsider e ainda o site de um dos ministérios mais importantes do Governo Federal.

O Sub-gerente Web do Ministério da Cultura, Guilherme Aguiar, conta que a equipe pequena e a quantidade de projetos paralelos levou os desenvolvedores do MinC a adotarem o WordPress para projetos rápidos.

“Aos poucos, fui descobrindo as várias possibilidades desta plataforma de blog nos projetos e percebi que ela também poderia ser utilizada em um projeto de grande porte. Apresentei o WordPress para toda equipe e focamos o trabalho no estudo e adaptação da ferramenta para as nossas necessidades”, explica ele.

O Ministério da Cultura é um grande incentivador do uso de software livre e mostra que equipes antenadas podem fazer o governo economizar uma boa quantia de dinheiro público adotando soluções abertas nos casos em que elas se encaixam bem. A mesma idéia pode ser utilizada por agências e desenvolvedores para conseguir projetos com orçamento mais enxuto.

Claro que não são todos os casos em que o uso de ferramentas já existentes é a melhor opção. Cada caso tem que ser analisado individualmente, todavia é uma opção que sempre deve ser considerada. [Webinsider]

.

Walmar Andrade (walmarandrade @wenetus.com) é jornalista com MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital, diretor-executivo da Wenetus Interactive e autor do blog FatorW.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

16 respostas

  1. Gosto muito do WordPress, mas acho difícil a personalização do site. Quase todos os sites do wordpress são identificáveis com uma simples olhada. Já o Blogspot é diferente. Dá para transformá-lo completamente. Meu site, por exemplo, http://www.obrasileirinho.com.br é um blogspot e eu consegui modificá-lo 100%.
    Em todo caso, a iniciativa do MINC é louvável, pois está usando o que milhões de pessoas usam.

  2. Parabéns para o pessoal da Secretaria de Asssistencia Social e Direitos Humanos. além do wordpress a utilização do meebo para atendimento virtual aos usuários é fantástica. Isso sim é interatividade e economia para o Estado.

  3. Foi usado algum plugin diferente dos que vem no WordPress? Os plugins usado no site, estão disponíveis para downloads? Obrigado!

  4. Se todos nós focássemos no desenvolvimento de soluções que utilizassem ferramentas livres, economizaríamos milhões da máquina pública.

    Excelente iniciativa da equipe do Minc. Parabéns especial ao Guilherme, porque soube apresentar algo novo e viável para os cofres públicos.

  5. grande iniciativa…..
    e à propósito, ficou muito bonito…

    apenas acho que deveria aparecer no rodapé a frase
    powered by WordPress que existe na maioria dos
    sites que utilizam ele….
    Tipo, por uma questão de respeito aos criadores do
    sistema…

    klein

  6. Parabens a todos os envolvidos no projeto de análise e implantação de qualquer ferramenta livre, e neste caso ao wordpress e parabéns também ao servico publico estadual que implantou, não só uma mas algumas ferramentas livres.

    Sistemas livre regem o futuro da informática e na minha concepção países como o brasil devem sempre optar por free software, não só afim de economizar a grana dos contribuintes, mas também afim de apoiar diversos desenvolvedores nacionais de SL.
    Temos muita gente boa aqui no país trabalhando para multi-nacionais e exportando tecnologia.

    BORA PEGAR ESSA GALERA DE VOLTA PRO NOSSO PAÌS.

    Abraço
    Linux USER desde 99

  7. Walmar,

    Participei da concepção do projeto junto com o Guilhermer Aguiar e procuramos fazer a arquitetura de informação focada na facilidade de uso de interface do WordPress.

    Foi um grande desafio para equipe, pois tínhamos algum receio em como o Ministério iria aceitar a nossa proposta e como o Guilherme falou, a equipe estudou todas as possibilidade de desenvolvimento com a ferramenta.

  8. Bom ver uma iniciativa governamental nesse sentido.

    O WordPress é mesmo fantástico, poucos sabem das possibilidades desse sistema, desde a extensa documentação, até o grande número de plugins, com funcionalidades as mais diversas.

  9. Ouvidoria da SEASDH já utiliza o wordpress desde fevereiro de 2007, inclusive agregando outros recursos gratuitos online como o meebo para atendimento via web e tokbox chat com webcam. Fomos o primeiro orgão público a fazer atendimento online utilizando um serviço gratuito na web.

    http://www.ouvidoria.org
    http://ouvidoria.wordpress.com/
    Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *