Programa de TV da Oprah sabe levar público ao site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ao assistir ao talk show da Oprah, conhecida apresentadora da televisão nos Estados Unidos, podemos perceber como é interessante a estrutura do programa.

A primeira entrada é bem longa. Apresenta o tema a ser discutido, obtém a empatia do telespectador e em seguida vem também um longo break comercial. Mas antes desse intervalo o programa oferece aos telespectadores vários apêndices do assunto discutido, chamando o público para acessar o site da apresentadora.

Fantástico! Esse é o gancho. O programa discute temas polêmicos e relevantes, que dificilmente se consegue sintetizar em apenas uma hora. A internet então entra como a ferramenta ideal para que a legião de telespectadores continue ligada a Oprah após o programa, o maior tempo possível.

No site eles aprofundam seus conhecimentos sobre o tema, discutem entre si, trocam experiências e desta forma, geram informações relevantes referentes a hábitos e comportamentos que com certeza a produção do programa explora. Pelo sucesso que a apresentadora cultiva, podemos dizer que explora muito bem.

Dando seqüência à análise da estrutura do programa, percebemos que na medida em que se aproxima do fim, o tempo até a chegada dos breaks comerciais diminui drasticamente, chegando a ter às vezes menos de um minuto. O mais legal é que o programa finaliza quase sem o telespectador perceber.

Aparentemente, tudo isso é estrategicamente calculado. O fim abrupto deixa no ar uma sensação de inacabado e faz com que as pessoas continuem a discutir o tema proposto dentro do site da apresentadora.

O que antevíamos há 10 anos hoje é realidade: a internet é o ponto de convergência ideal para as ações de comunicação. Parabéns para a Oprah! [Webinsider]

.

<strong>Luis Fernando Justus</strong> (luis.justus@agenciadeinternet.com) é sócio-fundador da <strong><a href="http://www.somosinterativos.com.br/" rel="externo">PontoCom Comunicação Interativa</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. Sou uma fã da Oprah, gostaria de a ter como amiga pessoal e considera-la da família um ser humano tão especial quanto ela.
    Espero do fundo do coração que tudo lhe corra muito bem ao longo da sua vida e que tenha muita saúde, pois este país precisa de muitas Oprah, não só como apresentadora mas principalmente por o ser humano lindo que ela é.
    Beijinhos Oprah, espero que um dia ainda tenha o prazer de te conhecer pessoalmente, para mim seria um sonho realizado.

  2. Eu adoro a OPRAH,ela foi e é uma das pessoas mais influentes do mundo.Sou louco para ir no programa dela.Toda vez quando passa eu assisto.
    Prerciso do e-mail do programa,pois eu eu ja sei o site,so que esta em ingles e eu sei pouca cois.
    Quem tiver um e-mail ou telefone me avis.
    Para entrar no site,é so procurara no google Oprah,e é o 2.THE OPRAH WINFREY SHOW.
    Ela é demais,ajuda as pessoas sem nada em troca,é bem sucedida,inteligente.

  3. PEÇO DESCULPA PELO ATREVIMENTO.MAS ESTOU COMPLECTAMENTEDESESPERADA E ESTOU A RECORRER A VOCES.DEVIDO A UMA VIDIVA NAS FINANÇAS .O ORDENADO DO MEU MARIDO FOI IPOTECADO A FAMILIA AJUDOU-ME ATE AGORA-MAS JA NAO AGUENTAM MAIS.O MEU MARIDO QUER TRABALHAR NAO TEMOS DINHEIRO PARA GASOLEO NAO TEMOS DE COMER NAO SEI POR QUANTO TEMPO TENHO UM FILHO DE 14 ANOS QUE NAO SABE DA SITUAÇAO MAS JA NAO TENHO DINHEIRO PARA A ESCOLA TENHO VERGONHA DE CONTAR ISTO A ALGUEM POR FAVOR AJUDEM-ME ATE A DIVIDA ESTAR PAGA E DE 2.600 EUROS NAO AGUENTO MAIS POR FAVOR SEJAM HUMANOS PEÇO-LHES TUDO O QUE ME PUDERAM DAR NEM QUE SEJA UM EURO PARA MIM E BOM A MINHA CONTA QUE ESTA A ZERO E A SEGUINE-000016780026198.POR FAVOR MAIS UMA VEZ AJUDEM-ME

  4. Querida Oprah, parabéns por voce ser está mulher maravilhosa,e guerreira sou sua fã aqui no Brasil,Aprecio muito a Oprah e o seu programa gostaria muito de ter o seu email,,,,você nasceu predestinada a ser esta apresentadora maravilhosa , gostaria muito de ter este contato com você na esperança de um breve contacto aguardo noticias, ate breve…

  5. Em 11 de agosto de 1996 fiquei desempregado e descobri que assim como eu as pessoas não estavam preparardas para procurar trabalho ou até mesmo inventarem um para viver, escrivi o como se colocar no mercado de trabalho e dei palestras em escolas públicas gratuitas para mais de 50 mil pessoas traduzi meu livro e gostaria de levar minha experiência para o mercado americano, ja estive várias veses em New York e procuro um editor americano e gostaria de contribuir com o meu trabalho na Oprah.

  6. Boa tarde! Pessoal sou muito fã da Oprah! Ela é minha “companheira de viagem” rs Nos pernoites sempre assisto o programa dela e gostaria MUITO de enviar um email pro programa dela, alguem tem o email ou site do programa?! POR FAVOR se puderem mandar pro meu email ficarei MUITO grato!

  7. NÓS TEMOS A TV Á CABO E ASSISTIR UMA ENTREVISTA DA OPRAH É UMA VERDADEIRA MARAVILHA,,,A MULHER NASCEU PREDESTINADA A SER APRESENTADORA DO TAMANHO QUE ELA É ….A ENTREVISTA COM A LADY GAGA FOI FORMIDAVEL…..O MENINA INTELIGENTE ESSA GAGA…….O LOCO MEU…………………..PEDRO GIRARDI DO PARANÁ…EU GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA CONTACTAR Á OPRAH??????? EU GOSYTARIA DE LHE PRSENTEAR UM LIVRO DE FICÇÃO,,SAGA 9 CRONICAS DOS SENHORES DE CASTELO>>>>O PODER VERDADEIRO.

  8. Gostaria de receber o nome do livro e seu autor do último programa exibido em 27/01/2009.E gostaria de saber como ver os tópicos mais importante dos programas.

  9. Eu queria mesmo era um email ou ou msn de uma pessoa que participou do programa de hoje com brad pit , apresentando no brasil pelo via cabo tv
    ele fez pergunta para a atriz que estva junto a brad pitt, gsotaria muito de entrar em contato com esse rapaz que fez seguinte pergunta de como se arranja namorada com auto estima etc vcs devem saber de quem me refiro , bjs se puder me ajudar ja lhe agradeço
    patricia

  10. Aprecio muito a Oprah e o seu programa, e gostava de lhe enviar uma carta. Por favor mandem a morada dela, ou para onde posso escrever-he e mandem para o meu e-mail, obrigada

  11. Venho felicita-la pela grandeza deste progama,gostava muito de lhe poder escrever uma carta gostaria de saber se e possivel me mandar a respectiva morada, e se posso escrever em Portugues, na esperanca de breve contacto aguardo noticias, ate breve. Catia

  12. assisto o programa diariamente, acho muito bacana como ela interage com o seu publico, gostaria muito de poder participar, mas não sei como fazer, ja tentei, mas não acerto, como posso fazer?

  13. Gostaria de me participar dos ebsinamentos que sera feito no Programa da Oprah sobre o livro The Secret, como devo fazer

  14. A Oprah é uma grande visionária em certas coisas. Há tempos não assisto o programa dela, mas pelo que li no artigo ela tem aproveitado bem uma estratégia que as emissoras de TV têm utilizado para não deixar de perder telespectadores, que é a integração Web+TV, obtendo um grande aliado na briga pela audiência e que beneficia em grande parte os telespectadores. É possível aqui no Brasil ver estratégia assim, como o MTV Overdrive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *